Reflexões sobre a prática docente no desenvolvimento da Produção Oral em Francês como Língua Adicional (FLA)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Fonseca, Priscila Rodrigues Cardoso lattes
Orientador(a): Cardoso, Janaina da Silva lattes
Banca de defesa: Pereira, Telma Cristina de Almeida Silva lattes, Fellows, Maria Ruth Machado lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Letras
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
FAL
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6970
Resumo: This paper aims to present an action research that proposes devices that lead teachers to rethink their teaching practices. Thus, it is intended here to demonstrate the current process of acquisition and practice in Oral Production by teachers from private institutions teaching French as Additional Language (FAL) in the state of Rio de Janeiro by the learning strategies by Oxford (1989). Moreover, this study intends to identify and structure teacher's main difficulties during in their formation route. Its theoretical background includes Sociolinguistic, Constructivism and FAL teaching. The data is collected through multiple-choice questionnaires and interviews. This research aims to answer the following questions: What is the role of the university in the FAL s teachers formation? How does teaching-learning process influence the FAL teacher s practice and their continuous formation? What are the main learning strategies related to the acquisition of PO in the vision of FAL s teachers?
id UERJ_c32de86739f7f252fc0bb3ecc9768cae
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/6970
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str
spelling Cardoso, Janaina da Silvahttp://lattes.cnpq.br/2399231900578015Pereira, Telma Cristina de Almeida Silvahttp://lattes.cnpq.br/5612983419355234Fellows, Maria Ruth Machadohttp://lattes.cnpq.br/2430595448559117http://lattes.cnpq.br/7102120455160497Fonseca, Priscila Rodrigues Cardoso2021-01-05T15:17:30Z2018-08-092018-03-22FONSECA, Priscila Rodrigues Cardoso. Reflexões sobre a prática docente no desenvolvimento da Produção Oral em Francês como Língua Adicional (FLA). 2018. 187 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6970This paper aims to present an action research that proposes devices that lead teachers to rethink their teaching practices. Thus, it is intended here to demonstrate the current process of acquisition and practice in Oral Production by teachers from private institutions teaching French as Additional Language (FAL) in the state of Rio de Janeiro by the learning strategies by Oxford (1989). Moreover, this study intends to identify and structure teacher's main difficulties during in their formation route. Its theoretical background includes Sociolinguistic, Constructivism and FAL teaching. The data is collected through multiple-choice questionnaires and interviews. This research aims to answer the following questions: What is the role of the university in the FAL s teachers formation? How does teaching-learning process influence the FAL teacher s practice and their continuous formation? What are the main learning strategies related to the acquisition of PO in the vision of FAL s teachers?Este trabalho tem por finalidade ser uma pesquisa-ação que objetiva oferecer dispositivos que façam os professores repensarem sua prática docente. Assim, pretende-se apresentar o processo atual da aquisição e da prática de Produção Oral (PO) em docentes de instituições privadas de ensino de Francês como Língua Adicional (FLA) do estado do Rio de Janeiro à luz das estratégias de aprendizagem, cunhadas por Oxford (1989). Ademais, há o intuito de identificar e estruturar as principais dificuldades dos professores em seu percurso de formação, tendo como fontes teóricas a Sociolinguística, o Construtivismo e a formação de professores. A coleta de dados dá-se em duas fases, mediante questionários de múltiplas escolhas e aplicação de entrevistas. Esta investigação tem como norte responder às seguintes questões: Qual é o papel da universidade na formação dos professores de FLA? Como o processo de ensino-aprendizagem influencia a prática e a formação contínua dos professores de FLA? Quais são as principais estratégias de aprendizagem ligadas à aquisição da PO na visão desses educadores?Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T15:17:30Z No. of bitstreams: 1 Priscila Rodrigues Cardoso Fonseca - Dissertacao.pdf: 1811107 bytes, checksum: e0cd126788755ae09e9e4004c729cdcc (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T15:17:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Priscila Rodrigues Cardoso Fonseca - Dissertacao.pdf: 1811107 bytes, checksum: e0cd126788755ae09e9e4004c729cdcc (MD5) Previous issue date: 2018-03-22application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em LetrasUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Instituto de LetrasLanguage acquisitionFALOral productionTeaching practiceTeacher trainingLíngua francesa Estudo e ensinoProfessores de línguas FormaçãoAquisição de segunda línguaPrática de ensinoAquisição de linguagemFrancês como Língua AdicionalProdução oralPrática docenteFormação de professoresCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAReflexões sobre a prática docente no desenvolvimento da Produção Oral em Francês como Língua Adicional (FLA)Reflections on teaching practice in the development of oral production in French as Additional Language (FLA)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALPriscila Rodrigues Cardoso Fonseca - Dissertacao.pdfapplication/pdf1811107http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6970/1/Priscila+Rodrigues+Cardoso+Fonseca+-+Dissertacao.pdfe0cd126788755ae09e9e4004c729cdccMD511/69702024-02-27 16:16:46.471oai:www.bdtd.uerj.br:1/6970Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T19:16:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Reflexões sobre a prática docente no desenvolvimento da Produção Oral em Francês como Língua Adicional (FLA)
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Reflections on teaching practice in the development of oral production in French as Additional Language (FLA)
title Reflexões sobre a prática docente no desenvolvimento da Produção Oral em Francês como Língua Adicional (FLA)
spellingShingle Reflexões sobre a prática docente no desenvolvimento da Produção Oral em Francês como Língua Adicional (FLA)
Fonseca, Priscila Rodrigues Cardoso
Language acquisition
FAL
Oral production
Teaching practice
Teacher training
Língua francesa Estudo e ensino
Professores de línguas Formação
Aquisição de segunda língua
Prática de ensino
Aquisição de linguagem
Francês como Língua Adicional
Produção oral
Prática docente
Formação de professores
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
title_short Reflexões sobre a prática docente no desenvolvimento da Produção Oral em Francês como Língua Adicional (FLA)
title_full Reflexões sobre a prática docente no desenvolvimento da Produção Oral em Francês como Língua Adicional (FLA)
title_fullStr Reflexões sobre a prática docente no desenvolvimento da Produção Oral em Francês como Língua Adicional (FLA)
title_full_unstemmed Reflexões sobre a prática docente no desenvolvimento da Produção Oral em Francês como Língua Adicional (FLA)
title_sort Reflexões sobre a prática docente no desenvolvimento da Produção Oral em Francês como Língua Adicional (FLA)
author Fonseca, Priscila Rodrigues Cardoso
author_facet Fonseca, Priscila Rodrigues Cardoso
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cardoso, Janaina da Silva
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2399231900578015
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Pereira, Telma Cristina de Almeida Silva
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5612983419355234
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Fellows, Maria Ruth Machado
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2430595448559117
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7102120455160497
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Priscila Rodrigues Cardoso
contributor_str_mv Cardoso, Janaina da Silva
Pereira, Telma Cristina de Almeida Silva
Fellows, Maria Ruth Machado
dc.subject.eng.fl_str_mv Language acquisition
FAL
Oral production
Teaching practice
Teacher training
topic Language acquisition
FAL
Oral production
Teaching practice
Teacher training
Língua francesa Estudo e ensino
Professores de línguas Formação
Aquisição de segunda língua
Prática de ensino
Aquisição de linguagem
Francês como Língua Adicional
Produção oral
Prática docente
Formação de professores
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
dc.subject.por.fl_str_mv Língua francesa Estudo e ensino
Professores de línguas Formação
Aquisição de segunda língua
Prática de ensino
Aquisição de linguagem
Francês como Língua Adicional
Produção oral
Prática docente
Formação de professores
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
description This paper aims to present an action research that proposes devices that lead teachers to rethink their teaching practices. Thus, it is intended here to demonstrate the current process of acquisition and practice in Oral Production by teachers from private institutions teaching French as Additional Language (FAL) in the state of Rio de Janeiro by the learning strategies by Oxford (1989). Moreover, this study intends to identify and structure teacher's main difficulties during in their formation route. Its theoretical background includes Sociolinguistic, Constructivism and FAL teaching. The data is collected through multiple-choice questionnaires and interviews. This research aims to answer the following questions: What is the role of the university in the FAL s teachers formation? How does teaching-learning process influence the FAL teacher s practice and their continuous formation? What are the main learning strategies related to the acquisition of PO in the vision of FAL s teachers?
publishDate 2018
dc.date.available.fl_str_mv 2018-08-09
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-03-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-05T15:17:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FONSECA, Priscila Rodrigues Cardoso. Reflexões sobre a prática docente no desenvolvimento da Produção Oral em Francês como Língua Adicional (FLA). 2018. 187 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6970
identifier_str_mv FONSECA, Priscila Rodrigues Cardoso. Reflexões sobre a prática docente no desenvolvimento da Produção Oral em Francês como Língua Adicional (FLA). 2018. 187 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6970
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6970/1/Priscila+Rodrigues+Cardoso+Fonseca+-+Dissertacao.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e0cd126788755ae09e9e4004c729cdcc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1792352126703239168