Determinações teórico-políticas dos sistemas de avaliação da educação superior: questões da Educação
Ano de defesa: | 2014 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , , |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana
|
Departamento: |
Centro de Educação e Humanidades
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14776 |
Resumo: | The present study aimed at identifying the requirements of the evaluation of higher education, with cutout on training in physical education, using the categories of dialectical and historical materialism. The ideologies of Human Capital and Social Capital theorists and served as mediators of this analysis. For both, so the phenomenon of globalization and its consequential impact on Brazilian society in General and higher education in particular. The evaluation models were examined until nowadays, as well as their implications on training in physical education and its field of work, with a few experiences that have occurred in our territory. With the way evaluative proposals, the historical aspects of the Constitution of physical education, the current assessment tools, internal assessments produced at UFRJ and UFF and the deepening of CH and CS, we believe have evidenced the guiding principle of the establishment of a culture forming and justifying the exploitation of the population by capitalism which turns out to be embraced by plots of physical education teachers when align so unreflective evaluation models. We point out the possibility of a counter-hegemonic action by a political day path within the educational institutions, in all its levels and with all his actors, through the trade union movements and coming primarily to University |
id |
UERJ_63c3fc9bf66140b23423fcbd6d5a7084 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.bdtd.uerj.br:1/14776 |
network_acronym_str |
UERJ |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Gama, Zacarias JaeggerCPF:34411240734http://lattes.cnpq.br/4100298243027510Malina, AndréCPF:98867784749http://lattes.cnpq.br/3518871176292224Algebaile, Eveline BertinoCPF:58838031720ttp://lattes.cnpq.br/9630763216536906Frigotto, GaudêncioCPF:12635707049http://lattes.cnpq.br/4535332644982596Motta, Vania Cardoso daCPF:50948776749http://lattes.cnpq.br/9019395807508288CPF:56740131791http://lattes.cnpq.br/7832237652230091Santos, Jorge Oliveira dos2021-01-07T18:09:23Z2015-03-202014-12-17SANTOS, Jorge Oliveira dos. Determinações teórico-políticas dos sistemas de avaliação da educação superior: questões da Educação. 2014. 183 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14776The present study aimed at identifying the requirements of the evaluation of higher education, with cutout on training in physical education, using the categories of dialectical and historical materialism. The ideologies of Human Capital and Social Capital theorists and served as mediators of this analysis. For both, so the phenomenon of globalization and its consequential impact on Brazilian society in General and higher education in particular. The evaluation models were examined until nowadays, as well as their implications on training in physical education and its field of work, with a few experiences that have occurred in our territory. With the way evaluative proposals, the historical aspects of the Constitution of physical education, the current assessment tools, internal assessments produced at UFRJ and UFF and the deepening of CH and CS, we believe have evidenced the guiding principle of the establishment of a culture forming and justifying the exploitation of the population by capitalism which turns out to be embraced by plots of physical education teachers when align so unreflective evaluation models. We point out the possibility of a counter-hegemonic action by a political day path within the educational institutions, in all its levels and with all his actors, through the trade union movements and coming primarily to UniversityO presente estudo propôs a identificação das determinações da avaliação da educação superior, com recorte na formação em Educação Física, utilizando-se das categorias do materialismo histórico e dialético. As ideologias do Capital Humano e do Capital Social e seus teóricos serviram como mediadoras dessa análise. Para tanto, utilizamo-nos do fenômeno da globalização e seus conseqüentes reflexos na sociedade brasileira em geral e na educação superior em particular. Os modelos de avaliação foram aqui examinados até a atualidade, bem como seus desdobramentos na formação em Educação Física e seu respectivo campo de trabalho, com algumas experiências ocorridas em nosso território. Tendo como caminho as propostas avaliativas, os aspectos históricos da constituição da Educação Física, os instrumentos de avaliação atuais, as avaliações internas produzidas na UFRJ e UFF e o aprofundamento das ideologias do CH e do CS, acreditamos ter evidenciado o fio condutor do estabelecimento de uma cultura conformadora e justificadora da exploração da população pelo capitalismo que acaba por ser abraçada por parcelas de professores de Educação Física quando se alinham de forma irrefletida aos modelos de avaliação. Apontamos a possibilidade de uma ação contra-hegemônica por um caminho politizador no interior das instituições escolares, em todos os seus níveis e com todos os seus atores, passando pelos movimentos sindicais e chegando principalmente à UniversidadeSubmitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-07T18:09:23Z No. of bitstreams: 1 Tese_Jorge Oliveira dos Santos.pdf: 940970 bytes, checksum: 26914d70bf7ac6ef17a8e7644f244f12 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-07T18:09:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese_Jorge Oliveira dos Santos.pdf: 940970 bytes, checksum: 26914d70bf7ac6ef17a8e7644f244f12 (MD5) Previous issue date: 2014-12-17application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação HumanaUERJBRCentro de Educação e HumanidadesInstitutional assessmentEvaluation of physical educationHuman Capital ideologySocial Capital ideologyAvaliação InstitucionalAvaliação da Educação FísicaIdeologia do Capital HumanoIdeologia do Capital SocialEducaçãoEducação FísicaAvaliaçãoCapital humanoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICASDeterminações teórico-políticas dos sistemas de avaliação da educação superior: questões da EducaçãoPolitical-theoretical determinations of the evaluation systems of higher education: issues of physical educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALTese_Jorge Oliveira dos Santos.pdfapplication/pdf940970http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/14776/1/Tese_Jorge+Oliveira+dos+Santos.pdf26914d70bf7ac6ef17a8e7644f244f12MD511/147762023-03-09 14:05:58.08oai:www.bdtd.uerj.br:1/14776Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032023-03-09T17:05:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Determinações teórico-políticas dos sistemas de avaliação da educação superior: questões da Educação |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Political-theoretical determinations of the evaluation systems of higher education: issues of physical education |
title |
Determinações teórico-políticas dos sistemas de avaliação da educação superior: questões da Educação |
spellingShingle |
Determinações teórico-políticas dos sistemas de avaliação da educação superior: questões da Educação Santos, Jorge Oliveira dos Institutional assessment Evaluation of physical education Human Capital ideology Social Capital ideology Avaliação Institucional Avaliação da Educação Física Ideologia do Capital Humano Ideologia do Capital Social Educação Educação Física Avaliação Capital humano CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS |
title_short |
Determinações teórico-políticas dos sistemas de avaliação da educação superior: questões da Educação |
title_full |
Determinações teórico-políticas dos sistemas de avaliação da educação superior: questões da Educação |
title_fullStr |
Determinações teórico-políticas dos sistemas de avaliação da educação superior: questões da Educação |
title_full_unstemmed |
Determinações teórico-políticas dos sistemas de avaliação da educação superior: questões da Educação |
title_sort |
Determinações teórico-políticas dos sistemas de avaliação da educação superior: questões da Educação |
author |
Santos, Jorge Oliveira dos |
author_facet |
Santos, Jorge Oliveira dos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gama, Zacarias Jaegger |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:34411240734 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4100298243027510 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Malina, André |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
CPF:98867784749 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3518871176292224 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Algebaile, Eveline Bertino |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
CPF:58838031720 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
ttp://lattes.cnpq.br/9630763216536906 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Frigotto, Gaudêncio |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
CPF:12635707049 |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4535332644982596 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Motta, Vania Cardoso da |
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv |
CPF:50948776749 |
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9019395807508288 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:56740131791 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7832237652230091 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Jorge Oliveira dos |
contributor_str_mv |
Gama, Zacarias Jaegger Malina, André Algebaile, Eveline Bertino Frigotto, Gaudêncio Motta, Vania Cardoso da |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Institutional assessment Evaluation of physical education Human Capital ideology Social Capital ideology |
topic |
Institutional assessment Evaluation of physical education Human Capital ideology Social Capital ideology Avaliação Institucional Avaliação da Educação Física Ideologia do Capital Humano Ideologia do Capital Social Educação Educação Física Avaliação Capital humano CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Institucional Avaliação da Educação Física Ideologia do Capital Humano Ideologia do Capital Social Educação Educação Física Avaliação Capital humano |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS |
description |
The present study aimed at identifying the requirements of the evaluation of higher education, with cutout on training in physical education, using the categories of dialectical and historical materialism. The ideologies of Human Capital and Social Capital theorists and served as mediators of this analysis. For both, so the phenomenon of globalization and its consequential impact on Brazilian society in General and higher education in particular. The evaluation models were examined until nowadays, as well as their implications on training in physical education and its field of work, with a few experiences that have occurred in our territory. With the way evaluative proposals, the historical aspects of the Constitution of physical education, the current assessment tools, internal assessments produced at UFRJ and UFF and the deepening of CH and CS, we believe have evidenced the guiding principle of the establishment of a culture forming and justifying the exploitation of the population by capitalism which turns out to be embraced by plots of physical education teachers when align so unreflective evaluation models. We point out the possibility of a counter-hegemonic action by a political day path within the educational institutions, in all its levels and with all his actors, through the trade union movements and coming primarily to University |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-12-17 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-03-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-07T18:09:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANTOS, Jorge Oliveira dos. Determinações teórico-políticas dos sistemas de avaliação da educação superior: questões da Educação. 2014. 183 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14776 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Jorge Oliveira dos. Determinações teórico-políticas dos sistemas de avaliação da educação superior: questões da Educação. 2014. 183 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. |
url |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14776 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UERJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Educação e Humanidades |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/14776/1/Tese_Jorge+Oliveira+dos+Santos.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
26914d70bf7ac6ef17a8e7644f244f12 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd.suporte@uerj.br |
_version_ |
1792352184345559040 |