A prática docente e o conceito de paisagem : um estudo com professores de geografia

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Neiva Camargo Torrezani
Orientador(a): Eloiza Cristiane Torres .
Banca de defesa: Rosana Figueiredo Salvi, Marquiana Freitas Vilas Boas Gomes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Geografia.
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000207327
Resumo: Ao longo de sua trajetória dentro da Geografia, a paisagem, enquanto conceito, apresentou performances distintas, adquirindo, portanto, diferentes significados entre as múltiplas abordagens geográficas, as quais a moldaram segundo seu contexto histórico e cultural. Devido ao reconhecimento da importância do estudo desse conceito para a ciência geográfica e, consequentemente, ao ensino de Geografia, esta pesquisa busca refletir sobre a pluralidade conceitual e cognitiva do conceito de paisagem sob a luz de três linhas de pensamento geográfico distintas: a Crítica, o GTP (geossistema, território e paisagem) e a Humanista. Nessa perspectiva, procura-se interpretar e delinear a concepção de 20 professores de Geografia a respeito desse conceito, com a intenção de identificar quais bases teóricas fundamentam seu trabalho. Os professores participantes da pesquisa fazem parte da rede estadual de ensino (Fundamental II) do Paraná, de sete municípios. Neste estudo, busca-se também expor algumas considerações a respeito do ensino de Geografia e a construção do conhecimento na escola pelos alunos. Ao final, é apresentada uma análise dos professores participantes da pesquisa de acordo com a abordagem geográfica que influencia seu entendimento sobre o conceito de paisagem.
id UEL_c4edda4d4653bb2bdd3ec3cf90631596
oai_identifier_str oai:uel.br:vtls000207327
network_acronym_str UEL
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA prática docente e o conceito de paisagem : um estudo com professores de geografiaThe teaching practice and the concept of landscape : a study of geography teachers2016-06-02Eloiza Cristiane Torres . Rosana Figueiredo Salvi Marquiana Freitas Vilas Boas GomesNeiva Camargo TorrezaniUniversidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Geografia.URLBRAo longo de sua trajetória dentro da Geografia, a paisagem, enquanto conceito, apresentou performances distintas, adquirindo, portanto, diferentes significados entre as múltiplas abordagens geográficas, as quais a moldaram segundo seu contexto histórico e cultural. Devido ao reconhecimento da importância do estudo desse conceito para a ciência geográfica e, consequentemente, ao ensino de Geografia, esta pesquisa busca refletir sobre a pluralidade conceitual e cognitiva do conceito de paisagem sob a luz de três linhas de pensamento geográfico distintas: a Crítica, o GTP (geossistema, território e paisagem) e a Humanista. Nessa perspectiva, procura-se interpretar e delinear a concepção de 20 professores de Geografia a respeito desse conceito, com a intenção de identificar quais bases teóricas fundamentam seu trabalho. Os professores participantes da pesquisa fazem parte da rede estadual de ensino (Fundamental II) do Paraná, de sete municípios. Neste estudo, busca-se também expor algumas considerações a respeito do ensino de Geografia e a construção do conhecimento na escola pelos alunos. Ao final, é apresentada uma análise dos professores participantes da pesquisa de acordo com a abordagem geográfica que influencia seu entendimento sobre o conceito de paisagem.Throughout his career in geography, landscape, as a concept, presented different performances, acquiring therefore different meanings between multiple geographic approaches that have shaped according to their historical and cultural context. Against the recognition of the importance of the study of this concept for the geographical science and hence the teaching of geography, this research seeks to reflect on the conceptual plurality and cognitive concept of landscape in the light of three lines of different geographical thought, Critical, GTP (proposed in vogue currently) and the Humanist. In this perspective, we try to interpret and outline the design of 20 teachers of geography regarding this concept, with the intention to identify which theoretical foundations underlying their work. Survey participants teachers are part of the state school system (elementary II) of Paraná, seven municipalities. In this study, the aim is also set out some considerations about the teaching of geography and the construction of knowledge in school by students. At the end, it presents a analysis which ranks survey participants teachers according to the geographical approach that influences their understanding of the concept of landscape.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000207327porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-26T10:08:48Zoai:uel.br:vtls000207327Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2016-10-07T18:01:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.pt.fl_str_mv A prática docente e o conceito de paisagem : um estudo com professores de geografia
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The teaching practice and the concept of landscape : a study of geography teachers
title A prática docente e o conceito de paisagem : um estudo com professores de geografia
spellingShingle A prática docente e o conceito de paisagem : um estudo com professores de geografia
Neiva Camargo Torrezani
title_short A prática docente e o conceito de paisagem : um estudo com professores de geografia
title_full A prática docente e o conceito de paisagem : um estudo com professores de geografia
title_fullStr A prática docente e o conceito de paisagem : um estudo com professores de geografia
title_full_unstemmed A prática docente e o conceito de paisagem : um estudo com professores de geografia
title_sort A prática docente e o conceito de paisagem : um estudo com professores de geografia
author Neiva Camargo Torrezani
author_facet Neiva Camargo Torrezani
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Eloiza Cristiane Torres .
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Rosana Figueiredo Salvi
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Marquiana Freitas Vilas Boas Gomes
dc.contributor.author.fl_str_mv Neiva Camargo Torrezani
contributor_str_mv Eloiza Cristiane Torres .
Rosana Figueiredo Salvi
Marquiana Freitas Vilas Boas Gomes
description Ao longo de sua trajetória dentro da Geografia, a paisagem, enquanto conceito, apresentou performances distintas, adquirindo, portanto, diferentes significados entre as múltiplas abordagens geográficas, as quais a moldaram segundo seu contexto histórico e cultural. Devido ao reconhecimento da importância do estudo desse conceito para a ciência geográfica e, consequentemente, ao ensino de Geografia, esta pesquisa busca refletir sobre a pluralidade conceitual e cognitiva do conceito de paisagem sob a luz de três linhas de pensamento geográfico distintas: a Crítica, o GTP (geossistema, território e paisagem) e a Humanista. Nessa perspectiva, procura-se interpretar e delinear a concepção de 20 professores de Geografia a respeito desse conceito, com a intenção de identificar quais bases teóricas fundamentam seu trabalho. Os professores participantes da pesquisa fazem parte da rede estadual de ensino (Fundamental II) do Paraná, de sete municípios. Neste estudo, busca-se também expor algumas considerações a respeito do ensino de Geografia e a construção do conhecimento na escola pelos alunos. Ao final, é apresentada uma análise dos professores participantes da pesquisa de acordo com a abordagem geográfica que influencia seu entendimento sobre o conceito de paisagem.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-06-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000207327
url http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000207327
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Geografia.
dc.publisher.initials.fl_str_mv URL
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Geografia.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1757174576983310336