A escola e os modos de subjetivação contemporâneos : entre os corpos dóceis e as subjetividades midiáticas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Michelli, Roberta Cristina Guedes lattes
Orientador(a): Rocha, Silvia Pimenta Velloso lattes
Banca de defesa: Pinho, Luiz Celso lattes, Santi, ângela Medeiros lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10149
Resumo: This study consists of a reflection on school and it s practices in the context of the modes of subjectivity that emerge in this beginning of XXI century. We start from the premise that subjectivities are no longer exclusively submitted to the disciplinary mechanisms; with the advent of the societies of control, they receive more flexible contours. The school was designed to form subjects through discipline, and, trying not to become an anachronistic institution, makes use of some flexible practices. The present work aims at highlighting the reflexive practice about the school positioning in the XXI century, as well as the contextualized view of the formal educational model that has been emphasized in the current discourse. The present work is a literature research on the work of some contemporary authors - like G. Deleuze, Paula Sibilia and Cristina Corea - that intend to analyze, describe and diagnose the present situation. The research does not intend to presents closed and definite conclusions, but rather to raise relevant questions for today s education.
id UERJ_995d6193c51bf397ef8469b6f9a7aff5
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/10149
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str
spelling Rocha, Silvia Pimenta Vellosohttp://lattes.cnpq.br/7076817269702437Amado, Luiz Antonio Saléhhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771094Y7Pinho, Luiz Celsohttp://lattes.cnpq.br/5152157510260749Santi, ângela Medeiroshttp://lattes.cnpq.br/6512645327003697http://lattes.cnpq.br/0811743300074835Michelli, Roberta Cristina Guedes2021-01-05T21:37:49Z2014-08-062014-05-26MICHELLI, Roberta Cristina Guedes. A escola e os modos de subjetivação contemporâneos : entre os corpos dóceis e as subjetividades midiáticas . 2014. 70 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2014.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10149This study consists of a reflection on school and it s practices in the context of the modes of subjectivity that emerge in this beginning of XXI century. We start from the premise that subjectivities are no longer exclusively submitted to the disciplinary mechanisms; with the advent of the societies of control, they receive more flexible contours. The school was designed to form subjects through discipline, and, trying not to become an anachronistic institution, makes use of some flexible practices. The present work aims at highlighting the reflexive practice about the school positioning in the XXI century, as well as the contextualized view of the formal educational model that has been emphasized in the current discourse. The present work is a literature research on the work of some contemporary authors - like G. Deleuze, Paula Sibilia and Cristina Corea - that intend to analyze, describe and diagnose the present situation. The research does not intend to presents closed and definite conclusions, but rather to raise relevant questions for today s education.Este estudo consiste em uma reflexão sobre as relações e práticas escolares em meio aos modos de subjetivação que vem ganhando ênfase no século XXI. A pesquisa parte da premissa que a subjetividade e os fazeres que a constituem vem deixando de estar vinculados exclusivamente ao poder disciplinar, e passam a obter contornos mais flexíveis, com o advento da sociedade de controle. A instituição escolar foi idealizada com o objetivo de formar os sujeitos através da disciplina, e agora, diante da maior flexibilização nos modos de subjetivação, parece se tornar uma instituição anacrônica, e faz uso de algumas tentativas para flexibilização de suas práticas. O presente trabalho busca promover a reflexão sobre o lugar da escola no século XXI, bem como uma visão contextualizada do modelo educacional formal que vem ganhando destaque no discurso atual. A abordagem utilizada compõe uma pesquisa bibliográfica, que pretende explanar, ao longo da reflexão, autores que se propuseram a analisar, descrever e diagnosticar o panorama em questão. A pesquisa não apresenta algum tipo conclusão fechada, ao contrário, almeja causar inquietações na busca por formas de educação que façam sentido para o aluno do século XXI.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T21:37:49Z No. of bitstreams: 1 MICHELLI Roberta 2014.pdf: 458103 bytes, checksum: 04fd2cd2aa2e40ada27dcced78f7114f (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T21:37:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MICHELLI Roberta 2014.pdf: 458103 bytes, checksum: 04fd2cd2aa2e40ada27dcced78f7114f (MD5) Previous issue date: 2014-05-26application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Cultura e ComunicaçãoUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada FluminenseSchoolDisciplineContemporaneitySocieties of controlEscolaSubjetividade midiáticaSociedade de controleCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA escola e os modos de subjetivação contemporâneos : entre os corpos dóceis e as subjetividades midiáticasSchool and contemporary modes of subjectivity : from docile bodies to mediatic subjectivitiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALMICHELLI Roberta 2014.pdfapplication/pdf458103http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/10149/1/MICHELLI+Roberta+2014.pdf04fd2cd2aa2e40ada27dcced78f7114fMD511/101492024-02-27 13:04:46.534oai:www.bdtd.uerj.br:1/10149Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T16:04:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv A escola e os modos de subjetivação contemporâneos : entre os corpos dóceis e as subjetividades midiáticas
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv School and contemporary modes of subjectivity : from docile bodies to mediatic subjectivities
title A escola e os modos de subjetivação contemporâneos : entre os corpos dóceis e as subjetividades midiáticas
spellingShingle A escola e os modos de subjetivação contemporâneos : entre os corpos dóceis e as subjetividades midiáticas
Michelli, Roberta Cristina Guedes
School
Discipline
Contemporaneity
Societies of control
Escola
Subjetividade midiática
Sociedade de controle
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A escola e os modos de subjetivação contemporâneos : entre os corpos dóceis e as subjetividades midiáticas
title_full A escola e os modos de subjetivação contemporâneos : entre os corpos dóceis e as subjetividades midiáticas
title_fullStr A escola e os modos de subjetivação contemporâneos : entre os corpos dóceis e as subjetividades midiáticas
title_full_unstemmed A escola e os modos de subjetivação contemporâneos : entre os corpos dóceis e as subjetividades midiáticas
title_sort A escola e os modos de subjetivação contemporâneos : entre os corpos dóceis e as subjetividades midiáticas
author Michelli, Roberta Cristina Guedes
author_facet Michelli, Roberta Cristina Guedes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rocha, Silvia Pimenta Velloso
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7076817269702437
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Amado, Luiz Antonio Saléh
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771094Y7
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Pinho, Luiz Celso
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5152157510260749
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Santi, ângela Medeiros
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6512645327003697
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0811743300074835
dc.contributor.author.fl_str_mv Michelli, Roberta Cristina Guedes
contributor_str_mv Rocha, Silvia Pimenta Velloso
Amado, Luiz Antonio Saléh
Pinho, Luiz Celso
Santi, ângela Medeiros
dc.subject.eng.fl_str_mv School
Discipline
Contemporaneity
Societies of control
topic School
Discipline
Contemporaneity
Societies of control
Escola
Subjetividade midiática
Sociedade de controle
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
Subjetividade midiática
Sociedade de controle
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This study consists of a reflection on school and it s practices in the context of the modes of subjectivity that emerge in this beginning of XXI century. We start from the premise that subjectivities are no longer exclusively submitted to the disciplinary mechanisms; with the advent of the societies of control, they receive more flexible contours. The school was designed to form subjects through discipline, and, trying not to become an anachronistic institution, makes use of some flexible practices. The present work aims at highlighting the reflexive practice about the school positioning in the XXI century, as well as the contextualized view of the formal educational model that has been emphasized in the current discourse. The present work is a literature research on the work of some contemporary authors - like G. Deleuze, Paula Sibilia and Cristina Corea - that intend to analyze, describe and diagnose the present situation. The research does not intend to presents closed and definite conclusions, but rather to raise relevant questions for today s education.
publishDate 2014
dc.date.available.fl_str_mv 2014-08-06
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-05-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-05T21:37:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MICHELLI, Roberta Cristina Guedes. A escola e os modos de subjetivação contemporâneos : entre os corpos dóceis e as subjetividades midiáticas . 2014. 70 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10149
identifier_str_mv MICHELLI, Roberta Cristina Guedes. A escola e os modos de subjetivação contemporâneos : entre os corpos dóceis e as subjetividades midiáticas . 2014. 70 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2014.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10149
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/10149/1/MICHELLI+Roberta+2014.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 04fd2cd2aa2e40ada27dcced78f7114f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1792352149787639808