Reflexões sobre a prática docente no desenvolvimento da Produção Oral em Francês como Língua Adicional (FLA)
Ano de defesa: | 2018 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Letras
|
Departamento: |
Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6970 |
Resumo: | This paper aims to present an action research that proposes devices that lead teachers to rethink their teaching practices. Thus, it is intended here to demonstrate the current process of acquisition and practice in Oral Production by teachers from private institutions teaching French as Additional Language (FAL) in the state of Rio de Janeiro by the learning strategies by Oxford (1989). Moreover, this study intends to identify and structure teacher's main difficulties during in their formation route. Its theoretical background includes Sociolinguistic, Constructivism and FAL teaching. The data is collected through multiple-choice questionnaires and interviews. This research aims to answer the following questions: What is the role of the university in the FAL s teachers formation? How does teaching-learning process influence the FAL teacher s practice and their continuous formation? What are the main learning strategies related to the acquisition of PO in the vision of FAL s teachers? |
id |
UERJ_c32de86739f7f252fc0bb3ecc9768cae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.bdtd.uerj.br:1/6970 |
network_acronym_str |
UERJ |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Cardoso, Janaina da Silvahttp://lattes.cnpq.br/2399231900578015Pereira, Telma Cristina de Almeida Silvahttp://lattes.cnpq.br/5612983419355234Fellows, Maria Ruth Machadohttp://lattes.cnpq.br/2430595448559117http://lattes.cnpq.br/7102120455160497Fonseca, Priscila Rodrigues Cardoso2021-01-05T15:17:30Z2018-08-092018-03-22FONSECA, Priscila Rodrigues Cardoso. Reflexões sobre a prática docente no desenvolvimento da Produção Oral em Francês como Língua Adicional (FLA). 2018. 187 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6970This paper aims to present an action research that proposes devices that lead teachers to rethink their teaching practices. Thus, it is intended here to demonstrate the current process of acquisition and practice in Oral Production by teachers from private institutions teaching French as Additional Language (FAL) in the state of Rio de Janeiro by the learning strategies by Oxford (1989). Moreover, this study intends to identify and structure teacher's main difficulties during in their formation route. Its theoretical background includes Sociolinguistic, Constructivism and FAL teaching. The data is collected through multiple-choice questionnaires and interviews. This research aims to answer the following questions: What is the role of the university in the FAL s teachers formation? How does teaching-learning process influence the FAL teacher s practice and their continuous formation? What are the main learning strategies related to the acquisition of PO in the vision of FAL s teachers?Este trabalho tem por finalidade ser uma pesquisa-ação que objetiva oferecer dispositivos que façam os professores repensarem sua prática docente. Assim, pretende-se apresentar o processo atual da aquisição e da prática de Produção Oral (PO) em docentes de instituições privadas de ensino de Francês como Língua Adicional (FLA) do estado do Rio de Janeiro à luz das estratégias de aprendizagem, cunhadas por Oxford (1989). Ademais, há o intuito de identificar e estruturar as principais dificuldades dos professores em seu percurso de formação, tendo como fontes teóricas a Sociolinguística, o Construtivismo e a formação de professores. A coleta de dados dá-se em duas fases, mediante questionários de múltiplas escolhas e aplicação de entrevistas. Esta investigação tem como norte responder às seguintes questões: Qual é o papel da universidade na formação dos professores de FLA? Como o processo de ensino-aprendizagem influencia a prática e a formação contínua dos professores de FLA? Quais são as principais estratégias de aprendizagem ligadas à aquisição da PO na visão desses educadores?Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T15:17:30Z No. of bitstreams: 1 Priscila Rodrigues Cardoso Fonseca - Dissertacao.pdf: 1811107 bytes, checksum: e0cd126788755ae09e9e4004c729cdcc (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T15:17:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Priscila Rodrigues Cardoso Fonseca - Dissertacao.pdf: 1811107 bytes, checksum: e0cd126788755ae09e9e4004c729cdcc (MD5) Previous issue date: 2018-03-22application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em LetrasUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Instituto de LetrasLanguage acquisitionFALOral productionTeaching practiceTeacher trainingLíngua francesa Estudo e ensinoProfessores de línguas FormaçãoAquisição de segunda línguaPrática de ensinoAquisição de linguagemFrancês como Língua AdicionalProdução oralPrática docenteFormação de professoresCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAReflexões sobre a prática docente no desenvolvimento da Produção Oral em Francês como Língua Adicional (FLA)Reflections on teaching practice in the development of oral production in French as Additional Language (FLA)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALPriscila Rodrigues Cardoso Fonseca - Dissertacao.pdfapplication/pdf1811107http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6970/1/Priscila+Rodrigues+Cardoso+Fonseca+-+Dissertacao.pdfe0cd126788755ae09e9e4004c729cdccMD511/69702024-02-27 16:16:46.471oai:www.bdtd.uerj.br:1/6970Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T19:16:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Reflexões sobre a prática docente no desenvolvimento da Produção Oral em Francês como Língua Adicional (FLA) |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Reflections on teaching practice in the development of oral production in French as Additional Language (FLA) |
title |
Reflexões sobre a prática docente no desenvolvimento da Produção Oral em Francês como Língua Adicional (FLA) |
spellingShingle |
Reflexões sobre a prática docente no desenvolvimento da Produção Oral em Francês como Língua Adicional (FLA) Fonseca, Priscila Rodrigues Cardoso Language acquisition FAL Oral production Teaching practice Teacher training Língua francesa Estudo e ensino Professores de línguas Formação Aquisição de segunda língua Prática de ensino Aquisição de linguagem Francês como Língua Adicional Produção oral Prática docente Formação de professores CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
title_short |
Reflexões sobre a prática docente no desenvolvimento da Produção Oral em Francês como Língua Adicional (FLA) |
title_full |
Reflexões sobre a prática docente no desenvolvimento da Produção Oral em Francês como Língua Adicional (FLA) |
title_fullStr |
Reflexões sobre a prática docente no desenvolvimento da Produção Oral em Francês como Língua Adicional (FLA) |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre a prática docente no desenvolvimento da Produção Oral em Francês como Língua Adicional (FLA) |
title_sort |
Reflexões sobre a prática docente no desenvolvimento da Produção Oral em Francês como Língua Adicional (FLA) |
author |
Fonseca, Priscila Rodrigues Cardoso |
author_facet |
Fonseca, Priscila Rodrigues Cardoso |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cardoso, Janaina da Silva |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2399231900578015 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Pereira, Telma Cristina de Almeida Silva |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5612983419355234 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Fellows, Maria Ruth Machado |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2430595448559117 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7102120455160497 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Priscila Rodrigues Cardoso |
contributor_str_mv |
Cardoso, Janaina da Silva Pereira, Telma Cristina de Almeida Silva Fellows, Maria Ruth Machado |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Language acquisition FAL Oral production Teaching practice Teacher training |
topic |
Language acquisition FAL Oral production Teaching practice Teacher training Língua francesa Estudo e ensino Professores de línguas Formação Aquisição de segunda língua Prática de ensino Aquisição de linguagem Francês como Língua Adicional Produção oral Prática docente Formação de professores CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua francesa Estudo e ensino Professores de línguas Formação Aquisição de segunda língua Prática de ensino Aquisição de linguagem Francês como Língua Adicional Produção oral Prática docente Formação de professores |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
description |
This paper aims to present an action research that proposes devices that lead teachers to rethink their teaching practices. Thus, it is intended here to demonstrate the current process of acquisition and practice in Oral Production by teachers from private institutions teaching French as Additional Language (FAL) in the state of Rio de Janeiro by the learning strategies by Oxford (1989). Moreover, this study intends to identify and structure teacher's main difficulties during in their formation route. Its theoretical background includes Sociolinguistic, Constructivism and FAL teaching. The data is collected through multiple-choice questionnaires and interviews. This research aims to answer the following questions: What is the role of the university in the FAL s teachers formation? How does teaching-learning process influence the FAL teacher s practice and their continuous formation? What are the main learning strategies related to the acquisition of PO in the vision of FAL s teachers? |
publishDate |
2018 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-08-09 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-03-22 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-05T15:17:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FONSECA, Priscila Rodrigues Cardoso. Reflexões sobre a prática docente no desenvolvimento da Produção Oral em Francês como Língua Adicional (FLA). 2018. 187 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6970 |
identifier_str_mv |
FONSECA, Priscila Rodrigues Cardoso. Reflexões sobre a prática docente no desenvolvimento da Produção Oral em Francês como Língua Adicional (FLA). 2018. 187 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
url |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6970 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Letras |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UERJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6970/1/Priscila+Rodrigues+Cardoso+Fonseca+-+Dissertacao.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e0cd126788755ae09e9e4004c729cdcc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd.suporte@uerj.br |
_version_ |
1792352126703239168 |