Alfabetização visual como estratégia de educação ambiental sobre resíduo sólido doméstico : os interpretantes de Peirce na compreensão das representações de estudantes do ensino médio
Ano de defesa: | 2013 |
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Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
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Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática.
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Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
BR
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Link de acesso: | http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000186351 |
Resumo: | Esta tese apresenta os resultados de um estudo em que se buscou encontrar o modo de generalização típico de estudantes do Ensino Médio quando se trata do tema resíduos sólidos domésticos. A fundamentação teórico-metodológica é inspirada no conceito de interpretante da teoria semiótica de Charles S. Peirce, em cuja base se encontra a noção de símbolo e legissigno. Os guias de análise foram definidos com a inserção de raciocínio diagramático, processo que igualmente orientou a própria coleta de dados. Produziu-se uma investigação em que o estudante se manifestava por meio da linguagem verbal e pictórica compondo uma expressão híbrida, ou seja, ao mesmo tempo em que passavam por uma experiência de aprendizagem como parte de um conteúdo de Educação Ambiental, conheciam e desenvolviam maneiras combinadas (não exclusivamente verbais) de expor as novas percepções que iam adquirindo. Integrado à Educação Científica, esse fator operou no sentido de tornar possíveis as inferências da pesquisa, além de revelar as condições em que se estabelece a alfabetização visual. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisAlfabetização visual como estratégia de educação ambiental sobre resíduo sólido doméstico : os interpretantes de Peirce na compreensão das representações de estudantes do ensino médioVisual literacy and environmental education strategy on domestic solid waste: the interpretants Peirce's understanding of high school students representations2013-08-14Carlos Eduardo Laburú . Luzia Marta Bellini Miguel Luiz Contani Paulo Bassani Rosana Figueiredo SalviPatrícia de Oliveira Rosa da SilvaUniversidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática.URLBREsta tese apresenta os resultados de um estudo em que se buscou encontrar o modo de generalização típico de estudantes do Ensino Médio quando se trata do tema resíduos sólidos domésticos. A fundamentação teórico-metodológica é inspirada no conceito de interpretante da teoria semiótica de Charles S. Peirce, em cuja base se encontra a noção de símbolo e legissigno. Os guias de análise foram definidos com a inserção de raciocínio diagramático, processo que igualmente orientou a própria coleta de dados. Produziu-se uma investigação em que o estudante se manifestava por meio da linguagem verbal e pictórica compondo uma expressão híbrida, ou seja, ao mesmo tempo em que passavam por uma experiência de aprendizagem como parte de um conteúdo de Educação Ambiental, conheciam e desenvolviam maneiras combinadas (não exclusivamente verbais) de expor as novas percepções que iam adquirindo. Integrado à Educação Científica, esse fator operou no sentido de tornar possíveis as inferências da pesquisa, além de revelar as condições em que se estabelece a alfabetização visual.This thesis shows the results of a research aimed at finding how senior high school students generalize when the issue of domestic solid waste is concerned. Theoretical fundaments and methodology were drawn from the semiotic concept of interpretant by Charles S. Peirce, which also holds relationship with the notions of symbol and legisign. Guides for the analyses have been conceived by also including diagrammatic thinking which further helped the process of collecting data. The investigation produced fostered students to express themselves through verbal and pictorial languages, thus composing a hybrid expression, which means that, by the time they went through a learning experience as part of a Environmental Education, they developed combined ways (beyond verbal) to further explain their revised perceptions. By being integrated to science teaching, this factor was instrumental to the research inferences, as well as to unveil the conditions under which visual literacy is built.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000186351porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-26T10:07:37Zoai:uel.br:vtls000186351Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2015-08-07T19:58:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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