Os laços e os nós na constituição do ser docente de química
Ano de defesa: | 2020 |
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Orientador(a): | |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual de Ponta Grossa
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
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Departamento: |
Departamento de Matemática e Estatística
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3330 |
Resumo: | O trabalho desenvolvido ancorou-se em uma perspetiva epistemológica de pesquisa autobiográfica do tipo qualitativa. A dissertação foi estruturada em narrativas na forma de cartas à luz da questão de pesquisa: Como o experienciar diferentes lugares constituíram o ser docente de Química? Desse modo, busquei como objetivo geral compreender como os diferentes laços existenciais contribuíram para a construção do ser docente de química que sou. Para esclarecer a questão de pesquisa também formulei dois objetivos específicos. O primeiro foi de estabelecer relações entre os diferentes lugares que contribuíram para a constituição do ser docente de Química. E o segundo, explicitar os laços criados e desatados na constituição do ser docente de química. Ao longo do trabalho primeiramente o Diário íntimo foi elaborado e a partir dele um segundo texto intitulado de corpo biográfico. Posteriormente ambos foram relidos e organizados em narrativas na forma de cartas levando em consideração as questões indutoras “Que experiências marcaram a minha vida intelectual e profissional?” “O que essas experiências fizeram comigo?” e “O que faço agora com o que isso me fez?” (PASSEGGI, 2011). A metáfora do nó de marinheiro de Josso (2006) utilizada como metodologia de autoanálise esclareceu que os laços e os nós de meu itinerário escolar foram laços transgeracionais, de parentesco, de aliança, geracionais, religiosos e profissionais atrelados a nós do tipo: górdio, espinha, esquerdo e de coullant. Para narrar estes laços e nós foi preciso assumir a oportunidade de cumprir a tarefa histórica de me transformar por meio da escrita. E dizer eis-me aqui corporizada na narrativa. Também oportunizou acolher que a escolha profissional no início da formação foi um ato de inconsciência que, no itinerário escolar tornou-se consciente. Além disso, as experiências que constituíram a minha identidade docente advêm da educação básica, dos projetos de ensino e grupos de estudos no ensino superior, lugares que me conduziram a uma identidade docente que pratica a pedagogia crítico-progressista de natureza emancipatória e libertadora. Lançar-me às águas para realizar essa pesquisa me exigiu a atitude de assumir paradigmas da autobiografia. Como não é possível narrar no ritmo da vida foi preciso de um pouco de ficção para contar episódios da realidade. O projeto futuro é de me comprometer com uma escuta e escrita sensível ao longo do meu caminhar, pois elas me inseriram neste trabalho e mais perto das coisas da vida e da profissão. |
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Os laços e os nós na constituição do ser docente de química. Orientadora: Leila Inês Follmann Freire. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática), Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2020.http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3330O trabalho desenvolvido ancorou-se em uma perspetiva epistemológica de pesquisa autobiográfica do tipo qualitativa. A dissertação foi estruturada em narrativas na forma de cartas à luz da questão de pesquisa: Como o experienciar diferentes lugares constituíram o ser docente de Química? Desse modo, busquei como objetivo geral compreender como os diferentes laços existenciais contribuíram para a construção do ser docente de química que sou. Para esclarecer a questão de pesquisa também formulei dois objetivos específicos. O primeiro foi de estabelecer relações entre os diferentes lugares que contribuíram para a constituição do ser docente de Química. 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O projeto futuro é de me comprometer com uma escuta e escrita sensível ao longo do meu caminhar, pois elas me inseriram neste trabalho e mais perto das coisas da vida e da profissão.The work developed was anchored in the epistemological perspective of qualitative autobiographical research. The dissertation was structured in narratives in the form of letters. Facing the research question: How does experiencing different places constitute being a chemistry teacher? Thus, I sought as a general objective to understand how the different existential ties contributed to the construction of the chemistry teacher that I am. To clarify the research question, I also formulated two specific objectives. The first was to establish relationships between the different places that contributed to the formation of the Chemistry teacher. And the second, to explain the bonds created and untied in the constitution of the chemistry professor. Throughout the work, the Intimate Diary was created and from it a second text entitled Biographical Body. Subsequently, both were reread and organized in narratives in the form of letters taking into account the inducing questions "What experiences marked my intellectual and professional life?" "What did these experiences do to me?" and "What do I do now with what it did to me?" (PASSEGGI, 2011). Josso's (2006) metaphor of the sailor's knot used as a self-analysis methodology clarified that the ties and nodes in my school itinerary were transgenerational, kinship, alliance, generational, religious and professional ties linked to us of the following type: Gordian, spine, left and coullant. To narrate these ties and we need to take the opportunity to fulfill the historical task of transforming myself through writing. And, to say, here I am embedded in the narrative. It also made it possible to accept that the professional choice at the beginning of the training was an act of unconsciousness that, in the course of school, became conscious. In addition, the experiences that constituted my teaching identity come from basic education, from teaching projects and study groups in higher education, places that led me to a teaching identity that practices a critical-progressive pedagogy of an emancipatory and liberating character. Throwing myself into the water to do this research required me to take on autobiographical paradigms. And assume your rhythm, which is what life imposes on me. As it is not possible to narrate in the rhythm of life, it took a little bit of fiction to tell episodes of reality. The future project is to commit myself to sensitive listening and writing throughout my school career, as they inserted me in this work and closer to the things of life and profession.Submitted by Angela Maria de Oliveira (amolivei@uepg.br) on 2021-03-23T21:28:51Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Flávia Roberta de Oliveira.pdf: 1615116 bytes, checksum: 23a1d356e953451f988a7a3ac152021c (MD5)Made available in DSpace on 2021-03-23T21:28:51Z (GMT). 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O trabalho desenvolvido ancorou-se em uma perspetiva epistemológica de pesquisa autobiográfica do tipo qualitativa. A dissertação foi estruturada em narrativas na forma de cartas à luz da questão de pesquisa: Como o experienciar diferentes lugares constituíram o ser docente de Química? Desse modo, busquei como objetivo geral compreender como os diferentes laços existenciais contribuíram para a construção do ser docente de química que sou. Para esclarecer a questão de pesquisa também formulei dois objetivos específicos. O primeiro foi de estabelecer relações entre os diferentes lugares que contribuíram para a constituição do ser docente de Química. E o segundo, explicitar os laços criados e desatados na constituição do ser docente de química. Ao longo do trabalho primeiramente o Diário íntimo foi elaborado e a partir dele um segundo texto intitulado de corpo biográfico. Posteriormente ambos foram relidos e organizados em narrativas na forma de cartas levando em consideração as questões indutoras “Que experiências marcaram a minha vida intelectual e profissional?” “O que essas experiências fizeram comigo?” e “O que faço agora com o que isso me fez?” (PASSEGGI, 2011). A metáfora do nó de marinheiro de Josso (2006) utilizada como metodologia de autoanálise esclareceu que os laços e os nós de meu itinerário escolar foram laços transgeracionais, de parentesco, de aliança, geracionais, religiosos e profissionais atrelados a nós do tipo: górdio, espinha, esquerdo e de coullant. Para narrar estes laços e nós foi preciso assumir a oportunidade de cumprir a tarefa histórica de me transformar por meio da escrita. E dizer eis-me aqui corporizada na narrativa. Também oportunizou acolher que a escolha profissional no início da formação foi um ato de inconsciência que, no itinerário escolar tornou-se consciente. Além disso, as experiências que constituíram a minha identidade docente advêm da educação básica, dos projetos de ensino e grupos de estudos no ensino superior, lugares que me conduziram a uma identidade docente que pratica a pedagogia crítico-progressista de natureza emancipatória e libertadora. Lançar-me às águas para realizar essa pesquisa me exigiu a atitude de assumir paradigmas da autobiografia. Como não é possível narrar no ritmo da vida foi preciso de um pouco de ficção para contar episódios da realidade. O projeto futuro é de me comprometer com uma escuta e escrita sensível ao longo do meu caminhar, pois elas me inseriram neste trabalho e mais perto das coisas da vida e da profissão. |
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OLIVEIRA, Flávia Roberta. Os laços e os nós na constituição do ser docente de química. Orientadora: Leila Inês Follmann Freire. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática), Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2020. |
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