Sequência descritiva: da análise de livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio a uma proposta para uma sequência didática produtiva

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Loureiro, Marina Alves lattes
Orientador(a): Abreu, Maria Teresa Tedesco Vilardo lattes
Banca de defesa: Henriques, Claudio Cezar lattes, Valente, André Crim lattes, Gerhardt, Ana Flavia Lopes Magela lattes, Gomes, Regina Souza lattes
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Letras
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6094
Resumo: This study proposes the critical review of the teaching approach of description in High School textbooks of Portuguese Language, recommended by the National Textbooks Program (PNLD-2012). The theoretical foundation that supports this study is the notion of textual sequences proposed by the linguist Jean-Michel Adam. The study is justified because it is known that the genres are the focus of the teaching through the text. According to the National Curriculum Parameters (PCN), it is of fundamental importance to study textual sequences that structure those genres and, in particular, the descriptiveone, because, besides being part of different genres, it plays a key role in the text, being an argumentative strategy and an essential element in the construction of the meaning of the text. Therefore, this study aims to contribute to a field little investigated, the teaching of description in High School textbooks, presenting proposals of exercises on the teaching of the descriptive sequence to the textbooks analysed in the corpus and also proposing activities to compose a High School textbook, thus advancing in the reflection of a pedagogical practice that would help the students in the development of a greater competence in reading and writing
id UERJ_a7fac314215501788df11bb9a9fa8a35
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/6094
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str
spelling Abreu, Maria Teresa Tedesco Vilardohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=C886930Henriques, Claudio Cezarhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=N878982Valente, André Crimhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=N878649Gerhardt, Ana Flavia Lopes Magelahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768384P6Gomes, Regina Souzahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777203U1http://lattes.cnpq.br/8229596361120253Loureiro, Marina Alves2021-01-05T14:51:12Z2014-03-182013-03-27LOUREIRO, Marina Alves. Sequência descritiva: da análise de livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio a uma proposta para uma sequência didática produtiva. 2013. 288 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6094This study proposes the critical review of the teaching approach of description in High School textbooks of Portuguese Language, recommended by the National Textbooks Program (PNLD-2012). The theoretical foundation that supports this study is the notion of textual sequences proposed by the linguist Jean-Michel Adam. The study is justified because it is known that the genres are the focus of the teaching through the text. According to the National Curriculum Parameters (PCN), it is of fundamental importance to study textual sequences that structure those genres and, in particular, the descriptiveone, because, besides being part of different genres, it plays a key role in the text, being an argumentative strategy and an essential element in the construction of the meaning of the text. Therefore, this study aims to contribute to a field little investigated, the teaching of description in High School textbooks, presenting proposals of exercises on the teaching of the descriptive sequence to the textbooks analysed in the corpus and also proposing activities to compose a High School textbook, thus advancing in the reflection of a pedagogical practice that would help the students in the development of a greater competence in reading and writingEste trabalho propõe a revisão crítica da abordagem do ensino da descrição nos livros didáticos de Língua Portuguesa indicados para o Ensino Médio, aprovados pelo Programa Nacional de Livro Didático (PNLD-2012). A fundamentação teórica que respalda este estudo é a teoria das sequências textuais do linguista Jean-Michel Adam. O estudo se justifica, pois, sabe-se que os gêneros textuais são o foco do ensino do texto. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), é de fundamental importância estudar as sequências textuais que estruturam esses gêneros e, em especial, a descritiva, pois ela, além de estar presente em vários gêneros, exerce um papel fundamental no texto, sendo uma estratégia de argumentatividade e um elemento essencial na construção do sentido do texto. Sendo assim, este trabalho pretende contribuir para um campo pouco investigado, o ensino da descrição em livros didáticos de Ensino Médio, apresentando propostas de exercícios sobre o ensino da sequência descritiva para alguns livros analisados no corpus e sugerindo atividades para um livro de Ensino Médio, avançando, assim, na reflexão de uma prática pedagógica que propicie uma maior competência de leitura e escrita aos discentesSubmitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T14:51:12Z No. of bitstreams: 3 Marina Alves Loureiro_tese f 1_99.pdf: 3106860 bytes, checksum: dbae20c36d03b848239ab4be302f4f4e (MD5) Marina Alves Loureiro_tese f 100_199.pdf: 4262639 bytes, checksum: 65af70bef66e8c710a0c328b6d49351a (MD5) Marina Alves Loureiro_tese f 200_287.pdf: 9189308 bytes, checksum: fd298a9268baa3a170c356024c36dc49 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T14:51:12Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Marina Alves Loureiro_tese f 1_99.pdf: 3106860 bytes, checksum: dbae20c36d03b848239ab4be302f4f4e (MD5) Marina Alves Loureiro_tese f 100_199.pdf: 4262639 bytes, checksum: 65af70bef66e8c710a0c328b6d49351a (MD5) Marina Alves Loureiro_tese f 200_287.pdf: 9189308 bytes, checksum: fd298a9268baa3a170c356024c36dc49 (MD5) Previous issue date: 2013-03-27application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em LetrasUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Instituto de LetrasTeachingDescriptionDescriptive sequenceTextbookEnsinoDescriçãoSequência descritivaLivro didáticoLíngua portuguesa Estudo e ensino (Ensino médio)Livros didáticos - AvaliaçãoPrograma Nacional do Livro Didático (Brasil)CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESASequência descritiva: da análise de livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio a uma proposta para uma sequência didática produtivaDescriptive sequence: analysis of textbooks of English language secondary education with a proposal for a productive instructional sequenceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALMarina Alves Loureiro_tese f 1_99.pdfapplication/pdf3106860http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6094/1/Marina+Alves+Loureiro_tese+f+1_99.pdfdbae20c36d03b848239ab4be302f4f4eMD51Marina Alves Loureiro_tese f 100_199.pdfapplication/pdf4262639http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6094/2/Marina+Alves+Loureiro_tese+f+100_199.pdf65af70bef66e8c710a0c328b6d49351aMD52Marina Alves Loureiro_tese f 200_287.pdfapplication/pdf9189308http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6094/3/Marina+Alves+Loureiro_tese+f+200_287.pdffd298a9268baa3a170c356024c36dc49MD531/60942024-02-27 16:16:55.956oai:www.bdtd.uerj.br:1/6094Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T19:16:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Sequência descritiva: da análise de livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio a uma proposta para uma sequência didática produtiva
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Descriptive sequence: analysis of textbooks of English language secondary education with a proposal for a productive instructional sequence
title Sequência descritiva: da análise de livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio a uma proposta para uma sequência didática produtiva
spellingShingle Sequência descritiva: da análise de livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio a uma proposta para uma sequência didática produtiva
Loureiro, Marina Alves
Teaching
Description
Descriptive sequence
Textbook
Ensino
Descrição
Sequência descritiva
Livro didático
Língua portuguesa Estudo e ensino (Ensino médio)
Livros didáticos - Avaliação
Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
title_short Sequência descritiva: da análise de livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio a uma proposta para uma sequência didática produtiva
title_full Sequência descritiva: da análise de livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio a uma proposta para uma sequência didática produtiva
title_fullStr Sequência descritiva: da análise de livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio a uma proposta para uma sequência didática produtiva
title_full_unstemmed Sequência descritiva: da análise de livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio a uma proposta para uma sequência didática produtiva
title_sort Sequência descritiva: da análise de livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio a uma proposta para uma sequência didática produtiva
author Loureiro, Marina Alves
author_facet Loureiro, Marina Alves
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Abreu, Maria Teresa Tedesco Vilardo
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=C886930
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Henriques, Claudio Cezar
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=N878982
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Valente, André Crim
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=N878649
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Gerhardt, Ana Flavia Lopes Magela
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768384P6
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Gomes, Regina Souza
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777203U1
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8229596361120253
dc.contributor.author.fl_str_mv Loureiro, Marina Alves
contributor_str_mv Abreu, Maria Teresa Tedesco Vilardo
Henriques, Claudio Cezar
Valente, André Crim
Gerhardt, Ana Flavia Lopes Magela
Gomes, Regina Souza
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching
Description
Descriptive sequence
Textbook
topic Teaching
Description
Descriptive sequence
Textbook
Ensino
Descrição
Sequência descritiva
Livro didático
Língua portuguesa Estudo e ensino (Ensino médio)
Livros didáticos - Avaliação
Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Descrição
Sequência descritiva
Livro didático
Língua portuguesa Estudo e ensino (Ensino médio)
Livros didáticos - Avaliação
Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
description This study proposes the critical review of the teaching approach of description in High School textbooks of Portuguese Language, recommended by the National Textbooks Program (PNLD-2012). The theoretical foundation that supports this study is the notion of textual sequences proposed by the linguist Jean-Michel Adam. The study is justified because it is known that the genres are the focus of the teaching through the text. According to the National Curriculum Parameters (PCN), it is of fundamental importance to study textual sequences that structure those genres and, in particular, the descriptiveone, because, besides being part of different genres, it plays a key role in the text, being an argumentative strategy and an essential element in the construction of the meaning of the text. Therefore, this study aims to contribute to a field little investigated, the teaching of description in High School textbooks, presenting proposals of exercises on the teaching of the descriptive sequence to the textbooks analysed in the corpus and also proposing activities to compose a High School textbook, thus advancing in the reflection of a pedagogical practice that would help the students in the development of a greater competence in reading and writing
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-03-27
dc.date.available.fl_str_mv 2014-03-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-05T14:51:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LOUREIRO, Marina Alves. Sequência descritiva: da análise de livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio a uma proposta para uma sequência didática produtiva. 2013. 288 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6094
identifier_str_mv LOUREIRO, Marina Alves. Sequência descritiva: da análise de livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio a uma proposta para uma sequência didática produtiva. 2013. 288 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6094
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6094/1/Marina+Alves+Loureiro_tese+f+1_99.pdf
http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6094/2/Marina+Alves+Loureiro_tese+f+100_199.pdf
http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6094/3/Marina+Alves+Loureiro_tese+f+200_287.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dbae20c36d03b848239ab4be302f4f4e
65af70bef66e8c710a0c328b6d49351a
fd298a9268baa3a170c356024c36dc49
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1792352120214650880