Investigando as concepções de licenciandos sobre as inter-relações professor-aluno e suas implicações no processo de ensino e aprendizado em Ciências e Biologia: uma contribuição para a formação docente inicial

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Duarte, Bruno Oliveira lattes
Outros Autores: brunooliveiraduarte@id.uff.br
Orientador(a): Silva, Flavia Venancio lattes
Banca de defesa: Mendes, Regina Rodrigues Lisbôa lattes, Vasconcellos, Mônica lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18722
Resumo: Because we understand that the teacher-student interralationship can subsidize, enhance classes and the teaching and learning processes at school, the present study aimed to investigate the perceptions of undergraduate students from in Biological Sciences Degree Course at UERJ-FFP about this subject and its developments. First, a bibliographical survey was made on the topic and the authors that inspired the theoretical basis were Paulo Freire, Maurice Tardif, Claude Lessard, Mizukami among others. For data collection, it was made a semi-structured interview with four questions for ten underdegree students that were at least at the fourth year of biology course and the procedure was based on LÜDKE; ANDRÉ (1986). The data analysis was done through the data content analysis technique proposed by BARDIN (2012). The results pointed out that the perceptions of the research participants on teacher-student interraliontship fall into the categories of humanist, sociocultural and/or cognitivist according Mizukami.
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Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) - Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2020.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18722Because we understand that the teacher-student interralationship can subsidize, enhance classes and the teaching and learning processes at school, the present study aimed to investigate the perceptions of undergraduate students from in Biological Sciences Degree Course at UERJ-FFP about this subject and its developments. First, a bibliographical survey was made on the topic and the authors that inspired the theoretical basis were Paulo Freire, Maurice Tardif, Claude Lessard, Mizukami among others. For data collection, it was made a semi-structured interview with four questions for ten underdegree students that were at least at the fourth year of biology course and the procedure was based on LÜDKE; ANDRÉ (1986). The data analysis was done through the data content analysis technique proposed by BARDIN (2012). The results pointed out that the perceptions of the research participants on teacher-student interraliontship fall into the categories of humanist, sociocultural and/or cognitivist according Mizukami.Por nós entendermos que a inter-relação professor-aluno pode subsidiar, potencializar as aulas e os processos de ensino e aprendizagem na escola, o presente trabalho teve como objetivo investigar percepções de licenciandos formandos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UERJ-FFP sobre este assunto e seus desdobramentos. Primeiramente, foi feito um levantamento bibliográfico sobre o tema. Os autores que inspiraram o embasamento teórico foram Paulo Freire, Maurice Tardif, Claude Lessard, Mizukami, entre outros. Para a coleta de dados, foi realizada uma entrevista semiestruturada com quatro perguntas para dez licenciandos que estavam pelo menos no quarto ano do curso, e o procedimento foi baseado em LÜDKE; ANDRÉ (1986). A análise dos dados foi feita através da técnica de análise de conteúdo de dados proposta por BARDIN (2012). Os resultados apontaram que as percepções dos participantes da pesquisa sobre inter-relação professor-aluno se encaixam nas categorias humanista, sociocultural e/ou cognitivista, conforme Mizukami.Submitted by Antônio Luiz CEH/D (zergelprimo@yahoo.com.br) on 2022-11-30T20:13:30Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - Bruno Oliveira Duarte - 2020 - Completa.pdf: 442242 bytes, checksum: a2648f7335a9bfa22f33bce8f5693d17 (MD5)Made available in DSpace on 2022-11-30T20:13:30Z (GMT). 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