Socialização, modos de pensamento e diversidade: contribuição à compreensão do fracasso escolar na Educação Pública Fundamental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Silva, Paula Santos da lattes
Orientador(a): Senna, Luiz Antônio Gomes lattes
Banca de defesa: Mattos, Carmen Lucia Guimarães de lattes, Frigotto, Edith Ione dos Santos lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10765
Resumo: This study aims to discuss the hypothesis that the condition of poverty is a cause of cognitive pathology. Thus, we analyze how the mind becomes social ideas in light of the sociology of knowledge through the theoretical construction of Peter Berger and Thomas Luckmann, the Historic-Cultural Theory of Lev S. Vygotsky and contributions about the possibility of cognitive diversity constructed from different cultural realities, as discussed by Luiz Antonio Gomes Senna. This study seeks to understand how subjects produce knowledge in cultural contexts. During the approach supports this theoretical work, it is argued that students learn the subject, are the result of the process of meaning production, performed with the aid of symbolic systems of culture. We argue further that teachers have been innocent agents of exclusion as they are unaware of the epistemological figure of the studen and that only a real education in intercultural perspective, would take care to preserve and enhance cultural diversity and the cognitive subject
id UERJ_2b0cf965582c37c38481d35eb9e8ab33
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/10765
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str
spelling Senna, Luiz Antônio Gomeshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783335Z6Mattos, Carmen Lucia Guimarães dehttp://lattes.cnpq.br/4219948853377204Frigotto, Edith Ione dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/6695850726466529http://lattes.cnpq.br/5118955086068266Silva, Paula Santos da2021-01-05T21:57:48Z2018-05-152011-08-19SILVA, Paula Santos da. Socialização, modos de pensamento e diversidade: contribuição à compreensão do fracasso escolar na Educação Pública Fundamental. 2011. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10765This study aims to discuss the hypothesis that the condition of poverty is a cause of cognitive pathology. Thus, we analyze how the mind becomes social ideas in light of the sociology of knowledge through the theoretical construction of Peter Berger and Thomas Luckmann, the Historic-Cultural Theory of Lev S. Vygotsky and contributions about the possibility of cognitive diversity constructed from different cultural realities, as discussed by Luiz Antonio Gomes Senna. This study seeks to understand how subjects produce knowledge in cultural contexts. During the approach supports this theoretical work, it is argued that students learn the subject, are the result of the process of meaning production, performed with the aid of symbolic systems of culture. We argue further that teachers have been innocent agents of exclusion as they are unaware of the epistemological figure of the studen and that only a real education in intercultural perspective, would take care to preserve and enhance cultural diversity and the cognitive subjectEste estudo tem como objetivo problematizar a hipótese de que a condição de pobreza seja causa de patologia cognitiva. Dessa maneira, procuramos analisar como a mente se torna social, à luz das idéias da Sociologia do Conhecimento através da construção teórica de Peter Berger e Thomas Luckmann, da Teoria Histórico-Cultural de Lev S. Vygotsky e das contribuições a cerca da possibilidade da diversidade cognitiva construída a partir de realidades culturais distintas , tal como discutido por Luiz Antonio Gomes Senna. Este estudo procura compreender a forma como os sujeitos produzem conhecimentos nos contextos culturais. Durante a abordagem das sustentações teóricas deste trabalho, defende-se que os alunos, sujeitos da aprendizagem, são resultado do processo de produção de significados, realizado com o auxílio dos sistemas simbólicos da cultura. Defendemos ainda, que professores têm sido agentes inocentes da exclusão a medida que desconhecem a figura epistemológica do aluno real e que somente uma educação na perspectiva intercultural, daria conta de preservar e valorizar a diversidade cultural e cognitiva dos sujeitosSubmitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T21:57:48Z No. of bitstreams: 1 Dissert_Paula Santos da Silva.pdf: 1371331 bytes, checksum: df0ffb2b9327a8c8c6201c2d7fe2f212 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T21:57:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissert_Paula Santos da Silva.pdf: 1371331 bytes, checksum: df0ffb2b9327a8c8c6201c2d7fe2f212 (MD5) Previous issue date: 2011-08-19application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de EducaçãoStudent realSchool failureCognitive and cultural diversityIntercultural educationAluno realDiversidade cultural e cognitivaEducação interculturalFracasso escolarEducação multiculturalCapacidade de aprendizagemSociologia educacionalEscolas públicas (Ensino fundamental)CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEMSocialização, modos de pensamento e diversidade: contribuição à compreensão do fracasso escolar na Educação Pública FundamentalSocialization, modes of thoght and diversity: contribution to the understanding of school failure in the public education foundationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALDissert_Paula Santos da Silva.pdfapplication/pdf1371331http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/10765/1/Dissert_Paula+Santos+da+Silva.pdfdf0ffb2b9327a8c8c6201c2d7fe2f212MD511/107652024-02-27 12:43:30.596oai:www.bdtd.uerj.br:1/10765Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T15:43:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Socialização, modos de pensamento e diversidade: contribuição à compreensão do fracasso escolar na Educação Pública Fundamental
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Socialization, modes of thoght and diversity: contribution to the understanding of school failure in the public education foundation
title Socialização, modos de pensamento e diversidade: contribuição à compreensão do fracasso escolar na Educação Pública Fundamental
spellingShingle Socialização, modos de pensamento e diversidade: contribuição à compreensão do fracasso escolar na Educação Pública Fundamental
Silva, Paula Santos da
Student real
School failure
Cognitive and cultural diversity
Intercultural education
Aluno real
Diversidade cultural e cognitiva
Educação intercultural
Fracasso escolar
Educação multicultural
Capacidade de aprendizagem
Sociologia educacional
Escolas públicas (Ensino fundamental)
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
title_short Socialização, modos de pensamento e diversidade: contribuição à compreensão do fracasso escolar na Educação Pública Fundamental
title_full Socialização, modos de pensamento e diversidade: contribuição à compreensão do fracasso escolar na Educação Pública Fundamental
title_fullStr Socialização, modos de pensamento e diversidade: contribuição à compreensão do fracasso escolar na Educação Pública Fundamental
title_full_unstemmed Socialização, modos de pensamento e diversidade: contribuição à compreensão do fracasso escolar na Educação Pública Fundamental
title_sort Socialização, modos de pensamento e diversidade: contribuição à compreensão do fracasso escolar na Educação Pública Fundamental
author Silva, Paula Santos da
author_facet Silva, Paula Santos da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Senna, Luiz Antônio Gomes
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783335Z6
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Mattos, Carmen Lucia Guimarães de
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4219948853377204
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Frigotto, Edith Ione dos Santos
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6695850726466529
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5118955086068266
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Paula Santos da
contributor_str_mv Senna, Luiz Antônio Gomes
Mattos, Carmen Lucia Guimarães de
Frigotto, Edith Ione dos Santos
dc.subject.eng.fl_str_mv Student real
School failure
Cognitive and cultural diversity
Intercultural education
topic Student real
School failure
Cognitive and cultural diversity
Intercultural education
Aluno real
Diversidade cultural e cognitiva
Educação intercultural
Fracasso escolar
Educação multicultural
Capacidade de aprendizagem
Sociologia educacional
Escolas públicas (Ensino fundamental)
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
dc.subject.por.fl_str_mv Aluno real
Diversidade cultural e cognitiva
Educação intercultural
Fracasso escolar
Educação multicultural
Capacidade de aprendizagem
Sociologia educacional
Escolas públicas (Ensino fundamental)
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
description This study aims to discuss the hypothesis that the condition of poverty is a cause of cognitive pathology. Thus, we analyze how the mind becomes social ideas in light of the sociology of knowledge through the theoretical construction of Peter Berger and Thomas Luckmann, the Historic-Cultural Theory of Lev S. Vygotsky and contributions about the possibility of cognitive diversity constructed from different cultural realities, as discussed by Luiz Antonio Gomes Senna. This study seeks to understand how subjects produce knowledge in cultural contexts. During the approach supports this theoretical work, it is argued that students learn the subject, are the result of the process of meaning production, performed with the aid of symbolic systems of culture. We argue further that teachers have been innocent agents of exclusion as they are unaware of the epistemological figure of the studen and that only a real education in intercultural perspective, would take care to preserve and enhance cultural diversity and the cognitive subject
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-08-19
dc.date.available.fl_str_mv 2018-05-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-05T21:57:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Paula Santos da. Socialização, modos de pensamento e diversidade: contribuição à compreensão do fracasso escolar na Educação Pública Fundamental. 2011. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10765
identifier_str_mv SILVA, Paula Santos da. Socialização, modos de pensamento e diversidade: contribuição à compreensão do fracasso escolar na Educação Pública Fundamental. 2011. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10765
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/10765/1/Dissert_Paula+Santos+da+Silva.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv df0ffb2b9327a8c8c6201c2d7fe2f212
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1792352154335313920