A cidade e o ensino de história: patrimônio, museu e história local
Ano de defesa: | 2016 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA)
|
Departamento: |
Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12132 |
Resumo: | This dissertation presents the theme using the historical heritage of the city of Rio de Janeiro, its museums and places of memory, as a powerful strategy for teaching history. The reflections on this strategy incorporate the definition of history teaching objectives in basic education, which should go beyond the repassing of knowledge produced by historiography to build meaningful knowledge able to serve as reference and guidance in the present time. In this sense, this research addresses the challenges of teaching history in the contemporary order to understand the present time characteristics and the relationships that are established in the learning process, where the direct contact of the student with the vestiges of the past is seen as able to engage them affectively, and through this contact with materialized history build understanding of its own historicity. As part of this work are suggestions for activities involving the use of heritage education for teaching history. |
id |
UERJ_7c9b0e28856ca1506b538b3293890935 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.bdtd.uerj.br:1/12132 |
network_acronym_str |
UERJ |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Reznik, Luishttp://lattes.cnpq.br/9171209579621221http://lattes.cnpq.br/4732306292737410Costa, Gerson Eduardo da2021-01-06T19:43:50Z2017-05-182016-08-30COSTA, Gerson Eduardo da. A cidade e o ensino de história: patrimônio, museu e história local. 2016. 148 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2016.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12132This dissertation presents the theme using the historical heritage of the city of Rio de Janeiro, its museums and places of memory, as a powerful strategy for teaching history. The reflections on this strategy incorporate the definition of history teaching objectives in basic education, which should go beyond the repassing of knowledge produced by historiography to build meaningful knowledge able to serve as reference and guidance in the present time. In this sense, this research addresses the challenges of teaching history in the contemporary order to understand the present time characteristics and the relationships that are established in the learning process, where the direct contact of the student with the vestiges of the past is seen as able to engage them affectively, and through this contact with materialized history build understanding of its own historicity. As part of this work are suggestions for activities involving the use of heritage education for teaching history.Esta dissertação apresenta como tema o uso do patrimônio histórico da cidade do Rio de Janeiro, seus museus e lugares de memória, como estratégia potente para o ensino de história. As reflexões sobre esta estratégia incorporam a definição dos objetivos do ensino de história na Educação Básica, que devem ir além do repasse do conhecimento produzido pela historiografia para construir conhecimentos significativos capazes de servirem de referencia e orientação no presente. Neste sentido, esta pesquisa aborda os desafios de ensinar história na contemporaneidade buscando compreender as características do tempo presente e as relações que se estabelecem no processo de aprendizagem, onde o contato direto do aluno com os vestígios do passado é entendido como capaz de envolvê-los afetivamente, e através deste contato com a história materializada construir a compreensão de sua própria historicidade. Como parte desta dissertação estão sugestões de atividades envolvendo o uso da educação patrimonial para o ensino de história.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-06T19:43:50Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao Gerson Costa Protegido.pdf: 6941283 bytes, checksum: d34a86eed35b733f9622ec1f9a7ca281 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-06T19:43:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Gerson Costa Protegido.pdf: 6941283 bytes, checksum: d34a86eed35b733f9622ec1f9a7ca281 (MD5) Previous issue date: 2016-08-30Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA)UERJBRCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de ProfessoresTeaching historyHeritageCity of Rio de JaneiroHeritage educationMuseum educationEnsino de HistóriaPatrimônio históricoRio de Janeiro (RJ)Educação patrimonialEducação em museuCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAA cidade e o ensino de história: patrimônio, museu e história localThe city and the teaching history: Heritage, Museum and Local historyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALDissertacao Gerson Costa Protegido.pdfapplication/pdf6941283http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/12132/1/Dissertacao+Gerson+Costa+Protegido.pdfd34a86eed35b733f9622ec1f9a7ca281MD511/121322024-02-27 15:44:20.036oai:www.bdtd.uerj.br:1/12132Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T18:44:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A cidade e o ensino de história: patrimônio, museu e história local |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
The city and the teaching history: Heritage, Museum and Local history |
title |
A cidade e o ensino de história: patrimônio, museu e história local |
spellingShingle |
A cidade e o ensino de história: patrimônio, museu e história local Costa, Gerson Eduardo da Teaching history Heritage City of Rio de Janeiro Heritage education Museum education Ensino de História Patrimônio histórico Rio de Janeiro (RJ) Educação patrimonial Educação em museu CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
title_short |
A cidade e o ensino de história: patrimônio, museu e história local |
title_full |
A cidade e o ensino de história: patrimônio, museu e história local |
title_fullStr |
A cidade e o ensino de história: patrimônio, museu e história local |
title_full_unstemmed |
A cidade e o ensino de história: patrimônio, museu e história local |
title_sort |
A cidade e o ensino de história: patrimônio, museu e história local |
author |
Costa, Gerson Eduardo da |
author_facet |
Costa, Gerson Eduardo da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Reznik, Luis |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9171209579621221 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4732306292737410 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Gerson Eduardo da |
contributor_str_mv |
Reznik, Luis |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teaching history Heritage City of Rio de Janeiro Heritage education Museum education |
topic |
Teaching history Heritage City of Rio de Janeiro Heritage education Museum education Ensino de História Patrimônio histórico Rio de Janeiro (RJ) Educação patrimonial Educação em museu CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de História Patrimônio histórico Rio de Janeiro (RJ) Educação patrimonial Educação em museu |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
description |
This dissertation presents the theme using the historical heritage of the city of Rio de Janeiro, its museums and places of memory, as a powerful strategy for teaching history. The reflections on this strategy incorporate the definition of history teaching objectives in basic education, which should go beyond the repassing of knowledge produced by historiography to build meaningful knowledge able to serve as reference and guidance in the present time. In this sense, this research addresses the challenges of teaching history in the contemporary order to understand the present time characteristics and the relationships that are established in the learning process, where the direct contact of the student with the vestiges of the past is seen as able to engage them affectively, and through this contact with materialized history build understanding of its own historicity. As part of this work are suggestions for activities involving the use of heritage education for teaching history. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-08-30 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-05-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-06T19:43:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
COSTA, Gerson Eduardo da. A cidade e o ensino de história: patrimônio, museu e história local. 2016. 148 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12132 |
identifier_str_mv |
COSTA, Gerson Eduardo da. A cidade e o ensino de história: patrimônio, museu e história local. 2016. 148 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2016. |
url |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12132 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UERJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/12132/1/Dissertacao+Gerson+Costa+Protegido.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d34a86eed35b733f9622ec1f9a7ca281 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd.suporte@uerj.br |
_version_ |
1792352164685807616 |