Atividades Experimentais para o Estudo da Refração da Luz no Ensino Médio, uma Proposta de UEPS

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Albrecht, Elisiane de Campos de Oliveira lattes
Orientador(a): Andrade, André Vitor Chaves de lattes
Banca de defesa: Facin, Paulo Cesar lattes, Szmoski, Romeu Miqueias lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual de Ponta Grossa
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física
Departamento: Departamento de Física
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3788
Resumo: Neste trabalho apresentamos uma proposta de Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) frente ao tema da refração da luz em meios transparentes, no contexto da óptica geométrica, baseada nos princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de David Ausubel. A UEPS foi aplicada e analisada em uma turma de terceira série do ensino médio, em um colégio da Região Metropolitana de Curitiba - PR, partindo do pressuposto de que as atividades experimentais desenvolvidas, aplicadas e avaliadas à luz dos princípios da TAS, poderiam contribuir para amenizar alguns dos problemas de aprendizagem encontrados pelo docente no ensino de física no que tange ao conteúdo da refração da luz. Para investigação dos resultados e busca de evidências de aprendizagem foram usados os mapas conceituais, indicados como importantes ferramentas metodológicas no processo de avaliação diferenciada e progressiva. Verificou-se nos distintos momentos da UEPS um grande envolvimento dos estudantes no processo, individualmente e em grupo, e um aumento da complexidade dos seus mapas mentais e conceituais, fatores que podem ser lidos como indícios que as atividades experimentais contribuíram como agentes facilitadores do ensino, motivando e mobilizando os estudantes e mostrando-se como instrumentos de apoio ao docente na sua busca por aulas diferenciadas e atrativas.
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Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2022.http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3788Neste trabalho apresentamos uma proposta de Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) frente ao tema da refração da luz em meios transparentes, no contexto da óptica geométrica, baseada nos princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de David Ausubel. A UEPS foi aplicada e analisada em uma turma de terceira série do ensino médio, em um colégio da Região Metropolitana de Curitiba - PR, partindo do pressuposto de que as atividades experimentais desenvolvidas, aplicadas e avaliadas à luz dos princípios da TAS, poderiam contribuir para amenizar alguns dos problemas de aprendizagem encontrados pelo docente no ensino de física no que tange ao conteúdo da refração da luz. Para investigação dos resultados e busca de evidências de aprendizagem foram usados os mapas conceituais, indicados como importantes ferramentas metodológicas no processo de avaliação diferenciada e progressiva. Verificou-se nos distintos momentos da UEPS um grande envolvimento dos estudantes no processo, individualmente e em grupo, e um aumento da complexidade dos seus mapas mentais e conceituais, fatores que podem ser lidos como indícios que as atividades experimentais contribuíram como agentes facilitadores do ensino, motivando e mobilizando os estudantes e mostrando-se como instrumentos de apoio ao docente na sua busca por aulas diferenciadas e atrativas.In this work we present a proposal for a Potentially Meaningful Teaching Unit (UEPS) on the theme of refraction of light in transparent media, in the context of geometric optics, based on the principles of the Theory of Meaningful Learning (TAS) by David Ausubel. The UEPS was applied and analyzed in a third-grade high school class, in a school in the Metropolitan Region of Curitiba - PR, based on the assumption that the experimental activities developed, applied and evaluated in the light of the TAS principles, could contribute to alleviate some of the learning problems encountered by the teacher in the teaching of physics regarding the content of light refraction. To investigate the results and search for evidence of learning, conceptual maps were used, indicated as important methodological tools in the process of differentiated and progressive assessment. In the different moments of the UEPS, there was a great involvement of students in the process, individually and in groups, and an increase in the complexity of their mental and conceptual maps, factors that can be read as indications that the experimental activities contributed as facilitators of teaching, motivating and mobilizing the students and showing themselves as instruments to support the teacher in his search for differentiated and attractive classes.Submitted by Ivani Silva (ivsilva@uepg.br) on 2022-11-29T22:28:54Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Elisiane de Campos de Oliveira Albrecht.pdf: 7369364 bytes, checksum: 0d3b043e6052b53c6f13844daf9fae3d (MD5)Made available in DSpace on 2022-11-29T22:28:54Z (GMT). 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