A prática docente e o conceito de paisagem : um estudo com professores de geografia
Ano de defesa: | 2016 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Geografia.
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
BR
|
Link de acesso: | http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000207327 |
Resumo: | Ao longo de sua trajetória dentro da Geografia, a paisagem, enquanto conceito, apresentou performances distintas, adquirindo, portanto, diferentes significados entre as múltiplas abordagens geográficas, as quais a moldaram segundo seu contexto histórico e cultural. Devido ao reconhecimento da importância do estudo desse conceito para a ciência geográfica e, consequentemente, ao ensino de Geografia, esta pesquisa busca refletir sobre a pluralidade conceitual e cognitiva do conceito de paisagem sob a luz de três linhas de pensamento geográfico distintas: a Crítica, o GTP (geossistema, território e paisagem) e a Humanista. Nessa perspectiva, procura-se interpretar e delinear a concepção de 20 professores de Geografia a respeito desse conceito, com a intenção de identificar quais bases teóricas fundamentam seu trabalho. Os professores participantes da pesquisa fazem parte da rede estadual de ensino (Fundamental II) do Paraná, de sete municípios. Neste estudo, busca-se também expor algumas considerações a respeito do ensino de Geografia e a construção do conhecimento na escola pelos alunos. Ao final, é apresentada uma análise dos professores participantes da pesquisa de acordo com a abordagem geográfica que influencia seu entendimento sobre o conceito de paisagem. |
id |
UEL_c4edda4d4653bb2bdd3ec3cf90631596 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uel.br:vtls000207327 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA prática docente e o conceito de paisagem : um estudo com professores de geografiaThe teaching practice and the concept of landscape : a study of geography teachers2016-06-02Eloiza Cristiane Torres . Rosana Figueiredo Salvi Marquiana Freitas Vilas Boas GomesNeiva Camargo TorrezaniUniversidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Geografia.URLBRAo longo de sua trajetória dentro da Geografia, a paisagem, enquanto conceito, apresentou performances distintas, adquirindo, portanto, diferentes significados entre as múltiplas abordagens geográficas, as quais a moldaram segundo seu contexto histórico e cultural. Devido ao reconhecimento da importância do estudo desse conceito para a ciência geográfica e, consequentemente, ao ensino de Geografia, esta pesquisa busca refletir sobre a pluralidade conceitual e cognitiva do conceito de paisagem sob a luz de três linhas de pensamento geográfico distintas: a Crítica, o GTP (geossistema, território e paisagem) e a Humanista. Nessa perspectiva, procura-se interpretar e delinear a concepção de 20 professores de Geografia a respeito desse conceito, com a intenção de identificar quais bases teóricas fundamentam seu trabalho. Os professores participantes da pesquisa fazem parte da rede estadual de ensino (Fundamental II) do Paraná, de sete municípios. Neste estudo, busca-se também expor algumas considerações a respeito do ensino de Geografia e a construção do conhecimento na escola pelos alunos. Ao final, é apresentada uma análise dos professores participantes da pesquisa de acordo com a abordagem geográfica que influencia seu entendimento sobre o conceito de paisagem.Throughout his career in geography, landscape, as a concept, presented different performances, acquiring therefore different meanings between multiple geographic approaches that have shaped according to their historical and cultural context. Against the recognition of the importance of the study of this concept for the geographical science and hence the teaching of geography, this research seeks to reflect on the conceptual plurality and cognitive concept of landscape in the light of three lines of different geographical thought, Critical, GTP (proposed in vogue currently) and the Humanist. In this perspective, we try to interpret and outline the design of 20 teachers of geography regarding this concept, with the intention to identify which theoretical foundations underlying their work. Survey participants teachers are part of the state school system (elementary II) of Paraná, seven municipalities. In this study, the aim is also set out some considerations about the teaching of geography and the construction of knowledge in school by students. At the end, it presents a analysis which ranks survey participants teachers according to the geographical approach that influences their understanding of the concept of landscape.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000207327porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-26T10:08:48Zoai:uel.br:vtls000207327Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2016-10-07T18:01:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
A prática docente e o conceito de paisagem : um estudo com professores de geografia |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The teaching practice and the concept of landscape : a study of geography teachers |
title |
A prática docente e o conceito de paisagem : um estudo com professores de geografia |
spellingShingle |
A prática docente e o conceito de paisagem : um estudo com professores de geografia Neiva Camargo Torrezani |
title_short |
A prática docente e o conceito de paisagem : um estudo com professores de geografia |
title_full |
A prática docente e o conceito de paisagem : um estudo com professores de geografia |
title_fullStr |
A prática docente e o conceito de paisagem : um estudo com professores de geografia |
title_full_unstemmed |
A prática docente e o conceito de paisagem : um estudo com professores de geografia |
title_sort |
A prática docente e o conceito de paisagem : um estudo com professores de geografia |
author |
Neiva Camargo Torrezani |
author_facet |
Neiva Camargo Torrezani |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Eloiza Cristiane Torres . |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Rosana Figueiredo Salvi |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Marquiana Freitas Vilas Boas Gomes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neiva Camargo Torrezani |
contributor_str_mv |
Eloiza Cristiane Torres . Rosana Figueiredo Salvi Marquiana Freitas Vilas Boas Gomes |
description |
Ao longo de sua trajetória dentro da Geografia, a paisagem, enquanto conceito, apresentou performances distintas, adquirindo, portanto, diferentes significados entre as múltiplas abordagens geográficas, as quais a moldaram segundo seu contexto histórico e cultural. Devido ao reconhecimento da importância do estudo desse conceito para a ciência geográfica e, consequentemente, ao ensino de Geografia, esta pesquisa busca refletir sobre a pluralidade conceitual e cognitiva do conceito de paisagem sob a luz de três linhas de pensamento geográfico distintas: a Crítica, o GTP (geossistema, território e paisagem) e a Humanista. Nessa perspectiva, procura-se interpretar e delinear a concepção de 20 professores de Geografia a respeito desse conceito, com a intenção de identificar quais bases teóricas fundamentam seu trabalho. Os professores participantes da pesquisa fazem parte da rede estadual de ensino (Fundamental II) do Paraná, de sete municípios. Neste estudo, busca-se também expor algumas considerações a respeito do ensino de Geografia e a construção do conhecimento na escola pelos alunos. Ao final, é apresentada uma análise dos professores participantes da pesquisa de acordo com a abordagem geográfica que influencia seu entendimento sobre o conceito de paisagem. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-06-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000207327 |
url |
http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000207327 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Geografia. |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
URL |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Geografia. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1757174576983310336 |