Análise de enunciados que avaliam a proficiência em leitura em provas de Língua Portuguesa
Ano de defesa: | 2015 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , , |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Letras
|
Departamento: |
Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6137 |
Resumo: | His study aims to analyze the statements that assess reading proficiency in Portuguese evidence, to seek to understand what teachers intend to evaluate when preparing the statements of questions that assess reading and to understand how is the progression over year and the Elementary School II series. The corpus consisted of sixteen tests, four of each series of the second segment of elementary school, applied one in every two months, at a school the private network of the city of Rio de Janeiro, during the year of 2013. To carry out the analysis, was taken as reference the typology of understanding of textbooks Marcuschi (2008), Knowledge Objects Proof of Brazil (2008) and a conception of language and sociointeractionist reading. The research shows that the knowledge objects are distributed over the two-month periods of each set and throughout the segment, and irregularly evidence indicates that no pre-determined criteria. Thus helps to provide a reflection on the need for a reading curriculum that defines explored items and consciously evaluated by teachers. |
id |
UERJ_aa615519d38be3bf8074cd0b48003ced |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.bdtd.uerj.br:1/6137 |
network_acronym_str |
UERJ |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Pereira, Maria Teresa Gonçalveshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=C61295Matos, Lucia Helena Lopes dehttp://lattes.cnpq.br/0833508835938180Amorim, Marcelo da Silvahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778489A8Abreu, Maria Teresa Tedesco Vilardohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=C886930Camara, Tania Maria Nunes de Limahttp://lattes.cnpq.br/0404290206593556http://lattes.cnpq.br/3611137723790169Mendes, Leila de Carvalho2021-01-05T14:52:06Z2015-10-062015-03-31MENDES, Leila de Carvalho. Análise de enunciados que avaliam a proficiência em leitura em provas de Língua Portuguesa. 2015. 207 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6137His study aims to analyze the statements that assess reading proficiency in Portuguese evidence, to seek to understand what teachers intend to evaluate when preparing the statements of questions that assess reading and to understand how is the progression over year and the Elementary School II series. The corpus consisted of sixteen tests, four of each series of the second segment of elementary school, applied one in every two months, at a school the private network of the city of Rio de Janeiro, during the year of 2013. To carry out the analysis, was taken as reference the typology of understanding of textbooks Marcuschi (2008), Knowledge Objects Proof of Brazil (2008) and a conception of language and sociointeractionist reading. The research shows that the knowledge objects are distributed over the two-month periods of each set and throughout the segment, and irregularly evidence indicates that no pre-determined criteria. Thus helps to provide a reflection on the need for a reading curriculum that defines explored items and consciously evaluated by teachers.Este estudo objetiva analisar os enunciados que avaliam a proficiência em leitura em provas de Língua Portuguesa, no sentido de buscar compreender o que os professores intencionam avaliar quando elaboram os enunciados das questões que avaliam a leitura e de entender como se dá a progressão ao longo do ano e das séries do Ensino Fundamental II. O corpus foi constituído por dezesseis provas, quatro de cada série do segundo segmento do Ensino Fundamental, aplicadas uma em cada bimestre, em um colégio da rede privada da cidade do Rio de Janeiro, ao longo do ano de 2013. Para proceder à análise, tomou-se como referência a tipologia de compreensão de livros didáticos de Marcuschi (2008), os Objetos de Conhecimento da Prova Brasil (2008) e uma concepção de língua e leitura sociointeracionista. A pesquisa evidencia que os objetos do conhecimento distribuem-se ao longo dos bimestres de cada série e ao longo do segmento, irregularmente e aponta indícios de que não existem critérios pré-determinados. Contribui, assim, para proporcionar uma reflexão sobre a necessidade de um currículo de leitura que defina itens explorados e avaliados conscientemente pelos professores.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T14:52:06Z No. of bitstreams: 1 Leila de Carvalho Mendes_Tese.pdf: 3411376 bytes, checksum: 6b7d580931ab20c6f8006cccfb1f1689 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T14:52:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Leila de Carvalho Mendes_Tese.pdf: 3411376 bytes, checksum: 6b7d580931ab20c6f8006cccfb1f1689 (MD5) Previous issue date: 2015-03-31application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em LetrasUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Instituto de LetrasReading statementsUnderstandingEvaluationProva BrasilEnsinoEnunciados de leituraCompreensãoAvaliaçãoProva BrasilLíngua portuguesa Estudo e ensinoAvaliação educacional - BrasilLíngua portuguesa (Ensino fundamental) - Problemas, questões, exercíciosLeitura - AvaliaçãoLivros didáticos - AvaliaçãoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAAnálise de enunciados que avaliam a proficiência em leitura em provas de Língua PortuguesaStatements of analysis that assess reading proficiency in tests of Portuguese Language.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALLeila de Carvalho Mendes_Tese.pdfapplication/pdf3411376http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6137/1/Leila+de+Carvalho+Mendes_Tese.pdf6b7d580931ab20c6f8006cccfb1f1689MD511/61372024-02-27 16:16:59.285oai:www.bdtd.uerj.br:1/6137Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T19:16:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Análise de enunciados que avaliam a proficiência em leitura em provas de Língua Portuguesa |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Statements of analysis that assess reading proficiency in tests of Portuguese Language. |
title |
Análise de enunciados que avaliam a proficiência em leitura em provas de Língua Portuguesa |
spellingShingle |
Análise de enunciados que avaliam a proficiência em leitura em provas de Língua Portuguesa Mendes, Leila de Carvalho Reading statements Understanding Evaluation Prova Brasil Ensino Enunciados de leitura Compreensão Avaliação Prova Brasil Língua portuguesa Estudo e ensino Avaliação educacional - Brasil Língua portuguesa (Ensino fundamental) - Problemas, questões, exercícios Leitura - Avaliação Livros didáticos - Avaliação CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
title_short |
Análise de enunciados que avaliam a proficiência em leitura em provas de Língua Portuguesa |
title_full |
Análise de enunciados que avaliam a proficiência em leitura em provas de Língua Portuguesa |
title_fullStr |
Análise de enunciados que avaliam a proficiência em leitura em provas de Língua Portuguesa |
title_full_unstemmed |
Análise de enunciados que avaliam a proficiência em leitura em provas de Língua Portuguesa |
title_sort |
Análise de enunciados que avaliam a proficiência em leitura em provas de Língua Portuguesa |
author |
Mendes, Leila de Carvalho |
author_facet |
Mendes, Leila de Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pereira, Maria Teresa Gonçalves |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=C61295 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Matos, Lucia Helena Lopes de |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0833508835938180 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Amorim, Marcelo da Silva |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778489A8 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Abreu, Maria Teresa Tedesco Vilardo |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=C886930 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Camara, Tania Maria Nunes de Lima |
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0404290206593556 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3611137723790169 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Leila de Carvalho |
contributor_str_mv |
Pereira, Maria Teresa Gonçalves Matos, Lucia Helena Lopes de Amorim, Marcelo da Silva Abreu, Maria Teresa Tedesco Vilardo Camara, Tania Maria Nunes de Lima |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Reading statements Understanding Evaluation Prova Brasil |
topic |
Reading statements Understanding Evaluation Prova Brasil Ensino Enunciados de leitura Compreensão Avaliação Prova Brasil Língua portuguesa Estudo e ensino Avaliação educacional - Brasil Língua portuguesa (Ensino fundamental) - Problemas, questões, exercícios Leitura - Avaliação Livros didáticos - Avaliação CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Enunciados de leitura Compreensão Avaliação Prova Brasil Língua portuguesa Estudo e ensino Avaliação educacional - Brasil Língua portuguesa (Ensino fundamental) - Problemas, questões, exercícios Leitura - Avaliação Livros didáticos - Avaliação |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
description |
His study aims to analyze the statements that assess reading proficiency in Portuguese evidence, to seek to understand what teachers intend to evaluate when preparing the statements of questions that assess reading and to understand how is the progression over year and the Elementary School II series. The corpus consisted of sixteen tests, four of each series of the second segment of elementary school, applied one in every two months, at a school the private network of the city of Rio de Janeiro, during the year of 2013. To carry out the analysis, was taken as reference the typology of understanding of textbooks Marcuschi (2008), Knowledge Objects Proof of Brazil (2008) and a conception of language and sociointeractionist reading. The research shows that the knowledge objects are distributed over the two-month periods of each set and throughout the segment, and irregularly evidence indicates that no pre-determined criteria. Thus helps to provide a reflection on the need for a reading curriculum that defines explored items and consciously evaluated by teachers. |
publishDate |
2015 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-10-06 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-03-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-05T14:52:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MENDES, Leila de Carvalho. Análise de enunciados que avaliam a proficiência em leitura em provas de Língua Portuguesa. 2015. 207 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6137 |
identifier_str_mv |
MENDES, Leila de Carvalho. Análise de enunciados que avaliam a proficiência em leitura em provas de Língua Portuguesa. 2015. 207 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. |
url |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6137 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Letras |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UERJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6137/1/Leila+de+Carvalho+Mendes_Tese.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6b7d580931ab20c6f8006cccfb1f1689 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd.suporte@uerj.br |
_version_ |
1792352120377180160 |