Atividade física em pré-escolares de 4 a 6 anos da rede municipal de Londrina - PR

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Sara Crosatti Barbosa
Orientador(a): Arli Ramos de Oliveira .
Banca de defesa: Enio Ricardo Vaz Ronque, Felipe Fossati Reichert
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual de Londrina. Centro de Educação Física e Esporte. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000190921
Resumo: São crescentes os estudos sobre atividade física de crianças pré-escolares, embora apresentem discrepâncias referentes às intensidades das atividades. Muitas crianças passam o dia nos Centros de Educação Infantil e pré-escolas, fato que se dá devido ao aumento da presença da mulher no mercado de trabalho. Assim, o objetivo do presente estudo foi descrever as intensidades de atividade física de pré-escolares, por acelerometria, e descrever o ambiente e a rotina, bem como suas correlações. O estudo foi realizado em oito Centro Municipais de Educação Infantil das cinco regiões da cidade de Londrina, PR, com crianças matriculadas em 2013 nos Ensino 4, 5 e 6, de ambos os sexos, com idades entre 4 e 6 anos. Para a coleta de informações sobre a atividade física, foram utilizados acelerômetros da marca ActiGraph fixados na cintura das crianças, por cinco dias consecutivos, somente no período de permanência nos centros. Foram coletadas informações sobre a condição socioeconômica da família, nível de atividade física dos professores, informações sobre o ambiente escolar e rotina dos centros. A análise dos dados foi realizada com o auxílio do Software SPSS versão 20.0. Os dados foram apresentados em média e desvio padrão. O teste de Qui-quadrado e o teste exato de Fisher foram empregados para verificar possíveis associações entre as características dos sujeitos. O teste de correlação de Spearman foi empregado nas variáveis relacionadas à rotina escolar e os resultados do acelerômetro. Foi considerado um nível de significância de p<0,05 para todas as análises. Os resultados indicam que as crianças permanecem em atividades sedentárias na maior parte de sua permanência semanal nos centros, sendo o maior pencentual de atividades realizadas em ambiente internos. A utilização de parques, pátios e salas de recreação internas foram relacionados com AFLM dos pré-escolares.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAtividade física em pré-escolares de 4 a 6 anos da rede municipal de Londrina - PRPhysical activity in preschool children 4-6 years of the municipal Londrina-PR2014-04-25Arli Ramos de Oliveira . Enio Ricardo Vaz Ronque Felipe Fossati ReichertSara Crosatti BarbosaUniversidade Estadual de Londrina. Centro de Educação Física e Esporte. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.URLBRSão crescentes os estudos sobre atividade física de crianças pré-escolares, embora apresentem discrepâncias referentes às intensidades das atividades. Muitas crianças passam o dia nos Centros de Educação Infantil e pré-escolas, fato que se dá devido ao aumento da presença da mulher no mercado de trabalho. Assim, o objetivo do presente estudo foi descrever as intensidades de atividade física de pré-escolares, por acelerometria, e descrever o ambiente e a rotina, bem como suas correlações. O estudo foi realizado em oito Centro Municipais de Educação Infantil das cinco regiões da cidade de Londrina, PR, com crianças matriculadas em 2013 nos Ensino 4, 5 e 6, de ambos os sexos, com idades entre 4 e 6 anos. Para a coleta de informações sobre a atividade física, foram utilizados acelerômetros da marca ActiGraph fixados na cintura das crianças, por cinco dias consecutivos, somente no período de permanência nos centros. Foram coletadas informações sobre a condição socioeconômica da família, nível de atividade física dos professores, informações sobre o ambiente escolar e rotina dos centros. A análise dos dados foi realizada com o auxílio do Software SPSS versão 20.0. Os dados foram apresentados em média e desvio padrão. O teste de Qui-quadrado e o teste exato de Fisher foram empregados para verificar possíveis associações entre as características dos sujeitos. O teste de correlação de Spearman foi empregado nas variáveis relacionadas à rotina escolar e os resultados do acelerômetro. Foi considerado um nível de significância de p<0,05 para todas as análises. Os resultados indicam que as crianças permanecem em atividades sedentárias na maior parte de sua permanência semanal nos centros, sendo o maior pencentual de atividades realizadas em ambiente internos. A utilização de parques, pátios e salas de recreação internas foram relacionados com AFLM dos pré-escolares.Studies on physical activity in preschool children are increasing, although they present discrepancies related to the intensity of the activities. Many children spend the day in Child Education Centers and preschools, a fact that is due to the increased presence of women in the labor market. The objective of this study was to describe the intensity of physical activity in preschool children with accelerometer, and describe the environment and routine, as well as their correlations. The study was conducted in eight Municipal Early Childhood Center of the five regions in the city of Londrina, PR, with children enrolled in 2013 in Education 4, 5 and 6, of both sexes, aged between 4 and 6 years. To collect information on physical activity, the ActiGraph accelerometers attached at the waist brand children for five consecutive days, only the period of stay in the centers were used. Information on the socioeconomic status of the family, level of physical activity of teachers, information about the school environment and routine centers were collected. Data analysis was performed with the aid of SPSS software version 20.0. Data were presented as mean and standard deviation. The chi -square and Fisher exact test were used to evaluate possible associations between the characteristics of the subjects. The Spearman correlation test was employed in routine school -related variables and the results of the accelerometer. Was considered a significance level of p < 0.05 for all analyzes. The results indicate that children spend in sedentary activities in most of their weekly stay in the centers, the largest of perceptual activities in internal environment. The use of parks, courtyards and halls were built recreation related AFLM of preschoolers.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000190921porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-26T10:08:43Zoai:uel.br:vtls000190921Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2014-08-29T18:39:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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