Desenvolvimento de um calorímetro utilizando uma placa de prototipagem eletrônica de hardware livre para o ensino de física

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Barbosa, Rafael Rodrigues
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual de Maringá
Brasil
Departamento de Física
Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF)
UEM
Maringá, PR
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3867
Resumo: It can be inferred that the Physics teaching in Brazil in high school has been being processed in an unconnected way to the science and technology production, in other words, favoring techniques of resolutions of exercises and formulae memorization. This traditional approach enhances the lack of interest by the student moving him or her away from the fields of basic science and engineering. The contribution of this study aimed to awake the scientific curiosity and the students? creativity, by means of the discovery and the meaningful learning. In order to do so, students from the second grade of high school developed a project in which it was used a free electronic hardware prototyping board. In this experiment, the students themselves developed a prototype of a calorimeter. So that the students could reproduce the study, tutorials were prepared based on the learning theory of David Ausubel and the theory of Vygotsky. The implementation of the experiment was by means of the project methodology and the learning assessment, by means of concept mappings. The calorimeter associated with a software of data acquisition made possible the study of the calorimetry. The results corroborated to the applicability of the methodology in the high school, showing itself to be of great potential in both the experimental dimension and in the contribution to the meaningful learning.
id UEM-10_c88bb7ae456e0087996702b488052ca7
oai_identifier_str oai:localhost:1/3867
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling Desenvolvimento de um calorímetro utilizando uma placa de prototipagem eletrônica de hardware livre para o ensino de físicaDevelopment of a calorimeter using a free electronic hardware prototyping board for the physics teachingEnsino de físicaAprendizagem significativaProtótipos - EngenhariaCiências Exatas e da TerraFísicaIt can be inferred that the Physics teaching in Brazil in high school has been being processed in an unconnected way to the science and technology production, in other words, favoring techniques of resolutions of exercises and formulae memorization. This traditional approach enhances the lack of interest by the student moving him or her away from the fields of basic science and engineering. The contribution of this study aimed to awake the scientific curiosity and the students? creativity, by means of the discovery and the meaningful learning. In order to do so, students from the second grade of high school developed a project in which it was used a free electronic hardware prototyping board. In this experiment, the students themselves developed a prototype of a calorimeter. So that the students could reproduce the study, tutorials were prepared based on the learning theory of David Ausubel and the theory of Vygotsky. The implementation of the experiment was by means of the project methodology and the learning assessment, by means of concept mappings. The calorimeter associated with a software of data acquisition made possible the study of the calorimetry. The results corroborated to the applicability of the methodology in the high school, showing itself to be of great potential in both the experimental dimension and in the contribution to the meaningful learning.Pode-se afirmar que o ensino de Física no Brasil em nível médio vem se processando de forma alheia à produção da ciência e tecnologia, ou seja, privilegiando técnicas de resoluções de exercícios e memorização de fórmulas. Essa abordagem tradicional acentua o desinteresse pelo discente afastando-o das áreas da ciência básica e engenharia. A contribuição desse trabalho visou despertar a curiosidade científica e a criatividade nos estudantes, por meio da descoberta e da aprendizagem significativa. Para isso, alunos do segundo ano do ensino médio desenvolveram um projeto no qual foi utilizada uma placa de prototipagem eletrônica de hardware livre. Neste experimento, os próprios alunos desenvolveram o protótipo de um calorímetro. Para que os alunos pudessem reproduzir o trabalho, tutoriais foram preparados baseados na teoria de aprendizagem de David Ausubel e na teoria de Vygotsky. A aplicação do experimento foi por meio da metodologia de projetos e a avaliação da aprendizagem, por meio de mapas conceituais. O calorímetro associado à um software de aquisição de dados tornou possível o estudo da calorimetria. Os resultados corroboraram para aplicabilidade da metodologia no ensino médio, mostrando-se um grande potencial tanto nas medidas experimentais como na contribuição da aprendizagem significativa.125 fUniversidade Estadual de MaringáBrasilDepartamento de FísicaMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF)UEMMaringá, PRCentro de Ciências ExatasJusmar Valentin BelliniFabrício Tronco Dalmolin - UTFPRMauricio Antonio Custodio de Melo - UEMBarbosa, Rafael Rodrigues2018-04-17T17:51:08Z2018-04-17T17:51:08Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3867porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2019-08-27T17:02:36Zoai:localhost:1/3867Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:57:01.399571Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de um calorímetro utilizando uma placa de prototipagem eletrônica de hardware livre para o ensino de física
Development of a calorimeter using a free electronic hardware prototyping board for the physics teaching
title Desenvolvimento de um calorímetro utilizando uma placa de prototipagem eletrônica de hardware livre para o ensino de física
spellingShingle Desenvolvimento de um calorímetro utilizando uma placa de prototipagem eletrônica de hardware livre para o ensino de física
Barbosa, Rafael Rodrigues
Ensino de física
Aprendizagem significativa
Protótipos - Engenharia
Ciências Exatas e da Terra
Física
title_short Desenvolvimento de um calorímetro utilizando uma placa de prototipagem eletrônica de hardware livre para o ensino de física
title_full Desenvolvimento de um calorímetro utilizando uma placa de prototipagem eletrônica de hardware livre para o ensino de física
title_fullStr Desenvolvimento de um calorímetro utilizando uma placa de prototipagem eletrônica de hardware livre para o ensino de física
title_full_unstemmed Desenvolvimento de um calorímetro utilizando uma placa de prototipagem eletrônica de hardware livre para o ensino de física
title_sort Desenvolvimento de um calorímetro utilizando uma placa de prototipagem eletrônica de hardware livre para o ensino de física
author Barbosa, Rafael Rodrigues
author_facet Barbosa, Rafael Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Jusmar Valentin Bellini
Fabrício Tronco Dalmolin - UTFPR
Mauricio Antonio Custodio de Melo - UEM
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Rafael Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Aprendizagem significativa
Protótipos - Engenharia
Ciências Exatas e da Terra
Física
topic Ensino de física
Aprendizagem significativa
Protótipos - Engenharia
Ciências Exatas e da Terra
Física
description It can be inferred that the Physics teaching in Brazil in high school has been being processed in an unconnected way to the science and technology production, in other words, favoring techniques of resolutions of exercises and formulae memorization. This traditional approach enhances the lack of interest by the student moving him or her away from the fields of basic science and engineering. The contribution of this study aimed to awake the scientific curiosity and the students? creativity, by means of the discovery and the meaningful learning. In order to do so, students from the second grade of high school developed a project in which it was used a free electronic hardware prototyping board. In this experiment, the students themselves developed a prototype of a calorimeter. So that the students could reproduce the study, tutorials were prepared based on the learning theory of David Ausubel and the theory of Vygotsky. The implementation of the experiment was by means of the project methodology and the learning assessment, by means of concept mappings. The calorimeter associated with a software of data acquisition made possible the study of the calorimetry. The results corroborated to the applicability of the methodology in the high school, showing itself to be of great potential in both the experimental dimension and in the contribution to the meaningful learning.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2018-04-17T17:51:08Z
2018-04-17T17:51:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3867
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3867
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Brasil
Departamento de Física
Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF)
UEM
Maringá, PR
Centro de Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Brasil
Departamento de Física
Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF)
UEM
Maringá, PR
Centro de Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797150435610460160