IDENTIDADE E CINEMA:UMA ANÁLISE SOBRE O PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO DO ESPECTADOR NA OBRA DE ALFRED HITCHCOCK

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Starke, Paula lattes
Orientador(a): Steyer, Fábio Augusto lattes
Banca de defesa: Thiel, Janice Cristine lattes, Mullher, Andréa Correa Paraiso lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem
Departamento: Linguagem, Identidade e Subjetividade
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1497
Resumo: Taking into consideration the theme of Identity and its importance to the current investigation matters of this Master’s program, this research aims to investigate Identity and its relation with cultural practices, specifying it to one of them: Cinema. Based on theorists like Hall, Bauman and Dubar among others, the extent and the relevance of the process of identification will be discussed as well as its influence on the viewer experience. The filmography of director Alfred Hitchcock is in fact the key part for problematizing and considering the relation between Identity and Cinema, since Hitchcock had a unique narrative style and a specific mise-en-scène. The definitions of Identity, the importance of the act of identifying to film for cinema appreciation and other matters will be debated. The selected movies for the study are Rope (1948) and North by Northwest (1959), pictures that bring a variety of identification possibilities, including the possibilities of feeling innocent or guilty. Using theorists like Baecque, Martin, Xavier, Mauerhofer, Munsterberg, Metz and Lacan – about psychology and psychoanalysis – the diverse experiences of the audience will be clarified, as well as an analysis of the viewers’ positions, of the relation between reality and representation, besides the problematization of Cinema experimentation itself.
id UEPG_960d23f1900c3e7b632869d1c030af3b
oai_identifier_str oai:tede2.uepg.br:prefix/1497
network_acronym_str UEPG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG
repository_id_str
spelling Steyer, Fábio AugustoCPF:76713199020http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737289A5Thiel, Janice CristineCPF:50613855949http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785535Z6Mullher, Andréa Correa ParaisoCPF:16176652820http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790729U0CPF:06616132919http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4477436E0Starke, Paula2017-07-21T20:49:36Z2017-07-072017-07-21T20:49:36Z2017-03-31STARKE, Paula. IDENTIDADE E CINEMA:UMA ANÁLISE SOBRE O PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO DO ESPECTADOR NA OBRA DE ALFRED HITCHCOCK. 2017. 121 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2017.http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1497Taking into consideration the theme of Identity and its importance to the current investigation matters of this Master’s program, this research aims to investigate Identity and its relation with cultural practices, specifying it to one of them: Cinema. Based on theorists like Hall, Bauman and Dubar among others, the extent and the relevance of the process of identification will be discussed as well as its influence on the viewer experience. The filmography of director Alfred Hitchcock is in fact the key part for problematizing and considering the relation between Identity and Cinema, since Hitchcock had a unique narrative style and a specific mise-en-scène. The definitions of Identity, the importance of the act of identifying to film for cinema appreciation and other matters will be debated. The selected movies for the study are Rope (1948) and North by Northwest (1959), pictures that bring a variety of identification possibilities, including the possibilities of feeling innocent or guilty. Using theorists like Baecque, Martin, Xavier, Mauerhofer, Munsterberg, Metz and Lacan – about psychology and psychoanalysis – the diverse experiences of the audience will be clarified, as well as an analysis of the viewers’ positions, of the relation between reality and representation, besides the problematization of Cinema experimentation itself.Levando em consideração as linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Linguagem, Identidade e Subjetividade da Universidade Estadual de Ponta Grossa, no qual este trabalho foi idealizado, busca-se aqui tratar do tema da Identidade e de sua relação com as práticas culturais, estreitando a pesquisa a uma delas: a do Cinema. Com base em teóricos como Hall, Bauman, Dubar, dentre outros, a amplitude e a relevância do processo de identificação serão discutidas, assim como sua influência na experiência do espectador. A inspiração inicial para a problematização e reflexão sobre a relação entre cinema e identidade parte da obra do diretor Alfred Hitchcock, distinta por seu estilo narrativo e por uma mise-en-scène particular. Tratando, inicialmente, de algumas definições de identidade, o trabalho discutirá a importância do ato de se identificar para a apreciação da obra e como este processo se dá, então, em filmes específicos do diretor – Festim Diabólico (1948) e Intriga Internacional (1959) – em razão das diversas possibilidades de identificação, dentre elas a da inocência e da culpa. Citando teóricos do cinema como Baecque, Martin, Xavier, Mauerhofer, Munsterberg, Metz e sobre a psicologia e a psicanálise, como, Jacques Lacan, para esclarecer as faces da experiência do público, busca-se uma análise do processo de identificação do espectador, tratando também da relação entre realidade e representação e da problematização da experiência cinematográfica em si.Made available in DSpace on 2017-07-21T20:49:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Paula Starke.pdf: 2641358 bytes, checksum: 8d47b720736301870c5efbcde07e1077 (MD5) Previous issue date: 2017-03-31application/pdfporUNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSAPrograma de Pós-Graduação em Estudos de LinguagemUEPGBRLinguagem, Identidade e SubjetividadecinemaidentidadeespectadorHitchcockcinemaidentityviewerHitchcockCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAIDENTIDADE E CINEMA:UMA ANÁLISE SOBRE O PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO DO ESPECTADOR NA OBRA DE ALFRED HITCHCOCKinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPGinstname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGORIGINALPaula Starke.pdfapplication/pdf2641358http://tede2.uepg.br/jspui/bitstream/prefix/1497/1/Paula%20Starke.pdf8d47b720736301870c5efbcde07e1077MD51prefix/14972017-07-21 17:49:36.961oai:tede2.uepg.br:prefix/1497Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede2.uepg.br/jspui/PUBhttp://tede2.uepg.br/oai/requestbicen@uepg.br||mv_fidelis@yahoo.com.bropendoar:2017-07-21T20:49:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.por.fl_str_mv IDENTIDADE E CINEMA:UMA ANÁLISE SOBRE O PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO DO ESPECTADOR NA OBRA DE ALFRED HITCHCOCK
title IDENTIDADE E CINEMA:UMA ANÁLISE SOBRE O PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO DO ESPECTADOR NA OBRA DE ALFRED HITCHCOCK
spellingShingle IDENTIDADE E CINEMA:UMA ANÁLISE SOBRE O PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO DO ESPECTADOR NA OBRA DE ALFRED HITCHCOCK
Starke, Paula
cinema
identidade
espectador
Hitchcock
cinema
identity
viewer
Hitchcock
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
title_short IDENTIDADE E CINEMA:UMA ANÁLISE SOBRE O PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO DO ESPECTADOR NA OBRA DE ALFRED HITCHCOCK
title_full IDENTIDADE E CINEMA:UMA ANÁLISE SOBRE O PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO DO ESPECTADOR NA OBRA DE ALFRED HITCHCOCK
title_fullStr IDENTIDADE E CINEMA:UMA ANÁLISE SOBRE O PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO DO ESPECTADOR NA OBRA DE ALFRED HITCHCOCK
title_full_unstemmed IDENTIDADE E CINEMA:UMA ANÁLISE SOBRE O PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO DO ESPECTADOR NA OBRA DE ALFRED HITCHCOCK
title_sort IDENTIDADE E CINEMA:UMA ANÁLISE SOBRE O PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO DO ESPECTADOR NA OBRA DE ALFRED HITCHCOCK
author Starke, Paula
author_facet Starke, Paula
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Steyer, Fábio Augusto
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:76713199020
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737289A5
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Thiel, Janice Cristine
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:50613855949
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785535Z6
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Mullher, Andréa Correa Paraiso
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv CPF:16176652820
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790729U0
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:06616132919
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4477436E0
dc.contributor.author.fl_str_mv Starke, Paula
contributor_str_mv Steyer, Fábio Augusto
Thiel, Janice Cristine
Mullher, Andréa Correa Paraiso
dc.subject.por.fl_str_mv cinema
identidade
espectador
Hitchcock
topic cinema
identidade
espectador
Hitchcock
cinema
identity
viewer
Hitchcock
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
dc.subject.eng.fl_str_mv cinema
identity
viewer
Hitchcock
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
description Taking into consideration the theme of Identity and its importance to the current investigation matters of this Master’s program, this research aims to investigate Identity and its relation with cultural practices, specifying it to one of them: Cinema. Based on theorists like Hall, Bauman and Dubar among others, the extent and the relevance of the process of identification will be discussed as well as its influence on the viewer experience. The filmography of director Alfred Hitchcock is in fact the key part for problematizing and considering the relation between Identity and Cinema, since Hitchcock had a unique narrative style and a specific mise-en-scène. The definitions of Identity, the importance of the act of identifying to film for cinema appreciation and other matters will be debated. The selected movies for the study are Rope (1948) and North by Northwest (1959), pictures that bring a variety of identification possibilities, including the possibilities of feeling innocent or guilty. Using theorists like Baecque, Martin, Xavier, Mauerhofer, Munsterberg, Metz and Lacan – about psychology and psychoanalysis – the diverse experiences of the audience will be clarified, as well as an analysis of the viewers’ positions, of the relation between reality and representation, besides the problematization of Cinema experimentation itself.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-07-21T20:49:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-07-07
2017-07-21T20:49:36Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-03-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv STARKE, Paula. IDENTIDADE E CINEMA:UMA ANÁLISE SOBRE O PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO DO ESPECTADOR NA OBRA DE ALFRED HITCHCOCK. 2017. 121 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1497
identifier_str_mv STARKE, Paula. IDENTIDADE E CINEMA:UMA ANÁLISE SOBRE O PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO DO ESPECTADOR NA OBRA DE ALFRED HITCHCOCK. 2017. 121 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2017.
url http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1497
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem
dc.publisher.initials.fl_str_mv UEPG
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Linguagem, Identidade e Subjetividade
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.uepg.br/jspui/bitstream/prefix/1497/1/Paula%20Starke.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8d47b720736301870c5efbcde07e1077
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv bicen@uepg.br||mv_fidelis@yahoo.com.br
_version_ 1797039579687026688