Proposta curricular de Matemática para o Curso Técnico em Agropecuária: análise do currículo, sugestões de aulas práticas e teóricas de Matemática aplicadas ao curso técnico
Ano de defesa: | 2016 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
|
Departamento: |
Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4869 |
Resumo: | This present work was motivated by students difficulty of the Technical Course in Farming in understanding the High School Mathematics and in seeing its importance in their daily lives. Thereby, a detailed survey research was made among Technical Course s students, teachers and coordinators of that course. With this starting point, it was obvious the need to adapt the teaching of the Mathematics to the agricultural school student s reality bringing the teaching of Math for inside the Technical Course in Farming. Thereby, it was elaborated a curriculum adapted for the Technical Course by rescuing some Elementary School contents. Beyond that, the work brings suggestions of how problematize the Mathematics applied to technical progress and how to apply Math lessons in a practical way using the space of the agricultural school. The proposals developed were applied to the high school and technical students of E. A. M. Nilo Batista. By applying this work, an excellent result of acceptance and learning among the students was obtained. The activities developed here are suggested for another teachers who can use and can elaborate others ways of working with the Mathematics from High School applying Mathematics concepts to agricultural activities |
id |
UERJ_66abc039fa0b44a769917095de49acf7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.bdtd.uerj.br:1/4869 |
network_acronym_str |
UERJ |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Sérgio Luizhttp://lattes.cnpq.br/8838274049837441Barros, Jeanne Denise Bezerra dehttp://lattes.cnpq.br/0953569441621340Colombo, Joneshttp://lattes.cnpq.br/0950785559882180http://lattes.cnpq.br/0229417069416711Reis, Débora Menezes Lopes2020-11-08T17:23:19Z2018-03-152016-08-26REIS, Débora Menezes Lopes. Proposta curricular de Matemática para o Curso Técnico em Agropecuária: análise do currículo, sugestões de aulas práticas e teóricas de Matemática aplicadas ao curso técnico. 2016. 64 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, RJ, 2016.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4869This present work was motivated by students difficulty of the Technical Course in Farming in understanding the High School Mathematics and in seeing its importance in their daily lives. Thereby, a detailed survey research was made among Technical Course s students, teachers and coordinators of that course. With this starting point, it was obvious the need to adapt the teaching of the Mathematics to the agricultural school student s reality bringing the teaching of Math for inside the Technical Course in Farming. Thereby, it was elaborated a curriculum adapted for the Technical Course by rescuing some Elementary School contents. Beyond that, the work brings suggestions of how problematize the Mathematics applied to technical progress and how to apply Math lessons in a practical way using the space of the agricultural school. The proposals developed were applied to the high school and technical students of E. A. M. Nilo Batista. By applying this work, an excellent result of acceptance and learning among the students was obtained. The activities developed here are suggested for another teachers who can use and can elaborate others ways of working with the Mathematics from High School applying Mathematics concepts to agricultural activitiesO presente trabalho foi motivado pela dificuldade dos alunos do Curso Técnico em Agropecuária em entender a Matemática do Ensino Médio e ver a importância dela no seu cotidiano. Com isso, foi feita uma pesquisa detalhada com a opinião dos alunos do curso técnico, além dos professores e coordenadores do curso. Com esse ponto de partida, ficou clara a necessidade de adequar o ensino de Matemática à realidade do aluno da escola agrícola, trazendo o ensino de Matemática para dentro do Curso Técnico em Agropecuária. Com isso, foi elaborado um plano de curso adaptado ao curso técnico resgatando-se alguns conteúdos do Ensino Fundamental. Além disso, o trabalho traz sugestões de como problematizar a Matemática aplicada ao curso técnico e como aplicar as aulas de Matemática de forma prática, utilizando-se o espaço da escola agrícola. As propostas desenvolvidas foram aplicadas com os alunos do Ensino Médio e técnico da E.A.M. Nilo Batista. Ao aplicar-se o projeto com os alunos, obteve-se um excelente resultado de aceitação e aprendizado. As atividades aqui desenvolvidas ficam como sugestão para que outros professores possam utilizar e elaborar outras formas de trabalhar a Matemática do Ensino Médio aplicando os conceitos às atividades agrícolasSubmitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2020-11-08T17:23:19Z No. of bitstreams: 1 Debora_PROFMAT_final.pdf: 1802526 bytes, checksum: 1481ca18bfb775803655e6b38c6a0837 (MD5)Made available in DSpace on 2020-11-08T17:23:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Debora_PROFMAT_final.pdf: 1802526 bytes, checksum: 1481ca18bfb775803655e6b38c6a0837 (MD5) Previous issue date: 2016-08-26Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalUERJBRCentro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e EstatísticaTechnical in FarmingMathematicsCurriculumApplied ProblemsTécnico em AgropecuáriaMatemáticaCurrículoProblemas AplicadosMatemática (Ensino médio)Ensino técnicoMatemática - Estudo e ensinoCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAProposta curricular de Matemática para o Curso Técnico em Agropecuária: análise do currículo, sugestões de aulas práticas e teóricas de Matemática aplicadas ao curso técnicoCurricular proposal of Mathematics for the Technical Course in Farming: curriculum analysis, suggestions of practical and theoretical Mathematics applied to technical progressinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALDebora_PROFMAT_final.pdfapplication/pdf1802526http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/4869/1/Debora_PROFMAT_final.pdf1481ca18bfb775803655e6b38c6a0837MD511/48692024-02-27 15:41:09.816oai:www.bdtd.uerj.br:1/4869Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T18:41:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Proposta curricular de Matemática para o Curso Técnico em Agropecuária: análise do currículo, sugestões de aulas práticas e teóricas de Matemática aplicadas ao curso técnico |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Curricular proposal of Mathematics for the Technical Course in Farming: curriculum analysis, suggestions of practical and theoretical Mathematics applied to technical progress |
title |
Proposta curricular de Matemática para o Curso Técnico em Agropecuária: análise do currículo, sugestões de aulas práticas e teóricas de Matemática aplicadas ao curso técnico |
spellingShingle |
Proposta curricular de Matemática para o Curso Técnico em Agropecuária: análise do currículo, sugestões de aulas práticas e teóricas de Matemática aplicadas ao curso técnico Reis, Débora Menezes Lopes Technical in Farming Mathematics Curriculum Applied Problems Técnico em Agropecuária Matemática Currículo Problemas Aplicados Matemática (Ensino médio) Ensino técnico Matemática - Estudo e ensino CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
Proposta curricular de Matemática para o Curso Técnico em Agropecuária: análise do currículo, sugestões de aulas práticas e teóricas de Matemática aplicadas ao curso técnico |
title_full |
Proposta curricular de Matemática para o Curso Técnico em Agropecuária: análise do currículo, sugestões de aulas práticas e teóricas de Matemática aplicadas ao curso técnico |
title_fullStr |
Proposta curricular de Matemática para o Curso Técnico em Agropecuária: análise do currículo, sugestões de aulas práticas e teóricas de Matemática aplicadas ao curso técnico |
title_full_unstemmed |
Proposta curricular de Matemática para o Curso Técnico em Agropecuária: análise do currículo, sugestões de aulas práticas e teóricas de Matemática aplicadas ao curso técnico |
title_sort |
Proposta curricular de Matemática para o Curso Técnico em Agropecuária: análise do currículo, sugestões de aulas práticas e teóricas de Matemática aplicadas ao curso técnico |
author |
Reis, Débora Menezes Lopes |
author_facet |
Reis, Débora Menezes Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Sérgio Luiz |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8838274049837441 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Barros, Jeanne Denise Bezerra de |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0953569441621340 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Colombo, Jones |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0950785559882180 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0229417069416711 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Débora Menezes Lopes |
contributor_str_mv |
Silva, Sérgio Luiz Barros, Jeanne Denise Bezerra de Colombo, Jones |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Technical in Farming Mathematics Curriculum Applied Problems |
topic |
Technical in Farming Mathematics Curriculum Applied Problems Técnico em Agropecuária Matemática Currículo Problemas Aplicados Matemática (Ensino médio) Ensino técnico Matemática - Estudo e ensino CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Técnico em Agropecuária Matemática Currículo Problemas Aplicados Matemática (Ensino médio) Ensino técnico Matemática - Estudo e ensino |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
This present work was motivated by students difficulty of the Technical Course in Farming in understanding the High School Mathematics and in seeing its importance in their daily lives. Thereby, a detailed survey research was made among Technical Course s students, teachers and coordinators of that course. With this starting point, it was obvious the need to adapt the teaching of the Mathematics to the agricultural school student s reality bringing the teaching of Math for inside the Technical Course in Farming. Thereby, it was elaborated a curriculum adapted for the Technical Course by rescuing some Elementary School contents. Beyond that, the work brings suggestions of how problematize the Mathematics applied to technical progress and how to apply Math lessons in a practical way using the space of the agricultural school. The proposals developed were applied to the high school and technical students of E. A. M. Nilo Batista. By applying this work, an excellent result of acceptance and learning among the students was obtained. The activities developed here are suggested for another teachers who can use and can elaborate others ways of working with the Mathematics from High School applying Mathematics concepts to agricultural activities |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-08-26 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-03-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-11-08T17:23:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
REIS, Débora Menezes Lopes. Proposta curricular de Matemática para o Curso Técnico em Agropecuária: análise do currículo, sugestões de aulas práticas e teóricas de Matemática aplicadas ao curso técnico. 2016. 64 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, RJ, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4869 |
identifier_str_mv |
REIS, Débora Menezes Lopes. Proposta curricular de Matemática para o Curso Técnico em Agropecuária: análise do currículo, sugestões de aulas práticas e teóricas de Matemática aplicadas ao curso técnico. 2016. 64 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, RJ, 2016. |
url |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4869 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UERJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/4869/1/Debora_PROFMAT_final.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1481ca18bfb775803655e6b38c6a0837 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd.suporte@uerj.br |
_version_ |
1792352116904296448 |