Sentidos políticos da linguagem na Educação de Jovens e Adultos: tensionamento entre oralidade e escrita em contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Garcia, Marcela Parmanhane Guimarães lattes
Orientador(a): Alvarenga, Márcia Soares de lattes
Banca de defesa: Goulart, Cecília Maria Aldigueri lattes, Bezerra, Isabel Cristina Rangel Moraes lattes, Guimarães, Glaucia Campos lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9933
Resumo: This paper seeks to reflect on the political and ideological meanings of oral and written language in Youth and Adult Education.The choice of theme comes from the author's academic career and his desire to understand, through theoretical and empirical research, the meanings attributed to the relationship between orality and writing in literacy for youth and adults.The work aims to analyze, in the light of the authors who make up the theoretical research, tensions between orality and writing as a problem that connects language and ideology in the context of schooling in the EJA.We perform as field research, teaching workshops for two classes of the first segment of that approach, as well as interviews with teachers dialogued of the study participants classes. The dissertation has as main results, reflections on language as a representation of enunciation in its political, ideological and experiential sense, but also understanding of the teachers teaching practices regarding the mediation between orality and literacy in the classroom.
id UERJ_2faea9ce8a6476bd669e789035c658d4
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/9933
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str
spelling Alvarenga, Márcia Soares dehttp://lattes.cnpq.br/4672329547292143Goulart, Cecília Maria Aldiguerihttp://lattes.cnpq.br/7013025607404092Bezerra, Isabel Cristina Rangel Moraeshttp://lattes.cnpq.br/3966384064717646Guimarães, Glaucia Camposhttp://lattes.cnpq.br/5708788132998395http://lattes.cnpq.br/5431689959532711Garcia, Marcela Parmanhane Guimarães2021-01-05T21:31:04Z2015-03-302014-03-26GARCIA, Marcela Parmanhane Guimarães. Sentidos políticos da linguagem na Educação de Jovens e Adultos: tensionamento entre oralidade e escrita em contexto escolar. 2014. 120 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2014.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9933This paper seeks to reflect on the political and ideological meanings of oral and written language in Youth and Adult Education.The choice of theme comes from the author's academic career and his desire to understand, through theoretical and empirical research, the meanings attributed to the relationship between orality and writing in literacy for youth and adults.The work aims to analyze, in the light of the authors who make up the theoretical research, tensions between orality and writing as a problem that connects language and ideology in the context of schooling in the EJA.We perform as field research, teaching workshops for two classes of the first segment of that approach, as well as interviews with teachers dialogued of the study participants classes. The dissertation has as main results, reflections on language as a representation of enunciation in its political, ideological and experiential sense, but also understanding of the teachers teaching practices regarding the mediation between orality and literacy in the classroom.O presente trabalho busca refletir sobre os sentidos políticos e ideológicos da linguagem oral e escrita na Educação de Jovens e Adultos. A escolha pelo tema advém da trajetória acadêmica da autora e sua vontade de compreender, através de estudo teórico e pesquisa empírica, os sentidos atribuídos à relação entre oralidade e escrita na alfabetização de jovens e adultos. O trabalho tem como objetivo analisar, à luz dos autores que compõem o referencial teórico da pesquisa, tensionamentos entre oralidade e escrita como problema que enlaça linguagem e ideologia no contexto da escolarização da EJA. Foi realizado, como pesquisa de campo, oficinas pedagógicas para duas turmas do primeiro segmento da referida modalidade, assim como entrevista dialogada com as professoras das turmas participantes da pesquisa. A dissertação tem, como principais resultados, reflexões acerca da linguagem como representação de enunciação em seu sentido político, ideológico e vivencial, como também compreensão sobre as práticas pedagógicas docentes no que tange à mediação entre oralidade e escrita em sala de aula.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T21:31:04Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao Marcela Parmanhane.pdf: 3238142 bytes, checksum: 063ca246c62557e7d664259d5f5ae772 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T21:31:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Marcela Parmanhane.pdf: 3238142 bytes, checksum: 063ca246c62557e7d664259d5f5ae772 (MD5) Previous issue date: 2014-03-26Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades SociaisUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de ProfessoresLanguageIdeologyOrality and LiteracyYouth and Adults EducationLinguagemIdeologiaOralidade e EscritaEducação de Jovens e AdultosEducação de jovens e adultosComunicação oralComunicação escritaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOSSentidos políticos da linguagem na Educação de Jovens e Adultos: tensionamento entre oralidade e escrita em contexto escolarPolitical meanings of language in Youth and Adults: tension between orality and literacy in schoolsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALDissertacao Marcela Parmanhane.pdfapplication/pdf3238142http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/9933/1/Dissertacao+Marcela+Parmanhane.pdf063ca246c62557e7d664259d5f5ae772MD511/99332024-02-27 15:11:29.333oai:www.bdtd.uerj.br:1/9933Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T18:11:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Sentidos políticos da linguagem na Educação de Jovens e Adultos: tensionamento entre oralidade e escrita em contexto escolar
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Political meanings of language in Youth and Adults: tension between orality and literacy in schools
title Sentidos políticos da linguagem na Educação de Jovens e Adultos: tensionamento entre oralidade e escrita em contexto escolar
spellingShingle Sentidos políticos da linguagem na Educação de Jovens e Adultos: tensionamento entre oralidade e escrita em contexto escolar
Garcia, Marcela Parmanhane Guimarães
Language
Ideology
Orality and Literacy
Youth and Adults Education
Linguagem
Ideologia
Oralidade e Escrita
Educação de Jovens e Adultos
Educação de jovens e adultos
Comunicação oral
Comunicação escrita
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
title_short Sentidos políticos da linguagem na Educação de Jovens e Adultos: tensionamento entre oralidade e escrita em contexto escolar
title_full Sentidos políticos da linguagem na Educação de Jovens e Adultos: tensionamento entre oralidade e escrita em contexto escolar
title_fullStr Sentidos políticos da linguagem na Educação de Jovens e Adultos: tensionamento entre oralidade e escrita em contexto escolar
title_full_unstemmed Sentidos políticos da linguagem na Educação de Jovens e Adultos: tensionamento entre oralidade e escrita em contexto escolar
title_sort Sentidos políticos da linguagem na Educação de Jovens e Adultos: tensionamento entre oralidade e escrita em contexto escolar
author Garcia, Marcela Parmanhane Guimarães
author_facet Garcia, Marcela Parmanhane Guimarães
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alvarenga, Márcia Soares de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4672329547292143
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Goulart, Cecília Maria Aldigueri
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7013025607404092
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Bezerra, Isabel Cristina Rangel Moraes
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3966384064717646
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Guimarães, Glaucia Campos
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5708788132998395
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5431689959532711
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Marcela Parmanhane Guimarães
contributor_str_mv Alvarenga, Márcia Soares de
Goulart, Cecília Maria Aldigueri
Bezerra, Isabel Cristina Rangel Moraes
Guimarães, Glaucia Campos
dc.subject.eng.fl_str_mv Language
Ideology
Orality and Literacy
Youth and Adults Education
topic Language
Ideology
Orality and Literacy
Youth and Adults Education
Linguagem
Ideologia
Oralidade e Escrita
Educação de Jovens e Adultos
Educação de jovens e adultos
Comunicação oral
Comunicação escrita
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem
Ideologia
Oralidade e Escrita
Educação de Jovens e Adultos
Educação de jovens e adultos
Comunicação oral
Comunicação escrita
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
description This paper seeks to reflect on the political and ideological meanings of oral and written language in Youth and Adult Education.The choice of theme comes from the author's academic career and his desire to understand, through theoretical and empirical research, the meanings attributed to the relationship between orality and writing in literacy for youth and adults.The work aims to analyze, in the light of the authors who make up the theoretical research, tensions between orality and writing as a problem that connects language and ideology in the context of schooling in the EJA.We perform as field research, teaching workshops for two classes of the first segment of that approach, as well as interviews with teachers dialogued of the study participants classes. The dissertation has as main results, reflections on language as a representation of enunciation in its political, ideological and experiential sense, but also understanding of the teachers teaching practices regarding the mediation between orality and literacy in the classroom.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-03-26
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-05T21:31:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GARCIA, Marcela Parmanhane Guimarães. Sentidos políticos da linguagem na Educação de Jovens e Adultos: tensionamento entre oralidade e escrita em contexto escolar. 2014. 120 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9933
identifier_str_mv GARCIA, Marcela Parmanhane Guimarães. Sentidos políticos da linguagem na Educação de Jovens e Adultos: tensionamento entre oralidade e escrita em contexto escolar. 2014. 120 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2014.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9933
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/9933/1/Dissertacao+Marcela+Parmanhane.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 063ca246c62557e7d664259d5f5ae772
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1792352148298661888