Economia comportamental: o impacto da verbalização de emoções sobre a polarização de opinião dos agentes
Ano de defesa: | 2022 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Outros Autores: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , , |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas
|
Departamento: |
Centro de Ciências Sociais::Faculdade de Ciências Econômicas
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19314 |
Resumo: | Behavioral economics is based on the combination of principles derived from economics, psychology and sociology. This area seeks to explain events which economic agents present limitations to the exercise of full rationality, that is, the opposite of what is advocated by conventional economic theory. This area is a complement for existing economics’ models. The general objective of this work is to follow the behavioral and experimental premises, associating hypotheses from psychology to known theories in the field of economics. The specific objective is to estimate the impact of affect labeling on the polarization of individuals' opinions and on the way agents constitute their preferences, considering that they have consolidated prior beliefs. Following this purpose, three experiments are conducted online through Amazon's Mechanical Turk platform. Based on the results found, it can be assumed that affect labeling, by inducing emotion regulation, is a potential tool to be used as a public policy to mitigate the polarization of society's beliefs and to decrease the polarizing effects caused by the dissemination of information. Enabling agents to go through a process of emotional regulation when having access to information could be an effective instrument for them to form their preferences in a more rational way, enabling the possible optimal choice and maximization of the expected utility. |
id |
UERJ_4d3342f0e071a24b0627882fe4933040 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.bdtd.uerj.br:1/19314 |
network_acronym_str |
UERJ |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Morais, Rafael Pinho Senra dehttp://lattes.cnpq.br/7948891961027768Hemsley, Pedro James FriasMotta, Ronaldo Serôa dahttp://lattes.cnpq.br/9829770299844295Ugolini, Andreahttp://lattes.cnpq.br/3309588748695010Waltenberg, Fábio DominguesRocha, Romero Cavalcanti Barretohttp://lattes.cnpq.br/1496885625751120Pavão, Lynda Carolinalynda.pavao@gmail.com2023-04-04T19:47:25Z2022-02-10PAVÃO, L. C. Economia comportamental: o impacto da verbalização de emoções sobre a polarização de opinião dos agentes. 2022. 102 f. Tese (Doutorado em Ciências Econômicas) – Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19314Behavioral economics is based on the combination of principles derived from economics, psychology and sociology. This area seeks to explain events which economic agents present limitations to the exercise of full rationality, that is, the opposite of what is advocated by conventional economic theory. This area is a complement for existing economics’ models. The general objective of this work is to follow the behavioral and experimental premises, associating hypotheses from psychology to known theories in the field of economics. The specific objective is to estimate the impact of affect labeling on the polarization of individuals' opinions and on the way agents constitute their preferences, considering that they have consolidated prior beliefs. Following this purpose, three experiments are conducted online through Amazon's Mechanical Turk platform. Based on the results found, it can be assumed that affect labeling, by inducing emotion regulation, is a potential tool to be used as a public policy to mitigate the polarization of society's beliefs and to decrease the polarizing effects caused by the dissemination of information. Enabling agents to go through a process of emotional regulation when having access to information could be an effective instrument for them to form their preferences in a more rational way, enabling the possible optimal choice and maximization of the expected utility.A economia comportamental é baseada na combinação de princípios derivados da economia, psicologia e sociologia. Esta área busca explicar acontecimentos em que os agentes econômicos apresentam limitações ao exercício da plena racionalidade, isto é, o contrário do preconizado pela teoria econômica convencional. Os modelos da área são um complemento e não um substituto aos modelos existentes. Deste modo, este trabalho tem como objetivo geral seguir às premissas comportamentalistas e experimentais, associando hipóteses provenientes da psicologia a teorias conhecidas no campo da economia. O objetivo específico é estimar o impacto da rotulação de emoções (affect labeling) sobre a polarização de opinião dos indivíduos e sobre a maneira que os agentes constituem suas preferências considerando, de antemão, que possuem crenças anteriores consolidadas. Seguindo este propósito, três experimentos são conduzidos online através da plataforma Amazon’s Mechanical Turk. Mediante aos resultados encontrados, pode-se supor que a rotulação de sentimentos, ao induzir a regulação emocional, é uma ferramenta potencial a ser utilizada como política pública para atenuar a polarização de crenças da sociedade e para amenizar os efeitos polarizadores causados pela disseminação de informação. Possibilitar que os agentes passem por um processo de regulação emocional ao ter acesso a informações as quais devam formar opinião, poderia ser um instrumento eficaz para que eles possam formar suas preferências de forma mais racional, viabilizando a possível escolha ótima e maximização da utilidade esperada.Submitted by Fabiano CCS/B (fabiano_salgueiro7@yahoo.com.br) on 2023-04-04T19:47:25Z No. of bitstreams: 1 Tese - Lynda Carolina Pavão - 2022 - completa.pdf: 987224 bytes, checksum: c38fdda2c391c2980c36b828f36f2463 (MD5)Made available in DSpace on 2023-04-04T19:47:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese - Lynda Carolina Pavão - 2022 - completa.pdf: 987224 bytes, checksum: c38fdda2c391c2980c36b828f36f2463 (MD5) Previous issue date: 2022-02-10Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJapplication/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Ciências EconômicasUERJBrasilCentro de Ciências Sociais::Faculdade de Ciências EconômicasBehavioral economicsAffect labelingPolarizationEconomia - Aspectos psicológicosEmoções - Questionários - Estados UnidosEmoções - Questionários - ÍndiaEconomia comportamentalRotulação de emoçõesPolarizaçãoCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::TEORIA ECONOMICAEconomia comportamental: o impacto da verbalização de emoções sobre a polarização de opinião dos agentesBehavioral economics: the impact of emotion verbalization on agents' polarization of opinioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALTese - Lynda Carolina Pavão - 2022 - completa.pdfTese - Lynda Carolina Pavão - 2022 - completa.pdfapplication/pdf987224http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/19314/2/Tese+-+Lynda+Carolina+Pav%C3%A3o+-+2022+-+completa.pdfc38fdda2c391c2980c36b828f36f2463MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82123http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/19314/1/license.txte5502652da718045d7fcd832b79fca29MD511/193142024-02-26 13:14:11.636oai:www.bdtd.uerj.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-26T16:14:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Economia comportamental: o impacto da verbalização de emoções sobre a polarização de opinião dos agentes |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Behavioral economics: the impact of emotion verbalization on agents' polarization of opinion |
title |
Economia comportamental: o impacto da verbalização de emoções sobre a polarização de opinião dos agentes |
spellingShingle |
Economia comportamental: o impacto da verbalização de emoções sobre a polarização de opinião dos agentes Pavão, Lynda Carolina Behavioral economics Affect labeling Polarization Economia - Aspectos psicológicos Emoções - Questionários - Estados Unidos Emoções - Questionários - Índia Economia comportamental Rotulação de emoções Polarização CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::TEORIA ECONOMICA |
title_short |
Economia comportamental: o impacto da verbalização de emoções sobre a polarização de opinião dos agentes |
title_full |
Economia comportamental: o impacto da verbalização de emoções sobre a polarização de opinião dos agentes |
title_fullStr |
Economia comportamental: o impacto da verbalização de emoções sobre a polarização de opinião dos agentes |
title_full_unstemmed |
Economia comportamental: o impacto da verbalização de emoções sobre a polarização de opinião dos agentes |
title_sort |
Economia comportamental: o impacto da verbalização de emoções sobre a polarização de opinião dos agentes |
author |
Pavão, Lynda Carolina |
author_facet |
Pavão, Lynda Carolina lynda.pavao@gmail.com |
author_role |
author |
author2 |
lynda.pavao@gmail.com |
author2_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Morais, Rafael Pinho Senra de |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7948891961027768 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Hemsley, Pedro James Frias |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Motta, Ronaldo Serôa da |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9829770299844295 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Ugolini, Andrea |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3309588748695010 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Waltenberg, Fábio Domingues |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Rocha, Romero Cavalcanti Barreto |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1496885625751120 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pavão, Lynda Carolina lynda.pavao@gmail.com |
contributor_str_mv |
Morais, Rafael Pinho Senra de Hemsley, Pedro James Frias Motta, Ronaldo Serôa da Ugolini, Andrea Waltenberg, Fábio Domingues Rocha, Romero Cavalcanti Barreto |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Behavioral economics Affect labeling Polarization |
topic |
Behavioral economics Affect labeling Polarization Economia - Aspectos psicológicos Emoções - Questionários - Estados Unidos Emoções - Questionários - Índia Economia comportamental Rotulação de emoções Polarização CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::TEORIA ECONOMICA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Economia - Aspectos psicológicos Emoções - Questionários - Estados Unidos Emoções - Questionários - Índia Economia comportamental Rotulação de emoções Polarização |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::TEORIA ECONOMICA |
description |
Behavioral economics is based on the combination of principles derived from economics, psychology and sociology. This area seeks to explain events which economic agents present limitations to the exercise of full rationality, that is, the opposite of what is advocated by conventional economic theory. This area is a complement for existing economics’ models. The general objective of this work is to follow the behavioral and experimental premises, associating hypotheses from psychology to known theories in the field of economics. The specific objective is to estimate the impact of affect labeling on the polarization of individuals' opinions and on the way agents constitute their preferences, considering that they have consolidated prior beliefs. Following this purpose, three experiments are conducted online through Amazon's Mechanical Turk platform. Based on the results found, it can be assumed that affect labeling, by inducing emotion regulation, is a potential tool to be used as a public policy to mitigate the polarization of society's beliefs and to decrease the polarizing effects caused by the dissemination of information. Enabling agents to go through a process of emotional regulation when having access to information could be an effective instrument for them to form their preferences in a more rational way, enabling the possible optimal choice and maximization of the expected utility. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-02-10 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-04-04T19:47:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PAVÃO, L. C. Economia comportamental: o impacto da verbalização de emoções sobre a polarização de opinião dos agentes. 2022. 102 f. Tese (Doutorado em Ciências Econômicas) – Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19314 |
identifier_str_mv |
PAVÃO, L. C. Economia comportamental: o impacto da verbalização de emoções sobre a polarização de opinião dos agentes. 2022. 102 f. Tese (Doutorado em Ciências Econômicas) – Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
url |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19314 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UERJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Ciências Sociais::Faculdade de Ciências Econômicas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/19314/2/Tese+-+Lynda+Carolina+Pav%C3%A3o+-+2022+-+completa.pdf http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/19314/1/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c38fdda2c391c2980c36b828f36f2463 e5502652da718045d7fcd832b79fca29 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd.suporte@uerj.br |
_version_ |
1792352228406722560 |