Ensino de Sociologia e Sociedade da Informação:Análise e desafios do currículo de Sociologia no Ensino Normal do Estado do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Bourguignon, Marco Antonio Monteiro lattes
Orientador(a): Sangenis, Luiz Fernando Conde lattes
Banca de defesa: Rangel, Sonia de Oliveira Camara lattes, Julião, Elionaldo Fernandes lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9993
Resumo: The present work has as objective to make an analysis and reflection of questions related to the construction of the curriculum of the Teaching of Sociology in High School, taking as a specific cut the Minimum Curriculum of the Normal Course of the state of Rio de Janeiro. One of the main concerns is to open a discussion about its relationship with contemporary society, especially considering the great social, economic and cultural complexity in which we are inserted, as the proposals of Bell (1996), Castells (2010) and Schaff (1995), among other theorists who define it as "the Information Society". This scenario challenges the researchers to reflect on how to transmit the knowledge of the reference sciences to young people through the liquidity of social relations (BAUMAN, 2001) and the volatility of information stored and transmitted by information and communication technology. The concept of the expression Information Society can not be thought separate from the processes of legitimacy of capitalist societies and the current role of National State policies. The mobilizations, in general discourse and analysis, lead towards the so-called knowledge society, so many Information Society theorists invoke education systems and school as part of the process of change.
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One of the main concerns is to open a discussion about its relationship with contemporary society, especially considering the great social, economic and cultural complexity in which we are inserted, as the proposals of Bell (1996), Castells (2010) and Schaff (1995), among other theorists who define it as "the Information Society". This scenario challenges the researchers to reflect on how to transmit the knowledge of the reference sciences to young people through the liquidity of social relations (BAUMAN, 2001) and the volatility of information stored and transmitted by information and communication technology. The concept of the expression Information Society can not be thought separate from the processes of legitimacy of capitalist societies and the current role of National State policies. The mobilizations, in general discourse and analysis, lead towards the so-called knowledge society, so many Information Society theorists invoke education systems and school as part of the process of change.O presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise e uma reflexão de questões vinculadas à construção do currículo do Ensino de Sociologia no Ensino Médio, tomando como recorte específico o Currículo Mínimo do Curso Normal do estado do Rio de Janeiro. Uma das principais preocupações consiste em abrir uma discussão sobre a sua relação com a sociedade contemporânea, sobretudo se considerarmos a grande complexidade social, econômica e cultural em que estamos inseridos, como apontam as proposições de Bell (1996), Castells (2010) e Schaff (1995), entre outros teóricos que a definem como a Sociedade da Informação . Tal cenário desafia os pesquisadores a refletir sobre como transmitir os conhecimentos das ciências de referências aos jovens, mediante a liquidez das relações sociais (BAUMAN, 2001) e a volatilidade das informações armazenadas e transmitidas pela tecnologia da informação e comunicação. A concepção da expressão Sociedade da Informação não pode ser pensada separadamente dos processos de legitimidade das sociedades capitalistas e do atual papel das políticas dos Estados Nacionais. As mobilizações, na generalidade dos discursos e das análises, levam em direção ao alcance a designada sociedade do conhecimento. Por isso muitos teóricos da Sociedade da Informação invocam os sistemas educativos e a escola como parte do processo de mudança.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T21:32:18Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao Marco Bourguignon.pdf: 820738 bytes, checksum: c87f9ac56fbafb56daaaa0d1ac9ad070 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T21:32:18Z (GMT). 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