Determinações teórico-políticas dos sistemas de avaliação da educação superior: questões da Educação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Santos, Jorge Oliveira dos lattes
Orientador(a): Gama, Zacarias Jaegger lattes
Banca de defesa: Malina, André lattes, Algebaile, Eveline Bertino lattes, Frigotto, Gaudêncio lattes, Motta, Vania Cardoso da lattes
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana
Departamento: Centro de Educação e Humanidades
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14776
Resumo: The present study aimed at identifying the requirements of the evaluation of higher education, with cutout on training in physical education, using the categories of dialectical and historical materialism. The ideologies of Human Capital and Social Capital theorists and served as mediators of this analysis. For both, so the phenomenon of globalization and its consequential impact on Brazilian society in General and higher education in particular. The evaluation models were examined until nowadays, as well as their implications on training in physical education and its field of work, with a few experiences that have occurred in our territory. With the way evaluative proposals, the historical aspects of the Constitution of physical education, the current assessment tools, internal assessments produced at UFRJ and UFF and the deepening of CH and CS, we believe have evidenced the guiding principle of the establishment of a culture forming and justifying the exploitation of the population by capitalism which turns out to be embraced by plots of physical education teachers when align so unreflective evaluation models. We point out the possibility of a counter-hegemonic action by a political day path within the educational institutions, in all its levels and with all his actors, through the trade union movements and coming primarily to University
id UERJ_63c3fc9bf66140b23423fcbd6d5a7084
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/14776
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str
spelling Gama, Zacarias JaeggerCPF:34411240734http://lattes.cnpq.br/4100298243027510Malina, AndréCPF:98867784749http://lattes.cnpq.br/3518871176292224Algebaile, Eveline BertinoCPF:58838031720ttp://lattes.cnpq.br/9630763216536906Frigotto, GaudêncioCPF:12635707049http://lattes.cnpq.br/4535332644982596Motta, Vania Cardoso daCPF:50948776749http://lattes.cnpq.br/9019395807508288CPF:56740131791http://lattes.cnpq.br/7832237652230091Santos, Jorge Oliveira dos2021-01-07T18:09:23Z2015-03-202014-12-17SANTOS, Jorge Oliveira dos. Determinações teórico-políticas dos sistemas de avaliação da educação superior: questões da Educação. 2014. 183 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14776The present study aimed at identifying the requirements of the evaluation of higher education, with cutout on training in physical education, using the categories of dialectical and historical materialism. The ideologies of Human Capital and Social Capital theorists and served as mediators of this analysis. For both, so the phenomenon of globalization and its consequential impact on Brazilian society in General and higher education in particular. The evaluation models were examined until nowadays, as well as their implications on training in physical education and its field of work, with a few experiences that have occurred in our territory. With the way evaluative proposals, the historical aspects of the Constitution of physical education, the current assessment tools, internal assessments produced at UFRJ and UFF and the deepening of CH and CS, we believe have evidenced the guiding principle of the establishment of a culture forming and justifying the exploitation of the population by capitalism which turns out to be embraced by plots of physical education teachers when align so unreflective evaluation models. We point out the possibility of a counter-hegemonic action by a political day path within the educational institutions, in all its levels and with all his actors, through the trade union movements and coming primarily to UniversityO presente estudo propôs a identificação das determinações da avaliação da educação superior, com recorte na formação em Educação Física, utilizando-se das categorias do materialismo histórico e dialético. As ideologias do Capital Humano e do Capital Social e seus teóricos serviram como mediadoras dessa análise. Para tanto, utilizamo-nos do fenômeno da globalização e seus conseqüentes reflexos na sociedade brasileira em geral e na educação superior em particular. Os modelos de avaliação foram aqui examinados até a atualidade, bem como seus desdobramentos na formação em Educação Física e seu respectivo campo de trabalho, com algumas experiências ocorridas em nosso território. Tendo como caminho as propostas avaliativas, os aspectos históricos da constituição da Educação Física, os instrumentos de avaliação atuais, as avaliações internas produzidas na UFRJ e UFF e o aprofundamento das ideologias do CH e do CS, acreditamos ter evidenciado o fio condutor do estabelecimento de uma cultura conformadora e justificadora da exploração da população pelo capitalismo que acaba por ser abraçada por parcelas de professores de Educação Física quando se alinham de forma irrefletida aos modelos de avaliação. Apontamos a possibilidade de uma ação contra-hegemônica por um caminho politizador no interior das instituições escolares, em todos os seus níveis e com todos os seus atores, passando pelos movimentos sindicais e chegando principalmente à UniversidadeSubmitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-07T18:09:23Z No. of bitstreams: 1 Tese_Jorge Oliveira dos Santos.pdf: 940970 bytes, checksum: 26914d70bf7ac6ef17a8e7644f244f12 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-07T18:09:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese_Jorge Oliveira dos Santos.pdf: 940970 bytes, checksum: 26914d70bf7ac6ef17a8e7644f244f12 (MD5) Previous issue date: 2014-12-17application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação HumanaUERJBRCentro de Educação e HumanidadesInstitutional assessmentEvaluation of physical educationHuman Capital ideologySocial Capital ideologyAvaliação InstitucionalAvaliação da Educação FísicaIdeologia do Capital HumanoIdeologia do Capital SocialEducaçãoEducação FísicaAvaliaçãoCapital humanoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICASDeterminações teórico-políticas dos sistemas de avaliação da educação superior: questões da EducaçãoPolitical-theoretical determinations of the evaluation systems of higher education: issues of physical educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALTese_Jorge Oliveira dos Santos.pdfapplication/pdf940970http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/14776/1/Tese_Jorge+Oliveira+dos+Santos.pdf26914d70bf7ac6ef17a8e7644f244f12MD511/147762023-03-09 14:05:58.08oai:www.bdtd.uerj.br:1/14776Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032023-03-09T17:05:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Determinações teórico-políticas dos sistemas de avaliação da educação superior: questões da Educação
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Political-theoretical determinations of the evaluation systems of higher education: issues of physical education
title Determinações teórico-políticas dos sistemas de avaliação da educação superior: questões da Educação
spellingShingle Determinações teórico-políticas dos sistemas de avaliação da educação superior: questões da Educação
Santos, Jorge Oliveira dos
Institutional assessment
Evaluation of physical education
Human Capital ideology
Social Capital ideology
Avaliação Institucional
Avaliação da Educação Física
Ideologia do Capital Humano
Ideologia do Capital Social
Educação
Educação Física
Avaliação
Capital humano
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
title_short Determinações teórico-políticas dos sistemas de avaliação da educação superior: questões da Educação
title_full Determinações teórico-políticas dos sistemas de avaliação da educação superior: questões da Educação
title_fullStr Determinações teórico-políticas dos sistemas de avaliação da educação superior: questões da Educação
title_full_unstemmed Determinações teórico-políticas dos sistemas de avaliação da educação superior: questões da Educação
title_sort Determinações teórico-políticas dos sistemas de avaliação da educação superior: questões da Educação
author Santos, Jorge Oliveira dos
author_facet Santos, Jorge Oliveira dos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gama, Zacarias Jaegger
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:34411240734
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4100298243027510
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Malina, André
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:98867784749
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3518871176292224
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Algebaile, Eveline Bertino
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv CPF:58838031720
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv ttp://lattes.cnpq.br/9630763216536906
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Frigotto, Gaudêncio
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv CPF:12635707049
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4535332644982596
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Motta, Vania Cardoso da
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv CPF:50948776749
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9019395807508288
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:56740131791
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7832237652230091
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Jorge Oliveira dos
contributor_str_mv Gama, Zacarias Jaegger
Malina, André
Algebaile, Eveline Bertino
Frigotto, Gaudêncio
Motta, Vania Cardoso da
dc.subject.eng.fl_str_mv Institutional assessment
Evaluation of physical education
Human Capital ideology
Social Capital ideology
topic Institutional assessment
Evaluation of physical education
Human Capital ideology
Social Capital ideology
Avaliação Institucional
Avaliação da Educação Física
Ideologia do Capital Humano
Ideologia do Capital Social
Educação
Educação Física
Avaliação
Capital humano
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação Institucional
Avaliação da Educação Física
Ideologia do Capital Humano
Ideologia do Capital Social
Educação
Educação Física
Avaliação
Capital humano
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
description The present study aimed at identifying the requirements of the evaluation of higher education, with cutout on training in physical education, using the categories of dialectical and historical materialism. The ideologies of Human Capital and Social Capital theorists and served as mediators of this analysis. For both, so the phenomenon of globalization and its consequential impact on Brazilian society in General and higher education in particular. The evaluation models were examined until nowadays, as well as their implications on training in physical education and its field of work, with a few experiences that have occurred in our territory. With the way evaluative proposals, the historical aspects of the Constitution of physical education, the current assessment tools, internal assessments produced at UFRJ and UFF and the deepening of CH and CS, we believe have evidenced the guiding principle of the establishment of a culture forming and justifying the exploitation of the population by capitalism which turns out to be embraced by plots of physical education teachers when align so unreflective evaluation models. We point out the possibility of a counter-hegemonic action by a political day path within the educational institutions, in all its levels and with all his actors, through the trade union movements and coming primarily to University
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-12-17
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-07T18:09:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Jorge Oliveira dos. Determinações teórico-políticas dos sistemas de avaliação da educação superior: questões da Educação. 2014. 183 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14776
identifier_str_mv SANTOS, Jorge Oliveira dos. Determinações teórico-políticas dos sistemas de avaliação da educação superior: questões da Educação. 2014. 183 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14776
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/14776/1/Tese_Jorge+Oliveira+dos+Santos.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 26914d70bf7ac6ef17a8e7644f244f12
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1792352184345559040