Um olhar realístico para tarefas de função afim em livros didáticos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Cristiano Forster
Orientador(a): Regina Luzia Corio de Buriasco .
Banca de defesa: Marcele Tavares Mendes, Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino, Marcos Antonio Gonçalves Junior, Rodolfo Eduardo Vertuan
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática.
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000231089
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar e discutir tarefas matemáticas contidas no capítulo de Função Afim dos livros didáticos do 1º. Ano do Ensino Médio aprovados pelo PNLD de 2018, com base na abordagem ao ensino de matemática denominada Educação Matemática Realística. Nessa abordagem teórica, a aprendizagem matemática está intimamente ligada ao processo de matematizar a realidade, em que os alunos são confrontados por situações realísticas que podem gerar tarefas contextualmente ricas. Para alcançar os objetivos da pesquisa, essas tarefas, inicialmente, foram agrupadas por semelhança de acordo com o modelo que as descrevem. A partir desses agrupamentos, feitas considerações da maneira pela qual poderiam ser conduzidas intervenções (na forma da abordagem e/ou no seu enunciado) que resultassem em um modo de trabalho voltado para o que é defendido pelos princípios da Educação Matemática Realística. Foi possível reconhecer que a maioria das tarefas encontradas nos livros analisados apresenta características do nível de reprodução, ou seja, exigem apenas procedimentos rotineiros já apresentados pelo professor durante as aulas. Além disso, pelo menos 88% dessas tarefas fornecem exatamente as informações necessárias para resolvê-las sem dar oportunidade para os alunos selecionarem informações relevantes por si mesmos. Menos de 25% podem ser consideradas como tarefas de conexão e menos de 5% são tarefas de reflexão, consideradas tarefas com o nível mais alto de demanda cognitiva. As considerações geradas por este estudo foram feitas para possibilitar que as tarefas sejam implementadas de modo a colocar os alunos em movimento de aprendizagem, esperando que eles assumam um papel ativo no seu processo de aprender.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUm olhar realístico para tarefas de função afim em livros didáticosA realistic look at related function tasks in textbooks2020-02-17Regina Luzia Corio de Buriasco . Marcele Tavares Mendes Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino Marcos Antonio Gonçalves Junior Rodolfo Eduardo VertuanCristiano ForsterUniversidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática.URLBREsta pesquisa teve como objetivo analisar e discutir tarefas matemáticas contidas no capítulo de Função Afim dos livros didáticos do 1º. Ano do Ensino Médio aprovados pelo PNLD de 2018, com base na abordagem ao ensino de matemática denominada Educação Matemática Realística. Nessa abordagem teórica, a aprendizagem matemática está intimamente ligada ao processo de matematizar a realidade, em que os alunos são confrontados por situações realísticas que podem gerar tarefas contextualmente ricas. Para alcançar os objetivos da pesquisa, essas tarefas, inicialmente, foram agrupadas por semelhança de acordo com o modelo que as descrevem. A partir desses agrupamentos, feitas considerações da maneira pela qual poderiam ser conduzidas intervenções (na forma da abordagem e/ou no seu enunciado) que resultassem em um modo de trabalho voltado para o que é defendido pelos princípios da Educação Matemática Realística. Foi possível reconhecer que a maioria das tarefas encontradas nos livros analisados apresenta características do nível de reprodução, ou seja, exigem apenas procedimentos rotineiros já apresentados pelo professor durante as aulas. Além disso, pelo menos 88% dessas tarefas fornecem exatamente as informações necessárias para resolvê-las sem dar oportunidade para os alunos selecionarem informações relevantes por si mesmos. Menos de 25% podem ser consideradas como tarefas de conexão e menos de 5% são tarefas de reflexão, consideradas tarefas com o nível mais alto de demanda cognitiva. As considerações geradas por este estudo foram feitas para possibilitar que as tarefas sejam implementadas de modo a colocar os alunos em movimento de aprendizagem, esperando que eles assumam um papel ativo no seu processo de aprender.This research aimed to analyze and discuss math tasks contained in the Affine Function chapter of the 1st year High School textbooks approved by the PNLD 2018, based on the approach to teaching mathematics denominated Realistic Mathematics Education. In this theoretical approach, mathematics learning is closely linked to the process of mathematizing reality, in which students are confronted by realistic situations that can generate contextually rich tasks. To achieve the research objectives, these tasks were initially grouped by similarity according to the model that describes them. From these groupings, considerations were made on the way in which interventions could be conducted (in the form of the approach and/or in its statement) that would result in a way of working focused on what is defended by the principles of Realistic Mathematical Education. It was possible to recognize that most of the tasks found in the analyzed books presents characteristics of the level of reproduction, that is, require only routine procedures already presented by the teacher during classes. Furthermore, at least 88% of these tasks provide exactly the information needed to solve them without giving students an opportunity to select relevant information by themselves. Less than 25% can be considered as connection tasks and less than 5% are reflection tasks, considered tasks with the highest level of cognitive demand. The considerations generated by this study were made to enable the tasks to be implemented in a way that puts students in a learning movement, expecting them take on an active role in their learning process.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000231089porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-26T10:08:48Zoai:uel.br:vtls000231089Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2020-10-30T14:01:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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