Autoria na internet e suas possibilidades didáticas
Ano de defesa: | 2010 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Alagoas
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Educação
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/360 |
Resumo: | Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoas |
id |
UFAL_703e5505413dea4bbc43890242dc8b12 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/360 |
network_acronym_str |
UFAL |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository_id_str |
|
spelling |
Mercado, Luis Paulo Leopoldohttp://lattes.cnpq.br/5780536667755396Pinto, Anamelea de CamposPINTO, Anamelea de C.Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto dehttp://lattes.cnpq.br/7485134644744641http://lattes.cnpq.br/3106780553307514Silva, Ivanderson Pereira da2015-08-25T18:16:56Z2012-09-192015-08-25T18:16:56Z2010-10-29SILVA, Ivanderson Pereira da. Autoria na internet e suas possibilidades didáticas. 2010. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010.http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/360Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de AlagoasEste estudo investiga a autoria na internet e suas possibilidades didáticas utilizando as TIC. A questão que norteou a investigação foi: Quais as potencialidades da Pedagogia da Autoria nas Interfaces da Internet enquanto metodologia de ensino? Teve por objetivos investigar estratégias didáticas de formação com autoria por meio das interfaces da internet; propor bases metodológicas de uma pedagogia da autoria; apontar possibilidades didáticas de formação do aluno autor nas interfaces da internet; desenvolver e implementar experiências de formação com autoria a partir da produção e publicação de conteúdos em diferentes formatos midiáticos junto à alunos em diferentes níveis de formação; evidenciar as potencialidades do processo de formação com autoria bem como os limites e as possibilidades da pedagogia da autoria e das interfaces da internet analisadas. Para dar conta destes objetivos, foram percorridas cinco etapas metodológicas: exploração do fenômeno da pedagogia da reprodução e suas consequências; proposição das bases metodológicas de uma pedagogia da autoria para a prática pedagógica; exploração e análise de diversas interfaces da internet que favorecem o processo de formação com autoria; estudo e análise de quatro experiências didáticas que tomam por base a pedagogia da autoria nas interfaces: Google Docs, Web Rádio, Youtube e Blog. Trata-se de uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa que utilizou para a análise o método do estudo de casos múltiplos. A coleta de dados se deu com quatro grupos a partir de entrevistas coletivas junto a alunos do Ensino Médio, alunos de um curso de pós-graduação Latu-Sensu, alunos concluintes de um curso de formação inicial de professores em nível de graduação na modalidade a distância; e alunos iniciantes de um curso noturno de formação inicial de professores. Como resultados constatou-se que a pedagogia da autoria enquanto prática pedagógica, favorece o domínio das TIC, a curiosidade, a criatividade, a autoavaliação, a reflexão e a autoria.application/pdfporUniversidade Federal de AlagoasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFALBRInterfaces of internetPedagogy of authorshipFormation of the subject authorInterfaces da internetPedagogia da autoriaFormação do sujeito autorCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAutoria na internet e suas possibilidades didáticasInterfaces of internet and its instructional possibilitiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFALORIGINALAutoria na internet e suas possibilidades didáticas.pdfapplication/pdf2096636http://www.repositorio.ufal.br/jspui/bitstream/riufal/360/1/Autoria%20na%20internet%20e%20suas%20possibilidades%20did%c3%a1ticas.pdf9ba4d3ea887a915582bc486991a1291bMD51TEXTAutoria na internet e suas possibilidades didáticas.txtAutoria na internet e suas possibilidades didáticas.txtExtracted texttext/plain308375http://www.repositorio.ufal.br/jspui/bitstream/riufal/360/2/Autoria%20na%20internet%20e%20suas%20possibilidades%20did%c3%a1ticas.txta9901ceaac802ef5dfcc1a7110a233bbMD52riufal/3602018-03-23 01:01:47.448oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/360Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:46482018-03-23T01:01:47Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Autoria na internet e suas possibilidades didáticas |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Interfaces of internet and its instructional possibilities |
title |
Autoria na internet e suas possibilidades didáticas |
spellingShingle |
Autoria na internet e suas possibilidades didáticas Silva, Ivanderson Pereira da Interfaces of internet Pedagogy of authorship Formation of the subject author Interfaces da internet Pedagogia da autoria Formação do sujeito autor CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Autoria na internet e suas possibilidades didáticas |
title_full |
Autoria na internet e suas possibilidades didáticas |
title_fullStr |
Autoria na internet e suas possibilidades didáticas |
title_full_unstemmed |
Autoria na internet e suas possibilidades didáticas |
title_sort |
Autoria na internet e suas possibilidades didáticas |
author |
Silva, Ivanderson Pereira da |
author_facet |
Silva, Ivanderson Pereira da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mercado, Luis Paulo Leopoldo |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5780536667755396 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Pinto, Anamelea de Campos |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
PINTO, Anamelea de C. |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7485134644744641 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3106780553307514 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ivanderson Pereira da |
contributor_str_mv |
Mercado, Luis Paulo Leopoldo Pinto, Anamelea de Campos Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Interfaces of internet Pedagogy of authorship Formation of the subject author |
topic |
Interfaces of internet Pedagogy of authorship Formation of the subject author Interfaces da internet Pedagogia da autoria Formação do sujeito autor CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interfaces da internet Pedagogia da autoria Formação do sujeito autor |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoas |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-10-29 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-09-19 2015-08-25T18:16:56Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-08-25T18:16:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Ivanderson Pereira da. Autoria na internet e suas possibilidades didáticas. 2010. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/360 |
identifier_str_mv |
SILVA, Ivanderson Pereira da. Autoria na internet e suas possibilidades didáticas. 2010. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010. |
url |
http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/360 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Alagoas |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFAL |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Alagoas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instacron:UFAL |
instname_str |
Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
instacron_str |
UFAL |
institution |
UFAL |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/bitstream/riufal/360/1/Autoria%20na%20internet%20e%20suas%20possibilidades%20did%c3%a1ticas.pdf http://www.repositorio.ufal.br/jspui/bitstream/riufal/360/2/Autoria%20na%20internet%20e%20suas%20possibilidades%20did%c3%a1ticas.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9ba4d3ea887a915582bc486991a1291b a9901ceaac802ef5dfcc1a7110a233bb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri@sibi.ufal.br |
_version_ |
1785016998384631808 |