A escravidão no Brasil colonial nos livros didáticos de 6ª série

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Oliveira, Claudinéia da Silva Vargas
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual de Maringá
Brasil
Programa de Pós-Graduação em História
UEM
Maringá, PR
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/2955
Resumo: Current essay analyzes how slavery and the Negro slave are represented in History school textbooks of the 2nd Form of the Junior High School, and investigate whether their ideas lead towards a specific type of reading on slavery during colonial times. Textbooks adopted by public government schools under the administration of the Education Nucleus of Cianorte PR Brazil were selected and surveyed. Analysis has been organized according to two main axes: the historiographic trajectory of slavery in Brazil during the colonial period and an analysis of how slavery and the Negro slave are represented in the selected school textbooks. The above aspects were based on the works of historians, with special reference to Caio Prado Júnior, Gilberto Freyre and Sérgio Buarque de Holanda, who analyzed Portuguese colonialism and slavery in Brazil and who were highly influential on contemporary Brazilian historiography. Current investigation shows changes in historiography. This is due to the fact that during the last decades historians shifted from the study of structural and long-duration history, such as slavery, to individuals, or the slaves themselves.
id UEM-10_1c704334f99635bb3094debeaf17efe7
oai_identifier_str oai:localhost:1/2955
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling A escravidão no Brasil colonial nos livros didáticos de 6ª sérieSlavery in Brazil colonial in school textbooks for 2nd form students of the high school.EscravidãoHistóriaPeríodo colonialEscravo negroLivro didáticoBrasil.Negro slavesSlaveryTextbookBrazil.Ciências HumanasHistóriaCurrent essay analyzes how slavery and the Negro slave are represented in History school textbooks of the 2nd Form of the Junior High School, and investigate whether their ideas lead towards a specific type of reading on slavery during colonial times. Textbooks adopted by public government schools under the administration of the Education Nucleus of Cianorte PR Brazil were selected and surveyed. Analysis has been organized according to two main axes: the historiographic trajectory of slavery in Brazil during the colonial period and an analysis of how slavery and the Negro slave are represented in the selected school textbooks. The above aspects were based on the works of historians, with special reference to Caio Prado Júnior, Gilberto Freyre and Sérgio Buarque de Holanda, who analyzed Portuguese colonialism and slavery in Brazil and who were highly influential on contemporary Brazilian historiography. Current investigation shows changes in historiography. This is due to the fact that during the last decades historians shifted from the study of structural and long-duration history, such as slavery, to individuals, or the slaves themselves.O presente trabalho tem por objetivo analisar como a escravidão e o escravo negro são representados nos livros didáticos de História, utilizados na sexta série do Ensino Fundamental, verificando como esses livros divulgam suas idéias, contribuindo para direcionar uma leitura específica sobre a escravidão colonial. Para tanto, foram realizados levantamentos e selecionados os livros mais utilizados nas escolas públicas subordinadas ao Núcleo de Ensino de Cianorte. O trabalho está organizado em torno de dois eixos principais, no primeiro deles apresentamos a trajetória historiográfica sobre a escravidão no Brasil no período colonial; no segundo apresentamos a análise de como a escravidão e o escravo negro, são representados nos manuais didáticos selecionados. Para abordarmos estes aspectos, recorremos a historiadores que analisaram a colonização portuguesa e a escravidão no Brasil, cumpre destacar Caio Prado Júnior, Gilberto Freyre, e Sérgio Buarque de Holanda, em razão da importância e da influência que exerceram sobre a historiografia brasileira contemporânea. O trabalho evidencia também mudanças que ocorreram na historiografia, pois, nas últimas décadas, os historiadores abandonaram o estudo da história estrutural e de longa duração, a exemplo da escravidão, e passam a se dedicar aos indivíduos, isto é, os escravos.130 fUniversidade Estadual de MaringáBrasilPrograma de Pós-Graduação em HistóriaUEMMaringá, PRCentro de Ciências Humanas, Letras e ArtesSezinando Luiz MenezesClaudinei Magno Magre Mendes - (UNESP)Célio Juvenal Costa - UEMOliveira, Claudinéia da Silva Vargas2018-04-13T16:21:00Z2018-04-13T16:21:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/2955porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2018-10-18T20:09:10Zoai:localhost:1/2955Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:56:02.512868Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv A escravidão no Brasil colonial nos livros didáticos de 6ª série
Slavery in Brazil colonial in school textbooks for 2nd form students of the high school.
title A escravidão no Brasil colonial nos livros didáticos de 6ª série
spellingShingle A escravidão no Brasil colonial nos livros didáticos de 6ª série
Oliveira, Claudinéia da Silva Vargas
Escravidão
História
Período colonial
Escravo negro
Livro didático
Brasil.
Negro slaves
Slavery
Textbook
Brazil.
Ciências Humanas
História
title_short A escravidão no Brasil colonial nos livros didáticos de 6ª série
title_full A escravidão no Brasil colonial nos livros didáticos de 6ª série
title_fullStr A escravidão no Brasil colonial nos livros didáticos de 6ª série
title_full_unstemmed A escravidão no Brasil colonial nos livros didáticos de 6ª série
title_sort A escravidão no Brasil colonial nos livros didáticos de 6ª série
author Oliveira, Claudinéia da Silva Vargas
author_facet Oliveira, Claudinéia da Silva Vargas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sezinando Luiz Menezes
Claudinei Magno Magre Mendes - (UNESP)
Célio Juvenal Costa - UEM
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Claudinéia da Silva Vargas
dc.subject.por.fl_str_mv Escravidão
História
Período colonial
Escravo negro
Livro didático
Brasil.
Negro slaves
Slavery
Textbook
Brazil.
Ciências Humanas
História
topic Escravidão
História
Período colonial
Escravo negro
Livro didático
Brasil.
Negro slaves
Slavery
Textbook
Brazil.
Ciências Humanas
História
description Current essay analyzes how slavery and the Negro slave are represented in History school textbooks of the 2nd Form of the Junior High School, and investigate whether their ideas lead towards a specific type of reading on slavery during colonial times. Textbooks adopted by public government schools under the administration of the Education Nucleus of Cianorte PR Brazil were selected and surveyed. Analysis has been organized according to two main axes: the historiographic trajectory of slavery in Brazil during the colonial period and an analysis of how slavery and the Negro slave are represented in the selected school textbooks. The above aspects were based on the works of historians, with special reference to Caio Prado Júnior, Gilberto Freyre and Sérgio Buarque de Holanda, who analyzed Portuguese colonialism and slavery in Brazil and who were highly influential on contemporary Brazilian historiography. Current investigation shows changes in historiography. This is due to the fact that during the last decades historians shifted from the study of structural and long-duration history, such as slavery, to individuals, or the slaves themselves.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2018-04-13T16:21:00Z
2018-04-13T16:21:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/2955
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/2955
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Brasil
Programa de Pós-Graduação em História
UEM
Maringá, PR
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Brasil
Programa de Pós-Graduação em História
UEM
Maringá, PR
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797150429198417920