Instituto fanal cuja história : tradição, tecnologia e inovação na formação continuada de professores(as)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Macedo, Juliana Gomes de lattes
Orientador(a): Grinspun, Mírian Paura Sabrosa Zippin lattes
Banca de defesa: Santos, Sonia Regina Mendes dos lattes, Neves, Antonio Mauricio Castanheira das lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10556
Resumo: This paper was intended to make a historical survey of Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro - ISERJ - from the political and pedagogical standpoint and also bring practical concepts and actions of teachers continuing education. Within this proposal, the research addresses issues concerning New Information and Communication Technologies as a complementary possibility to the teachers continuing education in Colégio de Aplicação - CAP-ISERJ. The study was conducted using the methodology of action research because it is believed that this type of research favors the discussion and the production of knowledge among all involved - the researcher and participants. This research provides a deep relationship between actions and resolutions of problems within a collective, cooperative and participatory scope. (Thiollent, 1997). The survey was conducted in the campus where the researcher works, which favored the dialogue among the actors involved. Thus, it was proposed at the end of the work, the creation of a virtual learning environment, Campus Online, based on proposals of Online Education (SANTOS, 2006) that differs from the traditional distance education. The implementation of Campus Online involves many political, financial and educational issues but it is motivated by the desire and the need for teaching practice transformation.
id UERJ_5beb844b9c5cc9578de33701051a54ed
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/10556
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str
spelling Grinspun, Mírian Paura Sabrosa Zippinhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=B115325Santos, Sonia Regina Mendes doshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798607Z1Neves, Antonio Mauricio Castanheira dashttp://lattes.cnpq.br/1373547064182292http://lattes.cnpq.br/1363568984687240Macedo, Juliana Gomes de2021-01-05T21:53:32Z2013-06-042011-08-29MACEDO, Juliana Gomes de. Instituto fanal cuja história : tradição, tecnologia e inovação na formação continuada de professores(as). 2011. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10556This paper was intended to make a historical survey of Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro - ISERJ - from the political and pedagogical standpoint and also bring practical concepts and actions of teachers continuing education. Within this proposal, the research addresses issues concerning New Information and Communication Technologies as a complementary possibility to the teachers continuing education in Colégio de Aplicação - CAP-ISERJ. The study was conducted using the methodology of action research because it is believed that this type of research favors the discussion and the production of knowledge among all involved - the researcher and participants. This research provides a deep relationship between actions and resolutions of problems within a collective, cooperative and participatory scope. (Thiollent, 1997). The survey was conducted in the campus where the researcher works, which favored the dialogue among the actors involved. Thus, it was proposed at the end of the work, the creation of a virtual learning environment, Campus Online, based on proposals of Online Education (SANTOS, 2006) that differs from the traditional distance education. The implementation of Campus Online involves many political, financial and educational issues but it is motivated by the desire and the need for teaching practice transformation.O presente trabalho buscou fazer um levantamento histórico do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro ISERJ sob o enfoque político-pedagógico além de trazer conceitos e ações práticas de formação continuada dos(as) professores(as). Dentro dessa proposta, a pesquisa aborda questões relativas as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação como uma possibilidade complementar de formação continuada dos(as) professores(as) no Colégio de Aplicação CAP-ISERJ. O estudo foi realizado a partir da metodologia de pesquisa-ação pois acredita-se que este tipo de pesquisa favorece as discussões e a produção de conhecimentos entre todos os envolvidos pesquisador(a) e participantes. Essa pesquisa propicia uma relação profunda entre as ações e as resoluções de problemas num âmbito coletivo, cooperativo e participativo (THIOLLENT, 1997). A pesquisa foi realizada dentro do campus de trabalho da pesquisadora o que favoreceu a interlocução dos atores envolvidos permitindo o retorno ao meio pesquisado, não se limitando ao meio acadêmico. Desta forma, foi proposto ao final do trabalho, a criação de um ambiente virtual de aprendizagem, o Campus Online, baseado nas propostas do Ensino Online (SANTOS, 2006) que difere da tradicional Educação a Distância. A implementação do Campus Online implica em várias questões políticas, financeiras e pedagógicas contudo é motivada pelo desejo e necessidade de transformação das práticas pedagógicas.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T21:53:32Z No. of bitstreams: 1 Dissert_Juliana G_Macedo.pdf: 2184822 bytes, checksum: e00b886f005ff9b906db457d7b4b14f9 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T21:53:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissert_Juliana G_Macedo.pdf: 2184822 bytes, checksum: e00b886f005ff9b906db457d7b4b14f9 (MD5) Previous issue date: 2011-08-29application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de EducaçãoContinuing educationVirtual learning environmentInformation and communication technologiesTeacher-ResearcherFormação continuadaAmbiente virtual de aprendizagemTecnologias de informação e comunicaçãoProfessor-pesquisadorProfessores FormaçãoInstituto Superior de Educação do Rio de Janeiro HistóriaRealidade virtual na educaçãoEnsino a distânciaTecnologia educacionalCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOInstituto fanal cuja história : tradição, tecnologia e inovação na formação continuada de professores(as)Instituto fanal cuja história : tradition, technology and innovation in the continuing education of teachersinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALDissert_Juliana G_Macedo.pdfapplication/pdf2184822http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/10556/1/Dissert_Juliana+G_Macedo.pdfe00b886f005ff9b906db457d7b4b14f9MD511/105562024-02-27 12:43:30.535oai:www.bdtd.uerj.br:1/10556Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T15:43:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Instituto fanal cuja história : tradição, tecnologia e inovação na formação continuada de professores(as)
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Instituto fanal cuja história : tradition, technology and innovation in the continuing education of teachers
title Instituto fanal cuja história : tradição, tecnologia e inovação na formação continuada de professores(as)
spellingShingle Instituto fanal cuja história : tradição, tecnologia e inovação na formação continuada de professores(as)
Macedo, Juliana Gomes de
Continuing education
Virtual learning environment
Information and communication technologies
Teacher-Researcher
Formação continuada
Ambiente virtual de aprendizagem
Tecnologias de informação e comunicação
Professor-pesquisador
Professores Formação
Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro História
Realidade virtual na educação
Ensino a distância
Tecnologia educacional
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Instituto fanal cuja história : tradição, tecnologia e inovação na formação continuada de professores(as)
title_full Instituto fanal cuja história : tradição, tecnologia e inovação na formação continuada de professores(as)
title_fullStr Instituto fanal cuja história : tradição, tecnologia e inovação na formação continuada de professores(as)
title_full_unstemmed Instituto fanal cuja história : tradição, tecnologia e inovação na formação continuada de professores(as)
title_sort Instituto fanal cuja história : tradição, tecnologia e inovação na formação continuada de professores(as)
author Macedo, Juliana Gomes de
author_facet Macedo, Juliana Gomes de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Grinspun, Mírian Paura Sabrosa Zippin
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=B115325
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Santos, Sonia Regina Mendes dos
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798607Z1
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Neves, Antonio Mauricio Castanheira das
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1373547064182292
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1363568984687240
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, Juliana Gomes de
contributor_str_mv Grinspun, Mírian Paura Sabrosa Zippin
Santos, Sonia Regina Mendes dos
Neves, Antonio Mauricio Castanheira das
dc.subject.eng.fl_str_mv Continuing education
Virtual learning environment
Information and communication technologies
Teacher-Researcher
topic Continuing education
Virtual learning environment
Information and communication technologies
Teacher-Researcher
Formação continuada
Ambiente virtual de aprendizagem
Tecnologias de informação e comunicação
Professor-pesquisador
Professores Formação
Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro História
Realidade virtual na educação
Ensino a distância
Tecnologia educacional
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada
Ambiente virtual de aprendizagem
Tecnologias de informação e comunicação
Professor-pesquisador
Professores Formação
Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro História
Realidade virtual na educação
Ensino a distância
Tecnologia educacional
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This paper was intended to make a historical survey of Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro - ISERJ - from the political and pedagogical standpoint and also bring practical concepts and actions of teachers continuing education. Within this proposal, the research addresses issues concerning New Information and Communication Technologies as a complementary possibility to the teachers continuing education in Colégio de Aplicação - CAP-ISERJ. The study was conducted using the methodology of action research because it is believed that this type of research favors the discussion and the production of knowledge among all involved - the researcher and participants. This research provides a deep relationship between actions and resolutions of problems within a collective, cooperative and participatory scope. (Thiollent, 1997). The survey was conducted in the campus where the researcher works, which favored the dialogue among the actors involved. Thus, it was proposed at the end of the work, the creation of a virtual learning environment, Campus Online, based on proposals of Online Education (SANTOS, 2006) that differs from the traditional distance education. The implementation of Campus Online involves many political, financial and educational issues but it is motivated by the desire and the need for teaching practice transformation.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-08-29
dc.date.available.fl_str_mv 2013-06-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-05T21:53:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MACEDO, Juliana Gomes de. Instituto fanal cuja história : tradição, tecnologia e inovação na formação continuada de professores(as). 2011. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10556
identifier_str_mv MACEDO, Juliana Gomes de. Instituto fanal cuja história : tradição, tecnologia e inovação na formação continuada de professores(as). 2011. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10556
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/10556/1/Dissert_Juliana+G_Macedo.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e00b886f005ff9b906db457d7b4b14f9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1792352152861016064