A qualidade de vida no trabalho dos docentes idosos, atuantes na Rede Municipal de Ensino de Ponta Grossa - Paraná
Ano de defesa: | 2020 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual de Ponta Grossa
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas
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Departamento: |
Setor de Ciências Sociais Aplicadas
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3278 |
Resumo: | As transformações no mercado de trabalho, no século XXI, fizeram com que existissem novas adaptações, principalmente em relação aos recursos humanos. Estas novas adequações ocorreram com a população idosa, especificadamente em Ponta Grossa (Paraná). Pessoas com sessenta anos ou mais, hoje, constituem mão de obra ativa para o laboro. A sociedade está se adaptando com o envelhecimento da população. Isso significa adaptar e proporcionar condições dignas para a vida pessoal e profissional dos idosos. Atrelado a este contexto está a profissão docente, que precisa olhar para esta realidade, dos professores idosos, que estão laborando nas instituições escolares e precisam manter não apenas a qualidade de ensino, mas a sua qualidade de vida no trabalho. Nesta perspectiva a pesquisa tem como objetivo geral analisar a qualidade de vida no trabalho dos docentes idosos, lotados na Rede Municipal de Ensino de Ponta Grossa-Paraná. E, para almejar esta finalidade utilizou-se um instrumento geral de avaliação da qualidade de vida no trabalho, o TQWL-42(Total Quality of Work Life), que avalia através de quarenta e duas questões seccionadas em cinco grandes esferas – Biológica/Fisiológica, Psicológica/Comportamental, Sociológica/Relacional, Econômica/Política e Ambiental/Organizacional. Tal instrumento foi aplicado para quarenta e oito docentes idosos, com sessenta anos ou mais completados até 31 de julho de 2019, lotados na Rede Municipal de Ensino de Ponta Grossa-Pr. Juntamente com este instrumento questionou-se aos docentes: Quando eu falo a expressão “qualidade de vida no trabalho”, quais são as cinco primeiras palavras que lhe-vêm à mente, bem como, justificar a escolha da primeira palavra. Aliou-se a este estudo uma pesquisa bibliográfica, com uma perspectiva interdisciplinar, utilizando uma abordagem do método misto (quantitativa e qualitativa) como percurso metodológico. Por fim, constatou-se que existem referências e estudos a respeito da qualidade de vida no trabalho, contudo este trabalho buscou especificar e verificar a qualidade de vida no trabalho dos docentes idosos, na educação básica. Com a aplicação do instrumento de avaliação TQWL-42, verificou que o domínio com maior escore foi o Psicológico e Comportamental (77,21), considerado muito satisfatório, seguido do Ambiental e Organizacional (66,93), Biológico e Fisiológico (66,15), Sociológico e Relacional (60,87) e com o menor escore o Econômico e Político (57,62) considerados como satisfatórios, assim como o escore geral (66,20).É possível constatar que juntamente com os dados quantitativos, as respostas do questionamento feito, os docentes idosos destacam que ter uma boa saúde é primordial para ter qualidade de vida no trabalho. A palavra saúde foi a de maior incidência nas respostas (37,50%). |
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A qualidade de vida no trabalho dos docentes idosos, atuantes na Rede Municipal de Ensino de Ponta Grossa - Paraná. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2020.http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3278As transformações no mercado de trabalho, no século XXI, fizeram com que existissem novas adaptações, principalmente em relação aos recursos humanos. Estas novas adequações ocorreram com a população idosa, especificadamente em Ponta Grossa (Paraná). Pessoas com sessenta anos ou mais, hoje, constituem mão de obra ativa para o laboro. A sociedade está se adaptando com o envelhecimento da população. Isso significa adaptar e proporcionar condições dignas para a vida pessoal e profissional dos idosos. 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Juntamente com este instrumento questionou-se aos docentes: Quando eu falo a expressão “qualidade de vida no trabalho”, quais são as cinco primeiras palavras que lhe-vêm à mente, bem como, justificar a escolha da primeira palavra. Aliou-se a este estudo uma pesquisa bibliográfica, com uma perspectiva interdisciplinar, utilizando uma abordagem do método misto (quantitativa e qualitativa) como percurso metodológico. Por fim, constatou-se que existem referências e estudos a respeito da qualidade de vida no trabalho, contudo este trabalho buscou especificar e verificar a qualidade de vida no trabalho dos docentes idosos, na educação básica. Com a aplicação do instrumento de avaliação TQWL-42, verificou que o domínio com maior escore foi o Psicológico e Comportamental (77,21), considerado muito satisfatório, seguido do Ambiental e Organizacional (66,93), Biológico e Fisiológico (66,15), Sociológico e Relacional (60,87) e com o menor escore o Econômico e Político (57,62) considerados como satisfatórios, assim como o escore geral (66,20).É possível constatar que juntamente com os dados quantitativos, as respostas do questionamento feito, os docentes idosos destacam que ter uma boa saúde é primordial para ter qualidade de vida no trabalho. A palavra saúde foi a de maior incidência nas respostas (37,50%).The labor market changes, in the XXI century, brought up new adaptions, mainly regarding human resources. These new adequacies occurred within the elderly population, especially in Ponta Grossa (Paraná). People of 60 years of age and above, today, constitute active labor force for business in general. The society is adapting to the population’s aging. This means to adapt and provide dignified conditions to personal and professional life of the elderly professionals. Within this context is the teaching profession, that must be aware of this reality, of the elderly professors, that are working within the state schools and must maintain not only the quality of education, but their quality of life in the work environment. In this perspective, the research aims to verify the quality of life in the work environment of the elderly professors in the city's municipal education system of Ponta Grossa-Paraná. To achieve this goal, an instrument of general assessment was used, the TQWL-42 (Total Qualify of Work Life), which assess, through forty two questions sectioned in the five great spheres – Biological/Physiological, Psychological/Behavioral, Sociological/Relational, Economical/Political and Environmental/Organizational, to assess the quality of life in the work environment. This instrument was applied to forty-eight elderly professors, ages sixty years old and above, up to July 31st of 2019, that work for the city's municipal education system of Ponta Grossa-Paraná. Alongside this instrument, the professors were asked: When one say the expression “quality of life in the work environment”, which are the first five words that come to mind, as well as, to justify their first choice. A bibliographical research was used in the study, as a cross curricular perspective, utilizing a mix method of approach (quality and quantitative), as methodological pathway. Lastly something was noted, there are references and studies regarding quality of life in the work environment, however, this study aimed to specify and verify the quality of life in the work environment of elderly professors in the basic education. With the use of the assessment instrument TQWL-42, it was verified that the highest score domain was the Psychological and Behavioral (77,21), considered very satisfactory results. Followed by the Environmental and Organizational (66,93), Biological and Physiological (66,15), Sociological and Relational (60,87) and with the lowest score the Economical and Political (57,62) considered adequate scores results, as well as general score (66,20). Is possible to conclude that along with the quantitative data, through the answers to the questionnaires, the elderly professors highlight that, having good health is essential to having quality in the work environment. The word health appeared the most in the answers (37,50%).Submitted by Angela Maria de Oliveira (amolivei@uepg.br) on 2021-01-18T18:44:02Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Vanessa Cavalari Calixto.pdf: 2340948 bytes, checksum: 319311120254b804c8a5ad35a731c4bb (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-18T18:44:03Z (GMT). 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Qualidade de vida no Trabalho Docentes Idosos TQWL-42 Rede Municipal de Ensino Quality of life in the work environment Professor Elderly TQWL-42 Municipal Education System |
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As transformações no mercado de trabalho, no século XXI, fizeram com que existissem novas adaptações, principalmente em relação aos recursos humanos. Estas novas adequações ocorreram com a população idosa, especificadamente em Ponta Grossa (Paraná). Pessoas com sessenta anos ou mais, hoje, constituem mão de obra ativa para o laboro. A sociedade está se adaptando com o envelhecimento da população. Isso significa adaptar e proporcionar condições dignas para a vida pessoal e profissional dos idosos. Atrelado a este contexto está a profissão docente, que precisa olhar para esta realidade, dos professores idosos, que estão laborando nas instituições escolares e precisam manter não apenas a qualidade de ensino, mas a sua qualidade de vida no trabalho. Nesta perspectiva a pesquisa tem como objetivo geral analisar a qualidade de vida no trabalho dos docentes idosos, lotados na Rede Municipal de Ensino de Ponta Grossa-Paraná. E, para almejar esta finalidade utilizou-se um instrumento geral de avaliação da qualidade de vida no trabalho, o TQWL-42(Total Quality of Work Life), que avalia através de quarenta e duas questões seccionadas em cinco grandes esferas – Biológica/Fisiológica, Psicológica/Comportamental, Sociológica/Relacional, Econômica/Política e Ambiental/Organizacional. Tal instrumento foi aplicado para quarenta e oito docentes idosos, com sessenta anos ou mais completados até 31 de julho de 2019, lotados na Rede Municipal de Ensino de Ponta Grossa-Pr. Juntamente com este instrumento questionou-se aos docentes: Quando eu falo a expressão “qualidade de vida no trabalho”, quais são as cinco primeiras palavras que lhe-vêm à mente, bem como, justificar a escolha da primeira palavra. Aliou-se a este estudo uma pesquisa bibliográfica, com uma perspectiva interdisciplinar, utilizando uma abordagem do método misto (quantitativa e qualitativa) como percurso metodológico. Por fim, constatou-se que existem referências e estudos a respeito da qualidade de vida no trabalho, contudo este trabalho buscou especificar e verificar a qualidade de vida no trabalho dos docentes idosos, na educação básica. Com a aplicação do instrumento de avaliação TQWL-42, verificou que o domínio com maior escore foi o Psicológico e Comportamental (77,21), considerado muito satisfatório, seguido do Ambiental e Organizacional (66,93), Biológico e Fisiológico (66,15), Sociológico e Relacional (60,87) e com o menor escore o Econômico e Político (57,62) considerados como satisfatórios, assim como o escore geral (66,20).É possível constatar que juntamente com os dados quantitativos, as respostas do questionamento feito, os docentes idosos destacam que ter uma boa saúde é primordial para ter qualidade de vida no trabalho. A palavra saúde foi a de maior incidência nas respostas (37,50%). |
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2020 |
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CALIXTO, Vanessa Cavalari. A qualidade de vida no trabalho dos docentes idosos, atuantes na Rede Municipal de Ensino de Ponta Grossa - Paraná. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2020. |
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