APRENDER E ENSINAR E APRENDER A ENSINAR MATEMÁTICA DISCUTINDO SUBTRAÇÃO PARA OS ANOS INICIAIS

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Carmazio, Eduardo Daniel
Orientador(a): Guardia, Giuliano Gadioli La lattes
Banca de defesa: Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel lattes, Grossi, Luciane lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Matemática (Profissional em Rede Nacional)
Departamento: Matemática
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1510
Resumo: This work is the result of a survey of teachers of Freshwater municipalities and Joaçaba, both of Santa Catarina Midwest, where they collected data on the learning difficulties of students in the first segment of elementary school from mathematics discipline. This research revealed that the operation of subtraction is one of the most difficult content to be taught. Hence, the problem: "As a continuing education course for the early years teachers can help in working with the concept of subtraction?". Thus, based on the conceptual understanding of theories by Liping Ma, it was constructed the course of conceptual learning, and the decomposition and the use of numerical straight main tools for this. The use of motivating factors for the topic discussed reach students and sensitize teachers to use the practical proposals for their classes. The course consists of 12 hours of discussion and 30 hours of practice with students; the application of the topics covered will not be restricted to that period. The emphasis of the course is to provide to students the opportunity of building, in the field of their minds, the necessary conditions to learn subtraction and connect this topic with other important topics of knowledge. The results were analyzed interpretively, of qualitative nature, with applied purpose. In this work we report and comment all the stages of this process.
id UEPG_ec6aabe40c562ac2b2c2933561a343ee
oai_identifier_str oai:tede2.uepg.br:prefix/1510
network_acronym_str UEPG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG
repository_id_str
spelling Guardia, Giuliano Gadioli LaCPF:18213786874http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791986D0Pinheiro, Nilcéia Aparecida MacielCPF:83483616934http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704836J8Grossi, LucianeCPF:53570618153http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794610E0CPF:00544579984Carmazio, Eduardo Daniel2017-07-21T20:56:29Z2016-09-012017-07-21T20:56:29Z2016-06-03CARMAZIO, Eduardo Daniel. APRENDER E ENSINAR E APRENDER A ENSINAR MATEMÁTICA DISCUTINDO SUBTRAÇÃO PARA OS ANOS INICIAIS. 2016. 176 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grosssa, 2016.http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1510This work is the result of a survey of teachers of Freshwater municipalities and Joaçaba, both of Santa Catarina Midwest, where they collected data on the learning difficulties of students in the first segment of elementary school from mathematics discipline. This research revealed that the operation of subtraction is one of the most difficult content to be taught. Hence, the problem: "As a continuing education course for the early years teachers can help in working with the concept of subtraction?". Thus, based on the conceptual understanding of theories by Liping Ma, it was constructed the course of conceptual learning, and the decomposition and the use of numerical straight main tools for this. The use of motivating factors for the topic discussed reach students and sensitize teachers to use the practical proposals for their classes. The course consists of 12 hours of discussion and 30 hours of practice with students; the application of the topics covered will not be restricted to that period. The emphasis of the course is to provide to students the opportunity of building, in the field of their minds, the necessary conditions to learn subtraction and connect this topic with other important topics of knowledge. The results were analyzed interpretively, of qualitative nature, with applied purpose. In this work we report and comment all the stages of this process.O presente trabalho é resultado de uma pesquisa realizada com professoras dos municípios de Água Doce e Joaçaba, ambos do meio oeste catarinense, onde foram coletados dados relativos às dificuldades de aprendizagem dos alunos do primeiro segmento do ensino fundamental na disciplina de matemática. Tal pesquisa revelou a subtração como conteúdo de maior frequência dentre as dificuldades listadas e isso motivou a construção de um curso para professores dos anos iniciais discutindo subtração, aliada à adição. Daí, o problema: “Como um curso de formação continuada para professores dos anos iniciais poderá contribuir no trabalho com o conceito de subtração?”. Assim, com base nas teorias de entendimento conceitual de Liping Ma, construiu-se o curso evidenciando a aprendizagem conceitual, tendo a decomposição e o uso da reta numérica como ferramentas principais para tal. Foi explorado o uso de fatores motivadores para que o tema abordado atingisse os alunos e sensibilizasse as professoras a utilizarem as práticas propostas durante suas aulas. Trata-se de um curso composto por 12 horas de discussão e 30 horas de prática com alunos, cuja aplicação dos temas abordados não será restrita a esse período. A ênfase do curso está em proporcionar aos alunos a oportunidade de construir, no campo de suas mentes, as condições necessárias para o aprendizado da subtração e conectar os conhecimentos que possui a outros que virão. Os resultados foram analisados de forma interpretativa, de natureza qualitativa com finalidade aplicada. Estão aqui relatadas e comentadas todas as etapas desse processo.Made available in DSpace on 2017-07-21T20:56:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Eduardo Carmazio.pdf: 7001251 bytes, checksum: 4c310eb95a8e95aeed7a06a46e97a59e (MD5) Previous issue date: 2016-06-03application/pdfporUNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSAPrograma de Pós-Graduação em Matemática (Profissional em Rede Nacional)UEPGBRMatemáticasubtraçãodecomposiçãoreta numéricacursoformação continuadasubtractiondecompositionnumber linecoursecontinuing educationCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAAPRENDER E ENSINAR E APRENDER A ENSINAR MATEMÁTICA DISCUTINDO SUBTRAÇÃO PARA OS ANOS INICIAISinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPGinstname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGORIGINALEduardo Carmazio.pdfapplication/pdf7001251http://tede2.uepg.br/jspui/bitstream/prefix/1510/1/Eduardo%20Carmazio.pdf4c310eb95a8e95aeed7a06a46e97a59eMD51prefix/15102017-07-21 17:56:29.585oai:tede2.uepg.br:prefix/1510Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede2.uepg.br/jspui/PUBhttp://tede2.uepg.br/oai/requestbicen@uepg.br||mv_fidelis@yahoo.com.bropendoar:2017-07-21T20:56:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.por.fl_str_mv APRENDER E ENSINAR E APRENDER A ENSINAR MATEMÁTICA DISCUTINDO SUBTRAÇÃO PARA OS ANOS INICIAIS
title APRENDER E ENSINAR E APRENDER A ENSINAR MATEMÁTICA DISCUTINDO SUBTRAÇÃO PARA OS ANOS INICIAIS
spellingShingle APRENDER E ENSINAR E APRENDER A ENSINAR MATEMÁTICA DISCUTINDO SUBTRAÇÃO PARA OS ANOS INICIAIS
Carmazio, Eduardo Daniel
subtração
decomposição
reta numérica
curso
formação continuada
subtraction
decomposition
number line
course
continuing education
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short APRENDER E ENSINAR E APRENDER A ENSINAR MATEMÁTICA DISCUTINDO SUBTRAÇÃO PARA OS ANOS INICIAIS
title_full APRENDER E ENSINAR E APRENDER A ENSINAR MATEMÁTICA DISCUTINDO SUBTRAÇÃO PARA OS ANOS INICIAIS
title_fullStr APRENDER E ENSINAR E APRENDER A ENSINAR MATEMÁTICA DISCUTINDO SUBTRAÇÃO PARA OS ANOS INICIAIS
title_full_unstemmed APRENDER E ENSINAR E APRENDER A ENSINAR MATEMÁTICA DISCUTINDO SUBTRAÇÃO PARA OS ANOS INICIAIS
title_sort APRENDER E ENSINAR E APRENDER A ENSINAR MATEMÁTICA DISCUTINDO SUBTRAÇÃO PARA OS ANOS INICIAIS
author Carmazio, Eduardo Daniel
author_facet Carmazio, Eduardo Daniel
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Guardia, Giuliano Gadioli La
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:18213786874
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791986D0
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:83483616934
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704836J8
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Grossi, Luciane
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv CPF:53570618153
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794610E0
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:00544579984
dc.contributor.author.fl_str_mv Carmazio, Eduardo Daniel
contributor_str_mv Guardia, Giuliano Gadioli La
Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel
Grossi, Luciane
dc.subject.por.fl_str_mv subtração
decomposição
reta numérica
curso
formação continuada
topic subtração
decomposição
reta numérica
curso
formação continuada
subtraction
decomposition
number line
course
continuing education
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv subtraction
decomposition
number line
course
continuing education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description This work is the result of a survey of teachers of Freshwater municipalities and Joaçaba, both of Santa Catarina Midwest, where they collected data on the learning difficulties of students in the first segment of elementary school from mathematics discipline. This research revealed that the operation of subtraction is one of the most difficult content to be taught. Hence, the problem: "As a continuing education course for the early years teachers can help in working with the concept of subtraction?". Thus, based on the conceptual understanding of theories by Liping Ma, it was constructed the course of conceptual learning, and the decomposition and the use of numerical straight main tools for this. The use of motivating factors for the topic discussed reach students and sensitize teachers to use the practical proposals for their classes. The course consists of 12 hours of discussion and 30 hours of practice with students; the application of the topics covered will not be restricted to that period. The emphasis of the course is to provide to students the opportunity of building, in the field of their minds, the necessary conditions to learn subtraction and connect this topic with other important topics of knowledge. The results were analyzed interpretively, of qualitative nature, with applied purpose. In this work we report and comment all the stages of this process.
publishDate 2016
dc.date.available.fl_str_mv 2016-09-01
2017-07-21T20:56:29Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-06-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-07-21T20:56:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CARMAZIO, Eduardo Daniel. APRENDER E ENSINAR E APRENDER A ENSINAR MATEMÁTICA DISCUTINDO SUBTRAÇÃO PARA OS ANOS INICIAIS. 2016. 176 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grosssa, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1510
identifier_str_mv CARMAZIO, Eduardo Daniel. APRENDER E ENSINAR E APRENDER A ENSINAR MATEMÁTICA DISCUTINDO SUBTRAÇÃO PARA OS ANOS INICIAIS. 2016. 176 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grosssa, 2016.
url http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1510
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Matemática (Profissional em Rede Nacional)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UEPG
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Matemática
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.uepg.br/jspui/bitstream/prefix/1510/1/Eduardo%20Carmazio.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4c310eb95a8e95aeed7a06a46e97a59e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv bicen@uepg.br||mv_fidelis@yahoo.com.br
_version_ 1797039579720581120