Ensino de Sociologia e Sociedade da Informação:Análise e desafios do currículo de Sociologia no Ensino Normal do Estado do Rio de Janeiro
Ano de defesa: | 2017 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
|
Departamento: |
Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9993 |
Resumo: | The present work has as objective to make an analysis and reflection of questions related to the construction of the curriculum of the Teaching of Sociology in High School, taking as a specific cut the Minimum Curriculum of the Normal Course of the state of Rio de Janeiro. One of the main concerns is to open a discussion about its relationship with contemporary society, especially considering the great social, economic and cultural complexity in which we are inserted, as the proposals of Bell (1996), Castells (2010) and Schaff (1995), among other theorists who define it as "the Information Society". This scenario challenges the researchers to reflect on how to transmit the knowledge of the reference sciences to young people through the liquidity of social relations (BAUMAN, 2001) and the volatility of information stored and transmitted by information and communication technology. The concept of the expression Information Society can not be thought separate from the processes of legitimacy of capitalist societies and the current role of National State policies. The mobilizations, in general discourse and analysis, lead towards the so-called knowledge society, so many Information Society theorists invoke education systems and school as part of the process of change. |
id |
UERJ_05d7ec7cb686d3009027d29d8639cfa5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.bdtd.uerj.br:1/9993 |
network_acronym_str |
UERJ |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Sangenis, Luiz Fernando Condehttp://lattes.cnpq.br/3642667436336700Rangel, Sonia de Oliveira Camarahttp://lattes.cnpq.br/6303435255974589Julião, Elionaldo Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/8517681757007026http://lattes.cnpq.br/7960715819875030Bourguignon, Marco Antonio Monteiro2021-01-05T21:32:18Z2018-05-092017-07-31BOURGUIGNON, Marco Antonio Monteiro. Ensino de Sociologia e Sociedade da Informação:Análise e desafios do currículo de Sociologia no Ensino Normal do Estado do Rio de Janeiro. 2017. 125 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2017.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9993The present work has as objective to make an analysis and reflection of questions related to the construction of the curriculum of the Teaching of Sociology in High School, taking as a specific cut the Minimum Curriculum of the Normal Course of the state of Rio de Janeiro. One of the main concerns is to open a discussion about its relationship with contemporary society, especially considering the great social, economic and cultural complexity in which we are inserted, as the proposals of Bell (1996), Castells (2010) and Schaff (1995), among other theorists who define it as "the Information Society". This scenario challenges the researchers to reflect on how to transmit the knowledge of the reference sciences to young people through the liquidity of social relations (BAUMAN, 2001) and the volatility of information stored and transmitted by information and communication technology. The concept of the expression Information Society can not be thought separate from the processes of legitimacy of capitalist societies and the current role of National State policies. The mobilizations, in general discourse and analysis, lead towards the so-called knowledge society, so many Information Society theorists invoke education systems and school as part of the process of change.O presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise e uma reflexão de questões vinculadas à construção do currículo do Ensino de Sociologia no Ensino Médio, tomando como recorte específico o Currículo Mínimo do Curso Normal do estado do Rio de Janeiro. Uma das principais preocupações consiste em abrir uma discussão sobre a sua relação com a sociedade contemporânea, sobretudo se considerarmos a grande complexidade social, econômica e cultural em que estamos inseridos, como apontam as proposições de Bell (1996), Castells (2010) e Schaff (1995), entre outros teóricos que a definem como a Sociedade da Informação . Tal cenário desafia os pesquisadores a refletir sobre como transmitir os conhecimentos das ciências de referências aos jovens, mediante a liquidez das relações sociais (BAUMAN, 2001) e a volatilidade das informações armazenadas e transmitidas pela tecnologia da informação e comunicação. A concepção da expressão Sociedade da Informação não pode ser pensada separadamente dos processos de legitimidade das sociedades capitalistas e do atual papel das políticas dos Estados Nacionais. As mobilizações, na generalidade dos discursos e das análises, levam em direção ao alcance a designada sociedade do conhecimento. Por isso muitos teóricos da Sociedade da Informação invocam os sistemas educativos e a escola como parte do processo de mudança.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T21:32:18Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao Marco Bourguignon.pdf: 820738 bytes, checksum: c87f9ac56fbafb56daaaa0d1ac9ad070 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T21:32:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Marco Bourguignon.pdf: 820738 bytes, checksum: c87f9ac56fbafb56daaaa0d1ac9ad070 (MD5) Previous issue date: 2017-07-31application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades SociaisUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de ProfessoresSociology TeachingInformation SocietyCurriculumEducationEnsino de SociologiaSociedade da InformaçãoCurrículoEducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEnsino de Sociologia e Sociedade da Informação:Análise e desafios do currículo de Sociologia no Ensino Normal do Estado do Rio de JaneiroTeaching Sociology and Information Society: Analysis and challenges of the Sociology curriculum in the Normal Teaching of the State of Rio de Janeiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALDissertacao Marco Bourguignon.pdfapplication/pdf820738http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/9993/1/Dissertacao+Marco+Bourguignon.pdfc87f9ac56fbafb56daaaa0d1ac9ad070MD511/99932024-02-27 15:11:22.571oai:www.bdtd.uerj.br:1/9993Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T18:11:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Ensino de Sociologia e Sociedade da Informação:Análise e desafios do currículo de Sociologia no Ensino Normal do Estado do Rio de Janeiro |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Teaching Sociology and Information Society: Analysis and challenges of the Sociology curriculum in the Normal Teaching of the State of Rio de Janeiro |
title |
Ensino de Sociologia e Sociedade da Informação:Análise e desafios do currículo de Sociologia no Ensino Normal do Estado do Rio de Janeiro |
spellingShingle |
Ensino de Sociologia e Sociedade da Informação:Análise e desafios do currículo de Sociologia no Ensino Normal do Estado do Rio de Janeiro Bourguignon, Marco Antonio Monteiro Sociology Teaching Information Society Curriculum Education Ensino de Sociologia Sociedade da Informação Currículo Educação CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Ensino de Sociologia e Sociedade da Informação:Análise e desafios do currículo de Sociologia no Ensino Normal do Estado do Rio de Janeiro |
title_full |
Ensino de Sociologia e Sociedade da Informação:Análise e desafios do currículo de Sociologia no Ensino Normal do Estado do Rio de Janeiro |
title_fullStr |
Ensino de Sociologia e Sociedade da Informação:Análise e desafios do currículo de Sociologia no Ensino Normal do Estado do Rio de Janeiro |
title_full_unstemmed |
Ensino de Sociologia e Sociedade da Informação:Análise e desafios do currículo de Sociologia no Ensino Normal do Estado do Rio de Janeiro |
title_sort |
Ensino de Sociologia e Sociedade da Informação:Análise e desafios do currículo de Sociologia no Ensino Normal do Estado do Rio de Janeiro |
author |
Bourguignon, Marco Antonio Monteiro |
author_facet |
Bourguignon, Marco Antonio Monteiro |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sangenis, Luiz Fernando Conde |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3642667436336700 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Rangel, Sonia de Oliveira Camara |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6303435255974589 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Julião, Elionaldo Fernandes |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8517681757007026 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7960715819875030 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bourguignon, Marco Antonio Monteiro |
contributor_str_mv |
Sangenis, Luiz Fernando Conde Rangel, Sonia de Oliveira Camara Julião, Elionaldo Fernandes |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Sociology Teaching Information Society Curriculum Education |
topic |
Sociology Teaching Information Society Curriculum Education Ensino de Sociologia Sociedade da Informação Currículo Educação CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Sociologia Sociedade da Informação Currículo Educação |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
The present work has as objective to make an analysis and reflection of questions related to the construction of the curriculum of the Teaching of Sociology in High School, taking as a specific cut the Minimum Curriculum of the Normal Course of the state of Rio de Janeiro. One of the main concerns is to open a discussion about its relationship with contemporary society, especially considering the great social, economic and cultural complexity in which we are inserted, as the proposals of Bell (1996), Castells (2010) and Schaff (1995), among other theorists who define it as "the Information Society". This scenario challenges the researchers to reflect on how to transmit the knowledge of the reference sciences to young people through the liquidity of social relations (BAUMAN, 2001) and the volatility of information stored and transmitted by information and communication technology. The concept of the expression Information Society can not be thought separate from the processes of legitimacy of capitalist societies and the current role of National State policies. The mobilizations, in general discourse and analysis, lead towards the so-called knowledge society, so many Information Society theorists invoke education systems and school as part of the process of change. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-07-31 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-05-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-05T21:32:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BOURGUIGNON, Marco Antonio Monteiro. Ensino de Sociologia e Sociedade da Informação:Análise e desafios do currículo de Sociologia no Ensino Normal do Estado do Rio de Janeiro. 2017. 125 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9993 |
identifier_str_mv |
BOURGUIGNON, Marco Antonio Monteiro. Ensino de Sociologia e Sociedade da Informação:Análise e desafios do currículo de Sociologia no Ensino Normal do Estado do Rio de Janeiro. 2017. 125 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2017. |
url |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9993 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UERJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/9993/1/Dissertacao+Marco+Bourguignon.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c87f9ac56fbafb56daaaa0d1ac9ad070 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd.suporte@uerj.br |
_version_ |
1792352148852310016 |