Jornalismo cultural no rádio comercial popular: uma análise dos noticiários da Super Rádio Tupi e da Rádio Globo do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Mazzari, Vanessa Dias Araújo Macedo lattes
Orientador(a): Moreira, Sonia Virginia lattes
Banca de defesa: Matheus, Letícia Cantarela lattes, Baumworcel, Ana lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9007
Resumo: This thesis will investigate the relationship between the cultural journalism and the popular commercial radio. The objective is to discuss the airtime given to the cultural editorial in the contemporary radio journalism in Brazil with focus in popular private stations. The radio stations Super Rádio Tupi (1280 AM / 96.5 FM) and Rádio Globo (1220 AM / 98.1 FM), both of them located in Rio de Janeiro, were chosen for this study. The stations are direct competitors and they transmit shows that are mostly a mixture of journalism, sports and entertainment. A comparative study between the radio programmes Sentinelas da Tupi and O Globo no Ar, will be provided in order to find out the existence of cultural journalism on them. The research includes interviews with professionals who work on those radio stations. The literature review encompasses themes such as the concept of culture, the cultural legacy of radio in Brazil, the consolidation of radio journalism in the country and the cultural journalism practice. By crossing the theoretical referential and the data obtained, we seek to reflect on the journalistic content of the broadcasters and, thus, on the real airtime dedicated to cultural journalism in their news
id UERJ_51a37237900337c1df5bddd65fbce130
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/9007
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str
spelling Moreira, Sonia Virginiahttp://lattes.cnpq.br/9376359238443176Matheus, Letícia Cantarelahttp://lattes.cnpq.br/8059048452003608Baumworcel, Anahttp://lattes.cnpq.br/8130843252564496http://lattes.cnpq.br/8578065733786531Mazzari, Vanessa Dias Araújo Macedo2021-01-05T19:50:05Z2018-04-042015-09-29MAZZARI, Vanessa Dias Araújo Macedo. Jornalismo cultural no rádio comercial popular: uma análise dos noticiários da Super Rádio Tupi e da Rádio Globo do Rio de Janeiro. 2015. 171 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9007This thesis will investigate the relationship between the cultural journalism and the popular commercial radio. The objective is to discuss the airtime given to the cultural editorial in the contemporary radio journalism in Brazil with focus in popular private stations. The radio stations Super Rádio Tupi (1280 AM / 96.5 FM) and Rádio Globo (1220 AM / 98.1 FM), both of them located in Rio de Janeiro, were chosen for this study. The stations are direct competitors and they transmit shows that are mostly a mixture of journalism, sports and entertainment. A comparative study between the radio programmes Sentinelas da Tupi and O Globo no Ar, will be provided in order to find out the existence of cultural journalism on them. The research includes interviews with professionals who work on those radio stations. The literature review encompasses themes such as the concept of culture, the cultural legacy of radio in Brazil, the consolidation of radio journalism in the country and the cultural journalism practice. By crossing the theoretical referential and the data obtained, we seek to reflect on the journalistic content of the broadcasters and, thus, on the real airtime dedicated to cultural journalism in their newsA presente pesquisa vai investigar a relação entre jornalismo cultural e rádio comercial popular. O objetivo é discutir o espaço destinado à editoria de cultura no radiojornalismo contemporâneo no Brasil, com foco em emissoras privadas e de perfil popular. Nesse sentido, foram escolhidos como objetos de estudo a Super Rádio Tupi (1280 AM / 96.5 FM) e a Rádio Globo (1220 AM / 98.1 FM), ambas do Rio de Janeiro. As emissoras comerciais são concorrentes diretas e possuem uma programação ancorada no esquema jornalismo-esportes-entretenimento. Foi realizado um estudo comparativo dos principais noticiários das duas rádios: o Sentinelas da Tupi e O Globo no Ar, para saber o que veiculam na área do jornalismo cultural. A pesquisa inclui entrevistas com profissionais das emissoras. A revisão bibliográfica passa por temas como o conceito de cultura, o legado cultural do rádio no Brasil, a consolidação do radiojornalismo no país e a prática do jornalismo cultural. Através do cruzamento do referencial teórico e dos dados obtidos, busca-se uma reflexão sobre o conteúdo jornalístico das emissoras e, consequentemente, sobre o real espaço dedicado ao jornalismo cultural em seus noticiáriosSubmitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T19:50:05Z No. of bitstreams: 1 Dissert_Vanessa D A M Mazzari.pdf: 1860791 bytes, checksum: d33eecdefd706e980eabca7b83ab0f5c (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T19:50:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissert_Vanessa D A M Mazzari.pdf: 1860791 bytes, checksum: d33eecdefd706e980eabca7b83ab0f5c (MD5) Previous issue date: 2015-09-29application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em ComunicaçãoUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação SocialCulturePopularRadioRadio JournalismCultural JournalismCulturaPopularRadiojornalismoJornalismo culturalComunicação SocialJornalismoRádioCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOJornalismo cultural no rádio comercial popular: uma análise dos noticiários da Super Rádio Tupi e da Rádio Globo do Rio de JaneiroCultural Journalism in popular commercial radio: an analysis of the news in Super Rádio Tupi and Rádio Globo do Rio de Janeiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALDissert_Vanessa D A M Mazzari.pdfapplication/pdf1860791http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/9007/1/Dissert_Vanessa+D+A+M+Mazzari.pdfd33eecdefd706e980eabca7b83ab0f5cMD511/90072024-02-26 16:49:14.731oai:www.bdtd.uerj.br:1/9007Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-26T19:49:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Jornalismo cultural no rádio comercial popular: uma análise dos noticiários da Super Rádio Tupi e da Rádio Globo do Rio de Janeiro
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Cultural Journalism in popular commercial radio: an analysis of the news in Super Rádio Tupi and Rádio Globo do Rio de Janeiro
title Jornalismo cultural no rádio comercial popular: uma análise dos noticiários da Super Rádio Tupi e da Rádio Globo do Rio de Janeiro
spellingShingle Jornalismo cultural no rádio comercial popular: uma análise dos noticiários da Super Rádio Tupi e da Rádio Globo do Rio de Janeiro
Mazzari, Vanessa Dias Araújo Macedo
Culture
Popular
Radio
Radio Journalism
Cultural Journalism
Cultura
Popular
Radiojornalismo
Jornalismo cultural
Comunicação Social
Jornalismo
Rádio
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short Jornalismo cultural no rádio comercial popular: uma análise dos noticiários da Super Rádio Tupi e da Rádio Globo do Rio de Janeiro
title_full Jornalismo cultural no rádio comercial popular: uma análise dos noticiários da Super Rádio Tupi e da Rádio Globo do Rio de Janeiro
title_fullStr Jornalismo cultural no rádio comercial popular: uma análise dos noticiários da Super Rádio Tupi e da Rádio Globo do Rio de Janeiro
title_full_unstemmed Jornalismo cultural no rádio comercial popular: uma análise dos noticiários da Super Rádio Tupi e da Rádio Globo do Rio de Janeiro
title_sort Jornalismo cultural no rádio comercial popular: uma análise dos noticiários da Super Rádio Tupi e da Rádio Globo do Rio de Janeiro
author Mazzari, Vanessa Dias Araújo Macedo
author_facet Mazzari, Vanessa Dias Araújo Macedo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moreira, Sonia Virginia
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9376359238443176
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Matheus, Letícia Cantarela
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8059048452003608
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Baumworcel, Ana
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8130843252564496
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8578065733786531
dc.contributor.author.fl_str_mv Mazzari, Vanessa Dias Araújo Macedo
contributor_str_mv Moreira, Sonia Virginia
Matheus, Letícia Cantarela
Baumworcel, Ana
dc.subject.eng.fl_str_mv Culture
Popular
Radio
Radio Journalism
Cultural Journalism
topic Culture
Popular
Radio
Radio Journalism
Cultural Journalism
Cultura
Popular
Radiojornalismo
Jornalismo cultural
Comunicação Social
Jornalismo
Rádio
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura
Popular
Radiojornalismo
Jornalismo cultural
Comunicação Social
Jornalismo
Rádio
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description This thesis will investigate the relationship between the cultural journalism and the popular commercial radio. The objective is to discuss the airtime given to the cultural editorial in the contemporary radio journalism in Brazil with focus in popular private stations. The radio stations Super Rádio Tupi (1280 AM / 96.5 FM) and Rádio Globo (1220 AM / 98.1 FM), both of them located in Rio de Janeiro, were chosen for this study. The stations are direct competitors and they transmit shows that are mostly a mixture of journalism, sports and entertainment. A comparative study between the radio programmes Sentinelas da Tupi and O Globo no Ar, will be provided in order to find out the existence of cultural journalism on them. The research includes interviews with professionals who work on those radio stations. The literature review encompasses themes such as the concept of culture, the cultural legacy of radio in Brazil, the consolidation of radio journalism in the country and the cultural journalism practice. By crossing the theoretical referential and the data obtained, we seek to reflect on the journalistic content of the broadcasters and, thus, on the real airtime dedicated to cultural journalism in their news
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-09-29
dc.date.available.fl_str_mv 2018-04-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-05T19:50:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MAZZARI, Vanessa Dias Araújo Macedo. Jornalismo cultural no rádio comercial popular: uma análise dos noticiários da Super Rádio Tupi e da Rádio Globo do Rio de Janeiro. 2015. 171 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9007
identifier_str_mv MAZZARI, Vanessa Dias Araújo Macedo. Jornalismo cultural no rádio comercial popular: uma análise dos noticiários da Super Rádio Tupi e da Rádio Globo do Rio de Janeiro. 2015. 171 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/9007/1/Dissert_Vanessa+D+A+M+Mazzari.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d33eecdefd706e980eabca7b83ab0f5c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1792352141845725184