A Revista Nova Escola e a construção de identidades do professor

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Beloti, Adriana
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual de Maringá
Programa de Pós-Graduação em Letras
Maringá, PR
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6394
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Pedro Luis Navarro Barbosa
id UEM-10_2b030797ab0e94533ccf3f3c38dd86b8
oai_identifier_str oai:localhost:1/6394
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling A Revista Nova Escola e a construção de identidades do professorFoucault, Michel, 1926-1984 - Análise do discursoFoucault, Michel, 1926-1984 - EnunciadoFoucault, Michel, 1926-1984 - SubjetivaçãoProfessor - Processos identitáriosProfessor - Identidade - Nova Escola - Revista401.41Linguística, Letras e ArtesLetrasOrientador: Prof. Dr. Pedro Luis Navarro BarbosaDissertação (mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2011RESUMO: Esta pesquisa parte do princípio de que, atualmente, os meios de comunicação e, consequentemente, de produção e circulação de efeitos de sentidos na sociedade se modificam, sendo a mídia um grande exemplo dessa superfície de práticas discursivas. Por isso, acreditamos ser impossível refletir sobre os processos identitários dos sujeitos sem considerar a mídia como um dos principais lugares de enunciação onde se encenam e se constroem representações e identidades sociais. Dessa forma, partimos da premissa de que o sujeito professor sofre excessivas influências e modificações, devido a fatores sociais, históricos e culturais. Somam-se a isso as relações de saber e poder, que influenciam diretamente a prática docente, imprimindo modos de ser e, portanto, construindo identidades para esse sujeito. Para a análise desse processo de produção identitária, tomamos como corpus de estudo a Revista Nova Escola, publicação pedagógica que já se consolidou no mercado editorial brasileiro, na medida em que circula desde 1986 e alcançou tiragens expressivas. Os enunciados materializados no arquivo que compomos evidenciam o quanto essa revista contribui para a construção de identidades do professor, ao estabelecer relações de saber e poder a respeito de como devem ser as práticas pedagógicas, construindo, a partir de seus enunciados, formas de subjetivação do sujeito professor. Nossas análises pautaram-se na perspectiva dos Estudos Culturais, em especial, nos trabalhos de Stuart Hall (2005) e Bauman (2001; 2005), acerca da chamada "crise de identidades" e das características da presente fase, considerada como a era da globalização e, ainda, como líquida; e nos trabalhos desenvolvidos pelo filósofo Michel Foucault (2007a, 2007b, 2009a, 2009b), destacadamente, nas noções de discurso, enunciado e processos de subjetivação. Por esse norte teórico, metodológico e analítico, que tem como principal fundamento a arqueogenealogia possibilitada pelos estudos foucaultianos, buscamos, através da descrição e da interpretação dos enunciados desse veículo midiático, compreender os processos de constituição identitária do sujeito professor nos discursos em circulação na Nova Escola, pois tomamos a produção de identidades como um fato de discursoABSTRACT: This research assumes that, currently, the means of communication and, consequently, production and circulation of effects of meanings in society are modified over the years, being the media a great example of where those discursive practices happen. Therefore, we believe it is impossible to reflect on the identity processes of the individuals without considering the media as one of the main places of enunciation where representations and social identities are staged and constructed. Thus, we start from the premise that the subject teacher undergoes excessive influences and changes due to social, historical and cultural factors. It must be added to this, the relations of knowledge and power, which influence the teaching practice directly, imprinting behaviors this way, therefore constructing identities for this individual. In order to analyze this process of identity production, we take as corpus of study the Nova Escola magazine, an educational publication that has already been consolidated in Brazilian publishing market, as it has been running since 1986 achieving significant numbers. The utterances materialized in the data we assembled show how this magazine contributes to the construction of teacher’s identities, establishing relationships of knowledge and power regarding how the teaching practices should be, building from its utterances, forms of subjectivity of the subject teacher. Our study is based on the perspective of Cultural Studies, in particular the work of Stuart Hall (2005) and Bauman (2001, 2005), regarding the "crisis of identity" as well as characteristics of the present phase, considered as the era of globalization, and also as liquid, and the work developed by the philosopher Michel Foucault (2007a, 2007b, 2009a, 2009b), prominently, the notions of speech, utterance and subjective processes. Through this theoretical, methodological and analytical support, which has as its main basis the archeogenealogy made possible by Foucault’s studies, we tried, through the description and interpretation of utterances of this media vehicle, understand the construction processes of the subject teacher identity in discourses present in Nova Escola magazine, once we take the production of identities as a fact of discourse163 f. : il., figs. color.Universidade Estadual de MaringáPrograma de Pós-Graduação em LetrasMaringá, PRCentro de Ciências Humanas, Letras e ArtesBarbosa, Pedro Luis NavarroMenegassi, Renilson JoséFernandes, Cleudemar AlvesBeloti, Adriana2022-02-16T14:21:52Z2022-02-16T14:21:52Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBELOTI, Adriana. A Revista Nova Escola e a construção de identidades do professor. 2011. 163 f. Dissertação (mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2011, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6394. Acesso em: 16 fev. 2022.http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6394info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2022-02-16T14:29:58Zoai:localhost:1/6394Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:59:23.321624Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv A Revista Nova Escola e a construção de identidades do professor
title A Revista Nova Escola e a construção de identidades do professor
spellingShingle A Revista Nova Escola e a construção de identidades do professor
Beloti, Adriana
Foucault, Michel, 1926-1984 - Análise do discurso
Foucault, Michel, 1926-1984 - Enunciado
Foucault, Michel, 1926-1984 - Subjetivação
Professor - Processos identitários
Professor - Identidade - Nova Escola - Revista
401.41
Linguística, Letras e Artes
Letras
title_short A Revista Nova Escola e a construção de identidades do professor
title_full A Revista Nova Escola e a construção de identidades do professor
title_fullStr A Revista Nova Escola e a construção de identidades do professor
title_full_unstemmed A Revista Nova Escola e a construção de identidades do professor
title_sort A Revista Nova Escola e a construção de identidades do professor
author Beloti, Adriana
author_facet Beloti, Adriana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbosa, Pedro Luis Navarro
Menegassi, Renilson José
Fernandes, Cleudemar Alves
dc.contributor.author.fl_str_mv Beloti, Adriana
dc.subject.por.fl_str_mv Foucault, Michel, 1926-1984 - Análise do discurso
Foucault, Michel, 1926-1984 - Enunciado
Foucault, Michel, 1926-1984 - Subjetivação
Professor - Processos identitários
Professor - Identidade - Nova Escola - Revista
401.41
Linguística, Letras e Artes
Letras
topic Foucault, Michel, 1926-1984 - Análise do discurso
Foucault, Michel, 1926-1984 - Enunciado
Foucault, Michel, 1926-1984 - Subjetivação
Professor - Processos identitários
Professor - Identidade - Nova Escola - Revista
401.41
Linguística, Letras e Artes
Letras
description Orientador: Prof. Dr. Pedro Luis Navarro Barbosa
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2022-02-16T14:21:52Z
2022-02-16T14:21:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BELOTI, Adriana. A Revista Nova Escola e a construção de identidades do professor. 2011. 163 f. Dissertação (mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2011, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6394. Acesso em: 16 fev. 2022.
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6394
identifier_str_mv BELOTI, Adriana. A Revista Nova Escola e a construção de identidades do professor. 2011. 163 f. Dissertação (mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2011, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6394. Acesso em: 16 fev. 2022.
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6394
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Programa de Pós-Graduação em Letras
Maringá, PR
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Programa de Pós-Graduação em Letras
Maringá, PR
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797150450406916096