Contribuições de um curso de formação continuada em metodologias ativas para a constituição de uma trajetória formativa reflexiva de professores de física do Núcleo Regional de Educação de Maringá
Ano de defesa: | 2022 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6787 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Michel Corci Batista. |
id |
UEM-10_c9aef8634ff70300ea67c619d8a4b827 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/6787 |
network_acronym_str |
UEM-10 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
repository_id_str |
|
spelling |
Contribuições de um curso de formação continuada em metodologias ativas para a constituição de uma trajetória formativa reflexiva de professores de física do Núcleo Regional de Educação de MaringáFormação continuadaMetodologias ativas de ensinoFísica530.07Orientador: Prof. Dr. Michel Corci Batista.Coorientador: Prof. Dr. Ricardo Francisco Pereira.Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2022.A formação continuada de professores transformou-se em uma temática fundamental na atualidade, existindo um consenso entre professores e equipe pedagógica que independente da área de atuação docente, o convite a uma reflexão diária no que tange às novas formas de ensinar para o exercício da prática docente aconteça. A problemática que direciona esta pesquisa versa sobre o seguinte questionamento: Como as metodologias ativas contribuem para a formação continuada de professores de Física do ensino médio? Considerando tal inquietação, o objetivo desta pesquisa centrou-se em analisar como um curso de formação continuada sobre metodologias ativas contribui para a prática docente de professores de Física do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Maringá-PR. Nosso trabalho insere-se no campo das pesquisas qualitativas, no qual, para constituir nosso corpus foi necessário a utilização de um diário de campo do pesquisador, gravações de áudios e todos os documentos produzidos pelos sujeitos durante o processo de pesquisa. Para a análise nos guiamos pelo método dedutivo, para isso utilizamos o processo de Análise de Conteúdo estabelecendo categorias a priori. Nossos resultados revelam que os professores ao final do processo de formação apresentaram mudanças nos seus discursos, alguns atingindo o discurso reflexivo, o que entendemos como positivo no processo de formação continuada dos professores. Entendemos ainda, que é importante para os profissionais da educação realizarem suas práticas tomando como referencial um embasamento teórico, reflexivo e com espírito investigativo, gerando tanto para os professores, quanto aos alunos, um rol de conhecimentos construídos, tornando-os protagonistas de sua própria trajetória formativa e profissional.Continuing teacher education has become a fundamental theme nowadays, with a consensus between teachers and pedagogical staff that, regardless of the teaching area, the invitation to a daily reflection regarding the new ways of teaching for the exercise of practice teacher happen. The problem that guides this research is about the following question: How do active methodologies contribute to the continuing education of high school Physics teachers? Considering this concern, the objective of this research focused on analyzing how a continuing education course on active methodologies contributes to the teaching practice of Physics teachers at the Regional Education Center (NRE) in Maringá-PR. Our work is part of the field of qualitative research, in which, to constitute our corpus, it was necessary to use a researcher's field diary, audio recordings and all documents produced by the subjects during the research process. For the analysis, we were guided by the deductive method, for that we used the Content Analysis process, establishing a priori categories. Our results reveal that teachers at the end of the training process presented changes in their speeches, some reaching the reflective speech, which we understand as positive in the process of continuing teacher training. We also understand that it is important for education professionals to carry out their practices taking as a reference a theoretical, reflective and investigative spirit, generating both for teachers and students, a list of constructed knowledge, making them protagonists of their own educational and professional trajectory.Batista, Michel CorciPereira, Ricardo FranciscoFusinato, Polonia AltoéGomes, Luciano CarvalhaisSilva, Lucieli Maria Trivizoli daRodrigues, ElaineGomes, Ederson CarlosUniversidade Estadual de MaringáCentro de Ciências ExatasDepartamento de CiênciasPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a MatemáticaMartins, André Dias2022-08-19T18:43:32Z2022-08-19T18:43:32Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis121 f. : il. color., figs., tabs.application/pdfhttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6787porreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-19T18:43:32Zoai:localhost:1/6787Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:59:43.393584Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições de um curso de formação continuada em metodologias ativas para a constituição de uma trajetória formativa reflexiva de professores de física do Núcleo Regional de Educação de Maringá |
title |
Contribuições de um curso de formação continuada em metodologias ativas para a constituição de uma trajetória formativa reflexiva de professores de física do Núcleo Regional de Educação de Maringá |
spellingShingle |
Contribuições de um curso de formação continuada em metodologias ativas para a constituição de uma trajetória formativa reflexiva de professores de física do Núcleo Regional de Educação de Maringá Martins, André Dias Formação continuada Metodologias ativas de ensino Física 530.07 |
title_short |
Contribuições de um curso de formação continuada em metodologias ativas para a constituição de uma trajetória formativa reflexiva de professores de física do Núcleo Regional de Educação de Maringá |
title_full |
Contribuições de um curso de formação continuada em metodologias ativas para a constituição de uma trajetória formativa reflexiva de professores de física do Núcleo Regional de Educação de Maringá |
title_fullStr |
Contribuições de um curso de formação continuada em metodologias ativas para a constituição de uma trajetória formativa reflexiva de professores de física do Núcleo Regional de Educação de Maringá |
title_full_unstemmed |
Contribuições de um curso de formação continuada em metodologias ativas para a constituição de uma trajetória formativa reflexiva de professores de física do Núcleo Regional de Educação de Maringá |
title_sort |
Contribuições de um curso de formação continuada em metodologias ativas para a constituição de uma trajetória formativa reflexiva de professores de física do Núcleo Regional de Educação de Maringá |
author |
Martins, André Dias |
author_facet |
Martins, André Dias |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Batista, Michel Corci Pereira, Ricardo Francisco Fusinato, Polonia Altoé Gomes, Luciano Carvalhais Silva, Lucieli Maria Trivizoli da Rodrigues, Elaine Gomes, Ederson Carlos Universidade Estadual de Maringá Centro de Ciências Exatas Departamento de Ciências Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, André Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação continuada Metodologias ativas de ensino Física 530.07 |
topic |
Formação continuada Metodologias ativas de ensino Física 530.07 |
description |
Orientador: Prof. Dr. Michel Corci Batista. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-19T18:43:32Z 2022-08-19T18:43:32Z 2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6787 |
url |
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6787 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
121 f. : il. color., figs., tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801841532136849408 |