Lei de Hooke e conservação de energia : uma proposta experimental aplicada ao primeiro ano do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Nitsche, Felipe Endo Arruda
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual de Maringá
Departamento de Física
Programa de Pós-Graduação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF)
Maringá, PR
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
507
Link de acesso: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5903
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Paulo Ricardo Garcia Fernandes
id UEM-10_a34c67d8b9ac455ed051088643438ec1
oai_identifier_str oai:localhost:1/5903
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling Lei de Hooke e conservação de energia : uma proposta experimental aplicada ao primeiro ano do ensino médioLei de HookeConservação de energiaAprendizagem significativa507Ciências Exatas e da TerraFísicaOrientador: Prof. Dr. Paulo Ricardo Garcia FernandesDissertação (mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual de Maringá, 2019RESUMO: No Ensino Médio, temos a percepção de que a lei de Hooke e a conservação da energia mecânica, quando abordadas na componente curricular de Física, ainda são temas pouco explorados e/ou com mínima compreensão dos estudantes. A inexistência de estratégias didáticas estimuladoras e a falta de recursos materiais para as atividades práticas nas escolas são apontadas como alguns dos principais fatores que acentuam o desconhecimento e a incompreensão dos alunos a respeito da lei de Hooke e da conservação da energia mecânica. Um dos objetivos deste trabalho de mestrado foi instigar os estudantes a respeito desse princípio de conservação a partir de experimentos que foram realizados utilizando os kits de laboratório de Física disponibilizados pelo Ministério da Educação às escolas públicas do estado do Paraná. A sequência didática contém atividades experimentais com cinco experimentos envolvendo o sistema massa mola e a conservação de energia mecânica utilizando materiais já existentes na escola. Os resultados experimentais foram analisados por meio da perspectiva da Teoria de D. Ausubel relacionada a uma aprendizagem significativa. A sequência didática foi aplicada aos alunos da Primeira Série do Ensino Médio na qual realizaram medidas estáticas e dinâmicas com molas buscando, inicialmente, a determinação da constante elástica das mesmas a partir de análises gráficas. Posteriormente, se buscou a correlação dos resultados experimentais com o conceito de conservação de energia mecânica. Como resultados, pode se constatar que os estudantes conseguem assimilar os conceitos físicos abordados com maior facilidade quando estes são desenvolvidos de forma prática com uso de materiais simples e presentes no cotidiano, tais como, as molas helicoidais. Em contrapartida é perceptível a grande dificuldade dos alunos com a manipulação de gráficos e a interpretação física dos parâmetros envolvidos. Percebemos, portanto, a urgente e necessária atuação interdisciplinar entre a Física e a Matemática, colocando a leitura, interpretação de gráficos, manipulação de escalas e uso de funções matemáticas em resultados experimentais de atividades práticas de Física como principais desafios a serem superados.ABSTRACT: In high school, the perception of the Hooke's law and the conservation of mechanical energy, when approached on the curricular component of physics, are still less explored themes and/or with minimal comprehension by the students. The nonexistent stimulating didactic strategies and the lack of material resources for the practical activities on the schools are some of the mentioned factors that stress the ignorance and the lack of comprehension of the students on the Hooke's law of conservation of mechanical energy. One of the objectives of this Master’s degree work was to instigate students on the matter of these principles of conservation carrying out experiments using the physics lab kits that were available on the public schools of Paraná, given by the ministry of education. The didactic sequence includes experimental activities with five experiments, involving spring mass system and the conservation of mechanical energy using already existent materials at schools. The experimental results were analyzed thru the perspective of the D. Ausubel’s theory, related a meaningful learning. The Didactic sequence was applied on the first year of high school, in which they take static and dynamic measurements with coils, searching initially to establish the elastic constant from graph analysis. After that, search the correlation of the experimental results with the concept of mechanical energy conservation. As a result, we can perceive that the students achieve an easy assimilation of the physics concepts, when they have developed in a practical way using simple materials of the everyday life, such as coil springs. On the other hand, is clear the students’ struggle on manipulating the graphs and interpreting the physical parameters involved. We see, however, the urgent and necessary cross disciplinary interaction between Physics and Mathematics, presenting as a focus mater the Reading, graph interpretation, scale manipulation and the use of mathematical functions on the results of experiments of practical activities on the Physics discipline as main challenges to overcome.xxvii, 267 f.: il. color., figs., tabs.Universidade Estadual de MaringáDepartamento de FísicaPrograma de Pós-Graduação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF)Maringá, PRCentro de Ciências ExatasFernandes, Paulo Ricardo GarciaBatista, Michel CorciMukai, HatsumiNitsche, Felipe Endo Arruda2020-09-29T11:55:53Z2020-09-29T11:55:53Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNITSCHE, Felipe Endo Arruda. Lei de Hooke e conservação de energia: uma proposta experimental aplicada ao primeiro ano do ensino médio. 2019. xxvii, 267 f.: il. color., figs., tabs. Dissertação (mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual de Maringá, 2019, Maringá, PR.http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5903info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2020-09-29T11:59:57Zoai:localhost:1/5903Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:58:56.923806Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Lei de Hooke e conservação de energia : uma proposta experimental aplicada ao primeiro ano do ensino médio
title Lei de Hooke e conservação de energia : uma proposta experimental aplicada ao primeiro ano do ensino médio
spellingShingle Lei de Hooke e conservação de energia : uma proposta experimental aplicada ao primeiro ano do ensino médio
Nitsche, Felipe Endo Arruda
Lei de Hooke
Conservação de energia
Aprendizagem significativa
507
Ciências Exatas e da Terra
Física
title_short Lei de Hooke e conservação de energia : uma proposta experimental aplicada ao primeiro ano do ensino médio
title_full Lei de Hooke e conservação de energia : uma proposta experimental aplicada ao primeiro ano do ensino médio
title_fullStr Lei de Hooke e conservação de energia : uma proposta experimental aplicada ao primeiro ano do ensino médio
title_full_unstemmed Lei de Hooke e conservação de energia : uma proposta experimental aplicada ao primeiro ano do ensino médio
title_sort Lei de Hooke e conservação de energia : uma proposta experimental aplicada ao primeiro ano do ensino médio
author Nitsche, Felipe Endo Arruda
author_facet Nitsche, Felipe Endo Arruda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandes, Paulo Ricardo Garcia
Batista, Michel Corci
Mukai, Hatsumi
dc.contributor.author.fl_str_mv Nitsche, Felipe Endo Arruda
dc.subject.por.fl_str_mv Lei de Hooke
Conservação de energia
Aprendizagem significativa
507
Ciências Exatas e da Terra
Física
topic Lei de Hooke
Conservação de energia
Aprendizagem significativa
507
Ciências Exatas e da Terra
Física
description Orientador: Prof. Dr. Paulo Ricardo Garcia Fernandes
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-09-29T11:55:53Z
2020-09-29T11:55:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NITSCHE, Felipe Endo Arruda. Lei de Hooke e conservação de energia: uma proposta experimental aplicada ao primeiro ano do ensino médio. 2019. xxvii, 267 f.: il. color., figs., tabs. Dissertação (mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual de Maringá, 2019, Maringá, PR.
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5903
identifier_str_mv NITSCHE, Felipe Endo Arruda. Lei de Hooke e conservação de energia: uma proposta experimental aplicada ao primeiro ano do ensino médio. 2019. xxvii, 267 f.: il. color., figs., tabs. Dissertação (mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual de Maringá, 2019, Maringá, PR.
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5903
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Departamento de Física
Programa de Pós-Graduação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF)
Maringá, PR
Centro de Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Departamento de Física
Programa de Pós-Graduação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF)
Maringá, PR
Centro de Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797150447473000448