A(s) violência(s) na literatura infantojuvenil brasileira : uma análise a partir do PNBE 2013

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Souza, Elaine Leonarczyk
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7027
Resumo: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Mirian Hisae Yaegashi Zapponi
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spelling A(s) violência(s) na literatura infantojuvenil brasileira : uma análise a partir do PNBE 2013As violências na literatura infantojuvenil brasileiraViolência - Literatura infantojuvenilLiteratura infantojuvenil - BrasilViolência - Crianças e adolescentes809.89283Orientadora: Prof.ª Dr.ª Mirian Hisae Yaegashi ZapponiDissertação (mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2016A pesquisa apresentada nesta dissertação teve como objetivo analisar como as violências são representadas em narrativas infantojuvenis brasileiras selecionadas pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola - PNBE/2013, a partir de um corpus de doze narrativas, a saber: Um sonho no caroço do abacate (2002), do escritor Moacyr Scliar; Quarto de despejo: diário de uma favelada (2013), de Carolina Maria de Jesus; Ordem, sem lugar, sem rir, sem falar (2013), de Leusa Araujo; Sangue Fresco (2011), de João Carlos Marinho; O golem do Bom Retiro (2011), do escritor Mario Teixeira; Antes que o mundo acabe (2012), de Marcelo Carneiro da Cunha; O livreiro do alemão (2011), de Otavio Junior; Um na estrada (2011) e O outro passo da dança (2011) do escritor Caio Riter; A primeira vez que eu vi meu pai (2012), de Márcia Leite; A distância das coisas (2012), de Flávio Carneiro; O Homão e o menininho - Histórias de filhos e de pais (2010), de Luís Pimentel. A metodologia de pesquisa teve um caráter descritivo, na medida em que objetivou descrever de que modo se poderia observar o tema da violência representado nas narrativas a partir do estudo de seus vários elementos constitutivos, tais como a construção das personagens, da focalização, do tempo e da linguagem. A fundamentação teórica teve base nos estudos de autores como Nilo Odalia (1983), Angel Pino (2007), Irme Salete Bonamigo (2008), Ana Maria Borges de Sousa (2002, 2010), Michel Maffesoli (1987), Regina Dalcastagnè (2008, 2012), entre outros autores que tematizam a questão da violência. As análises permitiram observar que a focalização ocorre de fora do espaço de exclusão, de modo que tal focalização não permite um conhecimento mais aprofundado da realidade representada. A linguagem, na maioria das narrativas analisadas, retrata o universo e o interesse do jovem de classe média, sendo que os livros, de modo geral, apresentam espaços de exclusão bem delimitados para alguns personagens femininos, pobres, negros e pueris.O homem branco e de classe média tem maior mobilidade pelo espaço urbano na maioria das narrativas.Não há protagonismo do jovem negro e pobre destinado para vencer. Sendo assim, a questão da violência está estritamente relacionada ao aspecto da representação desses personagens e espaços, uma vez que as representações de espaço não corroboram uma construção mais plural da realidade e da diversidade, pois, em muitos momentos, são estereotipadas, negando, desta forma, ao leitor, uma perspectiva mais rica e verossimilhante da vida e da sociedade. Observa-se, portanto, que a violência acontece não apenas no plano do mundo representado, mas, também, no modo de construção do próprio discurso literárioThis research presented aimed to analyze how violence is represented in Brazilian children and youth narratives selected by the National Program of Library in School - NPLS / 2013, from a corpus of twelve narratives, named: Um sonho no caroço do abacate (2002), from Moacyr Scliar; Quarto de despejo: diário de uma favelada (2013), from Carolina Maria de Jesus; Ordem, sem lugar, sem rir, sem falar (2013), from Leusa Araujo; Sangue Fresco (2011), from João Carlos Marinho; O golem do Bom Retiro (2011), from Mario Teixeira; Antes que o mundo acabe (2012), from Marcelo Carneiro da Cunha; O livreiro do alemão (2011), from Otavio Junior; Um na estrada (2011) and O outro passo da dança (2011) from Caio Riter; A primeira vez que eu vi meu pai (2012), from Márcia Leite; A distância das coisas (2012), from Flávio Carneiro; O Homão e o menininho - Histórias de filhos e de pais (2010), from Luís Pimentel. The methodology was descriptive, that aimed to describe how one could observe the violence issue represented in the narratives from the study of its several constitutive elements such as the construction of the characters, the focus, time and language. The theoretical foundation was based on authors studies such as Nilo Odalia (1983), Angel Pino (2007), Irme Salete Bonamigo (2008), Ana Maria Borges de Sousa (2002, 2010), Michel Maffesoli (1987), Regina Dalcastagnè (2008, 2012), among other authors dealing with the violence issue. The analysis allowed to observe that the focus occurs outside the exclusion of space, so that this focus does not allow a deeper understanding of the reality represented. The language in the most of the analyzed narratives shows the universe and the interest of middle class teenagers, and the books, generally, have well-defined exclusion areas for famale, poor, black and puerile characters. The white and middle class man has greater mobility through urban areas in most narratives. There is no role of black and poor young men destined to win. Thus, the violence issue is closely related to the aspect of representation of these characters and spaces, as representations of space do not support a more plural construction of reality and diversity because, in many instances, they are stereotyped, denying, this way, the reader, a richer and true perspective of life and society. It is noted, however, that the violence occurs not only in the world plan defined, but also in the literature, in its mode of construction of its own pathZappone, Mirian Hisae YaegashiDebus, Eliane Santana DiasCorsi, Margarida da SilveiraUniversidade Estadual de MaringáCentro de Ciências Humanas, Letras e ArtesPrograma de Pós-Graduação em LetrasSouza, Elaine Leonarczyk2023-02-22T17:52:17Z2023-02-22T17:52:17Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis174 f. : il. 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