Os primeiros passos na geografia : a pedagogia de projetos em prática no ensino fundamental I
Ano de defesa: | 2014 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Geografia.
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
BR
|
Link de acesso: | http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000194406 |
Resumo: | Esta pesquisa, realizada na Escola Municipal Noêmia Alaver Garcia Malanga, na região oeste de Londrina, teve como objetivo principal propor e aplicar novas práticas no ensino fundamental I, referentes à disciplina de Geografia. Os objetivos específicos foram observar as aulas de Geografia ministradas na mesma escola e apresentar novas práticas a partir da Pedagogia de Projetos com literatura, pintura, maquetes, mapas temáticos, vídeos, entre outros. O intuito da pesquisadora foi levar em consideração o desenvolvimento infantil a partir da realidade dos alunos da escola, expostos a riscos e a níveis significativos de desagregação social, e motivar os mesmos ao processo de ensino-aprendizagem, no caso de Geografia, através da afetividade escolar, utilizando os seguites pensadores: Piaget, Wallon e Wygotsky. A pesquisadora inicia o trabalho com um histórico sobre o ensino de Geografia no Brasil no ensino fundamental I, desde os jesuítas até a atualidade. Ainda neste capítulo evidencia a função e a importância dos Parâmetros Curriculares Nacionais (Geografia), da Interdisciplinaridade e da Afetividade como bons componentes para o processo de ensino-aprendizagem de Geografia. No capítulo 3, a pesquisadora caracteriza a escola escolhida para se realizar a pesquisa, justifica a razão desta ser um lugar para a mesma e relata sobre sua observação nas aulas de Geografia. No capítulo 4, a pesquisadora aprofunda o texto sobre a Pedagogia de Projetos e explica como desenvolveu cada projeto no ensino fundamental I. Uma pesquisa turbulenta, visto as dificuldades encontradas na escola pública, como a grande quantidade de alunos por sala e a escassez de recursos, por exemplo, os tecnológicos. Todavia, uma aventura que mudou o cenário da escola e que motivou não apenas os alunos, como toda equipe pedagógica para o ato de aprender. |
id |
UEL_cd4ffdf0b9b344655d37b21b77f276e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uel.br:vtls000194406 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisOs primeiros passos na geografia : a pedagogia de projetos em prática no ensino fundamental IThe first steps in geography : a pedagogy project into practice in elementary school I2014-08-05Eloiza Cristiane Torres . Rosana Figueiredo Salvi Nídia Nacib PontuschkaLílian Gavioli de JesusUniversidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Geografia.URLBREsta pesquisa, realizada na Escola Municipal Noêmia Alaver Garcia Malanga, na região oeste de Londrina, teve como objetivo principal propor e aplicar novas práticas no ensino fundamental I, referentes à disciplina de Geografia. Os objetivos específicos foram observar as aulas de Geografia ministradas na mesma escola e apresentar novas práticas a partir da Pedagogia de Projetos com literatura, pintura, maquetes, mapas temáticos, vídeos, entre outros. O intuito da pesquisadora foi levar em consideração o desenvolvimento infantil a partir da realidade dos alunos da escola, expostos a riscos e a níveis significativos de desagregação social, e motivar os mesmos ao processo de ensino-aprendizagem, no caso de Geografia, através da afetividade escolar, utilizando os seguites pensadores: Piaget, Wallon e Wygotsky. A pesquisadora inicia o trabalho com um histórico sobre o ensino de Geografia no Brasil no ensino fundamental I, desde os jesuítas até a atualidade. Ainda neste capítulo evidencia a função e a importância dos Parâmetros Curriculares Nacionais (Geografia), da Interdisciplinaridade e da Afetividade como bons componentes para o processo de ensino-aprendizagem de Geografia. No capítulo 3, a pesquisadora caracteriza a escola escolhida para se realizar a pesquisa, justifica a razão desta ser um lugar para a mesma e relata sobre sua observação nas aulas de Geografia. No capítulo 4, a pesquisadora aprofunda o texto sobre a Pedagogia de Projetos e explica como desenvolveu cada projeto no ensino fundamental I. Uma pesquisa turbulenta, visto as dificuldades encontradas na escola pública, como a grande quantidade de alunos por sala e a escassez de recursos, por exemplo, os tecnológicos. Todavia, uma aventura que mudou o cenário da escola e que motivou não apenas os alunos, como toda equipe pedagógica para o ato de aprender.This research, conducted at the Municipal School Noêmia Alaver Garcia Malanga, in the western region of Londrina, aimed to propose and implement new practices in elementary school, relating to the discipline of Geography. The specific objectives of Geography lessons taught in the same school were observed and present new practices from the Project Pedagogy with literature, painting, models, thematic maps, videos, and more. The purpose of the researcher was to take into consideration the childs development from the reality of the students exposed to the risks and significant levels of social breakdown, and motivate ourselves to the teaching-learning process in the case of Geography, through affectivity school, using the Wikinewss sibling thinkers: Piaget, Wallon and Wygotsky. The researcher begins with a historical work on the teaching of Geography in elementary school in Brazil, from the Jesuits to the present. Although this chapter highlights the role and importance of the National Curriculum Parameters (Geography), and the Interdisciplinary Affective as good components for the teaching and learning of Geography. In chapter 3, the researcher characterizes the chosen school to conduct the research justifies the reason for this being a place for the same, and reports on its observation in geography lessons. In Chapter 4, the researcher deepens the text on the Project Pedagogy and explains how each project developed in elementary school I. A turbulent research, seen the difficulties encountered in public school, as the large amount of students per class and resource scarcity for example, in technology. However, an adventure that changed the landscape of school and not only that motivated students, like all teaching staff for the act of learning.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000194406porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-26T10:08:45Zoai:uel.br:vtls000194406Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2014-12-09T19:02:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Os primeiros passos na geografia : a pedagogia de projetos em prática no ensino fundamental I |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The first steps in geography : a pedagogy project into practice in elementary school I |
title |
Os primeiros passos na geografia : a pedagogia de projetos em prática no ensino fundamental I |
spellingShingle |
Os primeiros passos na geografia : a pedagogia de projetos em prática no ensino fundamental I Lílian Gavioli de Jesus |
title_short |
Os primeiros passos na geografia : a pedagogia de projetos em prática no ensino fundamental I |
title_full |
Os primeiros passos na geografia : a pedagogia de projetos em prática no ensino fundamental I |
title_fullStr |
Os primeiros passos na geografia : a pedagogia de projetos em prática no ensino fundamental I |
title_full_unstemmed |
Os primeiros passos na geografia : a pedagogia de projetos em prática no ensino fundamental I |
title_sort |
Os primeiros passos na geografia : a pedagogia de projetos em prática no ensino fundamental I |
author |
Lílian Gavioli de Jesus |
author_facet |
Lílian Gavioli de Jesus |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Eloiza Cristiane Torres . |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Rosana Figueiredo Salvi |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Nídia Nacib Pontuschka |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lílian Gavioli de Jesus |
contributor_str_mv |
Eloiza Cristiane Torres . Rosana Figueiredo Salvi Nídia Nacib Pontuschka |
description |
Esta pesquisa, realizada na Escola Municipal Noêmia Alaver Garcia Malanga, na região oeste de Londrina, teve como objetivo principal propor e aplicar novas práticas no ensino fundamental I, referentes à disciplina de Geografia. Os objetivos específicos foram observar as aulas de Geografia ministradas na mesma escola e apresentar novas práticas a partir da Pedagogia de Projetos com literatura, pintura, maquetes, mapas temáticos, vídeos, entre outros. O intuito da pesquisadora foi levar em consideração o desenvolvimento infantil a partir da realidade dos alunos da escola, expostos a riscos e a níveis significativos de desagregação social, e motivar os mesmos ao processo de ensino-aprendizagem, no caso de Geografia, através da afetividade escolar, utilizando os seguites pensadores: Piaget, Wallon e Wygotsky. A pesquisadora inicia o trabalho com um histórico sobre o ensino de Geografia no Brasil no ensino fundamental I, desde os jesuítas até a atualidade. Ainda neste capítulo evidencia a função e a importância dos Parâmetros Curriculares Nacionais (Geografia), da Interdisciplinaridade e da Afetividade como bons componentes para o processo de ensino-aprendizagem de Geografia. No capítulo 3, a pesquisadora caracteriza a escola escolhida para se realizar a pesquisa, justifica a razão desta ser um lugar para a mesma e relata sobre sua observação nas aulas de Geografia. No capítulo 4, a pesquisadora aprofunda o texto sobre a Pedagogia de Projetos e explica como desenvolveu cada projeto no ensino fundamental I. Uma pesquisa turbulenta, visto as dificuldades encontradas na escola pública, como a grande quantidade de alunos por sala e a escassez de recursos, por exemplo, os tecnológicos. Todavia, uma aventura que mudou o cenário da escola e que motivou não apenas os alunos, como toda equipe pedagógica para o ato de aprender. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-08-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000194406 |
url |
http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000194406 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Geografia. |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
URL |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Geografia. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1757174575637987328 |