Schoenberg e o progresso na Filosofia da nova música de Theodor Adorno

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Oliveira, Braulyo Antonio Silva de lattes
Orientador(a): Barbosa, Ricardo José Corrêa lattes
Banca de defesa: Oliveira, Pedro Rocha de lattes, Caron, Jean Pierre Cardoso lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12298
Resumo: This work seeks to investigate the concept of musical progress in Theodor Adorno's Philosophy of New Music, as well as the role played by this concept in the aesthetic evaluation of musical works. Thus, we explored the reasons why Adorno had considered the compositional model whose the greatest representative is Schoenberg as a paradigm for the development of musical art. We start, therefore, from some texts of the 1920s and 1930s. In these texts, Adorno tried to establish a productive concept of musical progress that is based on a fundamental definition for this present work: Musical Material. Considering the importance of this concept in the Adornian philosophy and its conceptual vagueness, we seek to find proper musical reasons that justify it. In the last part of work, we endeavored to demonstrate that already in the Philosophy of New Music the concept of musical progress acquires new layers and that the simple execution of musical procedures in their present state is incapable of handle the dialectic that is inserted in the work of art.
id UERJ_61a5d49e5864e991b0bf1213120bcb50
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/12298
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str
spelling Barbosa, Ricardo José Corrêahttp://lattes.cnpq.br/0546360463436776Oliveira, Pedro Rocha dehttp://lattes.cnpq.br/1121255042657241Caron, Jean Pierre Cardosohttp://lattes.cnpq.br/7286371300905911http://lattes.cnpq.br/6286487512499766Oliveira, Braulyo Antonio Silva de2021-01-06T19:55:52Z2018-11-012017-12-19OLIVEIRA, Braulyo Antonio Silva de. Schoenberg e o progresso na Filosofia da nova música de Theodor Adorno. 2017. 132 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia Moderna e Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12298This work seeks to investigate the concept of musical progress in Theodor Adorno's Philosophy of New Music, as well as the role played by this concept in the aesthetic evaluation of musical works. Thus, we explored the reasons why Adorno had considered the compositional model whose the greatest representative is Schoenberg as a paradigm for the development of musical art. We start, therefore, from some texts of the 1920s and 1930s. In these texts, Adorno tried to establish a productive concept of musical progress that is based on a fundamental definition for this present work: Musical Material. Considering the importance of this concept in the Adornian philosophy and its conceptual vagueness, we seek to find proper musical reasons that justify it. In the last part of work, we endeavored to demonstrate that already in the Philosophy of New Music the concept of musical progress acquires new layers and that the simple execution of musical procedures in their present state is incapable of handle the dialectic that is inserted in the work of art.O presente trabalho busca investigar o conceito de progresso musical na Filosofia da Nova Música de Theodor Adorno, assim como o papel desempenhado por tal conceito na avaliação estética das obras musicais. Para isso, procura-se explorar os motivos que conduziram Adorno a considerar o modelo compositivo que tem o seu representante maior na figura de Schoenberg como um paradigma para o desenvolvimento da arte musical. Partimos, portanto, de alguns textos da década de 1920 e 1930, nos quais Adorno se esforça por estabelecer um conceito produtivo de progresso musical baseado numa definição que se mostrará central para o presente trabalho: material musical. Tendo em vista a importância que esse conceito desempenha na filosofia adorniana somado à sua vagueza conceitual, busca-se encontrar motivos propriamente musicais que o justifique. Na última parte do trabalho, esforça-se por demonstrar como que já na Filosofia da Nova Música o conceito de progresso musical adquire novas camadas e que a simples execução dos procedimentos musicais em seu estado atual é incapaz de dar conta da dialética que se insere na obra de arte.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-06T19:55:52Z No. of bitstreams: 1 Braulyo Antonio Silva de Oliveira.pdf: 1406634 bytes, checksum: 1bd848ededb5d80836104f526543241e (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-06T19:55:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Braulyo Antonio Silva de Oliveira.pdf: 1406634 bytes, checksum: 1bd848ededb5d80836104f526543241e (MD5) Previous issue date: 2017-12-19application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em FilosofiaUERJBRCentro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências HumanasTheodor AdornoArnold SchoenbergPhilosophyMusicProgressMusical MaterialTheodor AdornoArnold SchoenbergFilosofiaMúsicaProgressoMaterial musicalSchoenberg, Arnold, 1874-1951.Adorno, Theodor W., 1903-1969.Filosofia e estéticaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIASchoenberg e o progresso na Filosofia da nova música de Theodor AdornoSchoenberg e o progresso na Filosofia da nova música de Theodor AdornoSchoenberg and progress in the Adorno s Philosophy of New MusicSchoenberg and progress in the Adorno s Philosophy of New Musicinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALBraulyo Antonio Silva de Oliveira.pdfapplication/pdf1406634http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/12298/1/Braulyo+Antonio+Silva+de+Oliveira.pdf1bd848ededb5d80836104f526543241eMD511/122982024-02-27 13:50:31.161oai:www.bdtd.uerj.br:1/12298Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T16:50:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Schoenberg e o progresso na Filosofia da nova música de Theodor Adorno
Schoenberg e o progresso na Filosofia da nova música de Theodor Adorno
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Schoenberg and progress in the Adorno s Philosophy of New Music
Schoenberg and progress in the Adorno s Philosophy of New Music
title Schoenberg e o progresso na Filosofia da nova música de Theodor Adorno
spellingShingle Schoenberg e o progresso na Filosofia da nova música de Theodor Adorno
Oliveira, Braulyo Antonio Silva de
Theodor Adorno
Arnold Schoenberg
Philosophy
Music
Progress
Musical Material
Theodor Adorno
Arnold Schoenberg
Filosofia
Música
Progresso
Material musical
Schoenberg, Arnold, 1874-1951.
Adorno, Theodor W., 1903-1969.
Filosofia e estética
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
title_short Schoenberg e o progresso na Filosofia da nova música de Theodor Adorno
title_full Schoenberg e o progresso na Filosofia da nova música de Theodor Adorno
title_fullStr Schoenberg e o progresso na Filosofia da nova música de Theodor Adorno
title_full_unstemmed Schoenberg e o progresso na Filosofia da nova música de Theodor Adorno
title_sort Schoenberg e o progresso na Filosofia da nova música de Theodor Adorno
author Oliveira, Braulyo Antonio Silva de
author_facet Oliveira, Braulyo Antonio Silva de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barbosa, Ricardo José Corrêa
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0546360463436776
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Oliveira, Pedro Rocha de
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1121255042657241
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Caron, Jean Pierre Cardoso
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7286371300905911
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6286487512499766
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Braulyo Antonio Silva de
contributor_str_mv Barbosa, Ricardo José Corrêa
Oliveira, Pedro Rocha de
Caron, Jean Pierre Cardoso
dc.subject.eng.fl_str_mv Theodor Adorno
Arnold Schoenberg
Philosophy
Music
Progress
Musical Material
topic Theodor Adorno
Arnold Schoenberg
Philosophy
Music
Progress
Musical Material
Theodor Adorno
Arnold Schoenberg
Filosofia
Música
Progresso
Material musical
Schoenberg, Arnold, 1874-1951.
Adorno, Theodor W., 1903-1969.
Filosofia e estética
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
dc.subject.por.fl_str_mv Theodor Adorno
Arnold Schoenberg
Filosofia
Música
Progresso
Material musical
Schoenberg, Arnold, 1874-1951.
Adorno, Theodor W., 1903-1969.
Filosofia e estética
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
description This work seeks to investigate the concept of musical progress in Theodor Adorno's Philosophy of New Music, as well as the role played by this concept in the aesthetic evaluation of musical works. Thus, we explored the reasons why Adorno had considered the compositional model whose the greatest representative is Schoenberg as a paradigm for the development of musical art. We start, therefore, from some texts of the 1920s and 1930s. In these texts, Adorno tried to establish a productive concept of musical progress that is based on a fundamental definition for this present work: Musical Material. Considering the importance of this concept in the Adornian philosophy and its conceptual vagueness, we seek to find proper musical reasons that justify it. In the last part of work, we endeavored to demonstrate that already in the Philosophy of New Music the concept of musical progress acquires new layers and that the simple execution of musical procedures in their present state is incapable of handle the dialectic that is inserted in the work of art.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-12-19
dc.date.available.fl_str_mv 2018-11-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-06T19:55:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Braulyo Antonio Silva de. Schoenberg e o progresso na Filosofia da nova música de Theodor Adorno. 2017. 132 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia Moderna e Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12298
identifier_str_mv OLIVEIRA, Braulyo Antonio Silva de. Schoenberg e o progresso na Filosofia da nova música de Theodor Adorno. 2017. 132 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia Moderna e Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12298
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Filosofia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/12298/1/Braulyo+Antonio+Silva+de+Oliveira.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1bd848ededb5d80836104f526543241e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1792352165562417152