Implicações de um curso a distância à formação humana de professores: um estudo sobre egressos da graduação em Pedagogia da UERJ
Ano de defesa: | 2009 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana
|
Departamento: |
Centro de Educação e Humanidades
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14881 |
Resumo: | The research undertaken aimed to investigate how the Pedagogy Course at Distance Learning of Rio de Janeiro State University (UERJ) involved the teaching practice of graduates of the course. We started discussing the concept of human formation through three categories: work, knowledge and technology and focuses on how the distance education and the technology can contribute to human development in our society. Continuing focus the Course of UERJ and discuss what are the contributions and contradictions in this course offered through the CEDERJ Consortium. We performed a comparison between theoretical and practice of the teachers interviewed in order to approach to their reality and realize that the course had implications for the practice of them. To achieve this result we use semi-structured interviews that were analyzed using the methodology of content analysis. Our work is guided by the historical materialism, so interested in how the theory and practice are related in the case of our respondents. The result of the analysis indicated how the course helped to make this critical and reflective practice. |
id |
UERJ_fe7b4feb6a88f32c777a04e8e7edf162 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.bdtd.uerj.br:1/14881 |
network_acronym_str |
UERJ |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Eloiza da Silva Gomes deCPF:17880378715http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=B173485Gama, Zacarias JaeggerCPF:34411240734http://lattes.cnpq.br/4100298243027510Vilarinho, Lúcia Regina GoulartCPF:29940214715http://lattes.cnpq.br/1757678864925265CPF:05653235717http://lattes.cnpq.br/3370139310730073Santos, Lázaro2021-01-07T18:16:34Z2012-05-032009-11-23SANTOS, Lázaro. Implicações de um curso a distância à formação humana de professores: um estudo sobre egressos da graduação em Pedagogia da UERJ. 2009. 281 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14881The research undertaken aimed to investigate how the Pedagogy Course at Distance Learning of Rio de Janeiro State University (UERJ) involved the teaching practice of graduates of the course. We started discussing the concept of human formation through three categories: work, knowledge and technology and focuses on how the distance education and the technology can contribute to human development in our society. Continuing focus the Course of UERJ and discuss what are the contributions and contradictions in this course offered through the CEDERJ Consortium. We performed a comparison between theoretical and practice of the teachers interviewed in order to approach to their reality and realize that the course had implications for the practice of them. To achieve this result we use semi-structured interviews that were analyzed using the methodology of content analysis. Our work is guided by the historical materialism, so interested in how the theory and practice are related in the case of our respondents. The result of the analysis indicated how the course helped to make this critical and reflective practice.A pesquisa desenvolvida teve como objetivo investigar como o curso de Pedagogia a Distância da UERJ implicou a prática docente de egressos do curso. Partimos da discussão da concepção de formação do homem através de três categorias: trabalho, conhecimento e tecnologia e debatemos como a Educação a Distância e as tecnologias podem contribuir para a formação humana em nossa sociedade. Dando continuidade focamos o caso da graduação em Pedagogia a Distância da UERJ e discutimos quais são as contribuições e contradições existentes neste curso oferecido através do Consórcio CEDERJ. Realizamos o confronto entre os nossos referenciais teóricos e a prática das professoras entrevistadas a fim de nos aproximarmos de sua realidade e percebermos que implicações o curso teve à prática das mesmas. Para chegar a este resultado fizemos uso de entrevistas semi-estruturas que foram analisadas através da metodologia de análise do conteúdo. Nosso trabalho é pautado no materialismo histórico, portanto nos interessa como a teoria e a prática se relacionam no caso de nossas entrevistadas. O resultado da análise indicou de que maneira o curso colaborou para tornar essa prática reflexiva e crítica.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-07T18:16:33Z No. of bitstreams: 1 Dissert_Lazaro Bdtd.pdf: 2569291 bytes, checksum: a075bf288491727859cc6543feb4d3b3 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-07T18:16:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissert_Lazaro Bdtd.pdf: 2569291 bytes, checksum: a075bf288491727859cc6543feb4d3b3 (MD5) Previous issue date: 2009-11-23application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação HumanaUERJBRCentro de Educação e HumanidadesWorkKnowledgeTechnologyTeaching practiceEmancipationReproductionAlienationTrabalhoConhecimentoTecnologiaPrática docenteEmancipaçãoReproduçãoAlienaçãoEnsino a distânciaProfessores - FormaçãoEducação e EstadoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALImplicações de um curso a distância à formação humana de professores: um estudo sobre egressos da graduação em Pedagogia da UERJImplicações de um curso a distância à formação humana de professores: um estudo sobre egressos da graduação em Pedagogia da UERJinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALDissert_Lazaro Bdtd.pdfapplication/pdf2569291http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/14881/1/Dissert_Lazaro+Bdtd.pdfa075bf288491727859cc6543feb4d3b3MD511/148812023-03-09 14:05:42.845oai:www.bdtd.uerj.br:1/14881Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032023-03-09T17:05:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Implicações de um curso a distância à formação humana de professores: um estudo sobre egressos da graduação em Pedagogia da UERJ Implicações de um curso a distância à formação humana de professores: um estudo sobre egressos da graduação em Pedagogia da UERJ |
title |
Implicações de um curso a distância à formação humana de professores: um estudo sobre egressos da graduação em Pedagogia da UERJ |
spellingShingle |
Implicações de um curso a distância à formação humana de professores: um estudo sobre egressos da graduação em Pedagogia da UERJ Santos, Lázaro Work Knowledge Technology Teaching practice Emancipation Reproduction Alienation Trabalho Conhecimento Tecnologia Prática docente Emancipação Reprodução Alienação Ensino a distância Professores - Formação Educação e Estado CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
title_short |
Implicações de um curso a distância à formação humana de professores: um estudo sobre egressos da graduação em Pedagogia da UERJ |
title_full |
Implicações de um curso a distância à formação humana de professores: um estudo sobre egressos da graduação em Pedagogia da UERJ |
title_fullStr |
Implicações de um curso a distância à formação humana de professores: um estudo sobre egressos da graduação em Pedagogia da UERJ |
title_full_unstemmed |
Implicações de um curso a distância à formação humana de professores: um estudo sobre egressos da graduação em Pedagogia da UERJ |
title_sort |
Implicações de um curso a distância à formação humana de professores: um estudo sobre egressos da graduação em Pedagogia da UERJ |
author |
Santos, Lázaro |
author_facet |
Santos, Lázaro |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, Eloiza da Silva Gomes de |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:17880378715 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=B173485 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Gama, Zacarias Jaegger |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
CPF:34411240734 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4100298243027510 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Vilarinho, Lúcia Regina Goulart |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
CPF:29940214715 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1757678864925265 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:05653235717 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3370139310730073 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Lázaro |
contributor_str_mv |
Oliveira, Eloiza da Silva Gomes de Gama, Zacarias Jaegger Vilarinho, Lúcia Regina Goulart |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Work Knowledge Technology Teaching practice Emancipation Reproduction Alienation |
topic |
Work Knowledge Technology Teaching practice Emancipation Reproduction Alienation Trabalho Conhecimento Tecnologia Prática docente Emancipação Reprodução Alienação Ensino a distância Professores - Formação Educação e Estado CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho Conhecimento Tecnologia Prática docente Emancipação Reprodução Alienação Ensino a distância Professores - Formação Educação e Estado |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
description |
The research undertaken aimed to investigate how the Pedagogy Course at Distance Learning of Rio de Janeiro State University (UERJ) involved the teaching practice of graduates of the course. We started discussing the concept of human formation through three categories: work, knowledge and technology and focuses on how the distance education and the technology can contribute to human development in our society. Continuing focus the Course of UERJ and discuss what are the contributions and contradictions in this course offered through the CEDERJ Consortium. We performed a comparison between theoretical and practice of the teachers interviewed in order to approach to their reality and realize that the course had implications for the practice of them. To achieve this result we use semi-structured interviews that were analyzed using the methodology of content analysis. Our work is guided by the historical materialism, so interested in how the theory and practice are related in the case of our respondents. The result of the analysis indicated how the course helped to make this critical and reflective practice. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-11-23 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-05-03 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-07T18:16:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANTOS, Lázaro. Implicações de um curso a distância à formação humana de professores: um estudo sobre egressos da graduação em Pedagogia da UERJ. 2009. 281 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14881 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Lázaro. Implicações de um curso a distância à formação humana de professores: um estudo sobre egressos da graduação em Pedagogia da UERJ. 2009. 281 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. |
url |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14881 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UERJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Educação e Humanidades |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/14881/1/Dissert_Lazaro+Bdtd.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a075bf288491727859cc6543feb4d3b3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd.suporte@uerj.br |
_version_ |
1792352185114165248 |