Elementos de argumentação na produção de gêneros textuais no ensino médio
Ano de defesa: | 2013 |
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Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual de Londrina. Centro de Letras e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem.
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
BR
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Link de acesso: | http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000187296 |
Resumo: | Ancorado em três perspectivas teóricas - a Linguística Textual, a Teoria dos Gêneros Textuais e a Semântica Argumentativa, meu objetivo nuclear nesta tese foi analisar em que extensão um material didático, elaborado com ênfase em elementos de argumentação e aplicado no cotidiano do ensino de produção de textos em turmas do Ensino Médio, poderia contribuir para o avanço da proficiência argumentativa dos alunos, especificamente no gênero textual ensaio escolar. Tendo por base que um aspecto fundamental na elaboração de textos diz respeito à habilidade no domínio de elementos geradores de argumentação/ persuasão, minha preocupação foi investigar a natureza das intervenções que podem ser realizadas pelo professor no sentido de possibilitar esse avanço, de modo ininterrupto e voltado ao aprimoramento de competências. Nesta etapa escolar, o estudante está às voltas com o desafio do vestibular que, na maior parte das vezes, enfatiza propostas de texto em que a força argumentativa deve ser mais contundente. Trata-se, portanto, de buscar uma contribuição para o docente desse importante nível da escolarização aperfeiçoar sua capacidade de analisar o desempenho de seus estudantes e, com a informação obtida, realimentar o ensino de textos. O corpus é constituído de ensaios escolares elaborados pelos alunos em duas turmas do Ensino Médio de colégios públicos de cidades do Paraná. Realizei pesquisa-ação com material elaborado por mim, e os procedimentos de análise tiveram origem no referencial teórico, do qual focalizei justamente o estudo de três elementos de argumentação: tipos de argumento, operadores argumentativos e verbos introdutórios de opinião. Após as minhas intervenções docentes, realizei análise argumentativa dos dados e encontrei evidências empíricas que confirmam a minha hipótese da validade do tratamento pedagógico escolar planejado e reflexivo sobre recursos de argumentação como meio de favorecer o desenvolvimento da competência argumentativa estudantil. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisElementos de argumentação na produção de gêneros textuais no ensino médio2013-11-18Esther Gomes de Oliveira . Elódia Constantino Roman Renilson José Menegassi Paulo de Tarso Galembeck Miguel Luiz ContaniGivan José Ferreira dos SantosUniversidade Estadual de Londrina. Centro de Letras e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem.URLBRAncorado em três perspectivas teóricas - a Linguística Textual, a Teoria dos Gêneros Textuais e a Semântica Argumentativa, meu objetivo nuclear nesta tese foi analisar em que extensão um material didático, elaborado com ênfase em elementos de argumentação e aplicado no cotidiano do ensino de produção de textos em turmas do Ensino Médio, poderia contribuir para o avanço da proficiência argumentativa dos alunos, especificamente no gênero textual ensaio escolar. Tendo por base que um aspecto fundamental na elaboração de textos diz respeito à habilidade no domínio de elementos geradores de argumentação/ persuasão, minha preocupação foi investigar a natureza das intervenções que podem ser realizadas pelo professor no sentido de possibilitar esse avanço, de modo ininterrupto e voltado ao aprimoramento de competências. Nesta etapa escolar, o estudante está às voltas com o desafio do vestibular que, na maior parte das vezes, enfatiza propostas de texto em que a força argumentativa deve ser mais contundente. Trata-se, portanto, de buscar uma contribuição para o docente desse importante nível da escolarização aperfeiçoar sua capacidade de analisar o desempenho de seus estudantes e, com a informação obtida, realimentar o ensino de textos. O corpus é constituído de ensaios escolares elaborados pelos alunos em duas turmas do Ensino Médio de colégios públicos de cidades do Paraná. Realizei pesquisa-ação com material elaborado por mim, e os procedimentos de análise tiveram origem no referencial teórico, do qual focalizei justamente o estudo de três elementos de argumentação: tipos de argumento, operadores argumentativos e verbos introdutórios de opinião. Após as minhas intervenções docentes, realizei análise argumentativa dos dados e encontrei evidências empíricas que confirmam a minha hipótese da validade do tratamento pedagógico escolar planejado e reflexivo sobre recursos de argumentação como meio de favorecer o desenvolvimento da competência argumentativa estudantil.Based on three theoretical perspectives - Textual Linguistics, Theory of Genres and Textual Argumentative Semantics, my primary goal in this thesis was to analyze in what extent, a didactic material, developed with an emphasis on elements of argumentation and applied in everyday school production texts in classes of High School, could help to advance the proficiency of students in argumentative text production, specifically in the genre school essay. Based on a fundamental aspect that the development of texts is related to the ability in the domain of the generating elements of argumentation / persuasion, my concern was to investigate the nature of the interventions that can be performed by the teacher in order to allow such move in an uninterruptedly way and aimed at improving skills. At this educational stage, the student is grappling with the challenge of vestibular that, in most cases, emphasizes planned text in which the argumentative force must be stronger. It is, therefore, to seek a contribution to the teaching of this important level of education to improve their ability to analyze the performance of their students and, with the information obtained, feedback texts for teaching. The corpus consists of school essays prepared by students in two classes of High School of public schools in cities of Paraná State. I accomplished an action-research with all material prepared by me, and the analysis procedures originated in the theoretical framework, in which I focused precisely the study of three elements of argumentation: argument types, argumentative operators and introductory verbs of opinion. After my teaching interventions, I performed argumentative analysis of the data and found empirical evidence that support my hypothesis of the validity of the treatment of a pedagogical school planned and reflective about the resources of argumentation as a means to foster the development of the student argumentative competence.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000187296porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-26T10:09:47Zoai:uel.br:vtls000187296Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2014-05-06T14:50:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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