O espírito de Yamato : o xintoísmo de Estado e o Kyôiku Chokugo na formação do nacionalismo japonês e a imigração para o Brasil (1890-1980)
Ano de defesa: | 2019 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual de Londrina. Centro de Letras e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História Social.
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
BR
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Link de acesso: | http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000225848 |
Resumo: | O xintoísmo de Estado foi um elemento central da organização social japonesa a partir da Restauração Meiji até o final da Segunda Guerra Mundial. Essa religião exerceu papel decisivo na vida dos japoneses, inclusive entre aqueles que, em 1908, participaram do processo migratório para o Brasil. A ampla atuação do Estado xintoísta forneceu as bases para a formação de um habitus que perpassou as práticas japonesas por um longo período. Tal repertório assumiu características nacionalistas, sendo chamado de Yamato damashii (espírito de Yamato), um fundamento de identificação para os japoneses. Tendo em vista esse processo de formação nacionalista, buscamos discutir de que forma o xintoísmo de Estado atuou nas escolas japonesas, sugerindo a hipótese de que o mesmo conjunto de ideias que legitimou o processo imperialista esteve presente, na forma de habitus, entre os imigrantes no Brasil. Propomos como recorte de análise as práticas nacionalistas que foram reproduzidas no Brasil, tendo como fonte o Edito Imperial de Educação (Kyôiku Chokugo), que foi lido nas escolas japonesas pelo menos até a década de 1980, enquanto no próprio Japão o edito foi abolido após a Segunda Guerra Mundial. Da perspectiva teórica, abordamos o fenômeno com base no conceito de habitus proposto por Pierre Bourdieu, em que é possível entender a interiorização das práticas com base na construção nacionalista que foi propagada em diversos setores da sociedade japonesa. Entretanto, também buscamos flexibilizar esse repertório teórico tendo em vista os conceitos de apropriação, prática e representação do historiador Roger Chartier. Metodologicamente, intentamos perceber pela análise do discurso como o Kyôiku Chokugo foi um objeto que materializou o nacionalismo nas escolas e legitimou um discurso oficial da nação. Como resultado, sugerimos que a maneira com que o nacionalismo foi construído no Japão a partir do século XX definiu as bases de atuação para o processo imperialista e imigratório, e que no Brasil o repertório nacionalista foi ressignificado e passou a definir a própria identidade dos descendentes de japoneses. |
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Tal repertório assumiu características nacionalistas, sendo chamado de Yamato damashii (espírito de Yamato), um fundamento de identificação para os japoneses. Tendo em vista esse processo de formação nacionalista, buscamos discutir de que forma o xintoísmo de Estado atuou nas escolas japonesas, sugerindo a hipótese de que o mesmo conjunto de ideias que legitimou o processo imperialista esteve presente, na forma de habitus, entre os imigrantes no Brasil. Propomos como recorte de análise as práticas nacionalistas que foram reproduzidas no Brasil, tendo como fonte o Edito Imperial de Educação (Kyôiku Chokugo), que foi lido nas escolas japonesas pelo menos até a década de 1980, enquanto no próprio Japão o edito foi abolido após a Segunda Guerra Mundial. Da perspectiva teórica, abordamos o fenômeno com base no conceito de habitus proposto por Pierre Bourdieu, em que é possível entender a interiorização das práticas com base na construção nacionalista que foi propagada em diversos setores da sociedade japonesa. Entretanto, também buscamos flexibilizar esse repertório teórico tendo em vista os conceitos de apropriação, prática e representação do historiador Roger Chartier. Metodologicamente, intentamos perceber pela análise do discurso como o Kyôiku Chokugo foi um objeto que materializou o nacionalismo nas escolas e legitimou um discurso oficial da nação. Como resultado, sugerimos que a maneira com que o nacionalismo foi construído no Japão a partir do século XX definiu as bases de atuação para o processo imperialista e imigratório, e que no Brasil o repertório nacionalista foi ressignificado e passou a definir a própria identidade dos descendentes de japoneses.State Shinto had been a central element of Japanese social organization from the Meiji Restoration to the ending of World War II. It played a central role in Japanese peoples lives, including among those who, in 1908, took part in the migratory process to Brazil. The wide scope of the State Shinto provided the grounds for the formation of a habitus, which weighted on Japanese practices throughout a long period. This repertoire assumed nationalistic characteristics had been called Yamato damashii (spirit of yamato), a foundation of identification for the Japanese. Considering this process, we seek to discuss the way in which State Shinto acted on Japanese schools, providing the hypotheses that the same set of ideas which legitimized the imperialist process made itself present, in the way of habitus, among Japanese immigrants in Brazil. We outline as the frame of analysis the nationalist practices reproduced in Brazil, using as source the Imperial Rescript on Education (Kyôiku Chokugo), which had been read in Japanese schools least ways up to the 1980s, whereas in Japan it has been abolished right after World War II. From the theoretical perspective, approach the phenomenon based on the concept of habitus proposed by Pierre Bourdieu, though which it is possible to understand the internalization of practices from the nationalist construction that was propagated in several sectors of Japanese society, however, we also seek to make this theoretical repertoire in view of the concepts of appropriation, practice and representation of the historian Roger Chartier. Methodologically, we perceive by the analysis of the discourse as the Kyôiku Chokugo was an object that materialized the nationalism in the schools and legitimized an official discourse of the nation. As a result, we suggest that the way in which nationalism was constructed in Japan from the twentieth century defined the basis of action for the imperialist and immigrant process, and in Brazil the nationalist repertoire was re-signified and began to define the identity of descendants of Japanese.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000225848porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-26T10:08:42Zoai:uel.br:vtls000225848Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2019-08-29T13:31:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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