Contribuições de um curso de formação continuada em metodologias ativas para a constituição de uma trajetória formativa reflexiva de professores de física do Núcleo Regional de Educação de Maringá

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Martins, André Dias
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6787
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Michel Corci Batista.
id UEM-10_c9aef8634ff70300ea67c619d8a4b827
oai_identifier_str oai:localhost:1/6787
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling Contribuições de um curso de formação continuada em metodologias ativas para a constituição de uma trajetória formativa reflexiva de professores de física do Núcleo Regional de Educação de MaringáFormação continuadaMetodologias ativas de ensinoFísica530.07Orientador: Prof. Dr. Michel Corci Batista.Coorientador: Prof. Dr. Ricardo Francisco Pereira.Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2022.A formação continuada de professores transformou-se em uma temática fundamental na atualidade, existindo um consenso entre professores e equipe pedagógica que independente da área de atuação docente, o convite a uma reflexão diária no que tange às novas formas de ensinar para o exercício da prática docente aconteça. A problemática que direciona esta pesquisa versa sobre o seguinte questionamento: Como as metodologias ativas contribuem para a formação continuada de professores de Física do ensino médio? Considerando tal inquietação, o objetivo desta pesquisa centrou-se em analisar como um curso de formação continuada sobre metodologias ativas contribui para a prática docente de professores de Física do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Maringá-PR. Nosso trabalho insere-se no campo das pesquisas qualitativas, no qual, para constituir nosso corpus foi necessário a utilização de um diário de campo do pesquisador, gravações de áudios e todos os documentos produzidos pelos sujeitos durante o processo de pesquisa. Para a análise nos guiamos pelo método dedutivo, para isso utilizamos o processo de Análise de Conteúdo estabelecendo categorias a priori. Nossos resultados revelam que os professores ao final do processo de formação apresentaram mudanças nos seus discursos, alguns atingindo o discurso reflexivo, o que entendemos como positivo no processo de formação continuada dos professores. Entendemos ainda, que é importante para os profissionais da educação realizarem suas práticas tomando como referencial um embasamento teórico, reflexivo e com espírito investigativo, gerando tanto para os professores, quanto aos alunos, um rol de conhecimentos construídos, tornando-os protagonistas de sua própria trajetória formativa e profissional.Continuing teacher education has become a fundamental theme nowadays, with a consensus between teachers and pedagogical staff that, regardless of the teaching area, the invitation to a daily reflection regarding the new ways of teaching for the exercise of practice teacher happen. The problem that guides this research is about the following question: How do active methodologies contribute to the continuing education of high school Physics teachers? Considering this concern, the objective of this research focused on analyzing how a continuing education course on active methodologies contributes to the teaching practice of Physics teachers at the Regional Education Center (NRE) in Maringá-PR. Our work is part of the field of qualitative research, in which, to constitute our corpus, it was necessary to use a researcher's field diary, audio recordings and all documents produced by the subjects during the research process. For the analysis, we were guided by the deductive method, for that we used the Content Analysis process, establishing a priori categories. Our results reveal that teachers at the end of the training process presented changes in their speeches, some reaching the reflective speech, which we understand as positive in the process of continuing teacher training. We also understand that it is important for education professionals to carry out their practices taking as a reference a theoretical, reflective and investigative spirit, generating both for teachers and students, a list of constructed knowledge, making them protagonists of their own educational and professional trajectory.Batista, Michel CorciPereira, Ricardo FranciscoFusinato, Polonia AltoéGomes, Luciano CarvalhaisSilva, Lucieli Maria Trivizoli daRodrigues, ElaineGomes, Ederson CarlosUniversidade Estadual de MaringáCentro de Ciências ExatasDepartamento de CiênciasPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a MatemáticaMartins, André Dias2022-08-19T18:43:32Z2022-08-19T18:43:32Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis121 f. : il. color., figs., tabs.application/pdfhttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6787porreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-19T18:43:32Zoai:localhost:1/6787Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:59:43.393584Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições de um curso de formação continuada em metodologias ativas para a constituição de uma trajetória formativa reflexiva de professores de física do Núcleo Regional de Educação de Maringá
title Contribuições de um curso de formação continuada em metodologias ativas para a constituição de uma trajetória formativa reflexiva de professores de física do Núcleo Regional de Educação de Maringá
spellingShingle Contribuições de um curso de formação continuada em metodologias ativas para a constituição de uma trajetória formativa reflexiva de professores de física do Núcleo Regional de Educação de Maringá
Martins, André Dias
Formação continuada
Metodologias ativas de ensino
Física
530.07
title_short Contribuições de um curso de formação continuada em metodologias ativas para a constituição de uma trajetória formativa reflexiva de professores de física do Núcleo Regional de Educação de Maringá
title_full Contribuições de um curso de formação continuada em metodologias ativas para a constituição de uma trajetória formativa reflexiva de professores de física do Núcleo Regional de Educação de Maringá
title_fullStr Contribuições de um curso de formação continuada em metodologias ativas para a constituição de uma trajetória formativa reflexiva de professores de física do Núcleo Regional de Educação de Maringá
title_full_unstemmed Contribuições de um curso de formação continuada em metodologias ativas para a constituição de uma trajetória formativa reflexiva de professores de física do Núcleo Regional de Educação de Maringá
title_sort Contribuições de um curso de formação continuada em metodologias ativas para a constituição de uma trajetória formativa reflexiva de professores de física do Núcleo Regional de Educação de Maringá
author Martins, André Dias
author_facet Martins, André Dias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Batista, Michel Corci
Pereira, Ricardo Francisco
Fusinato, Polonia Altoé
Gomes, Luciano Carvalhais
Silva, Lucieli Maria Trivizoli da
Rodrigues, Elaine
Gomes, Ederson Carlos
Universidade Estadual de Maringá
Centro de Ciências Exatas
Departamento de Ciências
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, André Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada
Metodologias ativas de ensino
Física
530.07
topic Formação continuada
Metodologias ativas de ensino
Física
530.07
description Orientador: Prof. Dr. Michel Corci Batista.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-19T18:43:32Z
2022-08-19T18:43:32Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6787
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6787
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 121 f. : il. color., figs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801841532136849408