EU SOU BRASILEIRO E NÃO DESISTO NUNCA : ETHOS E POLÍTICA DE IDENTIDADE NO DISCURSO PUBLICITÁRIO
Ano de defesa: | 2006 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual da Paraíba
|
Programa de Pós-Graduação: |
Mestrado Interdisciplinar em Ciências da Sociedade
|
Departamento: |
Educação, Linguagem e Cultura; Políticas Sociais
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1907 |
Resumo: | O presente trabalho estuda os enunciados da campanha publicitária que ficou comumente conhecida pelo seu mote: Eu sou brasileiro e não desisto nunca . Para tanto, buscamos analisar, à luz de Fairclough, os textos dos anúncios narrativos da referida campanha com o intuito de saber como neles se manifesta o ethos, nossa principal categoria de análise. Inicialmente, o trabalho cuida de discutir alguns importantes conceitos da publicidade e propaganda, sua conceituação e evolução ao longo do tempo. Em seguida, elabora a construção enunciativa e lingüística do ethos de acordo com a teoria social do discurso formulada por Fairclough (2001). Nesse percurso, criamos um desenho de pesquisa que contemplou as áreas da comunicação social e lingüística, desenho este que se transformou numa pesquisa interdisciplinar. Em nossa análise, adotamos uma perspectiva que entende o texto publicitário também como um artefato sócio-cultural, fiel a uma certa memória coletiva, capaz de revelar traços expressivos da cultura e da sociedade, especialmente, a brasileira. Como procedimentos metodológicos, articulamos as três dimensões propostas por Fairclough, a dimensão do texto (que nos permitiu adentrar no texto propriamente dito), a dimensão da prática discursiva (que englobou um tratamento discursivo das cenas focalizadas) e a dimensão da prática social (que de uma maneira mais complexa nos levou a uma análise do cotidiano). Por fim, consideramos que recentemente o Governo Federal brasileiro desenvolveu uma de suas principais manobras para favorecer aos seus interesses políticos (inclusive de reeleição), através de uma ação publicitária que conseguiu alto índice de penetração no imaginário de identidade do país. |
id |
UEPB_a54d2990c5ad831dd7029dac7abc1d41 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/1907 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Swarnakar, SudhaCPF:41446399400http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787440U8&tipo=completoGarcia, Acácia Maria CostaCPF:05695864534http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780084P1CPF:02364773407http://lattes.cnpq.br/3755342604297221Souza, Danielle Andrade2015-09-25T12:21:17Z2009-09-162006-11-19SOUZA, Danielle Andrade. EU SOU BRASILEIRO E NÃO DESISTO NUNCA : ETHOS E POLÍTICA DE IDENTIDADE NO DISCURSO PUBLICITÁRIO. 2006. 77 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Linguagem e Cultura; Políticas Sociais) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2006.http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1907Made available in DSpace on 2015-09-25T12:21:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DanielleAandradeSouza.pdf: 707647 bytes, checksum: e15f10ec6b2a95b4d2395aa6855a9ab9 (MD5) Previous issue date: 2006-11-19O presente trabalho estuda os enunciados da campanha publicitária que ficou comumente conhecida pelo seu mote: Eu sou brasileiro e não desisto nunca . Para tanto, buscamos analisar, à luz de Fairclough, os textos dos anúncios narrativos da referida campanha com o intuito de saber como neles se manifesta o ethos, nossa principal categoria de análise. Inicialmente, o trabalho cuida de discutir alguns importantes conceitos da publicidade e propaganda, sua conceituação e evolução ao longo do tempo. Em seguida, elabora a construção enunciativa e lingüística do ethos de acordo com a teoria social do discurso formulada por Fairclough (2001). Nesse percurso, criamos um desenho de pesquisa que contemplou as áreas da comunicação social e lingüística, desenho este que se transformou numa pesquisa interdisciplinar. Em nossa análise, adotamos uma perspectiva que entende o texto publicitário também como um artefato sócio-cultural, fiel a uma certa memória coletiva, capaz de revelar traços expressivos da cultura e da sociedade, especialmente, a brasileira. Como procedimentos metodológicos, articulamos as três dimensões propostas por Fairclough, a dimensão do texto (que nos permitiu adentrar no texto propriamente dito), a dimensão da prática discursiva (que englobou um tratamento discursivo das cenas focalizadas) e a dimensão da prática social (que de uma maneira mais complexa nos levou a uma análise do cotidiano). Por fim, consideramos que recentemente o Governo Federal brasileiro desenvolveu uma de suas principais manobras para favorecer aos seus interesses políticos (inclusive de reeleição), através de uma ação publicitária que conseguiu alto índice de penetração no imaginário de identidade do país.application/pdfhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/3940/DanielleAandradeSouza.pdf.jpgporUniversidade Estadual da ParaíbaMestrado Interdisciplinar em Ciências da SociedadeUEPBBREducação, Linguagem e Cultura; Políticas SociaisPropagandaEthosBrasilidadeIdentidadeDiscurso publicitário.CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS EU SOU BRASILEIRO E NÃO DESISTO NUNCA : ETHOS E POLÍTICA DE IDENTIDADE NO DISCURSO PUBLICITÁRIOinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPBORIGINALDanielleAandradeSouza.pdfapplication/pdf707647http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/tede/1907/1/DanielleAandradeSouza.pdfe15f10ec6b2a95b4d2395aa6855a9ab9MD51THUMBNAILDanielleAandradeSouza.pdf.jpgDanielleAandradeSouza.pdf.jpgimage/jpeg4217http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/tede/1907/2/DanielleAandradeSouza.pdf.jpga157f640b9c9ced400370e890d7513d1MD52tede/19072016-01-27 11:03:33.165oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/1907Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2016-01-27T14:03:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
EU SOU BRASILEIRO E NÃO DESISTO NUNCA : ETHOS E POLÍTICA DE IDENTIDADE NO DISCURSO PUBLICITÁRIO |
title |
EU SOU BRASILEIRO E NÃO DESISTO NUNCA : ETHOS E POLÍTICA DE IDENTIDADE NO DISCURSO PUBLICITÁRIO |
spellingShingle |
EU SOU BRASILEIRO E NÃO DESISTO NUNCA : ETHOS E POLÍTICA DE IDENTIDADE NO DISCURSO PUBLICITÁRIO Souza, Danielle Andrade Propaganda Ethos Brasilidade Identidade Discurso publicitário. CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
title_short |
EU SOU BRASILEIRO E NÃO DESISTO NUNCA : ETHOS E POLÍTICA DE IDENTIDADE NO DISCURSO PUBLICITÁRIO |
title_full |
EU SOU BRASILEIRO E NÃO DESISTO NUNCA : ETHOS E POLÍTICA DE IDENTIDADE NO DISCURSO PUBLICITÁRIO |
title_fullStr |
EU SOU BRASILEIRO E NÃO DESISTO NUNCA : ETHOS E POLÍTICA DE IDENTIDADE NO DISCURSO PUBLICITÁRIO |
title_full_unstemmed |
EU SOU BRASILEIRO E NÃO DESISTO NUNCA : ETHOS E POLÍTICA DE IDENTIDADE NO DISCURSO PUBLICITÁRIO |
title_sort |
EU SOU BRASILEIRO E NÃO DESISTO NUNCA : ETHOS E POLÍTICA DE IDENTIDADE NO DISCURSO PUBLICITÁRIO |
author |
Souza, Danielle Andrade |
author_facet |
Souza, Danielle Andrade |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Swarnakar, Sudha |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:41446399400 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787440U8&tipo=completo |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Garcia, Acácia Maria Costa |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
CPF:05695864534 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780084P1 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:02364773407 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3755342604297221 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Danielle Andrade |
contributor_str_mv |
Swarnakar, Sudha Garcia, Acácia Maria Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Propaganda Ethos Brasilidade Identidade Discurso publicitário. |
topic |
Propaganda Ethos Brasilidade Identidade Discurso publicitário. CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
description |
O presente trabalho estuda os enunciados da campanha publicitária que ficou comumente conhecida pelo seu mote: Eu sou brasileiro e não desisto nunca . Para tanto, buscamos analisar, à luz de Fairclough, os textos dos anúncios narrativos da referida campanha com o intuito de saber como neles se manifesta o ethos, nossa principal categoria de análise. Inicialmente, o trabalho cuida de discutir alguns importantes conceitos da publicidade e propaganda, sua conceituação e evolução ao longo do tempo. Em seguida, elabora a construção enunciativa e lingüística do ethos de acordo com a teoria social do discurso formulada por Fairclough (2001). Nesse percurso, criamos um desenho de pesquisa que contemplou as áreas da comunicação social e lingüística, desenho este que se transformou numa pesquisa interdisciplinar. Em nossa análise, adotamos uma perspectiva que entende o texto publicitário também como um artefato sócio-cultural, fiel a uma certa memória coletiva, capaz de revelar traços expressivos da cultura e da sociedade, especialmente, a brasileira. Como procedimentos metodológicos, articulamos as três dimensões propostas por Fairclough, a dimensão do texto (que nos permitiu adentrar no texto propriamente dito), a dimensão da prática discursiva (que englobou um tratamento discursivo das cenas focalizadas) e a dimensão da prática social (que de uma maneira mais complexa nos levou a uma análise do cotidiano). Por fim, consideramos que recentemente o Governo Federal brasileiro desenvolveu uma de suas principais manobras para favorecer aos seus interesses políticos (inclusive de reeleição), através de uma ação publicitária que conseguiu alto índice de penetração no imaginário de identidade do país. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-11-19 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2009-09-16 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-09-25T12:21:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOUZA, Danielle Andrade. EU SOU BRASILEIRO E NÃO DESISTO NUNCA : ETHOS E POLÍTICA DE IDENTIDADE NO DISCURSO PUBLICITÁRIO. 2006. 77 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Linguagem e Cultura; Políticas Sociais) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2006. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1907 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Danielle Andrade. EU SOU BRASILEIRO E NÃO DESISTO NUNCA : ETHOS E POLÍTICA DE IDENTIDADE NO DISCURSO PUBLICITÁRIO. 2006. 77 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Linguagem e Cultura; Políticas Sociais) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2006. |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1907 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Mestrado Interdisciplinar em Ciências da Sociedade |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UEPB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação, Linguagem e Cultura; Políticas Sociais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/tede/1907/1/DanielleAandradeSouza.pdf http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/tede/1907/2/DanielleAandradeSouza.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e15f10ec6b2a95b4d2395aa6855a9ab9 a157f640b9c9ced400370e890d7513d1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1797038541316816896 |