O uso do GeoGebra para o ensino de geometria

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Andrade, Pedro Paulo Tavares de lattes
Orientador(a): Oliveira Junior, Rogerio Luiz Quintino de lattes
Banca de defesa: Biazutti, Angela Cássia lattes, Barbosa, Augusto Cesar de Castro lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4841
Resumo: This work has the objective to introduce the effectiveness of the application of GeoGebra software as a tool to help in the teaching of geometry, and a technological resource can be of great value to teachers and students. To address the need of the school and teachers, by contacting the technological resources that can be implemented in teaching and improve the assimilation of certain concepts for students. As a way of reinforcing a reflection on the teaching of mathematics in public schools, the results of the SAEB of 2015 are presented, using the results as a form to diagnose, in which topics the students have difficulties in geometry. Collaboration with the propagation of the software and to collect data about its use in the classroom, it was selected the Colégio Estadual Evangelina Porto da Mota, located in the city of Duque de Caxias, in Rio de Janeiro, where activities were applicated with the GeoGebra to students of the 9th year of elementary school. The activities show that certain concepts can be better introduced when aided by software because of their ability to move objects and see it at different angles
id UERJ_9cc29c31b8110eb9a40c54916a026c6c
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/4841
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str
spelling Oliveira Junior, Rogerio Luiz Quintino dehttp://lattes.cnpq.br/2974982671525979Biazutti, Angela Cássiahttp://lattes.cnpq.br/1471977647200104Barbosa, Augusto Cesar de Castrohttp://lattes.cnpq.br/1734587740129156http://lattes.cnpq.br/7883653587641971Andrade, Pedro Paulo Tavares de2020-11-08T17:22:44Z2019-12-032017-05-16ANDRADE, Pedro Paulo Tavares de. O uso do GeoGebra para o ensino de geometria. 2017. 87 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4841This work has the objective to introduce the effectiveness of the application of GeoGebra software as a tool to help in the teaching of geometry, and a technological resource can be of great value to teachers and students. To address the need of the school and teachers, by contacting the technological resources that can be implemented in teaching and improve the assimilation of certain concepts for students. As a way of reinforcing a reflection on the teaching of mathematics in public schools, the results of the SAEB of 2015 are presented, using the results as a form to diagnose, in which topics the students have difficulties in geometry. Collaboration with the propagation of the software and to collect data about its use in the classroom, it was selected the Colégio Estadual Evangelina Porto da Mota, located in the city of Duque de Caxias, in Rio de Janeiro, where activities were applicated with the GeoGebra to students of the 9th year of elementary school. The activities show that certain concepts can be better introduced when aided by software because of their ability to move objects and see it at different anglesEste trabalho possui como meta apresentar a eficácia da utilização do software GeoGebra como ferramenta para auxiliar no ensino de geometria, mostrando o quanto um recurso tecnológico pode ser de grande valia para professores e alunos. Aborda a necessidade da escola e de professores estarem em contato com os recursos tecnológicos que podem ser implementados no ensino para melhorar a assimilação de determinados conceitos por parte dos alunos. Como forma de reforçar uma reflexão sobre o ensino de matemática nas escolas públicas, é apresentado os resultados do SAEB de 2015, usando esses resultados como forma de diagnosticar quais tópicos os alunos possuem dificuldades em geometria. Colaborando com a propagação do software e para coletar dados sobre sua utilização em sala de aula, foi selecionado o colégio Estadual Evangelina Porto da Mota, localizado no município de Duque de Caxias, Rio de Janeiro; onde foram aplicadas atividades com o GeoGebra para alunos do 9º ano do ensino fundamental. As atividades mostram que determinados conceitos podem ser melhor introduzidos quando auxiliados pelo software por sua possibilidade de movimentar objetos e ver em ângulos distintos.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2020-11-08T17:22:44Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao_Pedro Andrade.pdf: 1778185 bytes, checksum: 3264d9252a0d9e23736f63af697e6b4f (MD5)Made available in DSpace on 2020-11-08T17:22:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao_Pedro Andrade.pdf: 1778185 bytes, checksum: 3264d9252a0d9e23736f63af697e6b4f (MD5) Previous issue date: 2017-05-16Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalUERJBRCentro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e EstatísticaTechnological advancementTechnological resourcesGeoGebraSAEBDynamic geometryAvanços tecnológicosRecursos tecnológicosGeoGebraSAEBGeometria dinâmicaGeometria Estudo e ensinoEnsino auxiliado por computadorCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAO uso do GeoGebra para o ensino de geometriaO uso do GeoGebra para o ensino de geometriaThe use of GeoGebra in the teaching of geometryThe use of GeoGebra in the teaching of geometryinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALDissertacao_Pedro Andrade.pdfapplication/pdf1778185http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/4841/1/Dissertacao_Pedro+Andrade.pdf3264d9252a0d9e23736f63af697e6b4fMD511/48412024-02-27 15:41:09.32oai:www.bdtd.uerj.br:1/4841Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T18:41:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv O uso do GeoGebra para o ensino de geometria
O uso do GeoGebra para o ensino de geometria
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The use of GeoGebra in the teaching of geometry
The use of GeoGebra in the teaching of geometry
title O uso do GeoGebra para o ensino de geometria
spellingShingle O uso do GeoGebra para o ensino de geometria
Andrade, Pedro Paulo Tavares de
Technological advancement
Technological resources
GeoGebra
SAEB
Dynamic geometry
Avanços tecnológicos
Recursos tecnológicos
GeoGebra
SAEB
Geometria dinâmica
Geometria Estudo e ensino
Ensino auxiliado por computador
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short O uso do GeoGebra para o ensino de geometria
title_full O uso do GeoGebra para o ensino de geometria
title_fullStr O uso do GeoGebra para o ensino de geometria
title_full_unstemmed O uso do GeoGebra para o ensino de geometria
title_sort O uso do GeoGebra para o ensino de geometria
author Andrade, Pedro Paulo Tavares de
author_facet Andrade, Pedro Paulo Tavares de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira Junior, Rogerio Luiz Quintino de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2974982671525979
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Biazutti, Angela Cássia
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1471977647200104
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Barbosa, Augusto Cesar de Castro
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1734587740129156
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7883653587641971
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Pedro Paulo Tavares de
contributor_str_mv Oliveira Junior, Rogerio Luiz Quintino de
Biazutti, Angela Cássia
Barbosa, Augusto Cesar de Castro
dc.subject.eng.fl_str_mv Technological advancement
Technological resources
GeoGebra
SAEB
Dynamic geometry
topic Technological advancement
Technological resources
GeoGebra
SAEB
Dynamic geometry
Avanços tecnológicos
Recursos tecnológicos
GeoGebra
SAEB
Geometria dinâmica
Geometria Estudo e ensino
Ensino auxiliado por computador
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.por.fl_str_mv Avanços tecnológicos
Recursos tecnológicos
GeoGebra
SAEB
Geometria dinâmica
Geometria Estudo e ensino
Ensino auxiliado por computador
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description This work has the objective to introduce the effectiveness of the application of GeoGebra software as a tool to help in the teaching of geometry, and a technological resource can be of great value to teachers and students. To address the need of the school and teachers, by contacting the technological resources that can be implemented in teaching and improve the assimilation of certain concepts for students. As a way of reinforcing a reflection on the teaching of mathematics in public schools, the results of the SAEB of 2015 are presented, using the results as a form to diagnose, in which topics the students have difficulties in geometry. Collaboration with the propagation of the software and to collect data about its use in the classroom, it was selected the Colégio Estadual Evangelina Porto da Mota, located in the city of Duque de Caxias, in Rio de Janeiro, where activities were applicated with the GeoGebra to students of the 9th year of elementary school. The activities show that certain concepts can be better introduced when aided by software because of their ability to move objects and see it at different angles
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-05-16
dc.date.available.fl_str_mv 2019-12-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-08T17:22:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ANDRADE, Pedro Paulo Tavares de. O uso do GeoGebra para o ensino de geometria. 2017. 87 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4841
identifier_str_mv ANDRADE, Pedro Paulo Tavares de. O uso do GeoGebra para o ensino de geometria. 2017. 87 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4841
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/4841/1/Dissertacao_Pedro+Andrade.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3264d9252a0d9e23736f63af697e6b4f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1792352116434534400