EU SOU BRASILEIRO E NÃO DESISTO NUNCA : ETHOS E POLÍTICA DE IDENTIDADE NO DISCURSO PUBLICITÁRIO

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Souza, Danielle Andrade lattes
Orientador(a): Swarnakar, Sudha lattes
Banca de defesa: Garcia, Acácia Maria Costa lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual da Paraíba
Programa de Pós-Graduação: Mestrado Interdisciplinar em Ciências da Sociedade
Departamento: Educação, Linguagem e Cultura; Políticas Sociais
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1907
Resumo: O presente trabalho estuda os enunciados da campanha publicitária que ficou comumente conhecida pelo seu mote: Eu sou brasileiro e não desisto nunca . Para tanto, buscamos analisar, à luz de Fairclough, os textos dos anúncios narrativos da referida campanha com o intuito de saber como neles se manifesta o ethos, nossa principal categoria de análise. Inicialmente, o trabalho cuida de discutir alguns importantes conceitos da publicidade e propaganda, sua conceituação e evolução ao longo do tempo. Em seguida, elabora a construção enunciativa e lingüística do ethos de acordo com a teoria social do discurso formulada por Fairclough (2001). Nesse percurso, criamos um desenho de pesquisa que contemplou as áreas da comunicação social e lingüística, desenho este que se transformou numa pesquisa interdisciplinar. Em nossa análise, adotamos uma perspectiva que entende o texto publicitário também como um artefato sócio-cultural, fiel a uma certa memória coletiva, capaz de revelar traços expressivos da cultura e da sociedade, especialmente, a brasileira. Como procedimentos metodológicos, articulamos as três dimensões propostas por Fairclough, a dimensão do texto (que nos permitiu adentrar no texto propriamente dito), a dimensão da prática discursiva (que englobou um tratamento discursivo das cenas focalizadas) e a dimensão da prática social (que de uma maneira mais complexa nos levou a uma análise do cotidiano). Por fim, consideramos que recentemente o Governo Federal brasileiro desenvolveu uma de suas principais manobras para favorecer aos seus interesses políticos (inclusive de reeleição), através de uma ação publicitária que conseguiu alto índice de penetração no imaginário de identidade do país.
id UEPB_a54d2990c5ad831dd7029dac7abc1d41
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/1907
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Swarnakar, SudhaCPF:41446399400http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787440U8&tipo=completoGarcia, Acácia Maria CostaCPF:05695864534http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780084P1CPF:02364773407http://lattes.cnpq.br/3755342604297221Souza, Danielle Andrade2015-09-25T12:21:17Z2009-09-162006-11-19SOUZA, Danielle Andrade. EU SOU BRASILEIRO E NÃO DESISTO NUNCA : ETHOS E POLÍTICA DE IDENTIDADE NO DISCURSO PUBLICITÁRIO. 2006. 77 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Linguagem e Cultura; Políticas Sociais) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2006.http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1907Made available in DSpace on 2015-09-25T12:21:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DanielleAandradeSouza.pdf: 707647 bytes, checksum: e15f10ec6b2a95b4d2395aa6855a9ab9 (MD5) Previous issue date: 2006-11-19O presente trabalho estuda os enunciados da campanha publicitária que ficou comumente conhecida pelo seu mote: Eu sou brasileiro e não desisto nunca . Para tanto, buscamos analisar, à luz de Fairclough, os textos dos anúncios narrativos da referida campanha com o intuito de saber como neles se manifesta o ethos, nossa principal categoria de análise. Inicialmente, o trabalho cuida de discutir alguns importantes conceitos da publicidade e propaganda, sua conceituação e evolução ao longo do tempo. Em seguida, elabora a construção enunciativa e lingüística do ethos de acordo com a teoria social do discurso formulada por Fairclough (2001). Nesse percurso, criamos um desenho de pesquisa que contemplou as áreas da comunicação social e lingüística, desenho este que se transformou numa pesquisa interdisciplinar. Em nossa análise, adotamos uma perspectiva que entende o texto publicitário também como um artefato sócio-cultural, fiel a uma certa memória coletiva, capaz de revelar traços expressivos da cultura e da sociedade, especialmente, a brasileira. Como procedimentos metodológicos, articulamos as três dimensões propostas por Fairclough, a dimensão do texto (que nos permitiu adentrar no texto propriamente dito), a dimensão da prática discursiva (que englobou um tratamento discursivo das cenas focalizadas) e a dimensão da prática social (que de uma maneira mais complexa nos levou a uma análise do cotidiano). Por fim, consideramos que recentemente o Governo Federal brasileiro desenvolveu uma de suas principais manobras para favorecer aos seus interesses políticos (inclusive de reeleição), através de uma ação publicitária que conseguiu alto índice de penetração no imaginário de identidade do país.application/pdfhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/3940/DanielleAandradeSouza.pdf.jpgporUniversidade Estadual da ParaíbaMestrado Interdisciplinar em Ciências da SociedadeUEPBBREducação, Linguagem e Cultura; Políticas SociaisPropagandaEthosBrasilidadeIdentidadeDiscurso publicitário.CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS EU SOU BRASILEIRO E NÃO DESISTO NUNCA : ETHOS E POLÍTICA DE IDENTIDADE NO DISCURSO PUBLICITÁRIOinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPBORIGINALDanielleAandradeSouza.pdfapplication/pdf707647http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/tede/1907/1/DanielleAandradeSouza.pdfe15f10ec6b2a95b4d2395aa6855a9ab9MD51THUMBNAILDanielleAandradeSouza.pdf.jpgDanielleAandradeSouza.pdf.jpgimage/jpeg4217http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/tede/1907/2/DanielleAandradeSouza.pdf.jpga157f640b9c9ced400370e890d7513d1MD52tede/19072016-01-27 11:03:33.165oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/1907Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2016-01-27T14:03:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.por.fl_str_mv EU SOU BRASILEIRO E NÃO DESISTO NUNCA : ETHOS E POLÍTICA DE IDENTIDADE NO DISCURSO PUBLICITÁRIO
title EU SOU BRASILEIRO E NÃO DESISTO NUNCA : ETHOS E POLÍTICA DE IDENTIDADE NO DISCURSO PUBLICITÁRIO
spellingShingle EU SOU BRASILEIRO E NÃO DESISTO NUNCA : ETHOS E POLÍTICA DE IDENTIDADE NO DISCURSO PUBLICITÁRIO
Souza, Danielle Andrade
Propaganda
Ethos
Brasilidade
Identidade
Discurso publicitário.
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
title_short EU SOU BRASILEIRO E NÃO DESISTO NUNCA : ETHOS E POLÍTICA DE IDENTIDADE NO DISCURSO PUBLICITÁRIO
title_full EU SOU BRASILEIRO E NÃO DESISTO NUNCA : ETHOS E POLÍTICA DE IDENTIDADE NO DISCURSO PUBLICITÁRIO
title_fullStr EU SOU BRASILEIRO E NÃO DESISTO NUNCA : ETHOS E POLÍTICA DE IDENTIDADE NO DISCURSO PUBLICITÁRIO
title_full_unstemmed EU SOU BRASILEIRO E NÃO DESISTO NUNCA : ETHOS E POLÍTICA DE IDENTIDADE NO DISCURSO PUBLICITÁRIO
title_sort EU SOU BRASILEIRO E NÃO DESISTO NUNCA : ETHOS E POLÍTICA DE IDENTIDADE NO DISCURSO PUBLICITÁRIO
author Souza, Danielle Andrade
author_facet Souza, Danielle Andrade
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Swarnakar, Sudha
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:41446399400
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787440U8&tipo=completo
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Garcia, Acácia Maria Costa
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:05695864534
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780084P1
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:02364773407
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3755342604297221
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Danielle Andrade
contributor_str_mv Swarnakar, Sudha
Garcia, Acácia Maria Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Propaganda
Ethos
Brasilidade
Identidade
Discurso publicitário.
topic Propaganda
Ethos
Brasilidade
Identidade
Discurso publicitário.
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description O presente trabalho estuda os enunciados da campanha publicitária que ficou comumente conhecida pelo seu mote: Eu sou brasileiro e não desisto nunca . Para tanto, buscamos analisar, à luz de Fairclough, os textos dos anúncios narrativos da referida campanha com o intuito de saber como neles se manifesta o ethos, nossa principal categoria de análise. Inicialmente, o trabalho cuida de discutir alguns importantes conceitos da publicidade e propaganda, sua conceituação e evolução ao longo do tempo. Em seguida, elabora a construção enunciativa e lingüística do ethos de acordo com a teoria social do discurso formulada por Fairclough (2001). Nesse percurso, criamos um desenho de pesquisa que contemplou as áreas da comunicação social e lingüística, desenho este que se transformou numa pesquisa interdisciplinar. Em nossa análise, adotamos uma perspectiva que entende o texto publicitário também como um artefato sócio-cultural, fiel a uma certa memória coletiva, capaz de revelar traços expressivos da cultura e da sociedade, especialmente, a brasileira. Como procedimentos metodológicos, articulamos as três dimensões propostas por Fairclough, a dimensão do texto (que nos permitiu adentrar no texto propriamente dito), a dimensão da prática discursiva (que englobou um tratamento discursivo das cenas focalizadas) e a dimensão da prática social (que de uma maneira mais complexa nos levou a uma análise do cotidiano). Por fim, consideramos que recentemente o Governo Federal brasileiro desenvolveu uma de suas principais manobras para favorecer aos seus interesses políticos (inclusive de reeleição), através de uma ação publicitária que conseguiu alto índice de penetração no imaginário de identidade do país.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-11-19
dc.date.available.fl_str_mv 2009-09-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-09-25T12:21:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, Danielle Andrade. EU SOU BRASILEIRO E NÃO DESISTO NUNCA : ETHOS E POLÍTICA DE IDENTIDADE NO DISCURSO PUBLICITÁRIO. 2006. 77 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Linguagem e Cultura; Políticas Sociais) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1907
identifier_str_mv SOUZA, Danielle Andrade. EU SOU BRASILEIRO E NÃO DESISTO NUNCA : ETHOS E POLÍTICA DE IDENTIDADE NO DISCURSO PUBLICITÁRIO. 2006. 77 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Linguagem e Cultura; Políticas Sociais) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2006.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1907
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado Interdisciplinar em Ciências da Sociedade
dc.publisher.initials.fl_str_mv UEPB
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação, Linguagem e Cultura; Políticas Sociais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
bitstream.url.fl_str_mv http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/tede/1907/1/DanielleAandradeSouza.pdf
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/tede/1907/2/DanielleAandradeSouza.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e15f10ec6b2a95b4d2395aa6855a9ab9
a157f640b9c9ced400370e890d7513d1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1797038541316816896