“Para as ondas do mar sagrado”: uma etnografia dos rituais de rezadeiras e rezadores de Delmiro Gouveia, sertão de Alagoas.
Ano de defesa: | 2018 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Alagoas
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2548 |
Resumo: | Trazer à tona os rituais com base numa análise antropológica ainda não se constitui uma tarefa fácil. Durante décadas os rituais foram pesquisados e analisados como fenômenos distanciados do cotidiano, sempre com uma abordagem voltada para a oposição entre magia e religião. Passadas essas décadas a análise de rituais hoje, é ampliada para as situações do cotidiano sem que haja uma separação das atividades que compõe o dia-a-dia. As práticas rituais das rezadeiras e rezadores de Delmiro Gouveia, sertão alagoano, mulheres e homens da roça que migraram para a cidade demonstram no ato de rezar nas pessoas que as suas práticas também passaram por transformações, como a inserção das músicas no ritual. Transcrevemos dois rituais na íntegra para demonstrar como a relação entre eles é distinta, mas, se assemelham em alguns pontos, como uma communitas do tipo existencial (TURNER,1974) que pode ser percebida e analisada, e como a situação emergencial de cura terapêutica é, na maioria dos casos, a razão principal da procura por rezadeiras e rezadores nesta cidade. Durante o ano de 2016 e até meados de 2017 através da observação participante, das Fichas de Identificação e das entrevistas gravadas em aúdio, recursos indispensáveis para a construção desta etnografia, construímos relações com os interlocutores, personagens principais dessa trama da vida real. Assim, concluímos que é como um rio caudaloso, sempre em movimento, que os rituais aqui transcritos e analisados se constituem e se reconstroem. Victor Turner (1974), Oliveira (1988), Oliveira (1985a) (1985b), Tambiah (1985), Harner (1980), Langdon (1996), Martins (2009), entre outros, autores em sua maioria antropólogos, deram sustentação científica com suas teorias para que esta etnografia fosse realizada. |
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Barros, Rachel Rocha de Almeidahttp://lattes.cnpq.br/5324281252847854Martins, Silvia Aguiar Carneirohttp://lattes.cnpq.br/3656772019325644Batista, Mércia Rejane Rangelhttp://lattes.cnpq.br/2393048148588630http://lattes.cnpq.br/9912993046434191Santos, Sergiana Vieira dos2018-02-28T17:54:18Z2018-02-272018-02-28T17:54:18Z2018-01-22SANTOS, Sergiana Vieira dos. “Para as ondas do mar sagrado”: uma etnografia dos rituais de rezadeiras e rezadores de Delmiro Gouveia, sertão de Alagoas. 2018. 109 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Instituto de Ciências Sociais, Programa de Pós Graduação em Antropologia Social, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2548Trazer à tona os rituais com base numa análise antropológica ainda não se constitui uma tarefa fácil. Durante décadas os rituais foram pesquisados e analisados como fenômenos distanciados do cotidiano, sempre com uma abordagem voltada para a oposição entre magia e religião. Passadas essas décadas a análise de rituais hoje, é ampliada para as situações do cotidiano sem que haja uma separação das atividades que compõe o dia-a-dia. As práticas rituais das rezadeiras e rezadores de Delmiro Gouveia, sertão alagoano, mulheres e homens da roça que migraram para a cidade demonstram no ato de rezar nas pessoas que as suas práticas também passaram por transformações, como a inserção das músicas no ritual. Transcrevemos dois rituais na íntegra para demonstrar como a relação entre eles é distinta, mas, se assemelham em alguns pontos, como uma communitas do tipo existencial (TURNER,1974) que pode ser percebida e analisada, e como a situação emergencial de cura terapêutica é, na maioria dos casos, a razão principal da procura por rezadeiras e rezadores nesta cidade. Durante o ano de 2016 e até meados de 2017 através da observação participante, das Fichas de Identificação e das entrevistas gravadas em aúdio, recursos indispensáveis para a construção desta etnografia, construímos relações com os interlocutores, personagens principais dessa trama da vida real. Assim, concluímos que é como um rio caudaloso, sempre em movimento, que os rituais aqui transcritos e analisados se constituem e se reconstroem. Victor Turner (1974), Oliveira (1988), Oliveira (1985a) (1985b), Tambiah (1985), Harner (1980), Langdon (1996), Martins (2009), entre outros, autores em sua maioria antropólogos, deram sustentação científica com suas teorias para que esta etnografia fosse realizada.Bringing rituals to the surface on the basis of anthropological analysis is not an easy task. For decades rituals have been researched and analyzed as phenomenon distanced from everyday, always with an approach focused on the opposition between magic and religion. After these decades the analysis of rituals today is extended to everyday situations without there being a separation of the activities that make up the day to day. The ritual practices of the female faith healers of Delmiro Gouveia, the Alagoas sertão, women and men of the country that migrated to the city demonstrate in the act of praying in people that their practices also underwent transformations. We transcribe two rituals in full to demonstrate how the relationship between them is distinct but, if they resemble in some respects, how a communitas do existential type (TURNER, 1974) can be perceived and how the emergency situation of therapeutic healing is, in most cases, the main reason for the search for female faith healers in this city. During the year 2016 and until the middle of 2017 through participant observation, identification cards and interviews recorded in audio, indispensable resources for the construction of this ethnography, we built relationships with the interlocutors, main characters of this plot of real life. Thus, we conclude that it is like a mighty river always in movement that the rituals here ethnographed are constituted and reconstructed. The works of Victor Turner (1974), Oliveira (1988), Oliveira (1985), Tambiah (1985), Harner (1980), Langdon (1996), Martins (2009) among others, authors mostly anthropologists, gave scientific support with their theories for this ethnography to be carried out.Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de AlagoasporUniversidade Federal de AlagoasPrograma de Pós-Graduação em Antropologia SocialUFALBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIARituais – EtnografiaRezadeiras – Delmiro Gouveia (AL)Rezas – Práticas de curaRituals - EthnographyPrayers - Healing practices.“Para as ondas do mar sagrado”: uma etnografia dos rituais de rezadeiras e rezadores de Delmiro Gouveia, sertão de Alagoas.“For the waves of the sacred sea”: na etnography of the rituals of female faith healers of Delmiro Gouveia, backwoods of Alagoasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFALORIGINALPara as ondas do mar sagrado - uma etnografia dos rituais de rezadeiras e rezadores de Delmiro Gouveia.pdfPara as ondas do mar sagrado - uma etnografia dos rituais de rezadeiras e rezadores de Delmiro Gouveia.pdf“Para as ondas do mar sagrado”: uma etnografia dos rituais de rezadeiras e rezadores de Delmiro Gouveia, sertão de Alagoas.application/pdf1588777http://www.repositorio.ufal.br/jspui/bitstream/riufal/2548/1/Para%20as%20ondas%20do%20mar%20sagrado%20-%20uma%20etnografia%20dos%20rituais%20de%20rezadeiras%20e%20rezadores%20de%20Delmiro%20Gouveia.pdfc9924059ec401eae7d69b29524b88374MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://www.repositorio.ufal.br/jspui/bitstream/riufal/2548/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52riufal/25482019-01-09 21:37:38.17oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/2548TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqiAobyBhdXRvciAoZXMpIG91IG8gdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIApJbnN0aXR1Y2lvbmFsIG8gZGlyZWl0byBuw6NvLWV4Y2x1c2l2byBkZSByZXByb2R1emlyLCAgdHJhZHV6aXIgKGNvbmZvcm1lIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBhIApzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIApmb3JtYXRvcyDDoXVkaW8gb3UgdsOtZGVvLgoKVm9jw6ogY29uY29yZGEgcXVlIG8gRGVwb3NpdGEgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250ZcO6ZG8sIHRyYW5zcG9yIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBwYXJhIHF1YWxxdWVyIG1laW8gb3UgZm9ybWF0byAKcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIERlcG9zaXRhIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBkZSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrLXVwIAplIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gw6kgb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgdm9jw6ogdGVtIG8gcG9kZXIgZGUgY29uY2VkZXIgb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EuIApWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgCmRlIG5pbmd1w6ltLgoKQ2FzbyBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIHZvY8OqIG7Do28gcG9zc3VpIGEgdGl0dWxhcmlkYWRlIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgdm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgCm9idGV2ZSBhIHBlcm1pc3PDo28gaXJyZXN0cml0YSBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGFyYSBjb25jZWRlciBhbyBEZXBvc2l0YSBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgCm5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGRlIHByb3ByaWVkYWRlIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3TDoSBjbGFyYW1lbnRlIGlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIApvdSBubyBjb250ZcO6ZG8gZGEgcHVibGljYcOnw6NvIG9yYSBkZXBvc2l0YWRhLgoKQ0FTTyBBIFBVQkxJQ0HDh8ODTyBPUkEgREVQT1NJVEFEQSBURU5IQSBTSURPIFJFU1VMVEFETyBERSBVTSBQQVRST0PDjU5JTyBPVSBBUE9JTyBERSBVTUEgQUfDik5DSUEgREUgRk9NRU5UTyBPVSBPVVRSTyAKT1JHQU5JU01PLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyBUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgCkVYSUdJREFTIFBPUiBDT05UUkFUTyBPVSBBQ09SRE8uCgpPIERlcG9zaXRhIHNlIGNvbXByb21ldGUgYSBpZGVudGlmaWNhciBjbGFyYW1lbnRlIG8gc2V1IG5vbWUgKHMpIG91IG8ocykgbm9tZShzKSBkbyhzKSBkZXRlbnRvcihlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIAphdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KRepositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:46482019-01-09T21:37:38Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false |
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