Análise de enunciados que avaliam a proficiência em leitura em provas de Língua Portuguesa

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Mendes, Leila de Carvalho lattes
Orientador(a): Pereira, Maria Teresa Gonçalves lattes
Banca de defesa: Matos, Lucia Helena Lopes de lattes, Amorim, Marcelo da Silva lattes, Abreu, Maria Teresa Tedesco Vilardo lattes, Camara, Tania Maria Nunes de Lima lattes
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Letras
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6137
Resumo: His study aims to analyze the statements that assess reading proficiency in Portuguese evidence, to seek to understand what teachers intend to evaluate when preparing the statements of questions that assess reading and to understand how is the progression over year and the Elementary School II series. The corpus consisted of sixteen tests, four of each series of the second segment of elementary school, applied one in every two months, at a school the private network of the city of Rio de Janeiro, during the year of 2013. To carry out the analysis, was taken as reference the typology of understanding of textbooks Marcuschi (2008), Knowledge Objects Proof of Brazil (2008) and a conception of language and sociointeractionist reading. The research shows that the knowledge objects are distributed over the two-month periods of each set and throughout the segment, and irregularly evidence indicates that no pre-determined criteria. Thus helps to provide a reflection on the need for a reading curriculum that defines explored items and consciously evaluated by teachers.
id UERJ_aa615519d38be3bf8074cd0b48003ced
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/6137
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str
spelling Pereira, Maria Teresa Gonçalveshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=C61295Matos, Lucia Helena Lopes dehttp://lattes.cnpq.br/0833508835938180Amorim, Marcelo da Silvahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778489A8Abreu, Maria Teresa Tedesco Vilardohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=C886930Camara, Tania Maria Nunes de Limahttp://lattes.cnpq.br/0404290206593556http://lattes.cnpq.br/3611137723790169Mendes, Leila de Carvalho2021-01-05T14:52:06Z2015-10-062015-03-31MENDES, Leila de Carvalho. Análise de enunciados que avaliam a proficiência em leitura em provas de Língua Portuguesa. 2015. 207 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6137His study aims to analyze the statements that assess reading proficiency in Portuguese evidence, to seek to understand what teachers intend to evaluate when preparing the statements of questions that assess reading and to understand how is the progression over year and the Elementary School II series. The corpus consisted of sixteen tests, four of each series of the second segment of elementary school, applied one in every two months, at a school the private network of the city of Rio de Janeiro, during the year of 2013. To carry out the analysis, was taken as reference the typology of understanding of textbooks Marcuschi (2008), Knowledge Objects Proof of Brazil (2008) and a conception of language and sociointeractionist reading. The research shows that the knowledge objects are distributed over the two-month periods of each set and throughout the segment, and irregularly evidence indicates that no pre-determined criteria. Thus helps to provide a reflection on the need for a reading curriculum that defines explored items and consciously evaluated by teachers.Este estudo objetiva analisar os enunciados que avaliam a proficiência em leitura em provas de Língua Portuguesa, no sentido de buscar compreender o que os professores intencionam avaliar quando elaboram os enunciados das questões que avaliam a leitura e de entender como se dá a progressão ao longo do ano e das séries do Ensino Fundamental II. O corpus foi constituído por dezesseis provas, quatro de cada série do segundo segmento do Ensino Fundamental, aplicadas uma em cada bimestre, em um colégio da rede privada da cidade do Rio de Janeiro, ao longo do ano de 2013. Para proceder à análise, tomou-se como referência a tipologia de compreensão de livros didáticos de Marcuschi (2008), os Objetos de Conhecimento da Prova Brasil (2008) e uma concepção de língua e leitura sociointeracionista. A pesquisa evidencia que os objetos do conhecimento distribuem-se ao longo dos bimestres de cada série e ao longo do segmento, irregularmente e aponta indícios de que não existem critérios pré-determinados. Contribui, assim, para proporcionar uma reflexão sobre a necessidade de um currículo de leitura que defina itens explorados e avaliados conscientemente pelos professores.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T14:52:06Z No. of bitstreams: 1 Leila de Carvalho Mendes_Tese.pdf: 3411376 bytes, checksum: 6b7d580931ab20c6f8006cccfb1f1689 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T14:52:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Leila de Carvalho Mendes_Tese.pdf: 3411376 bytes, checksum: 6b7d580931ab20c6f8006cccfb1f1689 (MD5) Previous issue date: 2015-03-31application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em LetrasUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Instituto de LetrasReading statementsUnderstandingEvaluationProva BrasilEnsinoEnunciados de leituraCompreensãoAvaliaçãoProva BrasilLíngua portuguesa Estudo e ensinoAvaliação educacional - BrasilLíngua portuguesa (Ensino fundamental) - Problemas, questões, exercíciosLeitura - AvaliaçãoLivros didáticos - AvaliaçãoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAAnálise de enunciados que avaliam a proficiência em leitura em provas de Língua PortuguesaStatements of analysis that assess reading proficiency in tests of Portuguese Language.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALLeila de Carvalho Mendes_Tese.pdfapplication/pdf3411376http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6137/1/Leila+de+Carvalho+Mendes_Tese.pdf6b7d580931ab20c6f8006cccfb1f1689MD511/61372024-02-27 16:16:59.285oai:www.bdtd.uerj.br:1/6137Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T19:16:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Análise de enunciados que avaliam a proficiência em leitura em provas de Língua Portuguesa
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Statements of analysis that assess reading proficiency in tests of Portuguese Language.
title Análise de enunciados que avaliam a proficiência em leitura em provas de Língua Portuguesa
spellingShingle Análise de enunciados que avaliam a proficiência em leitura em provas de Língua Portuguesa
Mendes, Leila de Carvalho
Reading statements
Understanding
Evaluation
Prova Brasil
Ensino
Enunciados de leitura
Compreensão
Avaliação
Prova Brasil
Língua portuguesa Estudo e ensino
Avaliação educacional - Brasil
Língua portuguesa (Ensino fundamental) - Problemas, questões, exercícios
Leitura - Avaliação
Livros didáticos - Avaliação
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
title_short Análise de enunciados que avaliam a proficiência em leitura em provas de Língua Portuguesa
title_full Análise de enunciados que avaliam a proficiência em leitura em provas de Língua Portuguesa
title_fullStr Análise de enunciados que avaliam a proficiência em leitura em provas de Língua Portuguesa
title_full_unstemmed Análise de enunciados que avaliam a proficiência em leitura em provas de Língua Portuguesa
title_sort Análise de enunciados que avaliam a proficiência em leitura em provas de Língua Portuguesa
author Mendes, Leila de Carvalho
author_facet Mendes, Leila de Carvalho
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, Maria Teresa Gonçalves
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=C61295
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Matos, Lucia Helena Lopes de
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0833508835938180
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Amorim, Marcelo da Silva
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778489A8
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Abreu, Maria Teresa Tedesco Vilardo
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=C886930
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Camara, Tania Maria Nunes de Lima
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0404290206593556
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3611137723790169
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Leila de Carvalho
contributor_str_mv Pereira, Maria Teresa Gonçalves
Matos, Lucia Helena Lopes de
Amorim, Marcelo da Silva
Abreu, Maria Teresa Tedesco Vilardo
Camara, Tania Maria Nunes de Lima
dc.subject.eng.fl_str_mv Reading statements
Understanding
Evaluation
Prova Brasil
topic Reading statements
Understanding
Evaluation
Prova Brasil
Ensino
Enunciados de leitura
Compreensão
Avaliação
Prova Brasil
Língua portuguesa Estudo e ensino
Avaliação educacional - Brasil
Língua portuguesa (Ensino fundamental) - Problemas, questões, exercícios
Leitura - Avaliação
Livros didáticos - Avaliação
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Enunciados de leitura
Compreensão
Avaliação
Prova Brasil
Língua portuguesa Estudo e ensino
Avaliação educacional - Brasil
Língua portuguesa (Ensino fundamental) - Problemas, questões, exercícios
Leitura - Avaliação
Livros didáticos - Avaliação
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
description His study aims to analyze the statements that assess reading proficiency in Portuguese evidence, to seek to understand what teachers intend to evaluate when preparing the statements of questions that assess reading and to understand how is the progression over year and the Elementary School II series. The corpus consisted of sixteen tests, four of each series of the second segment of elementary school, applied one in every two months, at a school the private network of the city of Rio de Janeiro, during the year of 2013. To carry out the analysis, was taken as reference the typology of understanding of textbooks Marcuschi (2008), Knowledge Objects Proof of Brazil (2008) and a conception of language and sociointeractionist reading. The research shows that the knowledge objects are distributed over the two-month periods of each set and throughout the segment, and irregularly evidence indicates that no pre-determined criteria. Thus helps to provide a reflection on the need for a reading curriculum that defines explored items and consciously evaluated by teachers.
publishDate 2015
dc.date.available.fl_str_mv 2015-10-06
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-03-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-05T14:52:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MENDES, Leila de Carvalho. Análise de enunciados que avaliam a proficiência em leitura em provas de Língua Portuguesa. 2015. 207 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6137
identifier_str_mv MENDES, Leila de Carvalho. Análise de enunciados que avaliam a proficiência em leitura em provas de Língua Portuguesa. 2015. 207 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6137
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6137/1/Leila+de+Carvalho+Mendes_Tese.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6b7d580931ab20c6f8006cccfb1f1689
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1792352120377180160