A recontextualização da modelagem matemática na prática pedagógica nos anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Teodoro, Flavia Pollyany
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual de Maringá
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática
Maringá, PR
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5803
Resumo: Orientador: Profª. Drª. Lilian Akemi Kato
id UEM-10_908ef2b97f2bcd5f5cae95bbae509d8a
oai_identifier_str oai:localhost:1/5803
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling A recontextualização da modelagem matemática na prática pedagógica nos anos iniciaisModelagem matemática - Formação de professores - Anos iniciaisRecontextualização pedagógica510.71Ciências Exatas e da TerraMatemáticaOrientador: Profª. Drª. Lilian Akemi KatoDissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2018RESUMO: Este estudo teve por objetivo investigar a recontextualização pedagógica da Modelagem Matemática de professores dos anos iniciais na prática pedagógica, após vivenciarem uma formação em Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática. Para tanto, buscamos subsídios na Teoria dos Códigos de Bernstein (1996, 1998, 2000) que fundamenta-se na estruturação social do discurso pedagógico e suas formas de transmissão e aquisição possibilitadas nesse processo. Este estudo de natureza qualitativa, abarcou o contexto do curso de extensão e as aulas de Matemática de três professoras, sujeitos da pesquisa. Os dados referentes à pesquisa foram coletados por meio da observação, com registros em áudio e vídeo e entrevistas com as professoras. Para a descrição e interpretação dos dados foram organizadas categorias oriundas do processo de recontextualização da Modelagem pelas professoras na prática pedagógica segundo alguns encaminhamentos da Modelagem, são elas: escolha do tema, problematização do tema, matematização e socialização. As interpretações dessas categorias sugerem que as professoras recontextualizaram a Modelagem vivenciada no curso de extensão para a sala de aula, por meio de similaridades e diferenças no processo de formação, reveladas nas emergências de três aspectos recontextualizadores: i) experiência com a formação em Modelagem; ii) vivência da própria prática e iii) especificidade dos anos iniciais, que foram regulados por regras na comunicação da prática pedagógica. Estes aspectos foram manifestados por diferentes combinações, ao relacionarem-se na recontextualização da Modelagem na prática pedagógicaABSTRACT: This article aimed to investigate the educational recontextualization of Mathematical Modeling with teachers in their early years of practice, after studying Mathematical Modeling from the perspective of Mathematics Education. The research was founded on Bernstein’s Theory of Codes (1996, 1998, 2000), which is based on the social structuring of the pedagogic discourse and its methods of transmission and acquisition made possible in this process. This study of qualitative nature dealt with the context of the university extension programs and the Mathematics classes of three different teachers participating in the research. The data were collected through observation of these teachers with audio and video records and interviews with them. For the purpose of interpretation and description, the data were organized in categories deriving from the recontextualization process of Modeling by these teachers in their educational activities, according to some of the elements of Modeling, which were: determining the subject, its problematization, mathematization, and socialization. The interpretation of these categories suggest that the teachers recontextualized the notion of Modeling present in the extension program to the classroom, through similarities and differences in the education process, revealed upon reflecting on three recontextualizing aspects: i) experience with Modeling education; ii) experience with own practice; iii) specificity in the early years, which were regulated by rules of communication in Teaching. These aspects were expressed by different combinations, in their relations in the recontextualization of Modeling in Teaching169 f. : il. (algumas color.).Universidade Estadual de MaringáPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a MatemáticaMaringá, PRCentro de Ciências ExatasKato, Lilian AkemiOliveira, Andréia Maria Pereira deProença, Marcelo Carlos deTeodoro, Flavia Pollyany2021-11-10T13:07:41Z2021-11-10T13:07:41Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfTEODORO, Flavia Pollyany. A recontextualização da modelagem matemática na prática pedagógica nos anos iniciais. 2018. 169 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2018, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5803. Acesso em: 10 nov. 2021.http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5803info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2021-11-10T13:22:27Zoai:localhost:1/5803Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:59:13.621565Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv A recontextualização da modelagem matemática na prática pedagógica nos anos iniciais
title A recontextualização da modelagem matemática na prática pedagógica nos anos iniciais
spellingShingle A recontextualização da modelagem matemática na prática pedagógica nos anos iniciais
Teodoro, Flavia Pollyany
Modelagem matemática - Formação de professores - Anos iniciais
Recontextualização pedagógica
510.71
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
title_short A recontextualização da modelagem matemática na prática pedagógica nos anos iniciais
title_full A recontextualização da modelagem matemática na prática pedagógica nos anos iniciais
title_fullStr A recontextualização da modelagem matemática na prática pedagógica nos anos iniciais
title_full_unstemmed A recontextualização da modelagem matemática na prática pedagógica nos anos iniciais
title_sort A recontextualização da modelagem matemática na prática pedagógica nos anos iniciais
author Teodoro, Flavia Pollyany
author_facet Teodoro, Flavia Pollyany
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kato, Lilian Akemi
Oliveira, Andréia Maria Pereira de
Proença, Marcelo Carlos de
dc.contributor.author.fl_str_mv Teodoro, Flavia Pollyany
dc.subject.por.fl_str_mv Modelagem matemática - Formação de professores - Anos iniciais
Recontextualização pedagógica
510.71
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
topic Modelagem matemática - Formação de professores - Anos iniciais
Recontextualização pedagógica
510.71
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
description Orientador: Profª. Drª. Lilian Akemi Kato
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2021-11-10T13:07:41Z
2021-11-10T13:07:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TEODORO, Flavia Pollyany. A recontextualização da modelagem matemática na prática pedagógica nos anos iniciais. 2018. 169 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2018, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5803. Acesso em: 10 nov. 2021.
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5803
identifier_str_mv TEODORO, Flavia Pollyany. A recontextualização da modelagem matemática na prática pedagógica nos anos iniciais. 2018. 169 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2018, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5803. Acesso em: 10 nov. 2021.
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5803
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática
Maringá, PR
Centro de Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática
Maringá, PR
Centro de Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797150449229365248