Tempo,tempo,tempo: usos da noção de tempo histórico nos livros didáticos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Sarraff, Luiza Rafaela Bezerra lattes
Orientador(a): Penna, Fernando de Araujo lattes
Banca de defesa: Rocha, Helenice Aparecida Bastos lattes, Monteiro, Ana Maria Ferreira da Costa lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em História Social
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/13597
Resumo: The present work has as main object the different forms of approach and operationalization of historical time in didactic books of history of the final years of elementary school. For the analysis of such an object, I will resort to a theoretical framework that problematizes the didactic book as a complex cultural object (BITTENCOURT, 2004, p299) and as privileged supports that condense the historical narrative whose main raw material is time. In this way, we use a chapter from the 6th grade book and a chapter from the 9th book of the sixteen collections approved by the 2011 National Textbook Program, the program announcement and the 2011 textbook guide. For analytical construction Of this theme, we mobilize as theoretical and methodological reference, mainly, the theoretical framework of Reinhart Koselleck who values the discussion of historical time. Thus, this dissertation aims to analyze the treatment of the notion of historical time in school didactic narratives through the study of History textbooks, considering the specificity of scholarly historical knowledge in relation to academic history.
id UERJ_f99e604fde26861609176bb8dab4db91
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/13597
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str
spelling Penna, Fernando de Araujohttp://lattes.cnpq.br/9967596498287478Rocha, Helenice Aparecida Bastoshttp://lattes.cnpq.br/5691780670835782Monteiro, Ana Maria Ferreira da Costahttp://lattes.cnpq.br/6098382779643532http://lattes.cnpq.br/1420957556388625Sarraff, Luiza Rafaela Bezerra2021-01-07T00:15:42Z2017-09-142017-03-07http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/13597The present work has as main object the different forms of approach and operationalization of historical time in didactic books of history of the final years of elementary school. For the analysis of such an object, I will resort to a theoretical framework that problematizes the didactic book as a complex cultural object (BITTENCOURT, 2004, p299) and as privileged supports that condense the historical narrative whose main raw material is time. In this way, we use a chapter from the 6th grade book and a chapter from the 9th book of the sixteen collections approved by the 2011 National Textbook Program, the program announcement and the 2011 textbook guide. For analytical construction Of this theme, we mobilize as theoretical and methodological reference, mainly, the theoretical framework of Reinhart Koselleck who values the discussion of historical time. Thus, this dissertation aims to analyze the treatment of the notion of historical time in school didactic narratives through the study of History textbooks, considering the specificity of scholarly historical knowledge in relation to academic history.O presente trabalho possui como objeto principal as diferentes formas de abordagem e operacionalização do tempo histórico em livros didáticos de história dos anos finais da ensino fundamental. Para a análise de tal objeto, recorrerei a um referencial teórico que problematize o livro didático como um objeto cultural complexo (BITTENCOURT,2004, p. 299) e como suportes privilegiados que condensam a narrativa histórica que tem como principal matéria-prima o tempo. Desta forma, utilizamos um capítulo do livro do 6º ano e um capítulo do livro do 9º das dezesseis coleções aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático do ano de 2011, o edital do programa e o guia dos livros didáticos de 2011. Para a construção analítica de tal tema, mobilizamos como referencial teórico e metodológico, principalmente, o arcabouço teórico de Reinhart Koselleck que preza pela discussão do tempo histórico. Sendo assim, esta dissertação visa analisar o tratamento da noção de tempo histórico nas narrativas didáticas escolares através do estudo dos livros didáticos de História, considerando a especificidade do conhecimento histórico escolar em relação à história acadêmica.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-07T00:15:42Z No. of bitstreams: 1 Luiza Sarraff.pdf: 639725 bytes, checksum: 18420bb6e365d48be201a4884f068a00 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-07T00:15:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Luiza Sarraff.pdf: 639725 bytes, checksum: 18420bb6e365d48be201a4884f068a00 (MD5) Previous issue date: 2017-03-07Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em História SocialUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de ProfessoresTeaching HistoryHistorical timeTextbookPNLDReinhart KoselleckEnsino de HistóriaTempo históricoLivro DidáticoPNLDReinhart KoselleckCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIATempo,tempo,tempo: usos da noção de tempo histórico nos livros didáticosTime, time, time: Uses of the notion of historical time in textbooksinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALLuiza Sarraff.pdfapplication/pdf639725http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/13597/1/Luiza+Sarraff.pdf18420bb6e365d48be201a4884f068a00MD511/135972024-02-27 16:09:11.192oai:www.bdtd.uerj.br:1/13597Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T19:09:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Tempo,tempo,tempo: usos da noção de tempo histórico nos livros didáticos
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Time, time, time: Uses of the notion of historical time in textbooks
title Tempo,tempo,tempo: usos da noção de tempo histórico nos livros didáticos
spellingShingle Tempo,tempo,tempo: usos da noção de tempo histórico nos livros didáticos
Sarraff, Luiza Rafaela Bezerra
Teaching History
Historical time
Textbook
PNLD
Reinhart Koselleck
Ensino de História
Tempo histórico
Livro Didático
PNLD
Reinhart Koselleck
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
title_short Tempo,tempo,tempo: usos da noção de tempo histórico nos livros didáticos
title_full Tempo,tempo,tempo: usos da noção de tempo histórico nos livros didáticos
title_fullStr Tempo,tempo,tempo: usos da noção de tempo histórico nos livros didáticos
title_full_unstemmed Tempo,tempo,tempo: usos da noção de tempo histórico nos livros didáticos
title_sort Tempo,tempo,tempo: usos da noção de tempo histórico nos livros didáticos
author Sarraff, Luiza Rafaela Bezerra
author_facet Sarraff, Luiza Rafaela Bezerra
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Penna, Fernando de Araujo
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9967596498287478
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Rocha, Helenice Aparecida Bastos
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5691780670835782
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Monteiro, Ana Maria Ferreira da Costa
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6098382779643532
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1420957556388625
dc.contributor.author.fl_str_mv Sarraff, Luiza Rafaela Bezerra
contributor_str_mv Penna, Fernando de Araujo
Rocha, Helenice Aparecida Bastos
Monteiro, Ana Maria Ferreira da Costa
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching History
Historical time
Textbook
PNLD
Reinhart Koselleck
topic Teaching History
Historical time
Textbook
PNLD
Reinhart Koselleck
Ensino de História
Tempo histórico
Livro Didático
PNLD
Reinhart Koselleck
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História
Tempo histórico
Livro Didático
PNLD
Reinhart Koselleck
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
description The present work has as main object the different forms of approach and operationalization of historical time in didactic books of history of the final years of elementary school. For the analysis of such an object, I will resort to a theoretical framework that problematizes the didactic book as a complex cultural object (BITTENCOURT, 2004, p299) and as privileged supports that condense the historical narrative whose main raw material is time. In this way, we use a chapter from the 6th grade book and a chapter from the 9th book of the sixteen collections approved by the 2011 National Textbook Program, the program announcement and the 2011 textbook guide. For analytical construction Of this theme, we mobilize as theoretical and methodological reference, mainly, the theoretical framework of Reinhart Koselleck who values the discussion of historical time. Thus, this dissertation aims to analyze the treatment of the notion of historical time in school didactic narratives through the study of History textbooks, considering the specificity of scholarly historical knowledge in relation to academic history.
publishDate 2017
dc.date.available.fl_str_mv 2017-09-14
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-03-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-07T00:15:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/13597
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/13597
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em História Social
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/13597/1/Luiza+Sarraff.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 18420bb6e365d48be201a4884f068a00
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1792352175033155584