Diálogos sobre a prática: Um estudo com base em Theodor Adorno
Ano de defesa: | 2012 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
|
Departamento: |
Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10193 |
Resumo: | This research aims to study the concepts relating to practical word, valued in the field of teacher education, present in some scholarly works of the 80s, which had a strong influence on the formation of the subject as a student researcher and Normal Course pedagogy, and the results of current studies and research related to teaching and learning, present in the annals of the 2010 National Meeting of Curriculum and Teaching Practice (ENDIPE). Aims to investigate the conceptual applications related to the word practice in the field of teacher training the light of the philosophical principles of Theodor Adorno, which uses as instruments of analysis and self-reflection is not objectified in the dialectic contradiction categories of methodological nature of this thesis, from the following questions: "What are the applications related to conceptual word valued practice in the field of teacher education?", "conceptual These applications are characterized, according to Adorno, as autorrefletidas practices?" However, this is an exploratory conceptual imprint held from academic works (books and research results) in the two periods mentioned above, based on the philosophical principles of the dialectic in Adorno, highlighting the conceptual essence regarding the practice and its applications valued in the field of teacher education. |
id |
UERJ_6e7a400380507d7b76fc18b6c9ac84f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.bdtd.uerj.br:1/10193 |
network_acronym_str |
UERJ |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Sobreira, Henrique Garciahttp://lattes.cnpq.br/0829396401130024Ferreira, Mônica Dias Peregrinohttp://lattes.cnpq.br/0220219029048296Moreira, Antônio Flávio Barbosahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781040T6http://lattes.cnpq.br/9934437983611373Rodrigues, Danilo de Assis2021-01-05T21:38:42Z2016-01-192012-09-24RODRIGUES, Danilo de Assis. Diálogos sobre a prática: Um estudo com base em Theodor Adorno. 2012. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2012.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10193This research aims to study the concepts relating to practical word, valued in the field of teacher education, present in some scholarly works of the 80s, which had a strong influence on the formation of the subject as a student researcher and Normal Course pedagogy, and the results of current studies and research related to teaching and learning, present in the annals of the 2010 National Meeting of Curriculum and Teaching Practice (ENDIPE). Aims to investigate the conceptual applications related to the word practice in the field of teacher training the light of the philosophical principles of Theodor Adorno, which uses as instruments of analysis and self-reflection is not objectified in the dialectic contradiction categories of methodological nature of this thesis, from the following questions: "What are the applications related to conceptual word valued practice in the field of teacher education?", "conceptual These applications are characterized, according to Adorno, as autorrefletidas practices?" However, this is an exploratory conceptual imprint held from academic works (books and research results) in the two periods mentioned above, based on the philosophical principles of the dialectic in Adorno, highlighting the conceptual essence regarding the practice and its applications valued in the field of teacher education.A presente pesquisa tem como objeto de estudo os conceitos referentes à palavra prática, valorizados no campo da formação de professores, presentes em algumas obras acadêmicas da década de 80, que tiveram forte influência sobre a formação do sujeito pesquisador enquanto aluno do curso Normal e de Pedagogia; e nos resultados atuais de estudos e pesquisas relacionadas ao ensinar e ao aprender, presentes nos anais de 2010 do Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE). Tem como objetivo investigar as aplicações conceituais referente à palavra prática no campo da formação de professores a luz dos princípios filosóficos de Theodor Adorno, que utiliza como instrumentos de análise a Autorreflexão e a Dialética não objetivada na contradição, categorias de cunho metodológico desta dissertação, a partir das seguintes questões: Quais são as aplicações conceituais referentes à palavra prática valorizadas no campo da formação de professores?; Estas aplicações conceituais se caracterizam, segundo ADORNO, como práticas autorrefletidas? Contudo, esta é uma pesquisa exploratória de cunho conceitual realizada a partir de produções acadêmicas (livros e resultados de pesquisas) nos dois períodos acima citados, com base nos princípios filosóficos da dialética em ADORNO, destacando a essência conceitual referente a prática e suas aplicações valorizadas no campo da formação de professores.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T21:38:42Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao Danilo de Assis Rodrigues.pdf: 351386 bytes, checksum: 37f7068e632a254d64ba5acc5a2b1c49 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T21:38:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Danilo de Assis Rodrigues.pdf: 351386 bytes, checksum: 37f7068e632a254d64ba5acc5a2b1c49 (MD5) Previous issue date: 2012-09-24application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Cultura e ComunicaçãoUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada FluminenseTeacher trainingTeaching practiceTheodor Adorno.Formação de professoresPrática docenteTheodor AdornoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAODiálogos sobre a prática: Um estudo com base em Theodor AdornoDialogues on practice: a study based on Theodor Adornoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALDissertacao Danilo de Assis Rodrigues.pdfapplication/pdf351386http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/10193/1/Dissertacao+Danilo+de+Assis+Rodrigues.pdf37f7068e632a254d64ba5acc5a2b1c49MD511/101932024-02-27 13:04:43.256oai:www.bdtd.uerj.br:1/10193Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T16:04:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Diálogos sobre a prática: Um estudo com base em Theodor Adorno |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Dialogues on practice: a study based on Theodor Adorno |
title |
Diálogos sobre a prática: Um estudo com base em Theodor Adorno |
spellingShingle |
Diálogos sobre a prática: Um estudo com base em Theodor Adorno Rodrigues, Danilo de Assis Teacher training Teaching practice Theodor Adorno. Formação de professores Prática docente Theodor Adorno CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Diálogos sobre a prática: Um estudo com base em Theodor Adorno |
title_full |
Diálogos sobre a prática: Um estudo com base em Theodor Adorno |
title_fullStr |
Diálogos sobre a prática: Um estudo com base em Theodor Adorno |
title_full_unstemmed |
Diálogos sobre a prática: Um estudo com base em Theodor Adorno |
title_sort |
Diálogos sobre a prática: Um estudo com base em Theodor Adorno |
author |
Rodrigues, Danilo de Assis |
author_facet |
Rodrigues, Danilo de Assis |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sobreira, Henrique Garcia |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0829396401130024 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Ferreira, Mônica Dias Peregrino |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0220219029048296 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Moreira, Antônio Flávio Barbosa |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781040T6 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9934437983611373 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Danilo de Assis |
contributor_str_mv |
Sobreira, Henrique Garcia Ferreira, Mônica Dias Peregrino Moreira, Antônio Flávio Barbosa |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teacher training Teaching practice Theodor Adorno. |
topic |
Teacher training Teaching practice Theodor Adorno. Formação de professores Prática docente Theodor Adorno CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Prática docente Theodor Adorno |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
This research aims to study the concepts relating to practical word, valued in the field of teacher education, present in some scholarly works of the 80s, which had a strong influence on the formation of the subject as a student researcher and Normal Course pedagogy, and the results of current studies and research related to teaching and learning, present in the annals of the 2010 National Meeting of Curriculum and Teaching Practice (ENDIPE). Aims to investigate the conceptual applications related to the word practice in the field of teacher training the light of the philosophical principles of Theodor Adorno, which uses as instruments of analysis and self-reflection is not objectified in the dialectic contradiction categories of methodological nature of this thesis, from the following questions: "What are the applications related to conceptual word valued practice in the field of teacher education?", "conceptual These applications are characterized, according to Adorno, as autorrefletidas practices?" However, this is an exploratory conceptual imprint held from academic works (books and research results) in the two periods mentioned above, based on the philosophical principles of the dialectic in Adorno, highlighting the conceptual essence regarding the practice and its applications valued in the field of teacher education. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-09-24 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-01-19 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-05T21:38:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
RODRIGUES, Danilo de Assis. Diálogos sobre a prática: Um estudo com base em Theodor Adorno. 2012. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10193 |
identifier_str_mv |
RODRIGUES, Danilo de Assis. Diálogos sobre a prática: Um estudo com base em Theodor Adorno. 2012. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2012. |
url |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10193 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UERJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/10193/1/Dissertacao+Danilo+de+Assis+Rodrigues.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
37f7068e632a254d64ba5acc5a2b1c49 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd.suporte@uerj.br |
_version_ |
1792352150303539200 |