Elementos de argumentação na produção de gêneros textuais no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Givan José Ferreira dos Santos
Orientador(a): Esther Gomes de Oliveira .
Banca de defesa: Elódia Constantino Roman, Renilson José Menegassi, Paulo de Tarso Galembeck, Miguel Luiz Contani
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual de Londrina. Centro de Letras e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem.
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000187296
Resumo: Ancorado em três perspectivas teóricas - a Linguística Textual, a Teoria dos Gêneros Textuais e a Semântica Argumentativa, meu objetivo nuclear nesta tese foi analisar em que extensão um material didático, elaborado com ênfase em elementos de argumentação e aplicado no cotidiano do ensino de produção de textos em turmas do Ensino Médio, poderia contribuir para o avanço da proficiência argumentativa dos alunos, especificamente no gênero textual ensaio escolar. Tendo por base que um aspecto fundamental na elaboração de textos diz respeito à habilidade no domínio de elementos geradores de argumentação/ persuasão, minha preocupação foi investigar a natureza das intervenções que podem ser realizadas pelo professor no sentido de possibilitar esse avanço, de modo ininterrupto e voltado ao aprimoramento de competências. Nesta etapa escolar, o estudante está às voltas com o desafio do vestibular que, na maior parte das vezes, enfatiza propostas de texto em que a força argumentativa deve ser mais contundente. Trata-se, portanto, de buscar uma contribuição para o docente desse importante nível da escolarização aperfeiçoar sua capacidade de analisar o desempenho de seus estudantes e, com a informação obtida, realimentar o ensino de textos. O corpus é constituído de ensaios escolares elaborados pelos alunos em duas turmas do Ensino Médio de colégios públicos de cidades do Paraná. Realizei pesquisa-ação com material elaborado por mim, e os procedimentos de análise tiveram origem no referencial teórico, do qual focalizei justamente o estudo de três elementos de argumentação: tipos de argumento, operadores argumentativos e verbos introdutórios de opinião. Após as minhas intervenções docentes, realizei análise argumentativa dos dados e encontrei evidências empíricas que confirmam a minha hipótese da validade do tratamento pedagógico escolar planejado e reflexivo sobre recursos de argumentação como meio de favorecer o desenvolvimento da competência argumentativa estudantil.
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