Sentidos políticos da linguagem na Educação de Jovens e Adultos: tensionamento entre oralidade e escrita em contexto escolar
Ano de defesa: | 2014 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
|
Departamento: |
Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9933 |
Resumo: | This paper seeks to reflect on the political and ideological meanings of oral and written language in Youth and Adult Education.The choice of theme comes from the author's academic career and his desire to understand, through theoretical and empirical research, the meanings attributed to the relationship between orality and writing in literacy for youth and adults.The work aims to analyze, in the light of the authors who make up the theoretical research, tensions between orality and writing as a problem that connects language and ideology in the context of schooling in the EJA.We perform as field research, teaching workshops for two classes of the first segment of that approach, as well as interviews with teachers dialogued of the study participants classes. The dissertation has as main results, reflections on language as a representation of enunciation in its political, ideological and experiential sense, but also understanding of the teachers teaching practices regarding the mediation between orality and literacy in the classroom. |
id |
UERJ_2faea9ce8a6476bd669e789035c658d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.bdtd.uerj.br:1/9933 |
network_acronym_str |
UERJ |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Alvarenga, Márcia Soares dehttp://lattes.cnpq.br/4672329547292143Goulart, Cecília Maria Aldiguerihttp://lattes.cnpq.br/7013025607404092Bezerra, Isabel Cristina Rangel Moraeshttp://lattes.cnpq.br/3966384064717646Guimarães, Glaucia Camposhttp://lattes.cnpq.br/5708788132998395http://lattes.cnpq.br/5431689959532711Garcia, Marcela Parmanhane Guimarães2021-01-05T21:31:04Z2015-03-302014-03-26GARCIA, Marcela Parmanhane Guimarães. Sentidos políticos da linguagem na Educação de Jovens e Adultos: tensionamento entre oralidade e escrita em contexto escolar. 2014. 120 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2014.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9933This paper seeks to reflect on the political and ideological meanings of oral and written language in Youth and Adult Education.The choice of theme comes from the author's academic career and his desire to understand, through theoretical and empirical research, the meanings attributed to the relationship between orality and writing in literacy for youth and adults.The work aims to analyze, in the light of the authors who make up the theoretical research, tensions between orality and writing as a problem that connects language and ideology in the context of schooling in the EJA.We perform as field research, teaching workshops for two classes of the first segment of that approach, as well as interviews with teachers dialogued of the study participants classes. The dissertation has as main results, reflections on language as a representation of enunciation in its political, ideological and experiential sense, but also understanding of the teachers teaching practices regarding the mediation between orality and literacy in the classroom.O presente trabalho busca refletir sobre os sentidos políticos e ideológicos da linguagem oral e escrita na Educação de Jovens e Adultos. A escolha pelo tema advém da trajetória acadêmica da autora e sua vontade de compreender, através de estudo teórico e pesquisa empírica, os sentidos atribuídos à relação entre oralidade e escrita na alfabetização de jovens e adultos. O trabalho tem como objetivo analisar, à luz dos autores que compõem o referencial teórico da pesquisa, tensionamentos entre oralidade e escrita como problema que enlaça linguagem e ideologia no contexto da escolarização da EJA. Foi realizado, como pesquisa de campo, oficinas pedagógicas para duas turmas do primeiro segmento da referida modalidade, assim como entrevista dialogada com as professoras das turmas participantes da pesquisa. A dissertação tem, como principais resultados, reflexões acerca da linguagem como representação de enunciação em seu sentido político, ideológico e vivencial, como também compreensão sobre as práticas pedagógicas docentes no que tange à mediação entre oralidade e escrita em sala de aula.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T21:31:04Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao Marcela Parmanhane.pdf: 3238142 bytes, checksum: 063ca246c62557e7d664259d5f5ae772 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T21:31:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Marcela Parmanhane.pdf: 3238142 bytes, checksum: 063ca246c62557e7d664259d5f5ae772 (MD5) Previous issue date: 2014-03-26Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades SociaisUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de ProfessoresLanguageIdeologyOrality and LiteracyYouth and Adults EducationLinguagemIdeologiaOralidade e EscritaEducação de Jovens e AdultosEducação de jovens e adultosComunicação oralComunicação escritaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOSSentidos políticos da linguagem na Educação de Jovens e Adultos: tensionamento entre oralidade e escrita em contexto escolarPolitical meanings of language in Youth and Adults: tension between orality and literacy in schoolsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALDissertacao Marcela Parmanhane.pdfapplication/pdf3238142http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/9933/1/Dissertacao+Marcela+Parmanhane.pdf063ca246c62557e7d664259d5f5ae772MD511/99332024-02-27 15:11:29.333oai:www.bdtd.uerj.br:1/9933Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T18:11:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Sentidos políticos da linguagem na Educação de Jovens e Adultos: tensionamento entre oralidade e escrita em contexto escolar |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Political meanings of language in Youth and Adults: tension between orality and literacy in schools |
title |
Sentidos políticos da linguagem na Educação de Jovens e Adultos: tensionamento entre oralidade e escrita em contexto escolar |
spellingShingle |
Sentidos políticos da linguagem na Educação de Jovens e Adultos: tensionamento entre oralidade e escrita em contexto escolar Garcia, Marcela Parmanhane Guimarães Language Ideology Orality and Literacy Youth and Adults Education Linguagem Ideologia Oralidade e Escrita Educação de Jovens e Adultos Educação de jovens e adultos Comunicação oral Comunicação escrita CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS |
title_short |
Sentidos políticos da linguagem na Educação de Jovens e Adultos: tensionamento entre oralidade e escrita em contexto escolar |
title_full |
Sentidos políticos da linguagem na Educação de Jovens e Adultos: tensionamento entre oralidade e escrita em contexto escolar |
title_fullStr |
Sentidos políticos da linguagem na Educação de Jovens e Adultos: tensionamento entre oralidade e escrita em contexto escolar |
title_full_unstemmed |
Sentidos políticos da linguagem na Educação de Jovens e Adultos: tensionamento entre oralidade e escrita em contexto escolar |
title_sort |
Sentidos políticos da linguagem na Educação de Jovens e Adultos: tensionamento entre oralidade e escrita em contexto escolar |
author |
Garcia, Marcela Parmanhane Guimarães |
author_facet |
Garcia, Marcela Parmanhane Guimarães |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Alvarenga, Márcia Soares de |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4672329547292143 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Goulart, Cecília Maria Aldigueri |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7013025607404092 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Bezerra, Isabel Cristina Rangel Moraes |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3966384064717646 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Guimarães, Glaucia Campos |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5708788132998395 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5431689959532711 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Marcela Parmanhane Guimarães |
contributor_str_mv |
Alvarenga, Márcia Soares de Goulart, Cecília Maria Aldigueri Bezerra, Isabel Cristina Rangel Moraes Guimarães, Glaucia Campos |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Language Ideology Orality and Literacy Youth and Adults Education |
topic |
Language Ideology Orality and Literacy Youth and Adults Education Linguagem Ideologia Oralidade e Escrita Educação de Jovens e Adultos Educação de jovens e adultos Comunicação oral Comunicação escrita CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguagem Ideologia Oralidade e Escrita Educação de Jovens e Adultos Educação de jovens e adultos Comunicação oral Comunicação escrita |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS |
description |
This paper seeks to reflect on the political and ideological meanings of oral and written language in Youth and Adult Education.The choice of theme comes from the author's academic career and his desire to understand, through theoretical and empirical research, the meanings attributed to the relationship between orality and writing in literacy for youth and adults.The work aims to analyze, in the light of the authors who make up the theoretical research, tensions between orality and writing as a problem that connects language and ideology in the context of schooling in the EJA.We perform as field research, teaching workshops for two classes of the first segment of that approach, as well as interviews with teachers dialogued of the study participants classes. The dissertation has as main results, reflections on language as a representation of enunciation in its political, ideological and experiential sense, but also understanding of the teachers teaching practices regarding the mediation between orality and literacy in the classroom. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-03-26 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-03-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-05T21:31:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GARCIA, Marcela Parmanhane Guimarães. Sentidos políticos da linguagem na Educação de Jovens e Adultos: tensionamento entre oralidade e escrita em contexto escolar. 2014. 120 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9933 |
identifier_str_mv |
GARCIA, Marcela Parmanhane Guimarães. Sentidos políticos da linguagem na Educação de Jovens e Adultos: tensionamento entre oralidade e escrita em contexto escolar. 2014. 120 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2014. |
url |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9933 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UERJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/9933/1/Dissertacao+Marcela+Parmanhane.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
063ca246c62557e7d664259d5f5ae772 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd.suporte@uerj.br |
_version_ |
1792352148298661888 |