Práticas de home literacy em contexto de municípios de pequeno porte

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Paiva, Nádia Delgado lattes
Orientador(a): Mota, Márcia Maria Peruzzi Elia da lattes
Banca de defesa: Ponciano, Edna Lucia Tinoco lattes, Guimarães, Silvia Brilhante lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Psicologia
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/15425
Resumo: The present work seeks to correlate the experiences of Home Literacy with three cognitive precursors of reading and writing: phonological awareness, letter name knowledge and vocabulary acquisition, the latter being used only as a control variable. Participants in this study were 91 children who were not yet readers of families with different socioeconomic levels. We evaluated pre-school children living in urban and rural areas who formed three distinct groups: thirty-one children living in rural areas and students of rural public schools, thirty children from public schools located in urban areas and thirty children of private urban schools. The relevance of the approach to this context is to know different environments where the initial learning of children happens and to measure what is the baggage of knowledge about the written language that children take from home to school. The results suggest that differences in social class / parental level of education that may affect literacy development can be offset by efficient school practices. Future studies should evaluate school practices as well as school experiences to understand how the different contexts in which children are present affect their school development
id UERJ_2d51df1ff0adb2581a2afcf7a5a267cc
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/15425
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str
spelling Mota, Márcia Maria Peruzzi Elia dahttp://lattes.cnpq.br/1993353452161637Ponciano, Edna Lucia Tinocohttp://lattes.cnpq.br/7121115711586970Guimarães, Silvia Brilhantehttp://lattes.cnpq.br/3266522190984120http://lattes.cnpq.br/7890504055016985Paiva, Nádia Delgado2021-01-07T18:43:06Z2018-05-182018-01-17PAIVA, Nádia Delgado. Práticas de home literacy em contexto de municípios de pequeno porte. 2018. 59 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/15425The present work seeks to correlate the experiences of Home Literacy with three cognitive precursors of reading and writing: phonological awareness, letter name knowledge and vocabulary acquisition, the latter being used only as a control variable. Participants in this study were 91 children who were not yet readers of families with different socioeconomic levels. We evaluated pre-school children living in urban and rural areas who formed three distinct groups: thirty-one children living in rural areas and students of rural public schools, thirty children from public schools located in urban areas and thirty children of private urban schools. The relevance of the approach to this context is to know different environments where the initial learning of children happens and to measure what is the baggage of knowledge about the written language that children take from home to school. The results suggest that differences in social class / parental level of education that may affect literacy development can be offset by efficient school practices. Future studies should evaluate school practices as well as school experiences to understand how the different contexts in which children are present affect their school developmentO presente trabalho procura investigar a correlação entre as experiências de Home Literacy com três precursores cognitivos da leitura e escrita: a consciência fonológica, o conhecimento do nome das letras e aquisição de vocabulário, sendo este último utilizado apenas como variável de controle. Os participantes deste estudo foram 91 crianças ainda não leitoras de famílias com níveis socioeconômicos variados. Foram avaliadas crianças pré-escolares moradoras de zonas urbanas e rurais que formaram três grupos distintos: trinta e uma crianças que moram na zona rural e são estudantes de escolas públicas de zona rural, trinta crianças estudantes de escolas públicas localizadas na zona urbana e trinta crianças de escolas particulares urbanas. A relevância da abordagem desse contexto está em conhecer ambientes diferentes onde a aprendizagem inicial das crianças acontece e mensurar qual é a bagagem de conhecimento sobre a língua escrita que as crianças levam de casa para a escola. Os resultados sugerem que diferenças de classe social/nível de escolaridade dos pais que podem afetar o desenvolvimento alfabetização podem ser compensadas por práticas escolares eficientes. Estudos futuros devem avaliar as práticas escolares, bem como as experiências escolares para entender como os diferentes contextos em que estão presentes as crianças afetam seu desenvolvimento escolarSubmitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-07T18:43:06Z No. of bitstreams: 1 Dissert_Nadia Delgado Paiva.pdf: 1012865 bytes, checksum: 8bf2250b5c37aa080342b892d35f107a (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-07T18:43:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissert_Nadia Delgado Paiva.pdf: 1012865 bytes, checksum: 8bf2250b5c37aa080342b892d35f107a (MD5) Previous issue date: 2018-01-17Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Psicologia SocialUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Instituto de PsicologiaHome literacyLiteracyReadingWritingAlfabetizaçãoPsicologia SocialLeituraEscritaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIALPráticas de home literacy em contexto de municípios de pequeno portePratices of de home literacy in small cities contextinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALDissert_Nadia Delgado Paiva.pdfapplication/pdf1012865http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/15425/1/Dissert_Nadia+Delgado+Paiva.pdf8bf2250b5c37aa080342b892d35f107aMD511/154252024-02-27 15:55:26.697oai:www.bdtd.uerj.br:1/15425Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T18:55:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Práticas de home literacy em contexto de municípios de pequeno porte
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Pratices of de home literacy in small cities context
title Práticas de home literacy em contexto de municípios de pequeno porte
spellingShingle Práticas de home literacy em contexto de municípios de pequeno porte
Paiva, Nádia Delgado
Home literacy
Literacy
Reading
Writing
Alfabetização
Psicologia Social
Leitura
Escrita
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
title_short Práticas de home literacy em contexto de municípios de pequeno porte
title_full Práticas de home literacy em contexto de municípios de pequeno porte
title_fullStr Práticas de home literacy em contexto de municípios de pequeno porte
title_full_unstemmed Práticas de home literacy em contexto de municípios de pequeno porte
title_sort Práticas de home literacy em contexto de municípios de pequeno porte
author Paiva, Nádia Delgado
author_facet Paiva, Nádia Delgado
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mota, Márcia Maria Peruzzi Elia da
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1993353452161637
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ponciano, Edna Lucia Tinoco
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7121115711586970
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Guimarães, Silvia Brilhante
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3266522190984120
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7890504055016985
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva, Nádia Delgado
contributor_str_mv Mota, Márcia Maria Peruzzi Elia da
Ponciano, Edna Lucia Tinoco
Guimarães, Silvia Brilhante
dc.subject.eng.fl_str_mv Home literacy
Literacy
Reading
Writing
topic Home literacy
Literacy
Reading
Writing
Alfabetização
Psicologia Social
Leitura
Escrita
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Psicologia Social
Leitura
Escrita
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
description The present work seeks to correlate the experiences of Home Literacy with three cognitive precursors of reading and writing: phonological awareness, letter name knowledge and vocabulary acquisition, the latter being used only as a control variable. Participants in this study were 91 children who were not yet readers of families with different socioeconomic levels. We evaluated pre-school children living in urban and rural areas who formed three distinct groups: thirty-one children living in rural areas and students of rural public schools, thirty children from public schools located in urban areas and thirty children of private urban schools. The relevance of the approach to this context is to know different environments where the initial learning of children happens and to measure what is the baggage of knowledge about the written language that children take from home to school. The results suggest that differences in social class / parental level of education that may affect literacy development can be offset by efficient school practices. Future studies should evaluate school practices as well as school experiences to understand how the different contexts in which children are present affect their school development
publishDate 2018
dc.date.available.fl_str_mv 2018-05-18
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-01-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-07T18:43:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PAIVA, Nádia Delgado. Práticas de home literacy em contexto de municípios de pequeno porte. 2018. 59 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/15425
identifier_str_mv PAIVA, Nádia Delgado. Práticas de home literacy em contexto de municípios de pequeno porte. 2018. 59 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/15425
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/15425/1/Dissert_Nadia+Delgado+Paiva.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8bf2250b5c37aa080342b892d35f107a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1792352189090365440