Alfabetização e leitura : memórias de professoras alfabetizadoras

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2005
Autor(a) principal: Silvia Unbehaun Puschel
Orientador(a): Elsa Maria Mendes Pessoa Pullin
Banca de defesa: Maria de Lourdes Trevisan, Maria Regina Clivati Capelo
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual de Londrina. Centro de Educação, Comunicação e Artes. Programa de Pós-Graduação em Educação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000108468
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar os dizeres de 30 professoras de uma rede municipal de ensino, quanto a suas concepções sobre leitura e formação de leitores. A opção metodológica insere-o como exemplo de uma pesquisa qualitativa. As professoras-participantes encontravam-se envolvidas, quando da coleta das informações, em um processo de formação continuada, propiciado por consórcio entre o município e o MEC, no Programa de Formação de Professores Alfabetizadoras - PROFA. Dentre as fontes de informação utilizadas destacam-se os relatos escritos, sob a modalidade de memórias, um questionário com questões fechadas e abertas sobre as práticas atuais de leitura, conceitos relativos a leitura, leitor, e leitura na prática escolar do professor, além do diário de campo da pesquisadora. A partir da constatação dos distintos percursos históricos e educativos das participantes, enquanto alunas e professoras, as participantes foram agrupadas em dois grupos levando em conta o tempo de experiência profissional e as políticas públicas educacionais do PR (Currículo Básico do Paraná e os Parâmetros Curriculares Nacionais- PCNs). As informações coletadas foram analisadas sob os seguintes eixos temáticos: práticas leitoras; concepções sobre leitura; dificuldades com o ensino de leitura. Após triangulação das informações obtidas conclui-se que ao contrário do que se divulga na mídia e em alguns discursos acadêmicos sobre o fazer profissional, essas professoras lêem sendo que na, maioria das vezes, a finalidade que reportam para suas leituras é a de atenderem a suas necessidades profissionais e acadêmicas e a preocupação em estarem informadas e atualizadas. A análise permitiu que fossem identificados em seus ditos e não-ditos implicações das distinções entre leituras autorizadas e não autorizadas, condicionadas às tramas dos discursos oficiais (orais e escritos), seja quanto às concepções sobre leitura, formação de leitores e às razões que atribuem para as dificuldades que encontram enquanto ensinam leitura. O presente trabalho revelou, ainda, a importância da narrativa das histórias das participantes, sejam as de um passado mais remoto, ou mais recente, como possibilidade de descobrirem suas identidades pessoais e profissionais e inserções. Os resultados obtidos e a produção pertinente aos saberes dos professores, narrativas e memórias sugerem a narrativa autobiográfica, como estratégia para a formação continuada de professores em serviço.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAlfabetização e leitura : memórias de professoras alfabetizadoras2005-03-29Elsa Maria Mendes Pessoa Pullin Maria de Lourdes Trevisan Maria Regina Clivati CapeloSilvia Unbehaun PuschelUniversidade Estadual de Londrina. Centro de Educação, Comunicação e Artes. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoURLBRO presente trabalho teve como objetivo analisar os dizeres de 30 professoras de uma rede municipal de ensino, quanto a suas concepções sobre leitura e formação de leitores. A opção metodológica insere-o como exemplo de uma pesquisa qualitativa. As professoras-participantes encontravam-se envolvidas, quando da coleta das informações, em um processo de formação continuada, propiciado por consórcio entre o município e o MEC, no Programa de Formação de Professores Alfabetizadoras - PROFA. Dentre as fontes de informação utilizadas destacam-se os relatos escritos, sob a modalidade de memórias, um questionário com questões fechadas e abertas sobre as práticas atuais de leitura, conceitos relativos a leitura, leitor, e leitura na prática escolar do professor, além do diário de campo da pesquisadora. A partir da constatação dos distintos percursos históricos e educativos das participantes, enquanto alunas e professoras, as participantes foram agrupadas em dois grupos levando em conta o tempo de experiência profissional e as políticas públicas educacionais do PR (Currículo Básico do Paraná e os Parâmetros Curriculares Nacionais- PCNs). As informações coletadas foram analisadas sob os seguintes eixos temáticos: práticas leitoras; concepções sobre leitura; dificuldades com o ensino de leitura. Após triangulação das informações obtidas conclui-se que ao contrário do que se divulga na mídia e em alguns discursos acadêmicos sobre o fazer profissional, essas professoras lêem sendo que na, maioria das vezes, a finalidade que reportam para suas leituras é a de atenderem a suas necessidades profissionais e acadêmicas e a preocupação em estarem informadas e atualizadas. A análise permitiu que fossem identificados em seus ditos e não-ditos implicações das distinções entre leituras autorizadas e não autorizadas, condicionadas às tramas dos discursos oficiais (orais e escritos), seja quanto às concepções sobre leitura, formação de leitores e às razões que atribuem para as dificuldades que encontram enquanto ensinam leitura. O presente trabalho revelou, ainda, a importância da narrativa das histórias das participantes, sejam as de um passado mais remoto, ou mais recente, como possibilidade de descobrirem suas identidades pessoais e profissionais e inserções. Os resultados obtidos e a produção pertinente aos saberes dos professores, narrativas e memórias sugerem a narrativa autobiográfica, como estratégia para a formação continuada de professores em serviço.The objective of this study is to analyze the sayings of 30 teachers of a municipal teaching system as far as their concepts of reading and teaching readers are concerned. The choice of method inserts it as an example of quantitative research. These teachers were active in collecting information, in a continuous formation process organized by the municipality, the MEC, in the program of teaching-reading formation - PROFA. Among these sources of information mainly used are the written data, under the modality of memoirs, a quiz with closed and opened questions about the real reading practices, concepts related to readers, the reader, school practice-reading by teachers, besides the field diary of the researcher. After analyzing the distinctive historical and educational background of the participants, as students and as teachers, the participants were grouped in two groups, considering their time of professional experience and the public educational politics of Parana (PR) and the national curriculum parameters (PCN). The obtained information were analyzed on the following themes: reading practices, reading concepts and difficulties in teaching reading. After triangulating the obtained information it was concluded'that, on the contrary that it is informed by the media and academic speeches about the professionals, these teachers read and, most of the time, the reason for their reading is to attend their professional and academic necessities and their worries of being well informed . The analysis allowed their sayings and non-sayings to be identified, the distinct implication between the authorized reading and the non-authorized, conditioned to the plot of the official speeches ( oral and written ) as far as reading concepts, reader's formation, and the attributed reasons of the difficulties found in teaching reading. The present study revealed the importance of the narrative history of the participants, either their remote past or more recent as a possibility of discovering their personal professional identity and insertions. The obtained results and the production of knowledge by the teacher's narratives and memoirs suggest a narrative autobiography as a strategy for the continuous education of teachers at work.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000108468porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-26T10:08:48Zoai:uel.br:vtls000108468Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2006-10-11T00:36:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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