Ações colaborativas em Comunicação Alternativa para crianças com deficiência no ensino infantil
Ano de defesa: | 2015 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , , |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Educação
|
Departamento: |
Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10404 |
Resumo: | The number of children enrollment in nurseries and pre-school has increased significantly in the last decade and it is expected that the expansion of access reflects in the increasing number of children with disabilities in early childhood education, corresponding to the Inclusive Education policy. Some of the children with disability present speech developmental disorders and lack of motor coordination, thus impairing the ability to communicate and perform activities with the use of their hands. Such limitation restricts the accomplishments and participation of children in recreational and educational activities. To provide opportunities for active participation of these children a set of interventions in the area of Assistive Technology (TA) is required, especially in Augmentative and Alternative Communication (AAC) that consider their abilities and limitations. To contribute to this topic, poorly studies in our country, two studies were conducted with the following objectives: 1) to know the profile of children with physical disabilities and their educators in the context of early childhood education in an administrative area of the City of Rio de Janeiro. 2) to introduce and analyze the effects of the use of AAC and other assistive |
id |
UERJ_aef954f69c913a2ecc309f7e3dd1657a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.bdtd.uerj.br:1/10404 |
network_acronym_str |
UERJ |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Nunes, Leila Regina D'oliveira de Paulahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=P42498Walter, Catia Crivelenti de Figueiredohttp://lattes.cnpq.br/4061818490832341Deliberato, Déborahttp://lattes.cnpq.br/5154063375333536Vasconcellos, Vera Maria Ramos dehttp://lattes.cnpq.br/7924221243065056Pletsch, Márcia Denisehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762397Y6&dataRevisao=nullhttp://lattes.cnpq.br/3352060881487032Souza, Vera Lucia Vieira de2021-01-05T21:45:30Z2016-06-092015-03-31SOUZA, Vera Lucia Vieira de. Ações colaborativas em Comunicação Alternativa para crianças com deficiência no ensino infantil. 2015. 348 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10404The number of children enrollment in nurseries and pre-school has increased significantly in the last decade and it is expected that the expansion of access reflects in the increasing number of children with disabilities in early childhood education, corresponding to the Inclusive Education policy. Some of the children with disability present speech developmental disorders and lack of motor coordination, thus impairing the ability to communicate and perform activities with the use of their hands. Such limitation restricts the accomplishments and participation of children in recreational and educational activities. To provide opportunities for active participation of these children a set of interventions in the area of Assistive Technology (TA) is required, especially in Augmentative and Alternative Communication (AAC) that consider their abilities and limitations. To contribute to this topic, poorly studies in our country, two studies were conducted with the following objectives: 1) to know the profile of children with physical disabilities and their educators in the context of early childhood education in an administrative area of the City of Rio de Janeiro. 2) to introduce and analyze the effects of the use of AAC and other assistiveO número de matrículas de crianças em creches e na pré-escola vem aumentando acentuadamente na última década e espera-se que a ampliação do acesso repercuta no aumento do número de crianças com deficiência na educação infantil, correspondendo à política de Educação Inclusiva. Uma parcela de crianças com deficiência apresenta alteração do desenvolvimento da fala e da coordenação motora, gerando prejuízos na capacidade de se comunicar e de realizar atividades com uso de suas mãos, com consequências limitantes e restritivas para a participação em atividades lúdicas e pedagógicas. Para oferecer possibilidades de participação ativa para estas crianças é necessário um conjunto de intervenções na área da Tecnologia Assistiva - TA, em especial na área da Comunicação Alternativa e Ampliada - CAA. Para contribuir com o tema, ainda pouco estudado em nosso país, foram realizados dois estudos. O Estudo 1 pretendeu conhecer o perfil das crianças com deficiência física e seus educadores, no contexto da educação infantil em uma área administrativa da Cidade do Rio de Janeiro. Um survey revelou o pequeno número de crianças com deficiência física incluídas em creches e pré-escola da região estudada, a necessidade de formação dos professores e a demanda de TA para uma parcela desses alunos. O Estudo 2 objetivou introduzir e analisar os efeitos do uso da CAA e outros recursos de TA com três crianças com deficiência e necessidades comunicativas complexas, através de estudo de delineamento quase experimental intrassujeitos (linha de base, intervenção e follow up). A metodologia foi quali-quantitativa, com aplicação de questionários, entrevistas e protocolos para caracterizar o desenvolvimento das crianças. A intervenção ocorreu na perspectiva da ação colaborativa do terapeuta ocupacional com as professoras, e tornou possível a introdução dos recursos de TA, especialmente da CAA, na sala de aula, em benefício dos demais alunos também. Com base nas sessões filmadas, realizou-se a análise quanto à ocorrência de interação em intervalos de 2 minutos e, em metade das sessões, analisou-se as características dos episódios interativos efetivados. Apresentou-se a análise dos dados de duas crianças, sendo verificado que a intervenção produziu efeitos positivos como aumento: da duração das interações das crianças com professoras e colegas; das respostas das crianças às solicitações dos professores e mediadores; das possibilidades expressivas das crianças com uso de diferentes modalidades de respostas; do envolvimento das crianças nas atividades dirigidas; e do aumento da interação das crianças com colegas nas atividades livres. Os recursos de CAA com representações simbólicas foram usadas pelas crianças na maioria das suas iniciativas e respostas. A ação colaborativa contribui na formação dos professores/mediadores que ampliaram ou iniciaram o uso de objetos e imagens. Os dois estudos apontaram a necessidade da ação colaborativa entre profissionais de saúde, entre os quais o terapeuta ocupacional, e de educação favorecendo a entrada e a permanência da criança com deficiência na educação infantil e corroboraram com a necessidade de se iniciar o uso da CAA e outros recursos de TA tão logo haja a identificação das dificuldades para que a criança possa se beneficiar das atividades da educação infantilSubmitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T21:45:30Z No. of bitstreams: 1 Tese_Vera Lucia Viera de Souza.pdf: 6030234 bytes, checksum: 33c3ee332bbb22c2506a3ff4ee9f2a2f (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T21:45:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese_Vera Lucia Viera de Souza.pdf: 6030234 bytes, checksum: 33c3ee332bbb22c2506a3ff4ee9f2a2f (MD5) Previous issue date: 2015-03-31application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de EducaçãoEarly Childhood EducationAugmentative and Alternative CommunicationAssistive TechnologyCollaborative actionOccupational therapyEducação InfantilComunicação Alternativa e AmpliadaTecnologia AssistivaAção colaborativaEducaçãoComunicaçãoEducação pré-escolarProfessores - FormaçãoTerapia ocupacionalCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLARAções colaborativas em Comunicação Alternativa para crianças com deficiência no ensino infantilCollaborative action in Augmentative and Alternative Communication (AAC) with children with disabilities in early childhoodinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALTese_Vera Lucia Viera de Souza.pdfapplication/pdf6030234http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/10404/1/Tese_Vera+Lucia+Viera+de+Souza.pdf33c3ee332bbb22c2506a3ff4ee9f2a2fMD511/104042024-02-27 12:43:47.939oai:www.bdtd.uerj.br:1/10404Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T15:43:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Ações colaborativas em Comunicação Alternativa para crianças com deficiência no ensino infantil |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Collaborative action in Augmentative and Alternative Communication (AAC) with children with disabilities in early childhood |
title |
Ações colaborativas em Comunicação Alternativa para crianças com deficiência no ensino infantil |
spellingShingle |
Ações colaborativas em Comunicação Alternativa para crianças com deficiência no ensino infantil Souza, Vera Lucia Vieira de Early Childhood Education Augmentative and Alternative Communication Assistive Technology Collaborative action Occupational therapy Educação Infantil Comunicação Alternativa e Ampliada Tecnologia Assistiva Ação colaborativa Educação Comunicação Educação pré-escolar Professores - Formação Terapia ocupacional CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR |
title_short |
Ações colaborativas em Comunicação Alternativa para crianças com deficiência no ensino infantil |
title_full |
Ações colaborativas em Comunicação Alternativa para crianças com deficiência no ensino infantil |
title_fullStr |
Ações colaborativas em Comunicação Alternativa para crianças com deficiência no ensino infantil |
title_full_unstemmed |
Ações colaborativas em Comunicação Alternativa para crianças com deficiência no ensino infantil |
title_sort |
Ações colaborativas em Comunicação Alternativa para crianças com deficiência no ensino infantil |
author |
Souza, Vera Lucia Vieira de |
author_facet |
Souza, Vera Lucia Vieira de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nunes, Leila Regina D'oliveira de Paula |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=P42498 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Walter, Catia Crivelenti de Figueiredo |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4061818490832341 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Deliberato, Débora |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5154063375333536 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Vasconcellos, Vera Maria Ramos de |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7924221243065056 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Pletsch, Márcia Denise |
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762397Y6&dataRevisao=null |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3352060881487032 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Vera Lucia Vieira de |
contributor_str_mv |
Nunes, Leila Regina D'oliveira de Paula Walter, Catia Crivelenti de Figueiredo Deliberato, Débora Vasconcellos, Vera Maria Ramos de Pletsch, Márcia Denise |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Early Childhood Education Augmentative and Alternative Communication Assistive Technology Collaborative action Occupational therapy |
topic |
Early Childhood Education Augmentative and Alternative Communication Assistive Technology Collaborative action Occupational therapy Educação Infantil Comunicação Alternativa e Ampliada Tecnologia Assistiva Ação colaborativa Educação Comunicação Educação pré-escolar Professores - Formação Terapia ocupacional CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil Comunicação Alternativa e Ampliada Tecnologia Assistiva Ação colaborativa Educação Comunicação Educação pré-escolar Professores - Formação Terapia ocupacional |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR |
description |
The number of children enrollment in nurseries and pre-school has increased significantly in the last decade and it is expected that the expansion of access reflects in the increasing number of children with disabilities in early childhood education, corresponding to the Inclusive Education policy. Some of the children with disability present speech developmental disorders and lack of motor coordination, thus impairing the ability to communicate and perform activities with the use of their hands. Such limitation restricts the accomplishments and participation of children in recreational and educational activities. To provide opportunities for active participation of these children a set of interventions in the area of Assistive Technology (TA) is required, especially in Augmentative and Alternative Communication (AAC) that consider their abilities and limitations. To contribute to this topic, poorly studies in our country, two studies were conducted with the following objectives: 1) to know the profile of children with physical disabilities and their educators in the context of early childhood education in an administrative area of the City of Rio de Janeiro. 2) to introduce and analyze the effects of the use of AAC and other assistive |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-03-31 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-06-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-05T21:45:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOUZA, Vera Lucia Vieira de. Ações colaborativas em Comunicação Alternativa para crianças com deficiência no ensino infantil. 2015. 348 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10404 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Vera Lucia Vieira de. Ações colaborativas em Comunicação Alternativa para crianças com deficiência no ensino infantil. 2015. 348 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. |
url |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10404 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UERJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/10404/1/Tese_Vera+Lucia+Viera+de+Souza.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
33c3ee332bbb22c2506a3ff4ee9f2a2f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd.suporte@uerj.br |
_version_ |
1792352151928832000 |