Práticas de leitura na cibercultura e a formação do leitor crítico : fandom e transmidialidade na série Percy Jackson e os olimpianos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Koziel, Elenice
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual de Maringá
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Letras
UEM
Maringá, PR
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4279
Resumo: The contemporary reader has many technological resources that allow him to give a substantive response to reading. His skills for analysis and perception also involve understanding of other artistic-media content that converge in cyberspace. It is in the fandom - virtual communities of fans - that these responses appear more intense and creative way. Some of the creative responses of readers/fans - fanfictions, fan arts, fan films - as well as the critical answers posted as comments on virtual platforms which we have studied in this research. Thus, we reflect on the practices of reading among young people today, focusing on the fandom of Percy Jackson and the Olympians, by Rick Riordan, and we discuss the role of schools and the agents involved in readers education, especially readers of literary texts in cybercultural context. Researchers who study the socio-cultural changes resulting from the interaction of society with digital media, such as Pierre Lévy, Henry Jenkins and Brazilian André Lemos and Lucia Santaella are the major sources used throughout this research. When analyzing the performance of readers/fans in cyberspace, we find that the fandom becomes a reading mediation space one it provides interaction between the fans, creativity and critical thinking through the virtual environment, contributing to the formation critical readers.
id UEM-10_76c6aacc7543bd9c127cf042f47be6c2
oai_identifier_str oai:localhost:1/4279
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling Práticas de leitura na cibercultura e a formação do leitor crítico : fandom e transmidialidade na série Percy Jackson e os olimpianosFandom (Comunidades virtuais de fãs)CiberculturaLiteraturaFormação do leitorLiteratura e internetPercy Jackson e os olimpianosBrasil.FandomCybercultureLiteratureFormation critical readersPercy Jackson and the olympiansBrazil.Linguística, Letras e ArtesLetrasThe contemporary reader has many technological resources that allow him to give a substantive response to reading. His skills for analysis and perception also involve understanding of other artistic-media content that converge in cyberspace. It is in the fandom - virtual communities of fans - that these responses appear more intense and creative way. Some of the creative responses of readers/fans - fanfictions, fan arts, fan films - as well as the critical answers posted as comments on virtual platforms which we have studied in this research. Thus, we reflect on the practices of reading among young people today, focusing on the fandom of Percy Jackson and the Olympians, by Rick Riordan, and we discuss the role of schools and the agents involved in readers education, especially readers of literary texts in cybercultural context. Researchers who study the socio-cultural changes resulting from the interaction of society with digital media, such as Pierre Lévy, Henry Jenkins and Brazilian André Lemos and Lucia Santaella are the major sources used throughout this research. When analyzing the performance of readers/fans in cyberspace, we find that the fandom becomes a reading mediation space one it provides interaction between the fans, creativity and critical thinking through the virtual environment, contributing to the formation critical readers.O leitor contemporâneo tem à sua disposição uma série de recursos tecnológicos que permitem dar uma resposta material à leitura. Sua capacidade de análise e percepção envolve também a compreensão de outros conteúdos artístico-midiáticos que convergem no ciberespaço. É no fandom - comunidades virtuais de fãs - que essas respostas aparecem de forma mais intensa e criativa. São algumas dessas respostas criativas dos leitores/fãs - fanfictions, fan arts, fan films -, bem como as repostas críticas em forma de comentários postados nas plataformas virtuais que estudamos nessa dissertação. Assim, refletimos sobre as práticas de leitura entre os jovens da atualidade, tendo como foco o fandom da série Percy Jackson e os olimpianos, de Rick Riordan, e discutimos o papel da escola e dos agentes envolvidos no processo de formação de leitores, sobretudo leitores de textos literários, no contexto cibercultural. Estudiosos que pesquisam as transformações socioculturais resultantes da interação da sociedade com os meios de comunicação digitais, tais como Pierre Lévy, Henry Jenkins e os brasileiros André Lemos e Lucia Santaella são as principais fontes utilizadas ao longo desta pesquisa. Ao analisarmos a atuação dos leitores/fãs no ciberespaço, constatamos que o fandom, ao propiciar a interação entre os fãs, a criatividade e a reflexão crítica, através do ambiente virtual, torna-se um espaço de mediação de leitura, contribuindo para a formação de leitores críticos.101 fUniversidade Estadual de MaringáBrasilPrograma de Pós-Graduação em LetrasUEMMaringá, PRCentro de Ciências Humanas, Letras e ArtesMárcio Roberto do PradoVera Helena Gomes Wielewicki - UEMJaime dos Reis Sant'Anna - UELKoziel, Elenice2018-04-18T19:32:28Z2018-04-18T19:32:28Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4279porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2018-04-18T19:32:28Zoai:localhost:1/4279Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:57:26.055557Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de leitura na cibercultura e a formação do leitor crítico : fandom e transmidialidade na série Percy Jackson e os olimpianos
title Práticas de leitura na cibercultura e a formação do leitor crítico : fandom e transmidialidade na série Percy Jackson e os olimpianos
spellingShingle Práticas de leitura na cibercultura e a formação do leitor crítico : fandom e transmidialidade na série Percy Jackson e os olimpianos
Koziel, Elenice
Fandom (Comunidades virtuais de fãs)
Cibercultura
Literatura
Formação do leitor
Literatura e internet
Percy Jackson e os olimpianos
Brasil.
Fandom
Cyberculture
Literature
Formation critical readers
Percy Jackson and the olympians
Brazil.
Linguística, Letras e Artes
Letras
title_short Práticas de leitura na cibercultura e a formação do leitor crítico : fandom e transmidialidade na série Percy Jackson e os olimpianos
title_full Práticas de leitura na cibercultura e a formação do leitor crítico : fandom e transmidialidade na série Percy Jackson e os olimpianos
title_fullStr Práticas de leitura na cibercultura e a formação do leitor crítico : fandom e transmidialidade na série Percy Jackson e os olimpianos
title_full_unstemmed Práticas de leitura na cibercultura e a formação do leitor crítico : fandom e transmidialidade na série Percy Jackson e os olimpianos
title_sort Práticas de leitura na cibercultura e a formação do leitor crítico : fandom e transmidialidade na série Percy Jackson e os olimpianos
author Koziel, Elenice
author_facet Koziel, Elenice
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Márcio Roberto do Prado
Vera Helena Gomes Wielewicki - UEM
Jaime dos Reis Sant'Anna - UEL
dc.contributor.author.fl_str_mv Koziel, Elenice
dc.subject.por.fl_str_mv Fandom (Comunidades virtuais de fãs)
Cibercultura
Literatura
Formação do leitor
Literatura e internet
Percy Jackson e os olimpianos
Brasil.
Fandom
Cyberculture
Literature
Formation critical readers
Percy Jackson and the olympians
Brazil.
Linguística, Letras e Artes
Letras
topic Fandom (Comunidades virtuais de fãs)
Cibercultura
Literatura
Formação do leitor
Literatura e internet
Percy Jackson e os olimpianos
Brasil.
Fandom
Cyberculture
Literature
Formation critical readers
Percy Jackson and the olympians
Brazil.
Linguística, Letras e Artes
Letras
description The contemporary reader has many technological resources that allow him to give a substantive response to reading. His skills for analysis and perception also involve understanding of other artistic-media content that converge in cyberspace. It is in the fandom - virtual communities of fans - that these responses appear more intense and creative way. Some of the creative responses of readers/fans - fanfictions, fan arts, fan films - as well as the critical answers posted as comments on virtual platforms which we have studied in this research. Thus, we reflect on the practices of reading among young people today, focusing on the fandom of Percy Jackson and the Olympians, by Rick Riordan, and we discuss the role of schools and the agents involved in readers education, especially readers of literary texts in cybercultural context. Researchers who study the socio-cultural changes resulting from the interaction of society with digital media, such as Pierre Lévy, Henry Jenkins and Brazilian André Lemos and Lucia Santaella are the major sources used throughout this research. When analyzing the performance of readers/fans in cyberspace, we find that the fandom becomes a reading mediation space one it provides interaction between the fans, creativity and critical thinking through the virtual environment, contributing to the formation critical readers.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2018-04-18T19:32:28Z
2018-04-18T19:32:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4279
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4279
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Letras
UEM
Maringá, PR
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Letras
UEM
Maringá, PR
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801841514594172928