Autoria na internet e suas possibilidades didáticas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Silva, Ivanderson Pereira da lattes
Orientador(a): Mercado, Luis Paulo Leopoldo lattes
Banca de defesa: Pinto, Anamelea de Campos lattes, Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Alagoas
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/360
Resumo: Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoas
id UFAL_703e5505413dea4bbc43890242dc8b12
oai_identifier_str oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/360
network_acronym_str UFAL
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository_id_str
spelling Mercado, Luis Paulo Leopoldohttp://lattes.cnpq.br/5780536667755396Pinto, Anamelea de CamposPINTO, Anamelea de C.Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto dehttp://lattes.cnpq.br/7485134644744641http://lattes.cnpq.br/3106780553307514Silva, Ivanderson Pereira da2015-08-25T18:16:56Z2012-09-192015-08-25T18:16:56Z2010-10-29SILVA, Ivanderson Pereira da. Autoria na internet e suas possibilidades didáticas. 2010. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010.http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/360Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de AlagoasEste estudo investiga a autoria na internet e suas possibilidades didáticas utilizando as TIC. A questão que norteou a investigação foi: Quais as potencialidades da Pedagogia da Autoria nas Interfaces da Internet enquanto metodologia de ensino? Teve por objetivos investigar estratégias didáticas de formação com autoria por meio das interfaces da internet; propor bases metodológicas de uma pedagogia da autoria; apontar possibilidades didáticas de formação do aluno autor nas interfaces da internet; desenvolver e implementar experiências de formação com autoria a partir da produção e publicação de conteúdos em diferentes formatos midiáticos junto à alunos em diferentes níveis de formação; evidenciar as potencialidades do processo de formação com autoria bem como os limites e as possibilidades da pedagogia da autoria e das interfaces da internet analisadas. Para dar conta destes objetivos, foram percorridas cinco etapas metodológicas: exploração do fenômeno da pedagogia da reprodução e suas consequências; proposição das bases metodológicas de uma pedagogia da autoria para a prática pedagógica; exploração e análise de diversas interfaces da internet que favorecem o processo de formação com autoria; estudo e análise de quatro experiências didáticas que tomam por base a pedagogia da autoria nas interfaces: Google Docs, Web Rádio, Youtube e Blog. Trata-se de uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa que utilizou para a análise o método do estudo de casos múltiplos. A coleta de dados se deu com quatro grupos a partir de entrevistas coletivas junto a alunos do Ensino Médio, alunos de um curso de pós-graduação Latu-Sensu, alunos concluintes de um curso de formação inicial de professores em nível de graduação na modalidade a distância; e alunos iniciantes de um curso noturno de formação inicial de professores. Como resultados constatou-se que a pedagogia da autoria enquanto prática pedagógica, favorece o domínio das TIC, a curiosidade, a criatividade, a autoavaliação, a reflexão e a autoria.application/pdfporUniversidade Federal de AlagoasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFALBRInterfaces of internetPedagogy of authorshipFormation of the subject authorInterfaces da internetPedagogia da autoriaFormação do sujeito autorCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAutoria na internet e suas possibilidades didáticasInterfaces of internet and its instructional possibilitiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFALORIGINALAutoria na internet e suas possibilidades didáticas.pdfapplication/pdf2096636http://www.repositorio.ufal.br/jspui/bitstream/riufal/360/1/Autoria%20na%20internet%20e%20suas%20possibilidades%20did%c3%a1ticas.pdf9ba4d3ea887a915582bc486991a1291bMD51TEXTAutoria na internet e suas possibilidades didáticas.txtAutoria na internet e suas possibilidades didáticas.txtExtracted texttext/plain308375http://www.repositorio.ufal.br/jspui/bitstream/riufal/360/2/Autoria%20na%20internet%20e%20suas%20possibilidades%20did%c3%a1ticas.txta9901ceaac802ef5dfcc1a7110a233bbMD52riufal/3602018-03-23 01:01:47.448oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/360Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:46482018-03-23T01:01:47Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.por.fl_str_mv Autoria na internet e suas possibilidades didáticas
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Interfaces of internet and its instructional possibilities
title Autoria na internet e suas possibilidades didáticas
spellingShingle Autoria na internet e suas possibilidades didáticas
Silva, Ivanderson Pereira da
Interfaces of internet
Pedagogy of authorship
Formation of the subject author
Interfaces da internet
Pedagogia da autoria
Formação do sujeito autor
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Autoria na internet e suas possibilidades didáticas
title_full Autoria na internet e suas possibilidades didáticas
title_fullStr Autoria na internet e suas possibilidades didáticas
title_full_unstemmed Autoria na internet e suas possibilidades didáticas
title_sort Autoria na internet e suas possibilidades didáticas
author Silva, Ivanderson Pereira da
author_facet Silva, Ivanderson Pereira da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mercado, Luis Paulo Leopoldo
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5780536667755396
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Pinto, Anamelea de Campos
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv PINTO, Anamelea de C.
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7485134644744641
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3106780553307514
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ivanderson Pereira da
contributor_str_mv Mercado, Luis Paulo Leopoldo
Pinto, Anamelea de Campos
Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de
dc.subject.eng.fl_str_mv Interfaces of internet
Pedagogy of authorship
Formation of the subject author
topic Interfaces of internet
Pedagogy of authorship
Formation of the subject author
Interfaces da internet
Pedagogia da autoria
Formação do sujeito autor
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.por.fl_str_mv Interfaces da internet
Pedagogia da autoria
Formação do sujeito autor
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoas
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-10-29
dc.date.available.fl_str_mv 2012-09-19
2015-08-25T18:16:56Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-08-25T18:16:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Ivanderson Pereira da. Autoria na internet e suas possibilidades didáticas. 2010. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/360
identifier_str_mv SILVA, Ivanderson Pereira da. Autoria na internet e suas possibilidades didáticas. 2010. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010.
url http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/360
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFAL
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:UFAL
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str UFAL
institution UFAL
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
bitstream.url.fl_str_mv http://www.repositorio.ufal.br/jspui/bitstream/riufal/360/1/Autoria%20na%20internet%20e%20suas%20possibilidades%20did%c3%a1ticas.pdf
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/bitstream/riufal/360/2/Autoria%20na%20internet%20e%20suas%20possibilidades%20did%c3%a1ticas.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9ba4d3ea887a915582bc486991a1291b
a9901ceaac802ef5dfcc1a7110a233bb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ri@sibi.ufal.br
_version_ 1785016998384631808