“ESPAÇO ESCOLAR, HOMOSSEXUALIDADES E PRÁTICA DISCURSIVA DOCENTE EM PONTA GROSSA, PARANÁ”

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Santos, Adelaine Ellis Carbonar dos lattes
Orientador(a): Ornat, Marcio Jose lattes
Banca de defesa: Silva, Joseli Maria lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós Graduação Mestrado em Gestão do Território
Departamento: Gestão do Território : Sociedade e Natureza
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/568
Resumo: This research shows how the discourse of teachers in relation to homosexualities composes the school environment in Ponta Grossa, Paraná. To give intelligibility to the chosen phenomenon, there were 17 interviews with 17 teachers who work /worked in public high schools of that city. The interviews show that homophobia is an element that constitutes the school environment through power relations that are embedded in the teachers speeches. Also, we conclude not only the school environment as a interdicted space for homossexuals, but also the higher education institutions, as high school drop out contributes to the non-completion of basic education. Still, the initial teacher education is marked by the absence of discussions regarding the issue so that affect the approach to sexuality in school, although a portion of teachers affirms the importance of this issue when considering the recognition of homosexualities as an important aspect in the social and educational development. This recognition given to the theme enables teaching practice aimed at destabilizing heteronormative standards at the time they understand the homosexualities as a valid form of sexual expression as much as heterosexuality, giving to the school environment one of the possibilities of subversion of the standard.
id UEPG_240ce166278b1c5c3e0c87060554fd69
oai_identifier_str oai:tede2.uepg.br:prefix/568
network_acronym_str UEPG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG
repository_id_str
spelling Ornat, Marcio JoseCPF:0216133394http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4742405T6Silva, Joseli MariaCPF:56920261987http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708694T656920261987CPF:07281896905http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4401033A3Santos, Adelaine Ellis Carbonar dos2017-07-21T18:15:17Z2015-06-012017-07-21T18:15:17Z2015-03-20SANTOS, Adelaine Ellis Carbonar dos. “ESPAÇO ESCOLAR, HOMOSSEXUALIDADES E PRÁTICA DISCURSIVA DOCENTE EM PONTA GROSSA, PARANÁ”. 2015. 175 f. Dissertação (Mestrado em Gestão do Território : Sociedade e Natureza) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2015.http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/568This research shows how the discourse of teachers in relation to homosexualities composes the school environment in Ponta Grossa, Paraná. To give intelligibility to the chosen phenomenon, there were 17 interviews with 17 teachers who work /worked in public high schools of that city. The interviews show that homophobia is an element that constitutes the school environment through power relations that are embedded in the teachers speeches. Also, we conclude not only the school environment as a interdicted space for homossexuals, but also the higher education institutions, as high school drop out contributes to the non-completion of basic education. Still, the initial teacher education is marked by the absence of discussions regarding the issue so that affect the approach to sexuality in school, although a portion of teachers affirms the importance of this issue when considering the recognition of homosexualities as an important aspect in the social and educational development. This recognition given to the theme enables teaching practice aimed at destabilizing heteronormative standards at the time they understand the homosexualities as a valid form of sexual expression as much as heterosexuality, giving to the school environment one of the possibilities of subversion of the standard.Esta pesquisa evidencia como o discurso de docentes em relação às homossexualidades compõe o espaço escolar em Ponta Grossa, Paraná. Para dar inteligibilidade ao fenômeno eleito, foram realizadas 17 entrevistas com 17 docentes que atuam / atuaram no Ensino Médio de escolas públicas da referida cidade. As entrevistas evidenciam que a homofobia é um elemento que constitui o espaço escolar a partir de relações de poder que estão imbricadas nos discursos docentes. Igualmente, concluímos não somente o espaço escolar como um espaço interdito para as pessoas homossexuais, mas também as instituições de nível superior, visto que a evasão escolar colabora para a não conclusão da educação básica. Ainda, a formação inicial de docentes é marcada pela inexistência de discussões referentes à temática de tal modo que prejudica a abordagem das sexualidades na escola, embora uma parcela de docentes afirme a importância do tema ao considerar o reconhecimento das homossexualidades como um aspecto importante no desenvolvimento social e educacional. Este reconhecimento atribuído à temática possibilita uma prática docente voltada à desestabilização de padrões heteronormativos no momento em que se compreendem as homossexualidades como uma forma válida de expressão sexual tanto quanto a heterossexualidade, conferindo o espaço escolar como uma das possibilidades da subversão da norma.Made available in DSpace on 2017-07-21T18:15:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Adelaine Ellis C Santos.pdf: 2293695 bytes, checksum: 1ed1e1785f50debd59351bd6e663e4ed (MD5) Previous issue date: 2015-03-20application/pdfporUNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSAPrograma de Pós Graduação Mestrado em Gestão do TerritórioUEPGBRGestão do Território : Sociedade e Naturezahomofobiahomossexualidadesdiscursosespaço escolarprática discursivahomophobiahomosexualitiesdiscourseschool spacediscursive practiceCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA“ESPAÇO ESCOLAR, HOMOSSEXUALIDADES E PRÁTICA DISCURSIVA DOCENTE EM PONTA GROSSA, PARANÁ”info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPGinstname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGORIGINALAdelaine Ellis C Santos.pdfapplication/pdf2293695http://tede2.uepg.br/jspui/bitstream/prefix/568/1/Adelaine%20Ellis%20C%20Santos.pdf1ed1e1785f50debd59351bd6e663e4edMD51prefix/5682018-10-09 17:40:43.959oai:tede2.uepg.br:prefix/568Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede2.uepg.br/jspui/PUBhttp://tede2.uepg.br/oai/requestbicen@uepg.br||mv_fidelis@yahoo.com.bropendoar:2018-10-09T20:40:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.por.fl_str_mv “ESPAÇO ESCOLAR, HOMOSSEXUALIDADES E PRÁTICA DISCURSIVA DOCENTE EM PONTA GROSSA, PARANÁ”
title “ESPAÇO ESCOLAR, HOMOSSEXUALIDADES E PRÁTICA DISCURSIVA DOCENTE EM PONTA GROSSA, PARANÁ”
spellingShingle “ESPAÇO ESCOLAR, HOMOSSEXUALIDADES E PRÁTICA DISCURSIVA DOCENTE EM PONTA GROSSA, PARANÁ”
Santos, Adelaine Ellis Carbonar dos
homofobia
homossexualidades
discursos
espaço escolar
prática discursiva
homophobia
homosexualities
discourse
school space
discursive practice
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
title_short “ESPAÇO ESCOLAR, HOMOSSEXUALIDADES E PRÁTICA DISCURSIVA DOCENTE EM PONTA GROSSA, PARANÁ”
title_full “ESPAÇO ESCOLAR, HOMOSSEXUALIDADES E PRÁTICA DISCURSIVA DOCENTE EM PONTA GROSSA, PARANÁ”
title_fullStr “ESPAÇO ESCOLAR, HOMOSSEXUALIDADES E PRÁTICA DISCURSIVA DOCENTE EM PONTA GROSSA, PARANÁ”
title_full_unstemmed “ESPAÇO ESCOLAR, HOMOSSEXUALIDADES E PRÁTICA DISCURSIVA DOCENTE EM PONTA GROSSA, PARANÁ”
title_sort “ESPAÇO ESCOLAR, HOMOSSEXUALIDADES E PRÁTICA DISCURSIVA DOCENTE EM PONTA GROSSA, PARANÁ”
author Santos, Adelaine Ellis Carbonar dos
author_facet Santos, Adelaine Ellis Carbonar dos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ornat, Marcio Jose
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:0216133394
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4742405T6
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Silva, Joseli Maria
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:56920261987
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708694T656920261987
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:07281896905
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4401033A3
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Adelaine Ellis Carbonar dos
contributor_str_mv Ornat, Marcio Jose
Silva, Joseli Maria
dc.subject.por.fl_str_mv homofobia
homossexualidades
discursos
espaço escolar
prática discursiva
topic homofobia
homossexualidades
discursos
espaço escolar
prática discursiva
homophobia
homosexualities
discourse
school space
discursive practice
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
dc.subject.eng.fl_str_mv homophobia
homosexualities
discourse
school space
discursive practice
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
description This research shows how the discourse of teachers in relation to homosexualities composes the school environment in Ponta Grossa, Paraná. To give intelligibility to the chosen phenomenon, there were 17 interviews with 17 teachers who work /worked in public high schools of that city. The interviews show that homophobia is an element that constitutes the school environment through power relations that are embedded in the teachers speeches. Also, we conclude not only the school environment as a interdicted space for homossexuals, but also the higher education institutions, as high school drop out contributes to the non-completion of basic education. Still, the initial teacher education is marked by the absence of discussions regarding the issue so that affect the approach to sexuality in school, although a portion of teachers affirms the importance of this issue when considering the recognition of homosexualities as an important aspect in the social and educational development. This recognition given to the theme enables teaching practice aimed at destabilizing heteronormative standards at the time they understand the homosexualities as a valid form of sexual expression as much as heterosexuality, giving to the school environment one of the possibilities of subversion of the standard.
publishDate 2015
dc.date.available.fl_str_mv 2015-06-01
2017-07-21T18:15:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-03-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-07-21T18:15:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Adelaine Ellis Carbonar dos. “ESPAÇO ESCOLAR, HOMOSSEXUALIDADES E PRÁTICA DISCURSIVA DOCENTE EM PONTA GROSSA, PARANÁ”. 2015. 175 f. Dissertação (Mestrado em Gestão do Território : Sociedade e Natureza) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/568
identifier_str_mv SANTOS, Adelaine Ellis Carbonar dos. “ESPAÇO ESCOLAR, HOMOSSEXUALIDADES E PRÁTICA DISCURSIVA DOCENTE EM PONTA GROSSA, PARANÁ”. 2015. 175 f. Dissertação (Mestrado em Gestão do Território : Sociedade e Natureza) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2015.
url http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/568
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós Graduação Mestrado em Gestão do Território
dc.publisher.initials.fl_str_mv UEPG
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Gestão do Território : Sociedade e Natureza
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.uepg.br/jspui/bitstream/prefix/568/1/Adelaine%20Ellis%20C%20Santos.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1ed1e1785f50debd59351bd6e663e4ed
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv bicen@uepg.br||mv_fidelis@yahoo.com.br
_version_ 1797039574382280704