Cidade outdoor: esportes e natureza no city marketing carioca

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Machado, Elisabeth Rivanda lattes
Outros Autores: elisabethrivanda@gmail.com
Orientador(a): Jesus, Gilmar Mascarenhas de lattes
Banca de defesa: Fernandes, Ulisses da Silva, Melo, Victor Andrade de, Oliveira, Leandro Dias de, Ferreira, Fernando da Costa
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Geografia
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16861
Resumo: In the present dissertation we have analyzed key features of the popularly perceived identity of the city of Rio de Janeiro as related to outdoors and adventure sports (outdoor sports). Such features have been selectively stressed by media outlets over the period from 2007 to 2016, especially during the years when Rio hosted the Pan American and the Olympic games. We have selected and analyzed all journalistic and advertisement pieces published by O Globo (a leading Brazilian Newspaper) in 2007 and 2016 in order to identify the lexical items that guide the narrative about Rio’s vocation for the practice of sports. The results from the analysis suggest that, although Rio’s image is not detached from the material reality of its physical features, its image is the result of a concerted effort by city marketers to create a specifically favorable identity of the city, as in a huge outdoor advertising.
id UERJ_a68c74192def08156037049f8cd27701
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/16861
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str
spelling Jesus, Gilmar Mascarenhas dehttp://lattes.cnpq.br/1720545300462805Fernandes, Ulisses da SilvaMelo, Victor Andrade deOliveira, Leandro Dias deFerreira, Fernando da Costahttp://lattes.cnpq.br/3309599354744597Machado, Elisabeth Rivandaelisabethrivanda@gmail.com2021-11-05T03:36:58Z2018-11-27MACHADO, Elisabeth Rivanda. Cidade outdoor: esportes e natureza no city marketing carioca. 2018. 332 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Instituto de Geografia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16861In the present dissertation we have analyzed key features of the popularly perceived identity of the city of Rio de Janeiro as related to outdoors and adventure sports (outdoor sports). Such features have been selectively stressed by media outlets over the period from 2007 to 2016, especially during the years when Rio hosted the Pan American and the Olympic games. We have selected and analyzed all journalistic and advertisement pieces published by O Globo (a leading Brazilian Newspaper) in 2007 and 2016 in order to identify the lexical items that guide the narrative about Rio’s vocation for the practice of sports. The results from the analysis suggest that, although Rio’s image is not detached from the material reality of its physical features, its image is the result of a concerted effort by city marketers to create a specifically favorable identity of the city, as in a huge outdoor advertising.No presente trabalho investigamos aspectos do investimento narrativo na construção da identidade carioca relacionada aos esportes ao ar livre e na natureza (outdoor sports), estrategicamente reforçados pela representação midiática da cidade do Rio de Janeiro no contexto dos megaeventos esportivos de 2007 e 2016. Para tanto, selecionamos e analisamos os conteúdos jornalísticos e propagandísticos do Jornal O Globo dos anos supracitados para identificar os itens léxicos que orientam a narrativa que promove, nos âmbitos local e global, a ideia de “vocação esportiva” da cidade. Esta análise sugere que, ainda que não esteja desconectada da materialidade das suas características físicas, a imagem projetada do Rio de Janeiro é o produto de uma estratégia de construção de narrativas que reforçam aspectos específicos da cidade com o objetivo claro de fomentar o seu consumo, como num imenso anúncio de outdoor.Submitted by Fernanda Maria CTC/C (fernandalobo@uerj.br) on 2021-11-05T03:36:58Z No. of bitstreams: 1 Tese - Elisabeth Rivanda Machado - 2018 - Completa.pdf: 10290317 bytes, checksum: cc6476349cbb699a36aa76ffc9dd4f40 (MD5)Made available in DSpace on 2021-11-05T03:36:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese - Elisabeth Rivanda Machado - 2018 - Completa.pdf: 10290317 bytes, checksum: cc6476349cbb699a36aa76ffc9dd4f40 (MD5) Previous issue date: 2018-11-27application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em GeografiaUERJBrasilCentro de Tecnologia e Ciências::Instituto de GeografiaNatureSportsLandscapeCity marketingNaturezaEsportesPaisagem.Geografia humana – Identidade cultural – Rio de Janeiro (RJ)Mídia impressa – Jornal O GloboComunicação de massa e esportes – Rio de Janeiro (RJ)Esportes e turismo – Rio de Janeiro (RJ)Marketing de exportação – Rio de Janeiro (RJ)CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANACidade outdoor: esportes e natureza no city marketing cariocaOutdoor city: sports and nature in the city marketing of Rio de Janeiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALTese - Elisabeth Rivanda Machado - 2018 - Completa.pdfTese - Elisabeth Rivanda Machado - 2018 - Completa.pdfapplication/pdf10290317http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/16861/2/Tese+-+Elisabeth+Rivanda+Machado+-+2018+-+Completa.pdfcc6476349cbb699a36aa76ffc9dd4f40MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82123http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/16861/1/license.txte5502652da718045d7fcd832b79fca29MD511/168612024-02-27 15:47:18.184oai:www.bdtd.uerj.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T18:47:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Cidade outdoor: esportes e natureza no city marketing carioca
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Outdoor city: sports and nature in the city marketing of Rio de Janeiro
title Cidade outdoor: esportes e natureza no city marketing carioca
spellingShingle Cidade outdoor: esportes e natureza no city marketing carioca
Machado, Elisabeth Rivanda
Nature
Sports
Landscape
City marketing
Natureza
Esportes
Paisagem.
Geografia humana – Identidade cultural – Rio de Janeiro (RJ)
Mídia impressa – Jornal O Globo
Comunicação de massa e esportes – Rio de Janeiro (RJ)
Esportes e turismo – Rio de Janeiro (RJ)
Marketing de exportação – Rio de Janeiro (RJ)
CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA
title_short Cidade outdoor: esportes e natureza no city marketing carioca
title_full Cidade outdoor: esportes e natureza no city marketing carioca
title_fullStr Cidade outdoor: esportes e natureza no city marketing carioca
title_full_unstemmed Cidade outdoor: esportes e natureza no city marketing carioca
title_sort Cidade outdoor: esportes e natureza no city marketing carioca
author Machado, Elisabeth Rivanda
author_facet Machado, Elisabeth Rivanda
elisabethrivanda@gmail.com
author_role author
author2 elisabethrivanda@gmail.com
author2_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jesus, Gilmar Mascarenhas de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1720545300462805
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Fernandes, Ulisses da Silva
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Melo, Victor Andrade de
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Oliveira, Leandro Dias de
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Ferreira, Fernando da Costa
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3309599354744597
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Elisabeth Rivanda
elisabethrivanda@gmail.com
contributor_str_mv Jesus, Gilmar Mascarenhas de
Fernandes, Ulisses da Silva
Melo, Victor Andrade de
Oliveira, Leandro Dias de
Ferreira, Fernando da Costa
dc.subject.eng.fl_str_mv Nature
Sports
Landscape
City marketing
topic Nature
Sports
Landscape
City marketing
Natureza
Esportes
Paisagem.
Geografia humana – Identidade cultural – Rio de Janeiro (RJ)
Mídia impressa – Jornal O Globo
Comunicação de massa e esportes – Rio de Janeiro (RJ)
Esportes e turismo – Rio de Janeiro (RJ)
Marketing de exportação – Rio de Janeiro (RJ)
CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA
dc.subject.por.fl_str_mv Natureza
Esportes
Paisagem.
Geografia humana – Identidade cultural – Rio de Janeiro (RJ)
Mídia impressa – Jornal O Globo
Comunicação de massa e esportes – Rio de Janeiro (RJ)
Esportes e turismo – Rio de Janeiro (RJ)
Marketing de exportação – Rio de Janeiro (RJ)
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA
description In the present dissertation we have analyzed key features of the popularly perceived identity of the city of Rio de Janeiro as related to outdoors and adventure sports (outdoor sports). Such features have been selectively stressed by media outlets over the period from 2007 to 2016, especially during the years when Rio hosted the Pan American and the Olympic games. We have selected and analyzed all journalistic and advertisement pieces published by O Globo (a leading Brazilian Newspaper) in 2007 and 2016 in order to identify the lexical items that guide the narrative about Rio’s vocation for the practice of sports. The results from the analysis suggest that, although Rio’s image is not detached from the material reality of its physical features, its image is the result of a concerted effort by city marketers to create a specifically favorable identity of the city, as in a huge outdoor advertising.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-11-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-05T03:36:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MACHADO, Elisabeth Rivanda. Cidade outdoor: esportes e natureza no city marketing carioca. 2018. 332 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Instituto de Geografia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16861
identifier_str_mv MACHADO, Elisabeth Rivanda. Cidade outdoor: esportes e natureza no city marketing carioca. 2018. 332 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Instituto de Geografia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16861
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Geografia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Geografia
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/16861/2/Tese+-+Elisabeth+Rivanda+Machado+-+2018+-+Completa.pdf
http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/16861/1/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv cc6476349cbb699a36aa76ffc9dd4f40
e5502652da718045d7fcd832b79fca29
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1792352201330393088