Proposta curricular de Matemática para o Curso Técnico em Agropecuária: análise do currículo, sugestões de aulas práticas e teóricas de Matemática aplicadas ao curso técnico

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Reis, Débora Menezes Lopes lattes
Orientador(a): Silva, Sérgio Luiz lattes
Banca de defesa: Barros, Jeanne Denise Bezerra de lattes, Colombo, Jones lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4869
Resumo: This present work was motivated by students difficulty of the Technical Course in Farming in understanding the High School Mathematics and in seeing its importance in their daily lives. Thereby, a detailed survey research was made among Technical Course s students, teachers and coordinators of that course. With this starting point, it was obvious the need to adapt the teaching of the Mathematics to the agricultural school student s reality bringing the teaching of Math for inside the Technical Course in Farming. Thereby, it was elaborated a curriculum adapted for the Technical Course by rescuing some Elementary School contents. Beyond that, the work brings suggestions of how problematize the Mathematics applied to technical progress and how to apply Math lessons in a practical way using the space of the agricultural school. The proposals developed were applied to the high school and technical students of E. A. M. Nilo Batista. By applying this work, an excellent result of acceptance and learning among the students was obtained. The activities developed here are suggested for another teachers who can use and can elaborate others ways of working with the Mathematics from High School applying Mathematics concepts to agricultural activities
id UERJ_66abc039fa0b44a769917095de49acf7
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/4869
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str
spelling Silva, Sérgio Luizhttp://lattes.cnpq.br/8838274049837441Barros, Jeanne Denise Bezerra dehttp://lattes.cnpq.br/0953569441621340Colombo, Joneshttp://lattes.cnpq.br/0950785559882180http://lattes.cnpq.br/0229417069416711Reis, Débora Menezes Lopes2020-11-08T17:23:19Z2018-03-152016-08-26REIS, Débora Menezes Lopes. Proposta curricular de Matemática para o Curso Técnico em Agropecuária: análise do currículo, sugestões de aulas práticas e teóricas de Matemática aplicadas ao curso técnico. 2016. 64 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, RJ, 2016.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4869This present work was motivated by students difficulty of the Technical Course in Farming in understanding the High School Mathematics and in seeing its importance in their daily lives. Thereby, a detailed survey research was made among Technical Course s students, teachers and coordinators of that course. With this starting point, it was obvious the need to adapt the teaching of the Mathematics to the agricultural school student s reality bringing the teaching of Math for inside the Technical Course in Farming. Thereby, it was elaborated a curriculum adapted for the Technical Course by rescuing some Elementary School contents. Beyond that, the work brings suggestions of how problematize the Mathematics applied to technical progress and how to apply Math lessons in a practical way using the space of the agricultural school. The proposals developed were applied to the high school and technical students of E. A. M. Nilo Batista. By applying this work, an excellent result of acceptance and learning among the students was obtained. The activities developed here are suggested for another teachers who can use and can elaborate others ways of working with the Mathematics from High School applying Mathematics concepts to agricultural activitiesO presente trabalho foi motivado pela dificuldade dos alunos do Curso Técnico em Agropecuária em entender a Matemática do Ensino Médio e ver a importância dela no seu cotidiano. Com isso, foi feita uma pesquisa detalhada com a opinião dos alunos do curso técnico, além dos professores e coordenadores do curso. Com esse ponto de partida, ficou clara a necessidade de adequar o ensino de Matemática à realidade do aluno da escola agrícola, trazendo o ensino de Matemática para dentro do Curso Técnico em Agropecuária. Com isso, foi elaborado um plano de curso adaptado ao curso técnico resgatando-se alguns conteúdos do Ensino Fundamental. Além disso, o trabalho traz sugestões de como problematizar a Matemática aplicada ao curso técnico e como aplicar as aulas de Matemática de forma prática, utilizando-se o espaço da escola agrícola. As propostas desenvolvidas foram aplicadas com os alunos do Ensino Médio e técnico da E.A.M. Nilo Batista. Ao aplicar-se o projeto com os alunos, obteve-se um excelente resultado de aceitação e aprendizado. As atividades aqui desenvolvidas ficam como sugestão para que outros professores possam utilizar e elaborar outras formas de trabalhar a Matemática do Ensino Médio aplicando os conceitos às atividades agrícolasSubmitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2020-11-08T17:23:19Z No. of bitstreams: 1 Debora_PROFMAT_final.pdf: 1802526 bytes, checksum: 1481ca18bfb775803655e6b38c6a0837 (MD5)Made available in DSpace on 2020-11-08T17:23:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Debora_PROFMAT_final.pdf: 1802526 bytes, checksum: 1481ca18bfb775803655e6b38c6a0837 (MD5) Previous issue date: 2016-08-26Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalUERJBRCentro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e EstatísticaTechnical in FarmingMathematicsCurriculumApplied ProblemsTécnico em AgropecuáriaMatemáticaCurrículoProblemas AplicadosMatemática (Ensino médio)Ensino técnicoMatemática - Estudo e ensinoCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAProposta curricular de Matemática para o Curso Técnico em Agropecuária: análise do currículo, sugestões de aulas práticas e teóricas de Matemática aplicadas ao curso técnicoCurricular proposal of Mathematics for the Technical Course in Farming: curriculum analysis, suggestions of practical and theoretical Mathematics applied to technical progressinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALDebora_PROFMAT_final.pdfapplication/pdf1802526http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/4869/1/Debora_PROFMAT_final.pdf1481ca18bfb775803655e6b38c6a0837MD511/48692024-02-27 15:41:09.816oai:www.bdtd.uerj.br:1/4869Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T18:41:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Proposta curricular de Matemática para o Curso Técnico em Agropecuária: análise do currículo, sugestões de aulas práticas e teóricas de Matemática aplicadas ao curso técnico
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Curricular proposal of Mathematics for the Technical Course in Farming: curriculum analysis, suggestions of practical and theoretical Mathematics applied to technical progress
title Proposta curricular de Matemática para o Curso Técnico em Agropecuária: análise do currículo, sugestões de aulas práticas e teóricas de Matemática aplicadas ao curso técnico
spellingShingle Proposta curricular de Matemática para o Curso Técnico em Agropecuária: análise do currículo, sugestões de aulas práticas e teóricas de Matemática aplicadas ao curso técnico
Reis, Débora Menezes Lopes
Technical in Farming
Mathematics
Curriculum
Applied Problems
Técnico em Agropecuária
Matemática
Currículo
Problemas Aplicados
Matemática (Ensino médio)
Ensino técnico
Matemática - Estudo e ensino
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Proposta curricular de Matemática para o Curso Técnico em Agropecuária: análise do currículo, sugestões de aulas práticas e teóricas de Matemática aplicadas ao curso técnico
title_full Proposta curricular de Matemática para o Curso Técnico em Agropecuária: análise do currículo, sugestões de aulas práticas e teóricas de Matemática aplicadas ao curso técnico
title_fullStr Proposta curricular de Matemática para o Curso Técnico em Agropecuária: análise do currículo, sugestões de aulas práticas e teóricas de Matemática aplicadas ao curso técnico
title_full_unstemmed Proposta curricular de Matemática para o Curso Técnico em Agropecuária: análise do currículo, sugestões de aulas práticas e teóricas de Matemática aplicadas ao curso técnico
title_sort Proposta curricular de Matemática para o Curso Técnico em Agropecuária: análise do currículo, sugestões de aulas práticas e teóricas de Matemática aplicadas ao curso técnico
author Reis, Débora Menezes Lopes
author_facet Reis, Débora Menezes Lopes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Sérgio Luiz
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8838274049837441
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Barros, Jeanne Denise Bezerra de
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0953569441621340
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Colombo, Jones
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0950785559882180
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0229417069416711
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Débora Menezes Lopes
contributor_str_mv Silva, Sérgio Luiz
Barros, Jeanne Denise Bezerra de
Colombo, Jones
dc.subject.eng.fl_str_mv Technical in Farming
Mathematics
Curriculum
Applied Problems
topic Technical in Farming
Mathematics
Curriculum
Applied Problems
Técnico em Agropecuária
Matemática
Currículo
Problemas Aplicados
Matemática (Ensino médio)
Ensino técnico
Matemática - Estudo e ensino
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.por.fl_str_mv Técnico em Agropecuária
Matemática
Currículo
Problemas Aplicados
Matemática (Ensino médio)
Ensino técnico
Matemática - Estudo e ensino
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description This present work was motivated by students difficulty of the Technical Course in Farming in understanding the High School Mathematics and in seeing its importance in their daily lives. Thereby, a detailed survey research was made among Technical Course s students, teachers and coordinators of that course. With this starting point, it was obvious the need to adapt the teaching of the Mathematics to the agricultural school student s reality bringing the teaching of Math for inside the Technical Course in Farming. Thereby, it was elaborated a curriculum adapted for the Technical Course by rescuing some Elementary School contents. Beyond that, the work brings suggestions of how problematize the Mathematics applied to technical progress and how to apply Math lessons in a practical way using the space of the agricultural school. The proposals developed were applied to the high school and technical students of E. A. M. Nilo Batista. By applying this work, an excellent result of acceptance and learning among the students was obtained. The activities developed here are suggested for another teachers who can use and can elaborate others ways of working with the Mathematics from High School applying Mathematics concepts to agricultural activities
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-08-26
dc.date.available.fl_str_mv 2018-03-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-08T17:23:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv REIS, Débora Menezes Lopes. Proposta curricular de Matemática para o Curso Técnico em Agropecuária: análise do currículo, sugestões de aulas práticas e teóricas de Matemática aplicadas ao curso técnico. 2016. 64 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, RJ, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4869
identifier_str_mv REIS, Débora Menezes Lopes. Proposta curricular de Matemática para o Curso Técnico em Agropecuária: análise do currículo, sugestões de aulas práticas e teóricas de Matemática aplicadas ao curso técnico. 2016. 64 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, RJ, 2016.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4869
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/4869/1/Debora_PROFMAT_final.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1481ca18bfb775803655e6b38c6a0837
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1792352116904296448