Problemas de Fermi nas aulas de física : estratégias para resolução de problemas de estimativas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Santos, Renato Rodrigues dos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual de Maringá
Brasil
Departamento de Física
Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF)
UEM
Maringá, PR
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3861
Resumo: The aim of this research is to produce, apply and evaluate a didactic sequence, with the purpose of working numerical estimates in solving Fermi problems. The research has a qualitative character and was developed in a minicourse format, applied in a first-year High School class at IFPR Campus Paranavaí. The literature review listed elements about: Fermi's estimates, didactic sequences and David Ausubel's theory of meaningful learning. All these elements was used to guide the preparation of the activities developed, as well as to evaluate the results obtained. The results evidenced in this research indicate that students have developed different strategies to solve problems successfully. So, we considered that this type of problem can be useful as it allows students to reflect on their resolution, not only worrying about reaching a unique solution. The results were satisfactory because, although part of the students did not reach the objectives, it was possible to identify their difficulties and, thus, to propose interventions for the re-adaptation of the didactic sequence.
id UEM-10_de739fd857fd0567e8f6b6872281fb11
oai_identifier_str oai:localhost:1/3861
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling Problemas de Fermi nas aulas de física : estratégias para resolução de problemas de estimativasFermi's problems in physics classes: strategies for resolving problems of estimatesEstimativa de FermiAprendizagem significativaEnsino de físicaPhysics educationFermi estimatesMeaningful learningCiências Exatas e da TerraFísicaThe aim of this research is to produce, apply and evaluate a didactic sequence, with the purpose of working numerical estimates in solving Fermi problems. The research has a qualitative character and was developed in a minicourse format, applied in a first-year High School class at IFPR Campus Paranavaí. The literature review listed elements about: Fermi's estimates, didactic sequences and David Ausubel's theory of meaningful learning. All these elements was used to guide the preparation of the activities developed, as well as to evaluate the results obtained. The results evidenced in this research indicate that students have developed different strategies to solve problems successfully. So, we considered that this type of problem can be useful as it allows students to reflect on their resolution, not only worrying about reaching a unique solution. The results were satisfactory because, although part of the students did not reach the objectives, it was possible to identify their difficulties and, thus, to propose interventions for the re-adaptation of the didactic sequence.Pretende-se com esta pesquisa, produzir, aplicar e avaliar uma sequência didática, com o objetivo de trabalhar estimativas numéricas na resolução de problemas de Fermi. A pesquisa tem caráter qualitativo e desenvolveu-se no formato de um minicurso, aplicado em uma turma de estudantes do primeiro ano do Ensino Médio do IFPR Campus Paranavaí. A revisão de literatura elencou elementos sobre: Estimativas de Fermi, sequências didáticas e a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, que foi utilizada para nortear a preparação das atividades desenvolvidas, bem como avaliar os resultados obtidos. Os resultados evidenciados nesta pesquisa indicam que os estudantes desenvolveram diferentes estratégias para resolver os problemas com êxito, e com isso, esse tipo de problema pode ser útil, pois permite ao educando refletir sobre sua resolução, não se preocupando apenas em chegar a uma solução única. Os resultados foram satisfatórios, apesar de parte dos estudantes não terem atingido os objetivos foi possível identificar as suas dificuldades e assim, propor intervenções para a readequação da sequência didática.x, 71 fUniversidade Estadual de MaringáBrasilDepartamento de FísicaMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF)UEMMaringá, PRCentro de Ciências ExatasBreno Ferraz de OliveiraRoseli Constantino Schwerz - UTFPRHatsumi Mukai - UEMSantos, Renato Rodrigues dos2018-04-17T17:51:07Z2018-04-17T17:51:07Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3861porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2019-08-27T16:35:45Zoai:localhost:1/3861Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:57:01.054194Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Problemas de Fermi nas aulas de física : estratégias para resolução de problemas de estimativas
Fermi's problems in physics classes: strategies for resolving problems of estimates
title Problemas de Fermi nas aulas de física : estratégias para resolução de problemas de estimativas
spellingShingle Problemas de Fermi nas aulas de física : estratégias para resolução de problemas de estimativas
Santos, Renato Rodrigues dos
Estimativa de Fermi
Aprendizagem significativa
Ensino de física
Physics education
Fermi estimates
Meaningful learning
Ciências Exatas e da Terra
Física
title_short Problemas de Fermi nas aulas de física : estratégias para resolução de problemas de estimativas
title_full Problemas de Fermi nas aulas de física : estratégias para resolução de problemas de estimativas
title_fullStr Problemas de Fermi nas aulas de física : estratégias para resolução de problemas de estimativas
title_full_unstemmed Problemas de Fermi nas aulas de física : estratégias para resolução de problemas de estimativas
title_sort Problemas de Fermi nas aulas de física : estratégias para resolução de problemas de estimativas
author Santos, Renato Rodrigues dos
author_facet Santos, Renato Rodrigues dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Breno Ferraz de Oliveira
Roseli Constantino Schwerz - UTFPR
Hatsumi Mukai - UEM
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Renato Rodrigues dos
dc.subject.por.fl_str_mv Estimativa de Fermi
Aprendizagem significativa
Ensino de física
Physics education
Fermi estimates
Meaningful learning
Ciências Exatas e da Terra
Física
topic Estimativa de Fermi
Aprendizagem significativa
Ensino de física
Physics education
Fermi estimates
Meaningful learning
Ciências Exatas e da Terra
Física
description The aim of this research is to produce, apply and evaluate a didactic sequence, with the purpose of working numerical estimates in solving Fermi problems. The research has a qualitative character and was developed in a minicourse format, applied in a first-year High School class at IFPR Campus Paranavaí. The literature review listed elements about: Fermi's estimates, didactic sequences and David Ausubel's theory of meaningful learning. All these elements was used to guide the preparation of the activities developed, as well as to evaluate the results obtained. The results evidenced in this research indicate that students have developed different strategies to solve problems successfully. So, we considered that this type of problem can be useful as it allows students to reflect on their resolution, not only worrying about reaching a unique solution. The results were satisfactory because, although part of the students did not reach the objectives, it was possible to identify their difficulties and, thus, to propose interventions for the re-adaptation of the didactic sequence.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-04-17T17:51:07Z
2018-04-17T17:51:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3861
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3861
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Brasil
Departamento de Física
Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF)
UEM
Maringá, PR
Centro de Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Brasil
Departamento de Física
Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF)
UEM
Maringá, PR
Centro de Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797150435593682944