NuSense: Um framework baseado em plug-ins para ambientes inteligentes aplicado ao monitoramento de gameterapias

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Costa, Túlio Henriques lattes
Orientador(a): Bublitz, Frederico Moreira lattes
Banca de defesa: Scherer, Daniel lattes, Lopes, Andrei Guilherme lattes, Pereira, Eanes Torres lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual da Paraíba
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação Profissional em Ciência e Tecnologia em Saúde - PPGCTS
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2773
Resumo: The emergence of technologies that promote the users' immersion has pointed the interest of researchers into the healthcare field. These technologies, when combined with electronic games, have obtained good results by being used for therapeutic purposes. Commercial games have been widely used to that end, however, it is still required the supervision of health professionals for a better targeting in the patients' treatment. To decrease the burden of the supervision, tailor-made games with monitoring capabilities have been developed. The problem with this approach is that the quality - in terms of gameplay - of those games is low due to the lack of playfulness. To solve this problem, a good scenario is add monitoring capabilities to the treatments using commercial games. Given the lack of proposals with this approach, it is necessary a mechanism to assist developers in building applications for monitoring patients during the gameplay, according with predetermined characteristics set by health specialists. In this work, we propose the NuSense, a plugin-based framework to support in developing applications for the automatic monitoring of people in environments applied to game-based therapies, motor rehabilitation and physical exercises.
id UEPB_7a754ca38094883c276b2c7cceeba3cc
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2773
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Bublitz, Frederico Moreira03636211480http://lattes.cnpq.br/3910966211279217Scherer, Daniel93269420072http://lattes.cnpq.br/9876878380575511Lopes, Andrei Guilherme02976203989http://lattes.cnpq.br/9194640811719015Pereira, Eanes Torres03621310401http://lattes.cnpq.br/203073830400325401437456464http://lattes.cnpq.br/9158702751172928Costa, Túlio Henriques2017-07-20T11:34:28Z2016-03-30COSTA, T. H. NuSense: Um framework baseado em plug-ins para ambientes inteligentes aplicado ao monitoramento de gameterapias. 2016. 72f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ciência e Tecnologia em Saúde - PPGCTS) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2773The emergence of technologies that promote the users' immersion has pointed the interest of researchers into the healthcare field. These technologies, when combined with electronic games, have obtained good results by being used for therapeutic purposes. Commercial games have been widely used to that end, however, it is still required the supervision of health professionals for a better targeting in the patients' treatment. To decrease the burden of the supervision, tailor-made games with monitoring capabilities have been developed. The problem with this approach is that the quality - in terms of gameplay - of those games is low due to the lack of playfulness. To solve this problem, a good scenario is add monitoring capabilities to the treatments using commercial games. Given the lack of proposals with this approach, it is necessary a mechanism to assist developers in building applications for monitoring patients during the gameplay, according with predetermined characteristics set by health specialists. In this work, we propose the NuSense, a plugin-based framework to support in developing applications for the automatic monitoring of people in environments applied to game-based therapies, motor rehabilitation and physical exercises.O surgimento de tecnologias que promovem a imersão dos usuários tem despertado o interesse dos pesquisadores da área da saúde. Essas tecnologias, quando aliadas aos jogos eletrônicos, têm obtido bons resultados ao serem utilizadas para fins terapêuticos. Jogos comerciais vêm sendo amplamente utilizados com essa finalidade, contudo, ainda é necessária a supervisão de profissionais de saúde para um melhor direcionamento no tratamento dos pacientes. Para diminuir o nível de supervisão necessário, jogos sob medida, com capacidade de monitoramento, estão sendo desenvolvidos. Porém, a qualidade desses jogos – em termos de jogabilidade – ainda é baixa, devido, muitas vezes, à falta de ludicidade, ou seja, torna-se difícil atrair a atenção do paciente. Para resolver esse problema, o cenário ideal é o uso de jogos comerciais com capacidade de monitoramento. Diante da falta de propostas com esse enfoque, torna-se necessário um mecanismo que auxilie os desenvolvedores na construção de aplicações para o monitoramento de pacientes durante o gameplay, de acordo com características pré-determinadas pelo profissional de saúde. Neste trabalho propõe-se o NuSense, um framework baseado em plug-ins para o auxílio no desenvolvimento de aplicações para o monitoramento automático de pessoas em ambientes aplicados a terapias baseadas em jogos – gameterapia, bem como reabilitação motora e exercícios físicos.Submitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2017-04-06T15:13:33Z No. of bitstreams: 1 PDF - Túlio Henriques Costa.pdf: 16351811 bytes, checksum: a42cb29217d807c2e93d72df0b20c1e1 (MD5)Approved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2017-07-20T11:34:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Túlio Henriques Costa.pdf: 16351811 bytes, checksum: a42cb29217d807c2e93d72df0b20c1e1 (MD5)Made available in DSpace on 2017-07-20T11:34:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Túlio Henriques Costa.pdf: 16351811 bytes, checksum: a42cb29217d807c2e93d72df0b20c1e1 (MD5) Previous issue date: 2016-03-30application/pdfhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/6150/PDF%20-%20T%c3%balio%20Henriques%20Costa.pdf.jpgporUniversidade Estadual da ParaíbaPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ciência e Tecnologia em Saúde - PPGCTSUEPBBrasilPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPGameterapiaJogos para saúdeNuSenseFrameworkGame therapyGames for healthCIENCIAS DA SAUDE::MEDICINANuSense: Um framework baseado em plug-ins para ambientes inteligentes aplicado ao monitoramento de gameterapiasNuSense: A plugin-based framework for intelligent ambient applied to game therapy monitoringinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-2916614878490539376600600600524871450381110278-969369452308786627info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPBTHUMBNAILPDF - Túlio Henriques Costa.pdf.jpgPDF - Túlio Henriques Costa.pdf.jpgimage/jpeg3817http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/tede/2773/3/PDF+-+T%C3%BAlio+Henriques+Costa.pdf.jpg4c863e4626360b59478029c7f1edad0aMD53ORIGINALPDF - Túlio Henriques Costa.pdfPDF - Túlio Henriques Costa.pdfapplication/pdf16351811http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/tede/2773/2/PDF+-+T%C3%BAlio+Henriques+Costa.pdfa42cb29217d807c2e93d72df0b20c1e1MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81960http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/tede/2773/1/license.txt6052ae61e77222b2086e666b7ae213ceMD51tede/27732017-07-21 01:09:48.364oai:tede.bc.uepb.edu.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2017-07-21T04:09:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.por.fl_str_mv NuSense: Um framework baseado em plug-ins para ambientes inteligentes aplicado ao monitoramento de gameterapias
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv NuSense: A plugin-based framework for intelligent ambient applied to game therapy monitoring
title NuSense: Um framework baseado em plug-ins para ambientes inteligentes aplicado ao monitoramento de gameterapias
spellingShingle NuSense: Um framework baseado em plug-ins para ambientes inteligentes aplicado ao monitoramento de gameterapias
Costa, Túlio Henriques
Gameterapia
Jogos para saúde
NuSense
Framework
Game therapy
Games for health
CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
title_short NuSense: Um framework baseado em plug-ins para ambientes inteligentes aplicado ao monitoramento de gameterapias
title_full NuSense: Um framework baseado em plug-ins para ambientes inteligentes aplicado ao monitoramento de gameterapias
title_fullStr NuSense: Um framework baseado em plug-ins para ambientes inteligentes aplicado ao monitoramento de gameterapias
title_full_unstemmed NuSense: Um framework baseado em plug-ins para ambientes inteligentes aplicado ao monitoramento de gameterapias
title_sort NuSense: Um framework baseado em plug-ins para ambientes inteligentes aplicado ao monitoramento de gameterapias
author Costa, Túlio Henriques
author_facet Costa, Túlio Henriques
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bublitz, Frederico Moreira
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 03636211480
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3910966211279217
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Scherer, Daniel
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 93269420072
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9876878380575511
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Lopes, Andrei Guilherme
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 02976203989
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9194640811719015
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Pereira, Eanes Torres
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 03621310401
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2030738304003254
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 01437456464
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9158702751172928
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Túlio Henriques
contributor_str_mv Bublitz, Frederico Moreira
Scherer, Daniel
Lopes, Andrei Guilherme
Pereira, Eanes Torres
dc.subject.por.fl_str_mv Gameterapia
Jogos para saúde
NuSense
topic Gameterapia
Jogos para saúde
NuSense
Framework
Game therapy
Games for health
CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
dc.subject.eng.fl_str_mv Framework
Game therapy
Games for health
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
description The emergence of technologies that promote the users' immersion has pointed the interest of researchers into the healthcare field. These technologies, when combined with electronic games, have obtained good results by being used for therapeutic purposes. Commercial games have been widely used to that end, however, it is still required the supervision of health professionals for a better targeting in the patients' treatment. To decrease the burden of the supervision, tailor-made games with monitoring capabilities have been developed. The problem with this approach is that the quality - in terms of gameplay - of those games is low due to the lack of playfulness. To solve this problem, a good scenario is add monitoring capabilities to the treatments using commercial games. Given the lack of proposals with this approach, it is necessary a mechanism to assist developers in building applications for monitoring patients during the gameplay, according with predetermined characteristics set by health specialists. In this work, we propose the NuSense, a plugin-based framework to support in developing applications for the automatic monitoring of people in environments applied to game-based therapies, motor rehabilitation and physical exercises.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-03-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-07-20T11:34:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COSTA, T. H. NuSense: Um framework baseado em plug-ins para ambientes inteligentes aplicado ao monitoramento de gameterapias. 2016. 72f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ciência e Tecnologia em Saúde - PPGCTS) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2773
identifier_str_mv COSTA, T. H. NuSense: Um framework baseado em plug-ins para ambientes inteligentes aplicado ao monitoramento de gameterapias. 2016. 72f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ciência e Tecnologia em Saúde - PPGCTS) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2773
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -2916614878490539376
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
600
dc.relation.department.fl_str_mv 524871450381110278
dc.relation.cnpq.fl_str_mv -969369452308786627
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Profissional em Ciência e Tecnologia em Saúde - PPGCTS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UEPB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
bitstream.url.fl_str_mv http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/tede/2773/3/PDF+-+T%C3%BAlio+Henriques+Costa.pdf.jpg
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/tede/2773/2/PDF+-+T%C3%BAlio+Henriques+Costa.pdf
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/tede/2773/1/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4c863e4626360b59478029c7f1edad0a
a42cb29217d807c2e93d72df0b20c1e1
6052ae61e77222b2086e666b7ae213ce
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1797038550142681088