Diálogos sobre a prática: Um estudo com base em Theodor Adorno

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Rodrigues, Danilo de Assis lattes
Orientador(a): Sobreira, Henrique Garcia lattes
Banca de defesa: Ferreira, Mônica Dias Peregrino lattes, Moreira, Antônio Flávio Barbosa lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10193
Resumo: This research aims to study the concepts relating to practical word, valued in the field of teacher education, present in some scholarly works of the 80s, which had a strong influence on the formation of the subject as a student researcher and Normal Course pedagogy, and the results of current studies and research related to teaching and learning, present in the annals of the 2010 National Meeting of Curriculum and Teaching Practice (ENDIPE). Aims to investigate the conceptual applications related to the word practice in the field of teacher training the light of the philosophical principles of Theodor Adorno, which uses as instruments of analysis and self-reflection is not objectified in the dialectic contradiction categories of methodological nature of this thesis, from the following questions: "What are the applications related to conceptual word valued practice in the field of teacher education?", "conceptual These applications are characterized, according to Adorno, as autorrefletidas practices?" However, this is an exploratory conceptual imprint held from academic works (books and research results) in the two periods mentioned above, based on the philosophical principles of the dialectic in Adorno, highlighting the conceptual essence regarding the practice and its applications valued in the field of teacher education.
id UERJ_6e7a400380507d7b76fc18b6c9ac84f5
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/10193
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str
spelling Sobreira, Henrique Garciahttp://lattes.cnpq.br/0829396401130024Ferreira, Mônica Dias Peregrinohttp://lattes.cnpq.br/0220219029048296Moreira, Antônio Flávio Barbosahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781040T6http://lattes.cnpq.br/9934437983611373Rodrigues, Danilo de Assis2021-01-05T21:38:42Z2016-01-192012-09-24RODRIGUES, Danilo de Assis. Diálogos sobre a prática: Um estudo com base em Theodor Adorno. 2012. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2012.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10193This research aims to study the concepts relating to practical word, valued in the field of teacher education, present in some scholarly works of the 80s, which had a strong influence on the formation of the subject as a student researcher and Normal Course pedagogy, and the results of current studies and research related to teaching and learning, present in the annals of the 2010 National Meeting of Curriculum and Teaching Practice (ENDIPE). Aims to investigate the conceptual applications related to the word practice in the field of teacher training the light of the philosophical principles of Theodor Adorno, which uses as instruments of analysis and self-reflection is not objectified in the dialectic contradiction categories of methodological nature of this thesis, from the following questions: "What are the applications related to conceptual word valued practice in the field of teacher education?", "conceptual These applications are characterized, according to Adorno, as autorrefletidas practices?" However, this is an exploratory conceptual imprint held from academic works (books and research results) in the two periods mentioned above, based on the philosophical principles of the dialectic in Adorno, highlighting the conceptual essence regarding the practice and its applications valued in the field of teacher education.A presente pesquisa tem como objeto de estudo os conceitos referentes à palavra prática, valorizados no campo da formação de professores, presentes em algumas obras acadêmicas da década de 80, que tiveram forte influência sobre a formação do sujeito pesquisador enquanto aluno do curso Normal e de Pedagogia; e nos resultados atuais de estudos e pesquisas relacionadas ao ensinar e ao aprender, presentes nos anais de 2010 do Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE). Tem como objetivo investigar as aplicações conceituais referente à palavra prática no campo da formação de professores a luz dos princípios filosóficos de Theodor Adorno, que utiliza como instrumentos de análise a Autorreflexão e a Dialética não objetivada na contradição, categorias de cunho metodológico desta dissertação, a partir das seguintes questões: Quais são as aplicações conceituais referentes à palavra prática valorizadas no campo da formação de professores?; Estas aplicações conceituais se caracterizam, segundo ADORNO, como práticas autorrefletidas? Contudo, esta é uma pesquisa exploratória de cunho conceitual realizada a partir de produções acadêmicas (livros e resultados de pesquisas) nos dois períodos acima citados, com base nos princípios filosóficos da dialética em ADORNO, destacando a essência conceitual referente a prática e suas aplicações valorizadas no campo da formação de professores.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T21:38:42Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao Danilo de Assis Rodrigues.pdf: 351386 bytes, checksum: 37f7068e632a254d64ba5acc5a2b1c49 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T21:38:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Danilo de Assis Rodrigues.pdf: 351386 bytes, checksum: 37f7068e632a254d64ba5acc5a2b1c49 (MD5) Previous issue date: 2012-09-24application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Cultura e ComunicaçãoUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada FluminenseTeacher trainingTeaching practiceTheodor Adorno.Formação de professoresPrática docenteTheodor AdornoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAODiálogos sobre a prática: Um estudo com base em Theodor AdornoDialogues on practice: a study based on Theodor Adornoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALDissertacao Danilo de Assis Rodrigues.pdfapplication/pdf351386http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/10193/1/Dissertacao+Danilo+de+Assis+Rodrigues.pdf37f7068e632a254d64ba5acc5a2b1c49MD511/101932024-02-27 13:04:43.256oai:www.bdtd.uerj.br:1/10193Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T16:04:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Diálogos sobre a prática: Um estudo com base em Theodor Adorno
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Dialogues on practice: a study based on Theodor Adorno
title Diálogos sobre a prática: Um estudo com base em Theodor Adorno
spellingShingle Diálogos sobre a prática: Um estudo com base em Theodor Adorno
Rodrigues, Danilo de Assis
Teacher training
Teaching practice
Theodor Adorno.
Formação de professores
Prática docente
Theodor Adorno
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Diálogos sobre a prática: Um estudo com base em Theodor Adorno
title_full Diálogos sobre a prática: Um estudo com base em Theodor Adorno
title_fullStr Diálogos sobre a prática: Um estudo com base em Theodor Adorno
title_full_unstemmed Diálogos sobre a prática: Um estudo com base em Theodor Adorno
title_sort Diálogos sobre a prática: Um estudo com base em Theodor Adorno
author Rodrigues, Danilo de Assis
author_facet Rodrigues, Danilo de Assis
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sobreira, Henrique Garcia
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0829396401130024
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ferreira, Mônica Dias Peregrino
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0220219029048296
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Moreira, Antônio Flávio Barbosa
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781040T6
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9934437983611373
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Danilo de Assis
contributor_str_mv Sobreira, Henrique Garcia
Ferreira, Mônica Dias Peregrino
Moreira, Antônio Flávio Barbosa
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher training
Teaching practice
Theodor Adorno.
topic Teacher training
Teaching practice
Theodor Adorno.
Formação de professores
Prática docente
Theodor Adorno
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Prática docente
Theodor Adorno
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This research aims to study the concepts relating to practical word, valued in the field of teacher education, present in some scholarly works of the 80s, which had a strong influence on the formation of the subject as a student researcher and Normal Course pedagogy, and the results of current studies and research related to teaching and learning, present in the annals of the 2010 National Meeting of Curriculum and Teaching Practice (ENDIPE). Aims to investigate the conceptual applications related to the word practice in the field of teacher training the light of the philosophical principles of Theodor Adorno, which uses as instruments of analysis and self-reflection is not objectified in the dialectic contradiction categories of methodological nature of this thesis, from the following questions: "What are the applications related to conceptual word valued practice in the field of teacher education?", "conceptual These applications are characterized, according to Adorno, as autorrefletidas practices?" However, this is an exploratory conceptual imprint held from academic works (books and research results) in the two periods mentioned above, based on the philosophical principles of the dialectic in Adorno, highlighting the conceptual essence regarding the practice and its applications valued in the field of teacher education.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-09-24
dc.date.available.fl_str_mv 2016-01-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-05T21:38:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RODRIGUES, Danilo de Assis. Diálogos sobre a prática: Um estudo com base em Theodor Adorno. 2012. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10193
identifier_str_mv RODRIGUES, Danilo de Assis. Diálogos sobre a prática: Um estudo com base em Theodor Adorno. 2012. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2012.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10193
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/10193/1/Dissertacao+Danilo+de+Assis+Rodrigues.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 37f7068e632a254d64ba5acc5a2b1c49
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1792352150303539200