Práticas de textualização na escola: limites ou possibilidades?

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Silva, Thatyana Angélica dos Santos lattes
Orientador(a): Oliveira, Eduardo Calil de lattes
Banca de defesa: Freitas, Marinaide Lima de Queiroz lattes, Amaral, Maria Virgínia Borges lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Alagoas
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/299
Resumo: Recently, the textbook has taken up an important position about public politics of Brazilian education and it has been a matter of several researches in all the country. However, some criticism about the quality of this teaching material is done by several studious people. This research has the purpose to analyze the use which the teacher makes of the proposal of text production of Portuguese textbook of third grade of fundamental teaching and production conditions that are provided for the students. We analyzed five textbooks, the most used textbooks in Maceio and we observed five teacher s text practice of Municipal Teaching. Therefore, considering fundamentals practiced by National Curriculum Standard which advises about writing process, we realized the teacher s practical way contributes to educate competent writers at school. Referring to textbook use, the proposals about text production developed from this material are rare and, when they are made, they are connected with a traditional practice which not favors the handy writer s formation with written language. The teacher develops activities which not value interretional character. The texts are produced without any purpose. Furthermore, the opportunities which the students find to produce texts, from a Portuguese textbook or not, are not enough to comprehend the complex task of producing texts.
id UFAL_c35870de06a6f8955385c94159c9ca8c
oai_identifier_str oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/299
network_acronym_str UFAL
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository_id_str
spelling Oliveira, Eduardo Calil dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784169T3Freitas, Marinaide Lima de QueirozFREITAS, Marinaide Lima de QueirozAmaral, Maria Virgínia BorgesAMARAL, M. Virgínia Borgeshttp://lattes.cnpq.br/4526906745946102Silva, Thatyana Angélica dos Santos2015-08-25T18:16:45Z2008-10-172015-08-25T18:16:45Z2008-08-11SILVA, Thatyana Angélica dos Santos. Práticas de textualização na escola: limites ou possibilidades?. 2008. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2008.http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/299Recently, the textbook has taken up an important position about public politics of Brazilian education and it has been a matter of several researches in all the country. However, some criticism about the quality of this teaching material is done by several studious people. This research has the purpose to analyze the use which the teacher makes of the proposal of text production of Portuguese textbook of third grade of fundamental teaching and production conditions that are provided for the students. We analyzed five textbooks, the most used textbooks in Maceio and we observed five teacher s text practice of Municipal Teaching. Therefore, considering fundamentals practiced by National Curriculum Standard which advises about writing process, we realized the teacher s practical way contributes to educate competent writers at school. Referring to textbook use, the proposals about text production developed from this material are rare and, when they are made, they are connected with a traditional practice which not favors the handy writer s formation with written language. The teacher develops activities which not value interretional character. The texts are produced without any purpose. Furthermore, the opportunities which the students find to produce texts, from a Portuguese textbook or not, are not enough to comprehend the complex task of producing texts.Nos últimos anos, o livro didático tem ocupado um importante espaço nas políticas públicas da educação brasileira e tem sido alvo de diversas pesquisas em todo país. No entanto, algumas críticas com relação à qualidade deste material didático são realizadas por vários estudiosos. Esta pesquisa tem o objetivo de analisar o uso que o professor faz das propostas de produção de texto do livro didático de português de 3ª série do Ensino Fundamental e as condições de produção oferecidas ao aluno. Para isso, analisamos os cinco LDP mais utilizados pelo município de Maceió e observamos a prática de textualização de cinco professores da rede municipal de ensino. Desse modo, considerando os fundamentos advogados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais que orientam o processo de escritura, constatamos de que forma a prática do professor contribui para a formação de escritores competentes na escola. Neste sentido, no que concerne ao uso do livro didático, as propostas de produção de textos desenvolvidas a partir desse material são raras e, quando realizadas, atrela-se a uma prática tradicional em que pouco favorece a formação de escritores habilidosos com a linguagem escrita. O professor desenvolve atividades que não valorizam o caráter interacional da linguagem. Os textos são produzidos desprovidos de qualquer finalidade. Além disso, as oportunidades que os alunos encontram para produzir textos quer seja do Livro Didático de Português ou não, são insuficientes para a compreensão da complexa tarefa de produzir textos.Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoasapplication/pdfporUniversidade Federal de AlagoasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFALBRText productionTextbookLanguage teachingTeaching practiceProdução de textoLivro didáticoEnsino de língua, Prática docenteCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOPráticas de textualização na escola: limites ou possibilidades?Teacher' text practice: limits or possibility?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFALORIGINALPráticas de textualização na escola: limites ou possibilidades?.pdfapplication/pdf6755851http://www.repositorio.ufal.br/jspui/bitstream/riufal/299/1/Pr%c3%a1ticas%20de%20textualiza%c3%a7%c3%a3o%20na%20escola%3a%20limites%20ou%20possibilidades%3f.pdf328ba9c9e2d7e72f45d3f7f620d3c695MD51TEXTPráticas de textualização na escola: limites ou possibilidades?.txtPráticas de textualização na escola: limites ou possibilidades?.txtExtracted texttext/plain216725http://www.repositorio.ufal.br/jspui/bitstream/riufal/299/2/Pr%c3%a1ticas%20de%20textualiza%c3%a7%c3%a3o%20na%20escola%3a%20limites%20ou%20possibilidades%3f.txt1d4ddd20aa35930014c3f4c7f66d614dMD52riufal/2992018-03-27 15:29:16.675oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/299Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:46482018-03-27T15:29:16Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.por.fl_str_mv Práticas de textualização na escola: limites ou possibilidades?
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Teacher' text practice: limits or possibility?
title Práticas de textualização na escola: limites ou possibilidades?
spellingShingle Práticas de textualização na escola: limites ou possibilidades?
Silva, Thatyana Angélica dos Santos
Text production
Textbook
Language teaching
Teaching practice
Produção de texto
Livro didático
Ensino de língua, Prática docente
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Práticas de textualização na escola: limites ou possibilidades?
title_full Práticas de textualização na escola: limites ou possibilidades?
title_fullStr Práticas de textualização na escola: limites ou possibilidades?
title_full_unstemmed Práticas de textualização na escola: limites ou possibilidades?
title_sort Práticas de textualização na escola: limites ou possibilidades?
author Silva, Thatyana Angélica dos Santos
author_facet Silva, Thatyana Angélica dos Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Eduardo Calil de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784169T3
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Freitas, Marinaide Lima de Queiroz
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv FREITAS, Marinaide Lima de Queiroz
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Amaral, Maria Virgínia Borges
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv AMARAL, M. Virgínia Borges
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4526906745946102
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Thatyana Angélica dos Santos
contributor_str_mv Oliveira, Eduardo Calil de
Freitas, Marinaide Lima de Queiroz
Amaral, Maria Virgínia Borges
dc.subject.eng.fl_str_mv Text production
Textbook
Language teaching
Teaching practice
topic Text production
Textbook
Language teaching
Teaching practice
Produção de texto
Livro didático
Ensino de língua, Prática docente
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.por.fl_str_mv Produção de texto
Livro didático
Ensino de língua, Prática docente
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Recently, the textbook has taken up an important position about public politics of Brazilian education and it has been a matter of several researches in all the country. However, some criticism about the quality of this teaching material is done by several studious people. This research has the purpose to analyze the use which the teacher makes of the proposal of text production of Portuguese textbook of third grade of fundamental teaching and production conditions that are provided for the students. We analyzed five textbooks, the most used textbooks in Maceio and we observed five teacher s text practice of Municipal Teaching. Therefore, considering fundamentals practiced by National Curriculum Standard which advises about writing process, we realized the teacher s practical way contributes to educate competent writers at school. Referring to textbook use, the proposals about text production developed from this material are rare and, when they are made, they are connected with a traditional practice which not favors the handy writer s formation with written language. The teacher develops activities which not value interretional character. The texts are produced without any purpose. Furthermore, the opportunities which the students find to produce texts, from a Portuguese textbook or not, are not enough to comprehend the complex task of producing texts.
publishDate 2008
dc.date.available.fl_str_mv 2008-10-17
2015-08-25T18:16:45Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-08-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-08-25T18:16:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Thatyana Angélica dos Santos. Práticas de textualização na escola: limites ou possibilidades?. 2008. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/299
identifier_str_mv SILVA, Thatyana Angélica dos Santos. Práticas de textualização na escola: limites ou possibilidades?. 2008. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2008.
url http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/299
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFAL
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:UFAL
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str UFAL
institution UFAL
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
bitstream.url.fl_str_mv http://www.repositorio.ufal.br/jspui/bitstream/riufal/299/1/Pr%c3%a1ticas%20de%20textualiza%c3%a7%c3%a3o%20na%20escola%3a%20limites%20ou%20possibilidades%3f.pdf
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/bitstream/riufal/299/2/Pr%c3%a1ticas%20de%20textualiza%c3%a7%c3%a3o%20na%20escola%3a%20limites%20ou%20possibilidades%3f.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 328ba9c9e2d7e72f45d3f7f620d3c695
1d4ddd20aa35930014c3f4c7f66d614d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ri@sibi.ufal.br
_version_ 1785016997798477824