Os primeiros passos na geografia : a pedagogia de projetos em prática no ensino fundamental I

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Lílian Gavioli de Jesus
Orientador(a): Eloiza Cristiane Torres .
Banca de defesa: Rosana Figueiredo Salvi, Nídia Nacib Pontuschka
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Geografia.
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000194406
Resumo: Esta pesquisa, realizada na Escola Municipal Noêmia Alaver Garcia Malanga, na região oeste de Londrina, teve como objetivo principal propor e aplicar novas práticas no ensino fundamental I, referentes à disciplina de Geografia. Os objetivos específicos foram observar as aulas de Geografia ministradas na mesma escola e apresentar novas práticas a partir da Pedagogia de Projetos com literatura, pintura, maquetes, mapas temáticos, vídeos, entre outros. O intuito da pesquisadora foi levar em consideração o desenvolvimento infantil a partir da realidade dos alunos da escola, expostos a riscos e a níveis significativos de desagregação social, e motivar os mesmos ao processo de ensino-aprendizagem, no caso de Geografia, através da afetividade escolar, utilizando os seguites pensadores: Piaget, Wallon e Wygotsky. A pesquisadora inicia o trabalho com um histórico sobre o ensino de Geografia no Brasil no ensino fundamental I, desde os jesuítas até a atualidade. Ainda neste capítulo evidencia a função e a importância dos Parâmetros Curriculares Nacionais (Geografia), da Interdisciplinaridade e da Afetividade como bons componentes para o processo de ensino-aprendizagem de Geografia. No capítulo 3, a pesquisadora caracteriza a escola escolhida para se realizar a pesquisa, justifica a razão desta ser um “lugar” para a mesma e relata sobre sua observação nas aulas de Geografia. No capítulo 4, a pesquisadora aprofunda o texto sobre a Pedagogia de Projetos e explica como desenvolveu cada projeto no ensino fundamental I. Uma pesquisa turbulenta, visto as dificuldades encontradas na escola pública, como a grande quantidade de alunos por sala e a escassez de recursos, por exemplo, os tecnológicos. Todavia, uma aventura que mudou o cenário da escola e que motivou não apenas os alunos, como toda equipe pedagógica para o ato de aprender.
id UEL_cd4ffdf0b9b344655d37b21b77f276e2
oai_identifier_str oai:uel.br:vtls000194406
network_acronym_str UEL
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisOs primeiros passos na geografia : a pedagogia de projetos em prática no ensino fundamental IThe first steps in geography : a pedagogy project into practice in elementary school I2014-08-05Eloiza Cristiane Torres . Rosana Figueiredo Salvi Nídia Nacib PontuschkaLílian Gavioli de JesusUniversidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Geografia.URLBREsta pesquisa, realizada na Escola Municipal Noêmia Alaver Garcia Malanga, na região oeste de Londrina, teve como objetivo principal propor e aplicar novas práticas no ensino fundamental I, referentes à disciplina de Geografia. Os objetivos específicos foram observar as aulas de Geografia ministradas na mesma escola e apresentar novas práticas a partir da Pedagogia de Projetos com literatura, pintura, maquetes, mapas temáticos, vídeos, entre outros. O intuito da pesquisadora foi levar em consideração o desenvolvimento infantil a partir da realidade dos alunos da escola, expostos a riscos e a níveis significativos de desagregação social, e motivar os mesmos ao processo de ensino-aprendizagem, no caso de Geografia, através da afetividade escolar, utilizando os seguites pensadores: Piaget, Wallon e Wygotsky. A pesquisadora inicia o trabalho com um histórico sobre o ensino de Geografia no Brasil no ensino fundamental I, desde os jesuítas até a atualidade. Ainda neste capítulo evidencia a função e a importância dos Parâmetros Curriculares Nacionais (Geografia), da Interdisciplinaridade e da Afetividade como bons componentes para o processo de ensino-aprendizagem de Geografia. No capítulo 3, a pesquisadora caracteriza a escola escolhida para se realizar a pesquisa, justifica a razão desta ser um “lugar” para a mesma e relata sobre sua observação nas aulas de Geografia. No capítulo 4, a pesquisadora aprofunda o texto sobre a Pedagogia de Projetos e explica como desenvolveu cada projeto no ensino fundamental I. Uma pesquisa turbulenta, visto as dificuldades encontradas na escola pública, como a grande quantidade de alunos por sala e a escassez de recursos, por exemplo, os tecnológicos. Todavia, uma aventura que mudou o cenário da escola e que motivou não apenas os alunos, como toda equipe pedagógica para o ato de aprender.This research, conducted at the Municipal School Noêmia Alaver Garcia Malanga, in the western region of Londrina, aimed to propose and implement new practices in elementary school, relating to the discipline of Geography. The specific objectives of Geography lessons taught in the same school were observed and present new practices from the Project Pedagogy with literature, painting, models, thematic maps, videos, and more. The purpose of the researcher was to take into consideration the child’s development from the reality of the students exposed to the risks and significant levels of social breakdown, and motivate ourselves to the teaching-learning process in the case of Geography, through affectivity school, using the Wikinews’s sibling thinkers: Piaget, Wallon and Wygotsky. The researcher begins with a historical work on the teaching of Geography in elementary school in Brazil, from the Jesuits to the present. Although this chapter highlights the role and importance of the National Curriculum Parameters (Geography), and the Interdisciplinary Affective as good components for the teaching and learning of Geography. In chapter 3, the researcher characterizes the chosen school to conduct the research justifies the reason for this being a “place” for the same, and reports on its observation in geography lessons. In Chapter 4, the researcher deepens the text on the Project Pedagogy and explains how each project developed in elementary school I. A turbulent research, seen the difficulties encountered in public school, as the large amount of students per class and resource scarcity for example, in technology. However, an adventure that changed the landscape of school and not only that motivated students, like all teaching staff for the act of learning.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000194406porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-26T10:08:45Zoai:uel.br:vtls000194406Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2014-12-09T19:02:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.pt.fl_str_mv Os primeiros passos na geografia : a pedagogia de projetos em prática no ensino fundamental I
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The first steps in geography : a pedagogy project into practice in elementary school I
title Os primeiros passos na geografia : a pedagogia de projetos em prática no ensino fundamental I
spellingShingle Os primeiros passos na geografia : a pedagogia de projetos em prática no ensino fundamental I
Lílian Gavioli de Jesus
title_short Os primeiros passos na geografia : a pedagogia de projetos em prática no ensino fundamental I
title_full Os primeiros passos na geografia : a pedagogia de projetos em prática no ensino fundamental I
title_fullStr Os primeiros passos na geografia : a pedagogia de projetos em prática no ensino fundamental I
title_full_unstemmed Os primeiros passos na geografia : a pedagogia de projetos em prática no ensino fundamental I
title_sort Os primeiros passos na geografia : a pedagogia de projetos em prática no ensino fundamental I
author Lílian Gavioli de Jesus
author_facet Lílian Gavioli de Jesus
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Eloiza Cristiane Torres .
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Rosana Figueiredo Salvi
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Nídia Nacib Pontuschka
dc.contributor.author.fl_str_mv Lílian Gavioli de Jesus
contributor_str_mv Eloiza Cristiane Torres .
Rosana Figueiredo Salvi
Nídia Nacib Pontuschka
description Esta pesquisa, realizada na Escola Municipal Noêmia Alaver Garcia Malanga, na região oeste de Londrina, teve como objetivo principal propor e aplicar novas práticas no ensino fundamental I, referentes à disciplina de Geografia. Os objetivos específicos foram observar as aulas de Geografia ministradas na mesma escola e apresentar novas práticas a partir da Pedagogia de Projetos com literatura, pintura, maquetes, mapas temáticos, vídeos, entre outros. O intuito da pesquisadora foi levar em consideração o desenvolvimento infantil a partir da realidade dos alunos da escola, expostos a riscos e a níveis significativos de desagregação social, e motivar os mesmos ao processo de ensino-aprendizagem, no caso de Geografia, através da afetividade escolar, utilizando os seguites pensadores: Piaget, Wallon e Wygotsky. A pesquisadora inicia o trabalho com um histórico sobre o ensino de Geografia no Brasil no ensino fundamental I, desde os jesuítas até a atualidade. Ainda neste capítulo evidencia a função e a importância dos Parâmetros Curriculares Nacionais (Geografia), da Interdisciplinaridade e da Afetividade como bons componentes para o processo de ensino-aprendizagem de Geografia. No capítulo 3, a pesquisadora caracteriza a escola escolhida para se realizar a pesquisa, justifica a razão desta ser um “lugar” para a mesma e relata sobre sua observação nas aulas de Geografia. No capítulo 4, a pesquisadora aprofunda o texto sobre a Pedagogia de Projetos e explica como desenvolveu cada projeto no ensino fundamental I. Uma pesquisa turbulenta, visto as dificuldades encontradas na escola pública, como a grande quantidade de alunos por sala e a escassez de recursos, por exemplo, os tecnológicos. Todavia, uma aventura que mudou o cenário da escola e que motivou não apenas os alunos, como toda equipe pedagógica para o ato de aprender.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-08-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000194406
url http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000194406
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Geografia.
dc.publisher.initials.fl_str_mv URL
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Geografia.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1757174575637987328