Ações colaborativas em Comunicação Alternativa para crianças com deficiência no ensino infantil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Souza, Vera Lucia Vieira de lattes
Orientador(a): Nunes, Leila Regina D'oliveira de Paula lattes
Banca de defesa: Walter, Catia Crivelenti de Figueiredo lattes, Deliberato, Débora lattes, Vasconcellos, Vera Maria Ramos de lattes, Pletsch, Márcia Denise lattes
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10404
Resumo: The number of children enrollment in nurseries and pre-school has increased significantly in the last decade and it is expected that the expansion of access reflects in the increasing number of children with disabilities in early childhood education, corresponding to the Inclusive Education policy. Some of the children with disability present speech developmental disorders and lack of motor coordination, thus impairing the ability to communicate and perform activities with the use of their hands. Such limitation restricts the accomplishments and participation of children in recreational and educational activities. To provide opportunities for active participation of these children a set of interventions in the area of Assistive Technology (TA) is required, especially in Augmentative and Alternative Communication (AAC) that consider their abilities and limitations. To contribute to this topic, poorly studies in our country, two studies were conducted with the following objectives: 1) to know the profile of children with physical disabilities and their educators in the context of early childhood education in an administrative area of the City of Rio de Janeiro. 2) to introduce and analyze the effects of the use of AAC and other assistive
id UERJ_aef954f69c913a2ecc309f7e3dd1657a
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/10404
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str
spelling Nunes, Leila Regina D'oliveira de Paulahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=P42498Walter, Catia Crivelenti de Figueiredohttp://lattes.cnpq.br/4061818490832341Deliberato, Déborahttp://lattes.cnpq.br/5154063375333536Vasconcellos, Vera Maria Ramos dehttp://lattes.cnpq.br/7924221243065056Pletsch, Márcia Denisehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762397Y6&dataRevisao=nullhttp://lattes.cnpq.br/3352060881487032Souza, Vera Lucia Vieira de2021-01-05T21:45:30Z2016-06-092015-03-31SOUZA, Vera Lucia Vieira de. Ações colaborativas em Comunicação Alternativa para crianças com deficiência no ensino infantil. 2015. 348 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10404The number of children enrollment in nurseries and pre-school has increased significantly in the last decade and it is expected that the expansion of access reflects in the increasing number of children with disabilities in early childhood education, corresponding to the Inclusive Education policy. Some of the children with disability present speech developmental disorders and lack of motor coordination, thus impairing the ability to communicate and perform activities with the use of their hands. Such limitation restricts the accomplishments and participation of children in recreational and educational activities. To provide opportunities for active participation of these children a set of interventions in the area of Assistive Technology (TA) is required, especially in Augmentative and Alternative Communication (AAC) that consider their abilities and limitations. To contribute to this topic, poorly studies in our country, two studies were conducted with the following objectives: 1) to know the profile of children with physical disabilities and their educators in the context of early childhood education in an administrative area of the City of Rio de Janeiro. 2) to introduce and analyze the effects of the use of AAC and other assistiveO número de matrículas de crianças em creches e na pré-escola vem aumentando acentuadamente na última década e espera-se que a ampliação do acesso repercuta no aumento do número de crianças com deficiência na educação infantil, correspondendo à política de Educação Inclusiva. Uma parcela de crianças com deficiência apresenta alteração do desenvolvimento da fala e da coordenação motora, gerando prejuízos na capacidade de se comunicar e de realizar atividades com uso de suas mãos, com consequências limitantes e restritivas para a participação em atividades lúdicas e pedagógicas. Para oferecer possibilidades de participação ativa para estas crianças é necessário um conjunto de intervenções na área da Tecnologia Assistiva - TA, em especial na área da Comunicação Alternativa e Ampliada - CAA. Para contribuir com o tema, ainda pouco estudado em nosso país, foram realizados dois estudos. O Estudo 1 pretendeu conhecer o perfil das crianças com deficiência física e seus educadores, no contexto da educação infantil em uma área administrativa da Cidade do Rio de Janeiro. Um survey revelou o pequeno número de crianças com deficiência física incluídas em creches e pré-escola da região estudada, a necessidade de formação dos professores e a demanda de TA para uma parcela desses alunos. O Estudo 2 objetivou introduzir e analisar os efeitos do uso da CAA e outros recursos de TA com três crianças com deficiência e necessidades comunicativas complexas, através de estudo de delineamento quase experimental intrassujeitos (linha de base, intervenção e follow up). A metodologia foi quali-quantitativa, com aplicação de questionários, entrevistas e protocolos para caracterizar o desenvolvimento das crianças. A intervenção ocorreu na perspectiva da ação colaborativa do terapeuta ocupacional com as professoras, e tornou possível a introdução dos recursos de TA, especialmente da CAA, na sala de aula, em benefício dos demais alunos também. Com base nas sessões filmadas, realizou-se a análise quanto à ocorrência de interação em intervalos de 2 minutos e, em metade das sessões, analisou-se as características dos episódios interativos efetivados. Apresentou-se a análise dos dados de duas crianças, sendo verificado que a intervenção produziu efeitos positivos como aumento: da duração das interações das crianças com professoras e colegas; das respostas das crianças às solicitações dos professores e mediadores; das possibilidades expressivas das crianças com uso de diferentes modalidades de respostas; do envolvimento das crianças nas atividades dirigidas; e do aumento da interação das crianças com colegas nas atividades livres. Os recursos de CAA com representações simbólicas foram usadas pelas crianças na maioria das suas iniciativas e respostas. A ação colaborativa contribui na formação dos professores/mediadores que ampliaram ou iniciaram o uso de objetos e imagens. Os dois estudos apontaram a necessidade da ação colaborativa entre profissionais de saúde, entre os quais o terapeuta ocupacional, e de educação favorecendo a entrada e a permanência da criança com deficiência na educação infantil e corroboraram com a necessidade de se iniciar o uso da CAA e outros recursos de TA tão logo haja a identificação das dificuldades para que a criança possa se beneficiar das atividades da educação infantilSubmitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T21:45:30Z No. of bitstreams: 1 Tese_Vera Lucia Viera de Souza.pdf: 6030234 bytes, checksum: 33c3ee332bbb22c2506a3ff4ee9f2a2f (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T21:45:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese_Vera Lucia Viera de Souza.pdf: 6030234 bytes, checksum: 33c3ee332bbb22c2506a3ff4ee9f2a2f (MD5) Previous issue date: 2015-03-31application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de EducaçãoEarly Childhood EducationAugmentative and Alternative CommunicationAssistive TechnologyCollaborative actionOccupational therapyEducação InfantilComunicação Alternativa e AmpliadaTecnologia AssistivaAção colaborativaEducaçãoComunicaçãoEducação pré-escolarProfessores - FormaçãoTerapia ocupacionalCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLARAções colaborativas em Comunicação Alternativa para crianças com deficiência no ensino infantilCollaborative action in Augmentative and Alternative Communication (AAC) with children with disabilities in early childhoodinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALTese_Vera Lucia Viera de Souza.pdfapplication/pdf6030234http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/10404/1/Tese_Vera+Lucia+Viera+de+Souza.pdf33c3ee332bbb22c2506a3ff4ee9f2a2fMD511/104042024-02-27 12:43:47.939oai:www.bdtd.uerj.br:1/10404Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T15:43:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Ações colaborativas em Comunicação Alternativa para crianças com deficiência no ensino infantil
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Collaborative action in Augmentative and Alternative Communication (AAC) with children with disabilities in early childhood
title Ações colaborativas em Comunicação Alternativa para crianças com deficiência no ensino infantil
spellingShingle Ações colaborativas em Comunicação Alternativa para crianças com deficiência no ensino infantil
Souza, Vera Lucia Vieira de
Early Childhood Education
Augmentative and Alternative Communication
Assistive Technology
Collaborative action
Occupational therapy
Educação Infantil
Comunicação Alternativa e Ampliada
Tecnologia Assistiva
Ação colaborativa
Educação
Comunicação
Educação pré-escolar
Professores - Formação
Terapia ocupacional
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
title_short Ações colaborativas em Comunicação Alternativa para crianças com deficiência no ensino infantil
title_full Ações colaborativas em Comunicação Alternativa para crianças com deficiência no ensino infantil
title_fullStr Ações colaborativas em Comunicação Alternativa para crianças com deficiência no ensino infantil
title_full_unstemmed Ações colaborativas em Comunicação Alternativa para crianças com deficiência no ensino infantil
title_sort Ações colaborativas em Comunicação Alternativa para crianças com deficiência no ensino infantil
author Souza, Vera Lucia Vieira de
author_facet Souza, Vera Lucia Vieira de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nunes, Leila Regina D'oliveira de Paula
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=P42498
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Walter, Catia Crivelenti de Figueiredo
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4061818490832341
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Deliberato, Débora
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5154063375333536
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Vasconcellos, Vera Maria Ramos de
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7924221243065056
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Pletsch, Márcia Denise
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762397Y6&dataRevisao=null
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3352060881487032
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Vera Lucia Vieira de
contributor_str_mv Nunes, Leila Regina D'oliveira de Paula
Walter, Catia Crivelenti de Figueiredo
Deliberato, Débora
Vasconcellos, Vera Maria Ramos de
Pletsch, Márcia Denise
dc.subject.eng.fl_str_mv Early Childhood Education
Augmentative and Alternative Communication
Assistive Technology
Collaborative action
Occupational therapy
topic Early Childhood Education
Augmentative and Alternative Communication
Assistive Technology
Collaborative action
Occupational therapy
Educação Infantil
Comunicação Alternativa e Ampliada
Tecnologia Assistiva
Ação colaborativa
Educação
Comunicação
Educação pré-escolar
Professores - Formação
Terapia ocupacional
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Comunicação Alternativa e Ampliada
Tecnologia Assistiva
Ação colaborativa
Educação
Comunicação
Educação pré-escolar
Professores - Formação
Terapia ocupacional
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
description The number of children enrollment in nurseries and pre-school has increased significantly in the last decade and it is expected that the expansion of access reflects in the increasing number of children with disabilities in early childhood education, corresponding to the Inclusive Education policy. Some of the children with disability present speech developmental disorders and lack of motor coordination, thus impairing the ability to communicate and perform activities with the use of their hands. Such limitation restricts the accomplishments and participation of children in recreational and educational activities. To provide opportunities for active participation of these children a set of interventions in the area of Assistive Technology (TA) is required, especially in Augmentative and Alternative Communication (AAC) that consider their abilities and limitations. To contribute to this topic, poorly studies in our country, two studies were conducted with the following objectives: 1) to know the profile of children with physical disabilities and their educators in the context of early childhood education in an administrative area of the City of Rio de Janeiro. 2) to introduce and analyze the effects of the use of AAC and other assistive
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-03-31
dc.date.available.fl_str_mv 2016-06-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-05T21:45:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, Vera Lucia Vieira de. Ações colaborativas em Comunicação Alternativa para crianças com deficiência no ensino infantil. 2015. 348 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10404
identifier_str_mv SOUZA, Vera Lucia Vieira de. Ações colaborativas em Comunicação Alternativa para crianças com deficiência no ensino infantil. 2015. 348 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10404
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/10404/1/Tese_Vera+Lucia+Viera+de+Souza.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 33c3ee332bbb22c2506a3ff4ee9f2a2f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1792352151928832000